Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Final da Taça - Benfica x FC Porto - Antevisão



20h45, 1 de Agosto de 2020 - Estádio Cidade de Coimbra


É o último jogo da época. É o jogo mais importante da temporada para o Benfica. No inicio de Setembro de 2019, onde isso já vai, publiquei o seguinte texto:


No que toca ao cenário de descalabro que tracei, só um dessas 4 componentes se verificou e foi na competição menos importante. Seria totalmente contraditório e ilógico vir agora referir que a época foi um descalabro, qualquer que seja o resultado de hoje.

Posto isto, só numa componente das quatro é que atingimos os mínimos. Ou seja, é uma época marcada pelo insucesso desportivo e pelo fracasso em pelo menos 2 das 4 competições internas. Se o Benfica vencer hoje como esperamos será a equipa com mais troféus conquistados na época (Supertaça e Taça) mas sem o Campeonato que é sempre e de longe a competição mais importante.

A Taça perde todo o encanto fora do Jamor e a decisão é absolutamente ridícula e sem qualquer justificação plausível. Mas medidas absurdas e sem qualquer lógica ou sentido tem sido o pão nosso de cada dia deste Portugal durante a pandemia. 

Conferência de Imprensa Pré-Jogo




Possível Onze:

Não vi os convocados ainda, não sei se já foi disponibilizada a lista, seja como for, o meu onze estaria perto daquele onze que acho deveria ter sido o onze base da época inteira, tirando lesões:

GR - Ody
DD - André Almeida
DC - Jardel e Rúben Dias
DE - Tomás Tavares (não sei como estão as lesões neste lado)
MDef - Tino
MC - Weigl (ou Taarabt caso esteja apto)
MDir - Chiquinho
Mesq - Cervi
Av - Pizzi
PL - Vinicius


O Benfica tem responsabilidade de vencer todos os jogos nacionais que disputa. Este não será excepção. Este título é importantíssimo por todos os motivos e mais algum. Não vale a pena inúmera-los. Eu espero que o Benfica vença porque a Taça para mim é uma competição especial e nos últimos largos anos não temos vencido com a consistência que é suposto. Ao contrário do que li algures por aqui, não estou tão convencido que não haja muito benfiquista a não ficar incomodado com as derrotas do clube. Talvez nenhum benfiquista fique contente com a derrota do seu clube, mas há muitos por aí que tirarão certamente gozo de ver mais um título perdido, tal não é o ódio que sentem para com muitos dos profissionais que actuam no clube. Espero que os profissionais do clube possam novamente mostrar os campeões que são e trazer o Caneco para Lisboa e para o Cosme Damião.

Uma mensagem especial para o Pizzi, um dos nossos capitães e um dos profissionais que mais admiro no clube e que mais injustamente criticado tem sido. Pizzi fechou o campeonato com 18 golos e 14 assistências. O ano passado Bruno Fernandes fechou a época com 20 golos e 13 assistências no campeonato. E era tido como um dos melhores médios europeus. Pizzi é um dos jogadores mais influentes do campeonato e da Europa. Tem neste momento 30 golos marcados, é já o segundo melhor médio concretizador da Europa de sempre. Passando Lampard que tinha o recorde de 27 golos. É esperar um hattrick na final da Taça para ultrapassar o Bruno Fernandes. Já agora, caso tivesse marcado os pénaltis que falhou esta temporada não só seria o médio mais concretizador de sempre da Europa como teria sido o primeiro médio a vencer o prémio de melhor marcador da Liga Portuguesa. Ninguém mais do que ele queria esses golos, até porque significaram a perda de 4 pontos ao Benfica.

P.S. - Não é um regresso meu à publicação de textos, simplesmente não podia dizer que não ao Nuno que muito tem feito por este espaço.


ASD como ponto de partida para a taça e para as eleições...

Carlos Xistra e Jorge Sousa tiveram o prémio de terminar a carreira ao serviço do clube do coração.
 
Como disse no post de "celebração"... outros ficam a fazer o serviço!

Ninguém tinha duvidas sobre o "chosen one" para a final da taça de Portugal.
 
 
Com ASD, o FC Porto não perde 1 jogo desde 2016, frente ao Sporting de JJ, quando FCP já não podia ser campeão e a lagartagem estava na luta pelo título com o Benfica.
Antes disso… é preciso recuar a 2014, no jogo dos 11 Eusébios… e da mão do Mangala!

