Siga-nos no Facebook

terça-feira, 31 de março de 2020

Covid 19: Solidariedade Benfiqusta

 so·li·da·ri·e·da·de
(solidário + -edade)
substantivo feminino
 
1. Qualidade do que é solidário.
2. Sentimento que leva alguém a tentar ajudar outro ou outros ou a compartilhar o seu infortúnio.

"solidariedade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/solidariedade [consultado em 31-03-2020].


Não sei qual é a opinião de cada um de vocês, mas na minha opinião… ninguém é obrigado a ser solidário. Ninguém! Desde que pague os impostos que lhe são cobrados… cada um já pagou a sua contribuição para a sociedade em que vive. Ponto. O CR não tem de ser solidário com ninguém… ele recebe o que lhe pagam pelo trabalho que faz e pelo rendimento que dá a quem lhe paga… quem diz CR, diz Messi, diz JM, diz Zé da esquina.
Só partindo desta logica se pode admirar a solidariedade… se a solidariedade fosse esperada ou exigível não era solidariedade, era outra coisa qualquer!
 
O Benfica, após pagar os seus impostos, após ser instituição de utilidade publica e assumir a responsabilidade de educar muitos jovens, após muitos e muitos após… abriu mão de proveitos seus, sobre os quais vai pagar impostos, de forma solidária! Pelo menos sobre a forma de material, sob a forma monetária e sob forma de ajuda direta a alimentação de idosos.
 
Depois disto ainda temos de levar com pessoas sem carater nenhum (que me abstenho de adjectivar por respeito ao Pedro Simões como dono do blog) a dizer: "Quase apetecia dizer que o azar dos ventiladores foi não serem representados por um qualquer agente “parceiro estratégico”! (…) Miséria humana .."
 
Nem digo que se poderia comparar com outros porque, como disse acima, ninguém tem de ser solidário…
 
Esta gente de mxxxx está a falar de quê? Aproveitar uma para mostrar o seu caracter baixo e reles? São os mesmos que porque o Benfica tem lucro dizem que o Benfica devia investir, ao mesmo tempo que se investe está a lavar dinheiro… mas isso até era "apenas" futebol…
 
Concordo… miséria humana.
 
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 30 de março de 2020

Covid 19: Desvalorização dos planteis

Isto está tudo muito parado… o Covid fechou-nos a todos!

O CIES (Observatório do Futebol) fez um estudo que determinou que devido ao Covid 19 irá existir uma perda de valor de 28% nas ligas top 5!

"The coronavirus pandemic is heavily impacting the football industry. Issue number 289 of the CIES Football Observatory Weekly Post presents the gaps in the players’ estimated transfer value in the event that no matches will be played and no contract will be extended until the end of June. As such, the total player transfer value at big-5 league level would decrease by 28%: from €32.7 to €23.4 billion."

Como aqui batemos imensas vezes… o ´negócio vale o que vale no momento! Não há cá "mas ele ia valorizar-se"! Normalmente porque pode acontecer uma lesão, uma baixa de forma… Felizmente LFV aprendeu isso com Nelson Oliveira (futuro melhor do mundo acabado em flop) e vendeu Félix no momento alto da sua valorização… e neste momento o nosso clube está completamente tranquilo financeiramente… permitindo até ajudas ao SNS.
Há para ai um clube que tinha de fazer 100M... segundo os jornais o Barcelona (que está a cortar 70% nos salários) está interessado em pagar 40M por um jogador desse clube a 1 ano do final do contrato!

"The extent of the decrease varies according to several factors such as the players’ age, contract duration, career path and recent performance."

Novamente… aqui defendemos as renovações e o investimento nessas mesmas renovações! Quem não tem contratos a acabar tão cedo? Quem tem jovens a surgir?

"ah e tal" e a OPA? Para mim continua a valer a opinião original "discordo da operação… a minha posição é e será que desde que o Benfica tenha 50%+1 acção é o que importa. " Link:
https://universobenfiquista.blogspot.com/2019/11/opa-benfica-sad.html,
no entanto sem o "apelo à teoria da conspiração... o auto retrato de grande educador dos benfiquistas… " link: https://universobenfiquista.blogspot.com/2019/12/a-saga-da-opa-continua.html

Saúde e Viva o Benfica

PS. Para que exista a dinâmica normal deste espaço vamos tentar fazer um post por dia mesmo que não tenha uma grande profundidade de conteúdo. 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 27 de março de 2020

Competições Canceladas

Uma pequena actualização sobre as competições em Portugal e por esse mundo fora. 

Na Rússia há já uns dias soube-se que o campeonato de hóquei no gelo foi cancelado. Hoje soube-se que o campeonato de basquetebol foi cancelado também.

No mesmo dia surge também a decisão da Federação Portuguesa de Futebol de cancelar os campeonatos de formação:

"Em 10 de março de 2020 a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março, quando foram confirmados 41 casos de infeção por coronavírus em Portugal.
Através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, foi determinada a suspensão de atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência.
Tal medida iniciou-se no dia 16 de março de 2020 e será reavaliada no próximo dia 9 de abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação.
O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado.
Sendo bem provável que as medidas referidas nos pontos 3 e 4 sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde.
Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato.
Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas.
A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal.
A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.
Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21.
As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas.
A situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas."
Futsal e futebol, masculinos e femininos. Todos os escalões de formação riscam este campeonato do mapa. Não há campeões, não há subidas e não há descidas.

Quanto aos seniores ainda nada foi decidido, ou seja, Campeonato de Portugal e Taça de Portugal continuam suspensos. 

De momento não vejo nenhuma real mudança para uma decisão desta natureza a não ser o simples facto de fazer com que os miúdos tivessem de jogar de 3 em 3 dias. Quanto ao futebol senior e futsal, ainda está para se decidir. O que me parece é que caso não haja conclusão do campeonato, o modelo de decisão está traçado. Ou seja, não há campeão, nem subidas ou descidas.



segunda-feira, 23 de março de 2020

Comunicado da Benfica SAD referente ao chumbo da OPA



Eis o comunicado:
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD ("Benfica SAD") informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que recebeu hoje da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ("CMVM") um pedido de prestação de informação ao mercado após terem surgido na comunicação social rumores sobre o desfecho do procedimento de registo da Oferta pública de aquisição sobre as ações representativas do capital social da Benfica SAD ("Oferta"), preliminarmente anunciada no dia 18 de novembro de 2019 pela Sport Lisboa e Benfica, SGPS, S.A., e acerca da eventual utilização alternativa dos fundos mobilizados para efeitos da sua liquidação para a contratação de reforços para a equipa de futebol.