"ó Nuno mas essas estatísticas não dizem nada... é normal um grande não perder com frequência"... Claro, que sim! Uma equipa grande tem 4/5 derrotas por época… mas também é normal que perca mais vezes nos jogos "grandes" e ASD é frequentemente chamado para esses jogos e consegue a proeza de não permitir derrotas do porto!
 

Últimos 13 jogos do FC Porto apitados por Artur Soares Dias:
11 vitórias dos dragões 2 empate 0 derrotas
6 penalties para o FC Porto 0 penalties contra o FC Porto.

Últimos 13 jogos do Benfica apitados por Artur Soares Dias:
9 vitórias das águias 0 empates 4 derrotas
2 penalties para o SLB 4 penalties contra o SLB
1 cartão vermelho para jogadores do Benfica 0 cartões vermelhos para adversários do SLB.
 
Acham que não existe aqui uma "tendência"?
 
Relembro o jogo do dragão…
 

 
Como é que isto liga com as eleições?
Liga com o argumento de "com o JNL vamos ser comidos pelos do norte!"...
E atualmente não somos?
Até a final da taça saiu do Jamor…
 
 
Veja-se a comunicação dos treinadores…
 

 
Alguém explique ao Veríssimo que, nem que seja porque é o único jogo que falta… este É O JOGO MAIS IMPORTANTE DA ÉPOCA! NÃO HÁ MAIS NENHUM!
 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Rui Gomes da Silva - Programa

Fazendo o melhor acompanhamento possível das eleições do Benfica… Aqui vamos…
 
Rui Gomes da Siva apresentou hoje (pelo menos só hoje tive conhecimento) o seu site (não, não é o ngb) e o seu programa… Link para todos poderem consultar.
 
Como tive conhecimento há pouco tempo e estou a fazer a divulgação do mesmo… ainda não tive tempo de ler em profundidade o programa. Do pouco que li… enfim… fica entre "as boas não são novas e as novas não são boas" e as generalidades deste género de exercícios (que não são minimamente culpa de RGS).
Como disse, não li… mas a copiar-colar o texto abaixo entre muitas outras salientou-se esta frase: "Ou seja, aproximadamente 77% das mais-valias obtidas foram desbaratadas em contratações, grande parte das quais nada acrescentaram à qualidade do plantel." Como é que não acrescentaram se foram essas contratações que geraram as mais-valias que diz terem sido desbaratadas? (desculpem-me mas isto não passa o crivo de uma meia leitura!)
 
Deixo o 1º pilar estratégico e avaliem vocês:
 
1º Pilar Estratégico
FUTEBOL PROFISSIONAL
A política desportiva inerente à equipa profissional de futebol é o pecado capital da atual direção. Verificamos uma constante degradação da qualidade da equipa que não é, necessariamente, compensada por um menor investimento financeiro.
Neste cenário de perda de qualidade na equipa de futebol, de uma política de aquisições ruinosa e de uma autêntica ausência de rumo, o Benfica, nos últimos anos, conseguiu títulos e mantém a competitividade essencialmente graças a uma crise profunda nos principais rivais. 
A relativa superioridade do Benfica tem de ser enquadrada na atual mediocridade do futebol nacional.
Devíamos ter neste momento a hegemonia inquestionável do futebol nacional e devíamos estar a fechar o nosso inédito heptacampeonato. 
A consequência mais visível da perda de qualidade dos plantéis são as últimas campanhas europeias (estamos nas 10 piores fases de grupos da história Liga dos Campeões), onde raramente conseguimos passar a fase de grupos e que põem em causa a nossa grandeza internacional.
A distância para a elite do futebol europeu está a crescer e vamos ficando cada vez mais relegados para um cenário de ator secundário. Muitos pensam que é o caminho normal devido à dimensão do nosso mercado, às diferenças dos orçamentos e ao poderio económico dos clubes das principais ligas (big five). 
Não nos revemos nesta inevitabilidade, porque consideramos que com os recursos que temos podemos fazer muito mais na Europa. 
O Benfica tem de estar sempre na elite do futebol europeu e mundial. Recusando liminarmente a ideia de que isto é uma utopia! 
Ou que o seja se voltarmos a entender utopia no seu sentido original, ... o de algo ideal que não existe atualmente, mas que pode ser alcançado no futuro. 
E é isto que nós queremos fazer, conseguir, atingir com todas as nossas capacidades.
Tornar realidade esta utopia.
A utopia que para uns é algo inatingível, mas que nós acreditamos poder conseguir, com um rumo, uma estratégia, muita determinação. 
Com uma política desportiva ambiciosa e eficiente, em que os recursos existentes sejam canalizados para investimentos em reais mais valias, conseguiremos evoluir para patamares de competitividade que nos levarão a uma real hegemonia nacional e à tão esperada e merecida Glória Europeia.
 
Desta forma, as nossas propostas para o futebol profissional são: 
 
a) Menos e melhores contratações de atletas
O que implica o fim do entreposto de jogadores. 
O Sport Lisboa e Benfica não pode continuar a gastar milhões de euros anuais em jogadores que nunca jogaram no clube e que servem apenas para alimentar a máquina comissionista que se move ao redor do clube. 
Nos últimos 10 anos, de acordo com os relatórios e contas da SAD, foram obtidas mais-valias com transações de passes de atletas no montante de 560,2 milhões de euros. 
No mesmo período e de acordo com as mesmas fontes, o fluxo de caixa líquido resultante de operações com atletas (aquisições e alienações) foi apenas de 129,6 milhões de euros. 
Ou seja, aproximadamente 77% das mais-valias obtidas foram desbaratadas em contratações, grande parte das quais nada acrescentaram à qualidade do plantel. 
São dispêndios médios anuais superiores a 60 milhões de euros que não encontram correspondência no acréscimo de qualidade do plantel.
 
b) Recuperação da autonomia total da política de contratação de jogadores
O Benfica tem de definir regras e limites de atuação de empresários do futebol e criação de uma relação de domínio e não de subserviência com estes. 
E, dessa forma, fomentar uma relação sã e profícua com os empresários que se apresentam atualmente como elementos chave na indústria do futebol.
 
c) Efetuar protocolos com clubes de primeira e segunda divisões dos principais países europeus
Procuraremos em Espanha, na Inglaterra, em França, na Itália, na Alemanha, na Bélgica e na Holanda clubes que nos ajudem a promover uma política de empréstimos internacionais para os jovens jogadores seniores de maior potencial com o intuito de reduzir (ou mesmo eliminar) os empréstimos de jogadores a clubes nacionais e, também por esta via, contribuir para uma maior transparência do futebol em Portugal.
 
d) Formar para reter e não para vender
O mérito da formação do Benfica não pode ser desperdiçado através de uma lógica meramente mercantilista. 
O Seixal não pode ser apenas uma linha de produção de atletas. 
Tem de ser, essencialmente, uma fonte de alimentação do plantel principal. 
Queremos criar uma cultura em que os jovens talentos existentes no Seixal olhem para a entrada no plantel principal como o ponto alto das suas carreiras. 
Isso só será possível se existir um projeto desportivo atrativo que seja ambicioso e que assente na visão da glória europeia subjacente a este projeto.
 
e) Sustentabilidade financeira através de receitas operacionais e não através da venda de talentos
Trata-se de algo perfeitamente ao alcance do Benfica desde que: 
(i) exista sucesso desportivo internacional; 
(ii) exista uma política de aquisições de passes de jogadores eficiente que elimine desperdícios em contratações e comissões que não trazem qualquer valor acrescentado em termos de qualidade desportiva;
(iii) sejam eliminados os dispêndios não produtivos associados a uma estrutura de recursos humanos faraónica e a gastos com serviços de terceiros cuja natureza e utilidade não são evidentes. 
 
f) As vendas fora da nossa política desportiva 
As saídas de atletas considerados estratégicos para o projeto desportivo só serão admitidas em circunstâncias excecionais e, por isso mesmo, ocorrerão sempre pelo valor da cláusula de rescisão sem o pagamento de qualquer comissão de intermediação.
 
g) Aumentar e melhorar a nossa rede de scouting a nível mundial 
É outro dos grandes objetivos, de forma a conseguirmos contratar grandes jogadores em potência, ainda a um preço acessível.
 
h) Redução do número de jogadores do plantel principal e sob contrato
Com a nossa vitória, o Benfica voltará a ter plantéis curtos com 20 jogadores de campo e 3 guarda redes (o terceiro pode ser titular da equipa B ou da equipa sub-23), de forma a fomentar uma real competição pelo lugar na equipa.
Não podemos admitir plantéis com 30 jogadores, alguns dos quais caríssimos e sem qualquer minuto em competições oficiais. 
Teremos de equacionar o fim da equipa B ou da equipa sub-23, já que não se justifica a manutenção de ambas as equipas.
 