Adicionalmente, a CMVM solicitou ainda nesta data a prestação imediata de informação ao mercado quanto aos negócios celebrados que permitiram a disponibilização dos referidos fundos à Sport Lisboa e Benfica, SGPS, S.A. para efeitos de liquidação da Oferta, e notificou a Sport Lisboa e Benfica, SGPS, S.A. e a Benfica SAD de um
projeto de indeferimento do pedido de registo desta oferta. A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD está a preparar, e prestará ao mercado, logo que lhe seja possível nas atuais circunstâncias e de forma adequada, a informação necessária ao esclarecimento do solicitado pela CMVM. É igualmente expectável que a Sport Lisboa e Benfica, SGPS, S.A. venha a pronunciar-se no prazo legalmente previsto sobre o referido projeto de indeferimento.
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD declina toda e qualquer responsabilidade do Grupo Sport Lisboa e Benfica pela divulgação de informações que alimentaram os referidos rumores e notícias na comunicação social e afirma, com veemência, ser totalmente alheia à divulgação de informação de natureza confidencial de qualquer tipo sobre a Oferta à margem dos canais oficiais estabelecidos com a CMVM, o que aliás deplora.


Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD
Lisboa, 23 de março de 20

Temos a resposta oficial ao indeferimento da OPA.
São duas as questões: esclarecimentos sobre as noticias que davam conta duma possível revogação da OPA por parte do Benfica; esclarecimentos sobre como será financiada a operação.

A primeira parte foi respondida no comunicado. Benfica totalmente alheio às especulações que se fazem na comunicação social.

A segunda parte será respondida nos seus locais próprios dentro dos prazos previstos.

Quem quer que queira fantasiar ou assumir ilegalidades pode fazê-lo. Como Jota Marques e RGS fizeram.


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 21 de março de 2020

Curtas - Sem título culpa do LFV



Com o país em lockdown e sem desporto não significa que não possa haver Benfica, muito pelo contrário. Para mim o difícil tem sido arranjar tempo para fazer alguma coisa, algo completamente contraditória mas real. 


1 - "Benfica admite pedir revogação da OPA"

Saiu esta sexta-feira a notícia que o Benfica estaria a ponderar a revogação da OPA face aos desenvolvimentos do coronavirus. O impacto que a pandemia terá no mercado e na economia dos países será gigante, provavelmente com repercussões nunca antes vistas. As acções em todo o Mundo estão em declínio e não se afigura nada de bom nas próximas semanas. 

A fonte é do Jornal Económico, não é uma posição oficial do clube. A CMVM provavelmente vai arrastar este processo durante esta crise mundial. Sou apologista de esperar para ver. Se os campeonatos se realizarem até ao final de Junho os impactos embora grandes são muito mitigados e o Benfica poderá continuar a acreditar na estratégia anterior e manter a OPA.

O que vos parece?


2 - "Benfica doa 1M€ para aquisição de material médico"

No site:
"Na nossa história e na nossa identidade esteve sempre presente um profundo sentido de solidariedade e responsabilidade social. Vivemos, como todo sabemos, um momento de emergência, que de todos nós exige ações e contributos concretos de apoio, sobretudo a quem está na linha da frente do combate a este tão grave flagelo"

"O Grupo Sport Lisboa e Benfica espera que esta e outras iniciativas da sociedade civil possam ajudar a combater esta terrível calamidade pública e expressa uma forte e sentida palavra de solidariedade a todos os portugueses e um profundo agradecimento a todos os incansáveis profissionais da saúde ou os que diariamente nos asseguram os bens básicos e a segurança" 

LFV na BTV:                       
"O nosso clube sempre foi um clube do povo, muito solidário sempre foi. Nesta fase, esta iniciativa era a melhor ajuda que poderíamos dar neste momento. Por isso, o clube e a SAD, numa ação conjunta com a Universidade de Lisboa e a Câmara de Lisboa entenderam fazer uma doação de um milhão de euros para a compra de equipamento de proteção para o Serviço Nacional de Saúde"

"Espero que esta e outras iniciativas possam ajudar todos aqueles que estão na linha de frente a combater a pandemia. O vosso exemplo e coragem é a esperança para todos nós"

"Para os benfiquistas quero mandar uma palavra de otimismo e dizer que unidos venceremos esta fase, de certeza menos boa de todos. Hoje pertencemos todos ao mesmo clube. O mais importante é a vida. De certeza que iremos vencer"

3 - Mercado de transferências pode não abrir

Durante esta semana muito se tem especulado sobre o futebol e mercado de transferências. Algo que saiu nos ultimos dias é a possibilidade de não haver mercado de transferências devido à instabilidade económica, outros falam que deverá prolongar-se até Setembro. Se os campeonatos terminarem no final de Junho e não houver possibilidade de haver mercado de transferências ou mesmo que este seja muito afectado pela economia como pensam que vai afectar a Liga Portuguesa? Como seria o campeonato do próximo ano se os plantéis não se alterassem? Como seria a actuação das equipas portuguesas se tivessem apenas o depois de Julho para se reforçar?


4 - Vídeo do "nosso" Guilherme Cabral




Ficam aqui alguns assuntos para debate!


Nota:

Hoje mais do que nunca percebemos que o investimento no Serviço Nacional de Saúde é imperativo. Hoje mais do que nunca percebemos o quão frágil é o SNS. Há seis meses atrás chamavam de chantagistas e terroristas aos médicos, enfermeiros e profissionais do SNS que faziam greve para alertar para as condições miseráveis que os nossos hospitais se encontravam. Hoje pedem-nos que aplaudamos todos os dias o seu sacrifício. Quando se dizia ser surreal falar-se em excedente orçamental quando os serviços públicos estavam no estado que estavam, muitos falavam em cautela, hoje toda a gente fala em usar o excedente para mitigar a crise que se avizinha. Eu tenho memória. Tenho pena que a maioria daqui a 6 meses estará novamente a fazer o mesmo que há seis meses atrás.


quarta-feira, 18 de março de 2020

Universo Benfiquista de luto

O Benfica anunciou esta quarta-feira que está de luto pela morte do seu sócio número 1, Carlos Galiano, que foi atleta do clube na década de 30. Tinha 98 anos.
 
Associado do Benfica desde 1932 (!!!),  Carlos Galiano representou o Glorioso como atleta no ténis de mesa.
 
Desejamos á sua família as nossas sentidas condolências.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 16 de março de 2020

Covid-19: O destino dos campeonatos.

Palavra do ano: Covid-19...
 
Suspensos os campeonatos da grande maioria dos países europeus começa a colocar-se a questão… e agora?
 

(não me venham com tretas do "estamos em isolamento e tu a pensar em futebol")
 
Agora há 4 soluções:
 
1) Terminar o campeonato.
Tenho sérias dúvidas. O governo (vale o que vale) prevê o pico do coronavírus em Portugal para maio! Alguém acha que sendo o pico em maio haverá tempo para voltar a um "normal" aceitável e realizar jogos?
"ah mas estende-se o calendário". Lol. E os contratos dos jogadores? E os jogadores que já estão vendidos ou comprados? Quem lhes paga?
 
2) Adaptar formato do campeonato.
 
 
Qualquer alteração tem de ser votada favoravelmente unanimemente pelos participantes… sendo uma solução em que a "verdade desportiva" se encontra minimamente garantida até acredito que os clubes chegassem a acordo.
No entanto, tenho as mesmas dúvidas sobre a possibilidade de realização que para o ponto anterior… mesmo que fosse uma final-four ou um play-off...
 
3) Campeão definido pela classificação atual.
De todas as "opções" é a mais improvável e a que faz menos sentido. Um campeonato é uma competição que jogam todos contra todos a 2 ou 4 voltas… não faz o mínimo sentido adotar uma classificação parcial em que há equipas que em função do calendário estão em vantagem relativamente a outras. Se, por exemplo, na premier league se pode afirmar que o campeão está "definido" mesmo assim subsistem imensas classificações de importância em aberto… em Portugal o titulo está completamente em aberto e o líder tem em falta jogos contra o 3º e o 4º e todas as outras equipas têm jogos decisivos para lutar pelo titulo, pela LC, pela LE, pela manutenção…
Hoje surgiam noticias (jornal espanhol AS) a afirmar que a UEFA ia "atribuir" o titulo ao líder de cada campeonato… noticia já desmentida pela UEFA que reconhece, obviamente, que a UEFA não atribui nada a ninguém!
Desde já fica aqui o "aviso" a LFV... se o porto for campeão com recurso a esta opção… LFV assina a sua sentença de saída do Benfica!
 
 
4) Campeão definido pela classificação da 1ª volta.
Igual á anterior… apenas faz mais sentido porque adota uma classificação em as equipas jogaram todas contra todas (embora não estejam em condições de igualdade devido ao factor casa).
Cf eu faço o aviso a LFV, os portistas deverão fazer um aviso semelhante a PdC (mas como se costuma dizer "com o mal dos outros")… na minha opinião é impossível que a opção 3 ou 4 sejam aceites.
 
 
 
5) Campeonato anulado.
Infelizmente é a opção em que acredito! Não vai haver condições de retomar o campeonato… o nosso e diversos na europa, tal como as competições europeias… assim prevejo as competições a serem anuladas e a reinicar em 2020/21 nas mesmas condições em que iniciaram em 2019/20... os mesmos clubes em cada divisão e os mesmos apurados europeus nas mesmas eliminatórias. É a solução mais "abrangente" e generalizável.
 
 
E agora?
Entretenham-se durante estes dias de teletrabalho...
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 12 de março de 2020

Desporto Suspenso - Covid-19



Pedindo desculpa ao leitor Fernandes desde já, importa salientar que é uma noticia demasiado importante de não ser colocada no blog. Normalmente tentamos sempre dar pelo menos um dia para as publicações, neste caso não é possível mas fica o apelo para não deixarem de ler a publicação abaixo do Fernandes sobre a OPA feita à SAD por parte do nosso clube.

Leia-se o comunicado da FPF:
O grupo de emergência criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 reuniu esta quinta-feira de manhã.
Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. A medida é aplicada a partir de 13 de março e vigora por tempo indeterminado.
A situação provocada pelo Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas.
O grupo de emergência foi criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 nas nossas provas, e é constituído pelo Presidente da FPF, Presidente da Liga Portugal, Presidente da Comissão Delegada das Associações, Presidente do Sindicato de Jogadores, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol.
Ora pegando naquilo que foi dito pelo Chakra num comentário anterior:

Como vai ser o acesso à Champions?

Como é que esta crise do COVID19 vai afectar as contas do 2º semestre?

Como vão ser a vendas e as compras do nosso clube no Verão?

Qual o impacto desta crise nos clubes financeiramente?

E acrescento:

Como será o apuramento do campeão? Se a suspensão for mais de 3 semanas será que haverá tempo para terminar o campeonato na mesma data?

Como é que esta suspensão afecta o rendimento da equipa? 

Como terá a equipa em termos físicos se nos últimos 2 meses do campeonato tivermos de jogar de 3 em 3 dias? 

Em Portugal nenhuma equipa está, infelizmente na Europa, o que ajuda no calendário mas em muitos campeonatos as competições UEFA não vão dar margem para calendarização de jogos para final de Maio e até mesmo Junho?

Como será o Europeu? Adia-se um ano?

Sei bem que não depende do Benfica, mas a BTV não deveria passar a sinal aberto sem jogos do Benfica? A mensalidade tem como principal e praticamente única razão os jogos em casa do Benfica.


Já agora, realçar que as todas as modalidades, à excepção do Andebol (até ao momento) estão suspensas. Mesmo no andebol o Benfica adiou o jogo que tinha com o Passos Manuel. Como vêem o impacto disto tudo nas modalidades?


Nota: Mais uma vez reforço a ideia de comentarem a publicação anterior do nosso leitor Fernandes.


Cronologia de uma OPA em 8 datas

Como normalmente fazemos, concordemos ou não, gostamos de convidar a dar opinião todos os benfiquistas que aqui participam. (convém não confundir defender uma opinião com convicção de não respeitar opiniões diferentes…)
 
Assim e antes de mais… parabéns ao Fernandes por ter o trabalho de colocar as suas ideias num texto.
 
Deixem a vossa opinião e/ou questões nos comentários…
 
--------------
 
Olá. Aqui está o texto sobre a OPA, que o Nuno simpaticamente me convidou a partilhar com o blog.

Cronologia de uma OPA em 8 datas

Junho de 2010. S.L.B e S.L.B. SGPS controlam 64,20% das acções (fonte: CMVM).