i) Aproveitar oportunidades para contratar a custo zero jogadores mais experientes
Com o objetivo de injetar, de forma imediata, qualidade na equipa e ainda para que possam servir de jogadores enquadradores na continuação da formação e na evolução dos mais jovens, admitimos a possibilidade de, pontualmente, contratar jogadores de reconhecida craveira e qualidade internacionais, que sejam, por si só, elementos potenciadores da presença desportiva nas competições nacionais, mas, muito especialmente, na Europa.
O plantel deve ter sempre um atleta com grande visibilidade no mundo do futebol (uma “estrela”).
Fim - ainda - do estigma existente na atual política de contratações do Benfica que impede o regresso de ex-atletas do clube.
 
j) Estrutura do futebol bem definida e com um diretor para o futebol competente e com voz ativa 
Criação do cargo de diretor-geral do futebol que, para além de competências técnicas para o cargo, tenha um indiscutível peso institucional no clube e seja voz ativa na política desportiva e de contratações. 
O treinador principal deve ter alguns atributos específicos: 
(i) não ter medo de apostar em jovens; 
(ii) líder nato; 
(iii) indiferente ao nome e peso dos jogadores e que escolha a convocatória e equipa com base apenas e só no mérito (achamos que os últimos treinadores escolhidos não tiveram força reivindicativa para melhorar o plantel nem ferramentas de liderança para unir equipa); 
(iv) adjunto indicado pela SAD com experiência, conhecedor do nosso campeonato, com história e glória no clube que passe a mística e a grandeza do Benfica à restante equipa técnica; 
(v) equipa de scouting em completa sintonia com as necessidades verificadas na equipa e com relatórios que permitam um rápido ataque ao mercado em caso de necessidade; 
(vi) secretário técnico delegado ao jogo com experiência no futebol e figura inatacável com poder de influência nos diversos intervenientes do jogo; 
(vii) reforço do departamento de apoio aos profissionais de futebol para que apenas se preocupem com o seu desempenho desportivo.
 
l) Criação de uma cultura de profissionalismo e de máxima exigência no futebol profissional
O Benfica dá aos seus profissionais de futebol condições de excelência para exercerem a sua profissão e tem de exigir uma total entrega e foco no cumprimento dos objetivos traçados. 
Propomos criar (ou desenvolver a base existente sem aplicação prática) um regulamento interno anual efetivo em vigor para cada época onde sejam apresentados todos os objetivos anuais, prémios de desempenho e todas regras disciplinares e devidas penalizações de incumprimento.
 
m) Garantir sempre a realização da Eusébio Cup em território nacional (no Estádio da Luz)
Esse será o primeiro jogo da época e também o jogo de apresentação da equipa aos sócios e adeptos. 
E, com isso, conferir a esse jogo a dignidade que Eusébio tem que merecer, convidando para o efeito outros clubes da elite do futebol mundial.
 
n) Assegurar um maior protagonismo do Benfica na governação do futebol em Portugal 
Ser e ter voz ativa na tomada de decisões do futebol nacional, lutando pela imparcialidade dos órgãos de gestão na LPFP e na FPF face a todos os clubes, e valorizar o papel da Associação de Futebol de Lisboa nas referidas instâncias.
Somos frontalmente contra qualquer forma de discriminação e de desvalorização do desporto feminino em geral e do futebol feminino em particular. 
Deixamos desde já bem claro que, para nós, o desporto feminino merece destaque e aposta.
 