2017. José António dos Santos tornou-se sócio de Luís Filipe Vieira numa empresa imobiliária com um projeto para a terceira idade no Algarve, acolhendo também a filha de Vieira, Sara, como sócia numa outra firma com um projeto imobiliário para a Alta de Lisboa.

Março de 2017. O accionista José António dos Santos, presidente da empresa Valouro, adquiriu 840 mil ações, passando a deter no total 988.096 ações.

Maio de 2017. Novo Banco vendeu no dia 25 de maio mais de 1,8 milhões de ações da SAD benfiquista ao preço unitário de 1,05 euros, acima da cotação de fecho nessa sessão. No total, a alienação rendeu 1,92 milhões de euros. As ações do Benfica caíram esta sexta-feira [2 Junho 2017] para 1,042 euros.

Junho de 2017. Benfica SAD apresenta os melhores resultados da sua história. 44,5M€ de lucro.

Novembro de 2019. - Benfica lança OPA para adquirir todas as acções da SAD. Operação totaliza os 32,3 milhões de euros. Esta oferta corresponde a um prémio de 81,15% face ao fecho da sessão desta segunda-feira: 2,76 euros. [19 novembro].

- Luís Filipe Vieira: "O Benfica está a fazer — se calhar, desde que estou no Benfica — o melhor negócio de sempre".

- Acções da SAD do Benfica valorizam mais de 70% após anúncio da OPA.

Fevereiro de 2020. O presidente do Benfica iniciou em 2017 uma nova parceria com o empresário que é hoje o maior acionista individual da Benfica SAD, José António dos Santos. Ao que o Expresso apurou, essa parceria materializou-se em duas empresas em que participam conjuntamente e que têm estado fora do radar: os relatórios e contas do Benfica ligam Luís Filipe Vieira às empresas Promovalor, Verdelago e Imosteps. Mas omitem a sociedade Sul Crescente e a Palpites e Teorias.

José António dos Santos explicou ao Expresso que a Palpites e Teorias está ligada a “uma zona grande comercial e de habitação em Lisboa”, enquanto “a Sul Crescente é uma imobiliária que se destina à terceira idade, situada no Algarve”. Juntas, as duas empresas somam ativos de €10 milhões. Mas a mais relevante é a Palpites e Teorias: tem um projecto denominado Malha 8 (que o gabinete de arquitectura ACVB identifica igualmente como “Quarteirão Quinta da Musgueira”). Apresentado a Vieira em abril de 2017, poderá render largos milhões de euros aos promotores, num momento de forte valorização dos imóveis em Lisboa. Admitindo um preço de venda de €3 mil por metro quadrado, o empreendimento poderá gerar uma facturação em torno dos €50 milhões. Luís Filipe Vieira afirma não ver "nenhum conflito de interesses".

José António dos Santos classificou o potencial lucro de 11 milhões de euros com a venda das suas ações na OPA como um “mau negócio”.

Março de 2020. - José António dos Santos compra mais 2,7% da SAD do Benfica à Olivedesportos. A aquisição foi feita pelo preço de cinco euros por acção. Com esta transacção, José António dos Santos ficará com, pelo menos, 15,4% da SAD.

- Pela primeira vez é divulgada a seguinte informação no relatório e contas da SAD: 

Presidente: Luís Filipe Ferreira Vieira
- Sócio com uma participação de 33,33% na sociedade Sul Crescente – Desenvolvimento e Exploração Turística, Lda., na qual Maria Isabel Gomes dos Santos (mulher de José António dos Santos) detém uma participação de 33,33%
- Sara Alexandra de Simões Costa Ferreira Vieira (filha de Luís Filipe Ferreira Vieira) detém uma participação de 33,33% na sociedade Palpites e Teorias, Lda., na qual José António dos Santos detém uma participação de 33,33%

- Relatório e contas informa que S.L.B e S.L.B. SGPS controlam 63,65% das acções. Nos últimos 10 anos a direcção liderada por Luís Filipe Vieira reduziu o peso do S.L.B. na SAD.

Nota final. No anúncio da operação, os responsáveis do Benfica indicaram esperar que a OPA ficasse concluída em janeiro de 2020. Até ao momento a operação não foi aprovada.

Cumprimentos
Fernandes

segunda-feira, 9 de março de 2020

Lucros de 104M€ no Primeiro Semestre de 2019-2020


Embora o tempo seja escasso e a capacidade para fazer uma análise mais completa sobre as finanças do nosso clube neste primeiro semestre não seja grande, não podemos deixar de informar os leitores sobre os números que vieram a publico nestes últimos  dias. A verdade é que os últimos tempos tem havido menor vontade de escrever ou falar sobre o Benfica, tendo em conta os resultados desportivos. Ao menos ainda vamos conseguindo sonhar.

Esta publicação, como todas as que faço sobre finanças do clube ou dos clubes, passa por partilhar informação. Não sou especialista, nem de perto, e tento sempre partilhar a informação mais relevante e também mais resumida para que todos possam ter acesso aos números do Relatório e Contas e não apenas aqueles números que a comunicação social quer passar.

Vamos então aos números mais relevantes:

 Resultado Líquido do Exercício


O Benfica melhorou em quase 640% o resultado na comparação entre o 1º semestre deste ano e o do ano anterior. Obviamente que todo o exercício foi afectado positivamente pelo valor da venda de João Félix ao Atlético Madrid.


Rendimento Operacionais (sem verbas de transacções de jogadores)


Se excluirmos as transacções de jogadores podemos ver que a Benfica SAD aumentou em quase 9% os rendimentos operacionais superando a barreira dos 100M€.

Rendimentos Totais


Influenciados e muito pela transferência de João Félix, os rendimentos totais da Benfica SAD no 1º semestre apenas já ultrapassam largamente os 200M€. Nos últimos cinco exercícios verifica-se uma tendência de subida clara destes rendimentos totais.

Rácio - Gastos com Pessoal vs Rendimentos Operacionais

Um dos parâmetros que a UEFA visa e recomenda aquando duma boa gestão de um clube é o rácio que existe entre os custos com pessoal e os rendimentos operacionais sem transacções de jogadores. O limite recomendado pela UEFA é de 70%. O Benfica nos últimos anos tem mantido sempre esse racio abaixo do limite recomendado pela UEFA, tendo nos últimos 3 anos diminuído sempre o valor, mesmo aumentando os custos com pessoal, num claro investimento do plantel. Sendo isso possível apenas pelo facto dos rendimentos operacionais terem aumentado mais que os custos com pessoal. Mostrando que o aumento do custo com pessoal é sustentado pelas receitas operacionais e não pela venda de activos.

Activo


O activo atingiu a marca histórica de 608M€, muito devido ao investimento do plantel com as aquisições do RDT e do Vinicius. A saída do João Félix em nada abate no activo enquanto a entrada destes jogadores fez subir o mesmo.

 Passivo


O passivo aumentou mais de 20M€. Para muitos isto será motivo de polémica. Para os mais entendidos será natural. A compra de RDT e Vinicius aumentou obviamente o passivo, sendo o pagamento desses jogadores faseado. Nos últimos 5 anos o passivo manteve-se praticamente inalterado. Mostrando o equilíbrio financeiro nessa vertente.

Dívida Líquida


A dívida líquida mostra um declínio acentuado e demonstra que o caminho percorrido, pelo menos ao nível de finanças, é o mais correcto. Verifica-se que em apenas 5 anos passámos a nossa dívida líquida de 235M€ para 45M€. Simplesmente fantástico. Esta rubrica na prática é a diferença entre os empréstimos que temos e os valor em caixa. Este valor resulta de 145M€ em empréstimos e um valor em caixa de 98M€. Destaque para a dívida bancária que diminuiu mais 27% e neste momento é pouco mais de 7M€.

Foi referido também no R&C que a ideia da SAD é utilizar os fundos provenientes da transferência do João Félix para diminuir ainda mais o valor dos empréstimos obrigacionistas e assim minimizar as restrições financeiras da gestão actual e futura.

Capitais Próprios


A maior evolução por parte das finanças do Benfica tem a ver com os capitais próprios. Em 5 anos passámos de 26M€ para 223M€ de capitais próprios. Neste momento estamos perto de ter em capitais próprios o dobro do montante que a SAD tem de capitais sociais. Obviamente este valor é explicado maioritariamente pelo valor pago por João Félix.


Principais Destaques
  
 - Lucro de 104M€ em apenas 6 meses;
 - Capitais próprios a rondar os 223M€;
 - Dívida liquida perto dos 45M€;
 - Activo ultrapassou os 600M€;
 - Passivos nos 385M€;
 - Rendimentos operacionais sem transacção de jogadores acima dos 100M€.
 - Valores em caixa a rondar os 100M€;
 - Em comissões ou despesas com transacções de jogadores o Benfica pagou perto de 8% do valor transaccionado. Abaixo do número mágico da Gestifute de 10%.


Nota

Continua-se a ler em vários comentários aqui ou publicações por outros lados sobre a OPA ao Benfica. Quer seja pelo valor pago quer seja por quem iria "beneficiar" mais com isso. Esta semana foi capa num "jornal" desportivo que Vieira e sócio já teriam mais de 18% da SAD visto que ao que parece Joaquim Oliveira, através da Olivedesportos teriam vendido os 2,66% a José António dos Santos. Pelo R&C não sabemos de alterações aos accionistas na SAD, mantiveram-se o mesmo. Seja como for, pelo que consegui ver as acções da Benfica SAD fecharam o dia a valer 4,10€ na sexta passada. Cada vez mais, e enquanto se espera pela decisão da CMVM, parece que 5€ é um valor demasiado baixo para alguém aceitar. Em Maio do ano passado, a consultora KPMG avaliou a SAD em 334 M€, a oferta que o Benfica faz pelas acções é de 115M€. 3 vezes menos. E esta avaliação da KPMG é um balanço das três épocas anteriores que não tinham em conta capitais próprios acima do valor do capital social. Qualquer pessoa que queira avaliar o valor de oferta da OPA sem cegueira anti-direcção do clube só pode afirmar que o valor que se está a pagar é bem inferior ao valor da SAD e que por este valor não pode haver a menor teoria sobre a ideia de que se está a sobrevalorizar a SAD para dar milhões a amigos do Presidente. Mesmo que se verifique a compra das acções por parte do clube, aquilo que podemos assumir é que é um excelente negócio para o clube pelo preço que é colocado.

P.S. - Conto fazer uma publicação sobre as finanças do 1º Semestre de 2019-2020 dos 3 grandes nas próximas semanas. Não sendo especialista é uma forma de manter a comunidade informada.




domingo, 8 de março de 2020

Setúbal 1 x 1 Benfica - Rescaldo

Mau jogo do Benfica... Pior jogo da era BL na minha opinião.

Li muitos comentários dizer que esta fase já se adivinhava desde o início da época... Não podia estar mais em desacordo. Até janeiro, nas competições internas, criavamos sempre muitas oportunidades de golo... O adversário criava perigo? Sim. Mas o Benfica criava sempre bastante mais e as vitórias surgiam com naturalidade.
Depois entramos em fevereiro... permitam-me e desculpem-me estar sempre a bater no mesmo... A falta de rotação que BL implementou matou fisicamente o Benfica na série de jogos da taça, campeonato, liga Europa... 9 jogos seguidos mal geridos com pouquíssimas alterações... Em que a falta de capacidade física prejudicou os resultados e os resultados prejudicaram a confiança da equipa. "O Benfica deve jogar sempre com os melhores" é muito bonito mas... Não é só o Nuno Martins que precisa de fins de semana... Agora imaginem trabalhar todos os dias e ter de entregar resultados de 3 em 3!
Por exemplo, agora é "fácil" bater em TT... Mas não será o "problema" o moço ter de jogar tantos jogos logo no seu 1o ano de equipa A? Quem rebentou com o AA? E acham que é a assobiar o rapaz que ele vai ser magicamente melhor jogador?
Neste momento, para mim o problema da equipa é falta de confiança.

Na 1a parte tivemos 2 oportunidades... O Setúbal teve 1! BL conseguiu com o Moreirense matar a equipa com as substituições... Hoje matou antes de começar com a entrada de Samaris! Ok... Bate no peito... Ok... É lutador... "Eh pá" mas isto é futebol. Tempos houve em que FL (muito melhor do que Samaris alguma vez foi) era titular e eu, assumido fã, dizia... Tem de jogar Gabriel e Taarabt porque o campeonato em Portugal vence-se a jogar para marcar mais golos que o adversário (é diferente de jogar para sofrer menos)... E tivemos a melhor fase da época! Nos últimos jogos BL foi atrás dos adeptos com Samaris e da critica do Benfica sofrer muitos golos e passou a tentar sofrer menos... Resultado: criamos 2 oportunidades numa parte com o Setúbal, sendo uma num canto... E temos como única solução variações longas para a entrada do lateral direito nas costas da defesa (mesmo que a defesa estivesse com os calcanhares na linha de fundo!)... Ou seja, continuamos a sofrer e criamos menos.