Assim, para o futebol profissional feminino propomos o seguinte:
 
a) Integração do futebol feminino na SAD
Poderá, assim, beneficiar dos recursos e das sinergias já existentes ao nível do futebol masculino.
 
b) Reforço da aposta no futebol feminino
A nossa visão de sucesso europeu não estaria completa se não fosse extensivo ao futebol feminino. Queremos dotar o nosso plantel de condições para lutar pela conquista da Liga dos Campeões. Acreditamos que essa aposta é perfeitamente possível com os recursos atualmente existentes, bastando, para o efeito, por exemplo, os montantes usados numa contratação de um atleta masculino que pouco ou nada é utilizado em competições oficiais.
 
c) Utilização das instalações do Seixal
As instalações de excelência de que o futebol masculino foi dotado devem ser igualmente acessíveis para o futebol feminino. 
Queremos que as nossas atletas sintam a grandeza do clube também pela qualidade das instalações e das condições colocadas à sua disposição.
 
d) Realização dos jogos oficiais no Estádio da Luz
Queremos conferir ao futebol feminino toda a dignidade que merece. 
E como achamos que merece a mesma dignidade do futebol masculino, defendemos que os jogos da equipa principal devem ser disputados no Estádio da luz.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Fim dos programas de comentadores desportivos

Excelente noticia.
Uns dirão que pelo ambiente tóxico que criam… outros por outros motivos.
Para mim, os comentadores benfiquistas nunca souberam expor de forma factual mas sem medos as narrativas dos rivais.


Como normalmente em tudo… O benfiquistão mandava em todos estes programas segundo os dragartos… era tudo cartilha e etc... mas como se vê… o desespero marcou as criticas dos rivais ao final destes programas. Os mesmos que criticavam porque os anjolas comentadores benfiquistas eram "cartilheiros" agora ficam indignados por acabar o palco… vá-se lá perceber.

 A indignação em vídeo:

Divirtam-se com as trombas do dragarto.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Estórias da luta pela manutenção

Terminou o campeonato com a luta pela manutenção.
Em 18 equipas, descem 2... na minha opinião são muito poucas… deveria existir muito maior mobilidade entre equipas que sobem e equipas que descem.
O Aves já tinha descido desde o meio do campeonato… e desceu o portomonense… clube que NUNCA pontuou vs a casa mãe.


Siga e que não voltem que não fazem falta!

 
Desceu por 1pt... coitados… tiveram azar (imaginem um emoji triste...lol) ou, na minha opinião, tiveram o que mereceram! Mas não precisam da minha solidariedade… têm bem quem lhes dê abraços!


Como é que isto se liga com o Benfica? (além do penalty do Jackson… imaginem se fosse um ex-Benfica)


Mas era o plantel que era fraco certo?

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 26 de julho de 2020

João Noronha Lopes: Merece respeito... especialmente dos apoiantes.

Depois de uma “análise” a quente no dia do anúncio da candidatura, volto a dar relevância a João Noronha Lopes.
Aqui ficam links para entrevistas; LinkedIn e para o site da campanha.

Além disso deixo 2 “avisos” sobre o texto: 1) este texto foi feito com base em tweets e respostas por esse motivo poderão existir alguns erros gramaticais e temas repetidos; 2) quem vier com bocas de “mete nojo” (classificação minha, critério meu e quem não estiver satisfeito com uma ou outra, escusa de manifestar o seu desagrado) nem será publicado!


Qualidade candidato
Como disse logo no dia, percebe-se que esta candidatura é forte e merece ser respeitada, mas contínuo a achar que uma boa parte dos seus seguidores não a apoiam pelo Benfica, mas sim porque é contra o Vieira... no meu entender é um princípio errado.
Se JNL nos lesse e me permitisse um conselho... “Faça uma campanha assente nos seus méritos e das suas propostas e não nas frases feitas anti LFV. Para isso já há candidatos... A forma de ganhar é chegar a todos e não apenas aqueles que nunca votarão em LFV.”
Os argumentos anti LFV já estão comprovados que não chegam a lado nenhum. Se alguém que tem condições para usar bons argumentos e opta por usar maus argumentos perde por culpa própria. Atenção... Eu acho que vai perder de uma forma ou outra... Mas pode "ganhar" apesar de perder ou pode perder á RGS.

O vieirista sou eu (dizem os idiotas, podem ficar ofendidos à vontade porque se o pensam são idiotas, é apenas uma constatação não é ofensa)... E eu faço melhor promoção do candidato do que os futuros votantes!