Sobre a 2a parte... Não vi por motivos pessoais e por isso não vou colocar classificações (o Rui depois fará a média das classificações dos comentadores e será essa a classificação dos jogadores neste jogo). Fui acompanhando pelo Twitter. Um gajo que falha 2 penaltis voltar a marcar no jogo seguinte? Já por mim não acho grande ideia o mesmo gajo marcar 2 penaltis num jogo... Imaginem o que acho de marcar o 2o depois de falhar o 1o... Agora imaginam ir marcar depois de falhar 2 na semana anterior? Lose-lose situation do mais óbvio que pode haver! Marcou! Ufa. O quê? De novo? O mesmo cenário de 2o pênalti uma semana depois? Pqp... 

Uma das minhas expectativas quanto a BL (escrevi no 1o texto sobre a sua entrada) era que como treinador da formação estava habituado a jogar contra equipas fechadas e a tentar apenas pontuar... Ora nestes últimos tempos é nisso mesmo que na minha opinião tem falhado quer ao nível do jogo apresentado pela equipa quer nas opções de banco. A única coisa "boa" é que pelo caminho foi perdendo todos os pais adotivos que teve no verão passado... Afinal, para o mal, só LFV foi pai de BL!

Nem tudo foi mau porque o porto empatou e não acabou o campeonato já... Aliás, pela ordem dos jogos, esta jornada até terá um impacto maior neles... Mas o Benfica tem de começar a fazer a sua para que o Ruben Amorim e/ou o Custódio possam fazer a deles.

sábado, 7 de março de 2020

Setubal x Benfica - Antevisão

Única opção: vencer.

Tempos de insatisfação total vamos a mais um jogo decisivo... E este, mesmo decisivo... 
A margem de 7 pontos desapareceu e agora estamos atrás... Aquilo que foi conquistado com tanto trabalho desapareceu cumprindo parcialmente a sua função... permitir margem para errar! Acontece que essa margem para errar acabou para o Benfica e está agora do outro lado.

Neste contexto chega o jogo contra uma equipa ranhosa... de um clube ranhoso... com jogadores ranhosos.


Espero que os benfiquistas que se desloquem logo a Setúbal percebam que mais do que grandes exibições, mais do que "jogo interior" ou "abertos na linha"... o fundamental é vencer! E é preciso todo o apoio possível. Foi muito giro dizer que não se jogava nada quando se goleava... eram muito exigentes e tal... o "vosso Benfica" não era só ganhar... mas afinal os outros a jogar pior e sem exigência de goleadas é que vão na frente.

Conferência de imprensa


Não vi. Infelizmente não estou com paciência para ouvir o tom auto explicativo de BL. Ok, BL... já explicaste a todos os adversários como joga o Benfica, como pensas o jogo... agora só te resta a opção de por PL e colocar Samaris para "agradar" aos adeptos (e pior... tirar Weigl e Taarabt mas manter Samaris)! Giro, giro... era fazer substituições em tempo útil quando estávamos a ganhar, ter dado jogos ao Jardel em jogos em casa da liga, ter dado descanso ao Pizzi para ele não chegar a fevereiro rebentado.

Convocatória
Guarda-redes: Mile Svilar e Odysseas;
Defesas: Ferro, Rúben Dias, Tomás Tavares, Grimaldo e Nuno Tavares;
Médios: Florentino, Julian Weigl, Taarabt, Samaris, Pizzi, Chiquinho, Rafa e Cervi;
Avançados: Vinícius, Dyego Sousa e Jota.

11 Inicial

Para mim, o nosso atual melhor 11 para o campeonato...

sexta-feira, 6 de março de 2020

Lagartices...


É absolutamente incrível as reacções totalmente estúpidas, mesmo até de gente que considero e estimo.
O ódio que têm a LFV não lhes permite fazer outra coisa que não seja aproveitar qualquer coisa para criticar e enxovalhar Vieira. Eu também não concordo com muita coisa que Vieira faz, eu também me interrogo sobre muita coisa, eu também posso ter uma opinião diferente sobre o rumo desportivo do Benfica, o que não posso ter é atitudes lagartas... E a atitude lagarta não são as palavras referidas acima pelo Vieira, atitudes lagartas é aquilo que todos os que criticam Vieira por estas palavras andam a fazer...

Daqui a nada, estamos a proibir os nossos atletas de usar o verde, de utilizar as palavras dedicação,esforço e glória. Aliás... Permitam-me que diga a estas "mentes lagartas" que a partir de hoje deixem de falar em glória no nosso clube, ou em história gloriosa porque me parece que essa palavra tem patente em Alvalade...

Confundir palavras proferidas no meio de um discurso com um lema de um clube rival só mesmo quem tem um ódio cego a Vieira...

Caríssimos, ganhem vergonha e dispam-se esse lagartismo vermelho... Critiquem com sentido!! Não vale tudo para atacar o Vieira!!! Critiquem o que quiserem mas não baixem a este nível... Principalmente aquelas pessoas por quem tenho alguma consideração e com um Benfiquismo á prova de bala...

Malta... Não sejam lagartos!!!!

quarta-feira, 4 de março de 2020

Benfica e FC Porto: Para reflectir e discutir


ÚLTIMA ÉPOCA DE JJ - 2014/2015
ÉPOCA ACTUAL





ÉPOCA 2014/2015
ÉPOCA ACTUAL
Algumas questões:
  1. O Benfica de 2014/2015 venceria o Benfica actual?
  2. O Benfica de 2014/2015 vencia o FC Porto actual?
  3. O FC Porto de 2014/2015 venceria o FC Porto actual?
  4. O FC Porto de 2014/2015 venceria o Benfica actual?
  5. O Benfica está mais forte actualmente ou em 2014/2015?
  6. O FC Porto está mais forte actualmente ou em 2014/2015?
  7. Quais foram os factores que tornaram o FC Porto mais forte ou mais fraco em comparação com 2014/2015?
  8. Quais foram os factores que tornaram o Benfica mais forte ou mais fraco em comparação com 2014/2015?

Estas são algumas questões para que possamos perceber se o Benfica nos últimos seis anos ganhou porque melhorou e muito a sua equipa ou se foi o FC Porto que foi obrigado a desinvestir, fazendo também que o Benfica não fosse obrigado a investir tanto na equipa.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 3 de março de 2020

Mês de Fevereiro desastroso!!!!


Terminou o terrível mês de Fevereiro e para nós foi absolutamente terrível....
Foram oito jogos, com duas vitórias, três derrotas e três empates. Perdemos a possibilidade de quase aniquilar o Porto ao perdermos e assim relançámos o campeonato, onde perdemos a liderança ontem. Ficámos fora da Europa e a única coisa positiva neste mês foi o acesso à final da Taça de forma muito sofrida...

Neste oito jogos sofremos tantos golos como marcamos... Doze?! Sofremos um média superior a um golo por jogo, o que é dramático para uma equipa como o Benfica.

Dos oito jogos, quatro foram em casa e nesses jogos só conseguimos vencer um deles... Sintomático...

Acho que a nossa equipa técnica não preparou bem este mês com este série medonha de jogos...



Comparando com o mês de Janeiro... Foram seis jogos e seis vitórias... Mas reparem numa tendência, sofremos cinco golos nos seis jogos. Em quatro jogos em casa sofremos cinco golos, um média superior a um golo por jogo... Todos os golos sofridos nesta fase foram em casa...


Até ao final do mês iremos fazer três jogos com três equipas abaixo do Top10 sendo que o ~portimonense está na zona de despromoção. Após esta série de jogos, começamos Abril com um jogo fora com o Rio Ave...

Agora o Lage vai ter mais que tempo para trabalhar e preparar a equipa para o que aí vem. Eu espero, e acredito, que o Lage vai conseguir fazer com que a equipa recupere os níveis de confiança e que ele próprio consiga debelar as fragilidades defensivas que a equipa tem há um ano.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Benfica 1 x Moreirense 1 - Rescaldo


Sinceramente, acho que a equipa no geral fez um jogo mais do que suficiente para vencer o jogo de forma tranquila mas tranquilidade é o que falta à equipa...

Criámos muito e falhámos muito. A equipa está numa fase de completa desconfiança das suas capacidades, a juntar aos erros que individual ou colectivamente vão marcando a equipa com golos sofridos atrás de golos sofridos.


Uma equipa que faz 27 remates, 10 deles enquadrados com a baliza e 17 dentro da área tem de obrigatoriamente fazer 2 ou mais golos.


Este Moreirense foi a equipa que mais recuada jogou na Luz e que pouco fez ofensivamente, ainda assim, dos 8 remates, 6 foram dentro da área, ou seja, o Benfica continua a permitir uma percentagem elevada de remates dentro da sua área...

Na segunda parte entrámos muito bem no jogo, onde criamos muitas situações para marcar e quando a equipa estava por cima do jogo e a encostar o adversário lá atrás, eis que Lage decide arrumar com o Benfica... Se das outras vezes mexe demasiado tarde, neste jogo, além de mexer cedo mexeu quando a equipa estava no seu melhor período... A jogar com dois pontas puros, a equipa foi perdendo a paciência na circulação e a bola foi chegando com mais dificuldade na frente.

Aos 71 e 74 minutos, o Lage "matou" a equipa... Tirar Taarabt, um jogador mais intenso e rápido que Pizzi, e tirar Rafa metendo um Jota que simplesmente anda não mostrou andamento para este nível fez com que a equipa perdesse ainda mais capacidade de circular a bola e criar condições para cruzar. 

Os cruzamentos do Benfica foram feitos, na sua maioria, de zonas "tranquilas" para os adversários e a forma como eram feitos facilitou sempre a tarefa dos centrais. É incrível como não conseguimos fazer um cruzamento em condições... Não vi um único cruzamento tenso, tudo bombeado...

Não fizemos um jogo extraordinário mas fizemos mais do que suficiente para vencermos este jogo de forma tranquila por 2 ou 3 golos de diferença mas a intranquilidade que a equipa vive e a falta de confiança, leva a que os jogadores falhem lances que há uns meses não falhariam...

Perdemos a liderança mas não perdemos o campeonato... Aceito perfeitamente os assobios à equipa nos pós-jogos, pois têm de perceber que não estamos satisfeitos com a forma da equipa mas assobiar durante a partida é patético!! Malta... Durante os jogos é para fazer sempre aquilo que fizemos após o golo do empate... Puxar pela equipa!!! Se ela está em dificuldades, nós temos de dar aquela ajuda extra!!!

Eu espero, e acredito, que Lage irá conseguir dar a volta e acredito também nestes jogadores que já nos deram muitas alegrias!!!

Vamos lá malta!!! Vamos lá a cerrar os dentes  e limpar o campeonato!!! No final faremos os balanços e vemos o que falhou ou o que pode ser melhorado!!

NOTAS AOS JOGADORES:

Vlacko: 6
T. Tavares: 5
Grimaldo: 6
R. Dias: 6
Ferro: 5
Weigl: 6
Samaris: 7
Taarabt: 8
Rafa: 6
Pizzi: 5
Vinicius: 6
Dyego: 4
Cervi: 4
Jota: 3


Agora é hora de APOIAR, APOIAR E APOIAR!!!! Não assobiem!!!

Quando tiverem vontade de assobiar, gritem BENFICAAAAAA!!!!!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 2 de março de 2020

Benfica x Moreirense - Antevisão

Os últimos dias têm sido duros para os benfiquistas!
A eliminação da Liga Europa frente a uma equipa que estava perfeitamente ao nosso alcance deixou uma sensação de azia e frustração nos benfiquistas…
Algumas noticias relacionadas com os rivais ou casos extra futebol foram animando estes dias… sempre a nosso beneficio… mas aos benfiquistas interessa o Benfica e por muitas coisas que corram bem fora de campo e/ou corram mal aos rivais… o que interessa é o Benfica.
 
Hoje temos de volta o Benfica! 12 finais… sem mais nada em que pensar!
Jogo importante contra o Moreirense… equipa que com muita dificuldade vencemos no jogo da 1ª volta, no jogo da 2ª volta da época passada e com quem perdemos o ultimo jogo em casa! Hoje espero uma vitória convincente ou não mas uma vitória… Depois, com jogos de semana a semana… as vitórias e boas exibições serão a normalidade!
 
Conferência de imprensa
 

Convocatória
Guarda-redes: Mile Svilar e Odysseas;
Defesas: Ferro, Rúben Dias, Tomás Tavares, Grimaldo e Nuno Tavares;
Médios: Chiquinho, Julian Weigl, David Tavares, Samaris, Florentino, Pizzi, Taarabt, Rafa e Cervi;
Avançados: Dyego Sousa, Vinícius e Jota
 
11 Inicial

Este era o 11 que eu apresentaria! BL disse que Samaris iria jogar a titular… ora se for no meio campo, para mim, Samaris seria opção atrás de FL!