JNL é o sócio 5001(?) do Benfica. Fez parte do grupo de sócios que se juntou para tirar JVA do poder...
É um reconhecido gestor. Como empresa que o Benfica é precisa de gente capaz de a gerir (a alguns, agora, começa a dar-lhes jeito reconhecer).
Percebe de futebol? Não sei... mas o importante é a competência de quem assumir as funções!
Vai ser comido pelos rivais? E agora não somos?
Reconheceu méritos ao LFV e isso foi um dos pontos que salientou na apresentação, na mesma falou nas razões porque está a concorrer e são razões válidas. Revejam pf um texto que fiz à cerca de um ano onde referi que reconhecer os méritos seria do mais importante na oposição...
JNL como alguém comentou no blog "caga" currículo! É inatacável. Ninguém que vote em Lfv por "medo" terá medo de JNL. Nada disto significa que vá ganhar... Mas que é a melhor alternativa que alguma vez apareceu? Inegável.
A capacidade do candidato nota-se até na excelente resposta sobre JJ... JJ será o treinador de qualquer presidente. Ponto! A resposta: "Jorge Jesus quando saiu teve comportamentos dos quais não gostei. Deve uma explicação aos Benfiquistas. É um grande treinador. É o treinador do Benfica e é o meu treinador. Só não entendo como é o treinador de Luís Filipe Vieira depois do que foi dito". Positiva, não confrontacional com JJ mas explorando a possível incoerência de LFV.

Desta vez, está aí um candidato que não tem "pontas soltas" para os principais spins vieiristas...
Onde é que andava esta gente quando o Benfica não era um clube apetecível? JNL esteve na luta.
São uns aventureiros... Não pega neste!
Esta candidatura matou completamente esse tipo de argumentos... o fantasma de JVA acabou.
Mas conforme o fantasma de JVA acabou, também acabou a  treta do "em 6M ninguém serve... vocês querem é o rei sol"... que era utilizada para impingir qualquer um que não LFV finalmente descobriu alguém que realmente parece servir... e cá estão os benfiquistas abertos a ouvir! Sempre estiveram... não ouvem é “qualquer bêbado do café”.
Um exemplo desta lógica é Bagão Félix, até aqui alguém que era sempre apontado como o “credível” desejado mas que sempre esteve com LFV e agora parece um homem dividido, entre o reconhecimento que tem por LFV e a noção de que o clube precisa de algo novo (um texto nosso sobre isto: Link). 
É a cativar este tipo de sócio que Noronha pode ganhar as eleições.
Acho é que o JNL vai fazer muita gente pensar que, se acha que é preciso uma mudança, o clube já não cai numas mãos desabilitadas!

Se os apoiantes cegos o levarem a ir pelo caminho de fidelizar 10% e não de alargar aos outros 90%... Perde! O pior que podem fazer a JNL é seguir os argumentos RGS/FJM... um candidato que pode chegar a muitos benfiquistas não pode preferir a trincheira anti Vieira. E vão os anti-LFV a chorar pelas desculpas do costume embora a culpa seja deles próprios e da sua radicalização!


Uma promessa que como já escrevi diversas vezes a mim não me agrada minimamente é a limitação de mandatos... "Ninguém é insubstituível"? Claro! Mas tal não significa que tenha de obrigatoriamente ser substituído. E se JNL ganhar é a demonstração prática que é possível vencer um incumbente e que a limitação de mandatos não faz sentido (não torna o oposto verdade).

As eleições
Quando criticava palavras de RGS era sempre contra-argumentado com... para LFV não criticas as palavras. Além de ser mentira (quantas vezes critiquei as demagogias europeias), para mim, os candidatos são avaliados pelo que dizem (projecto) e pelo currículo etc... enquanto LFV não interessa o currículo pré Benfica nem o que diz porque o que é avaliado são os 17 anos, em especial os últimos 4. Ninguém vai votar em Lfv por um manifesto! Ou aprova a "obra" ou não...

Nestas eleições, penso  que há um monte de gente que, pode o Benfica acabar ou pode o Benfica ser campeão europeu eterno que nunca deixariam de ser a favor ou contra LFV. Penso também  que há muita gente que vota em LFV vs RGS porque apesar de achar que o Benfica precisa de uma mudança não confia em RGS... votos que dependem mais do candidato de oposição do que de resultados de início de época... Com JNL é mesmo uma questão de satisfação com Lfv sabendo que do outro lado há alguém que dá garantias (o que não acontecia). Eu, até acho que esses são a maioria! Os reconhecidos mas não cegos a favor ou contra.
Se JNL juntar os anti LFV mais esses... Pode ter hipótese. Não pode é "alienar" as pessoas que votam LFV e lhe reconhecem imenso mérito mas não fecham portas a uma mudança desde que não seja para um "RGS".
No entanto se me pedissem para apostar... Mesmo que o Benfica não entre na LC... Apostaria na vitória de LFV!