E vocês?
Previsões? 11?
 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 1 de março de 2020

A grande reportagem do caso de Corrupção do Benfica




















Durante todo o dia passaram a informação de uma notícia bombástica na TVI sobre o caso de corrupção no Benfica. Incessantemente durante o dia se enfatizou a grande reportagem que viria com novidades fantásticas à cerca dos processos em que o Benfica alegadamente será acusado de corrupção desportiva.

Passada a reportagem, a explicação do jornalista por ela responsável e pelo comentário do Rui Gomes da Silva e um especialista em direito desportivo fica-se com mais uma sensação de que a montanha pariu um ratinho bem pequeno.

Aqui no blog temos tentado passar uma mensagem de união. Somos muitas vezes acusados de Vieiristas, porque queremos que os nossos adeptos apoiem quem nos representa em campo nas mais diversas modalidades. Defendemos abertamente os profissionais do clube que muito amamos. E muitos continuam sem perceber porque o fazemos mesmo quando os resultados não são os desejados. 

É por isto, meus amigos.

Alguém acredita que esta "grande reportagem" é inocente tanto no timing como no conteúdo? No dia seguinte à apresentação das contas (bem negras) do Porto e no dia que provavelmente teríamos a apresentação das contas do nosso clube (bem saudáveis). Sai uma reportagem que em conteúdo é um monte cheio de nada. Resumindo, e quem quiser pode depois ajudar-me se estiver enganado, a reportagem traz como grande novidade o facto de a PJ ter alegadamente encontrado facturas nos restaurantes onde os vouchers eram utilizados de 500€ a 600€. E que isso ultrapassaria largamente aquilo que a UEFA supostamente aceita como cortesia. E... mais nada. Avançam com uma Grande Reportagem sobre o grande caso de corrupção do Benfica e aquilo que apresentam foi algo que o Bruno de Carvalho colocou na mesa da TVI há 5 anos atrás. Onde é que está o facto novo? Em lado nenhum. Depois dessa revelação feita pelo BdC já a Liga, Federação e UEFA arquivaram o processo. 

Eu confesso que nunca percebi muito bem a acusação dos anti-benfiquistas no caso dos vouchers. Ora vejamos:

 1)  Era um Kit que era dado a todas as equipas de arbitragem e delegados da Liga que iam ao Estádio da Luz e Seixal;

Então mas era dado a todos? Mesmo quando o Benfica não vencia? Que raio. Não estou a perceber.

2) Nunca foi revelado na "acusação mediática" o que é que o Benfica pedia como contrapartida pelo voucher. 

Para haver corrupção é preciso, mais do que uma prenda ou o valor da prenda, haver uma contrapartida para essa prenda. O que é que o Benfica pedia aos árbitros? E aos delegados? E aos observadores? No blog Influência Arbitral ficamos a perceber que benefícios dos árbitros é coisa que nos tem faltado. 

3) O valor atribuído aos vouchers  era de 35€ por pessoa. Ao que parece existem contas onde chegavam aos 70€ ou 80€ por pessoa.

O valor dos vouchers à data era totalmente irrelevante. Não havia quantia nos regulamentos desportivos para avaliar uma cortesia. Essa cortesia foi avaliada pela Liga e Federação. E foi arquivado. À data só exista como referência o valor que a UEFA estipula nas suas competições que não tem influência nas competições nacionais: 300€, a UEFA arquivou o caso. A não ser que estes 300€ sejam para toda a equipa de arbitros e delegados, mas pelo que percebi era valor por pessoa. O Benfica mesmo que por ventura tivesse pago 80€ por pessoa estaria dentro dos limites em larga escala da UEFA. Hoje em dia o regulamento da Liga estipula 150€ por pessoa. Curioso, 150€ é mais que 70€ certo? Ou que 80€? O Benfica estava a corromper por metade do preço que hoje se aceita como cortesia? Somos mesmo forretas, não há-de um gajo andar a levar com Xistras, Soares Dias ou Jorge Sousa....

4) O Benfica pagava as facturas ou entregava vouchers com valor fixo?

Aqui assumo a minha total ignorância e gostava que me explicassem porque ninguém ao que parece ainda fez esta pergunta a alguém na televisão com conhecimento. Eu quando compro um voucher ou quando recebo um voucher com valor, chego ao local e uso esse voucher. Aquilo que ultrapassar esse valor é pago por mim. Exemplo simples: recebi um voucher com um jantar para dois em vários restaurantes diferentes. Fui ao restaurante. O voucher era de 50€ (porra o Benfica é mesmo forreta, até eu recebo mais que o árbitro), gastei 90€. Tive de pagar 40€ do meu bolso. Mas a factura que tenho em casa é de 90€. Se o Benfica disse que o valor do voucher era de 35€ eu assumo que o valor fixo era de 35€ e que aquilo que for pago acima é pago pela pessoa que usa o voucher, ou não?

E aqui não estou a dizer que é assim que acontece, estou mesmo a perguntar. Ou era uma carta branca para aqueles restaurantes e a conta era depois paga pelo Benfica? Se assim for, estranho que o Benfica tenha falado em 35€ por pessoa. 



Faltam 13 jogos para o final da época. Já trocaram os calendários dos jogos e já voltaram às tácticas de há uns anos atrás.  O Benfica e os seus profissionais precisam de todos unidos. Precisamos de todos a rumar para o mesmo objectivo. E esse envolvimento de todos é já para ser mostrado amanhã na Luz contra o Moreirense. Lenços brancos no final de Fevereiro servem quem? Assobios para a equipa em Março quando estamos em primeiro do campeonato? Está na hora de cerrar fileiras e lutar contra esta cambada de antis que mina o futebol, o desporto e a sociedade em Portugal.

E Pluribus Unum.


Nota: provavelmente entre hoje e amanhã sairá as contas do Benfica do primeiro semestre. Espero conseguir fazer um texto sobre o assunto nos próximos dias. Foi um excelente fim de semana para as modalidades masculinas e femininas e camadas jovens. É muito fácil dizer mal quando há uma ou duas derrotas mas quando temos um fim de semana 100% vitorioso parece haver dificuldades em elogiar. É o benfiquismo que temos.


E-goi