De qualquer forma, estas eleições tornaram-se mais importantes devido a existir uma alternativa válida... Ganhe quem ganhar, com este candidato sério (e não com RGSs) o nível só pode subir... O Presidente nunca foi verdadeiramente ameaçado nas urnas e caso ganhe, duvido que seja igual a outros anos... vão ser  4 anos a saber que desta vez há alternativa... tal como acontece com os jogadores, uma alternativa a sério é positivo. É importante para darmos definitivamente o salto qualitativo.

Apoios
A congregação de apoios anti LFV é útil para "matar" as outras candidaturas... Mas não ganha 1 voto a LFV.

3 destaques...
RAP. Alguém conhece algum apoiante de LFV que mude de sentido de voto pela opinião de RAP? Estou mesmo a imaginar alguém que vota LFV a descobrir que RAP não vota LFV (descobriu em 2020 porque esteve em Marte) e a mudar o seu voto. Ninguém vai deixar de LFV por RAP apoiar outro candidato. Por exemplo... (Tirando a questão política, que não é nem será tema aqui!) André Ventura faria mais "mossa"... Alguém que sempre apoiou LFV.
Neste momento, voto LFV mas estou completamente disponível para ser convencido por JNL... Se o caminho dos apoiantes de JNL for o caminho "RGS"... I’m out. Neste caso...  Vale mais eu (ou outro como eu) mudar de opinião do que o voto do RAP... Porque o voto de RAP nunca iria para LFV! Se os cegos anti vieiristas alienarem os apoiantes de LFV... JNL não ganha! Não é aí que está a vitória...

Adão e Silva e Vasco Mendonça. Benfiquistas ainda mais mansos e sempre á procura de um certificado de virtude passado pelos dragartos! Aliás... Na sequência de 5m de dia seguinte que vi há uns tempos escrevi sobre esse tipo de benfiquistas... Os benfiquistas auto penitentes para obter a aprovação dos dragartos! Sempre a mandar bocas ao Benfica, sempre a chicotear o Benfica para ter a aprovação dos dragartos.

Inspirado directamente num deles escrevi (Link): “São os primeiros a auto flagelar-se e a pedir desculpa por crimes imaginários futuros... Para ver se do outro lado lhes passam um certificado de "isenção". (...)  Iniciam sempre com um "pedido de desculpas prévio" ("Todos são maus"... "Todos isto" ou "todos aquilo"...) para tentar obter um certificado de elevação moral passado por hipócritas que vão sempre ou acusar o Benfica ou generalizar… Passam o tempo a expiar pecados para tentar que hipócritas "lhes" reconheçam "legitimidade moral" para criticar. (...)  Os dragartos adoram estes benfiquistas expiadores de pecados próprios e muito auto-conscientes... Passam o tempo a defender-se das críticas dos outros em vez de expor o que os dragartos fazem!“

Entretanto lista de apoios começa a ficar... Estranha? Até BdC defende RAP por apoiar JNL... e já chega ao cumulo de haver benfiquistas que defendem BdC porque também é contra LFV. Estes  apoios, a mim... Afastam-me! São “benfiquistas” como estes que me fazem manter o meu apoio a Lfv... Espero que o clube nunca caia nas mãos de alguém com que alguma gente se identifique!

Os Anti lfv
Continuam a dar pena! Têm a possibilidade de apoiar um excelente candidato pelos seus méritos... Mas não ultrapassam o complexo anti! E são tão demasiado ignorantes que nem percebem isso.


Quando tens um candidato Ferrari mas continuas a usar os argumentos Fiat Uno!

Aparece um candidato com nível, que não é apenas anti (como todos os que foram apoiando até agora), continuam iguais... "Discordas de mim és pago!"

Eu, o “vieirista” reconheço esses méritos todos...  se fosse votar nele era pelos méritos que votava.
Uma excelente candidatura com imensos méritos... e quais são os motivos para votarem nele? Ser oposição a LFV!  Não enumeram nem 1 razão para votar em JNL... Apenas motivos para não votar em LFV. São coisas diferentes. A existência anti não lhes permite compreender tal... Finalmente têm um candidato a sério e não saem disto... Do spin anti em vez de puxar pelos méritos do JNL. Assim não vão lá... Para spin anti já tinham RGS...

Os radicais anti LFV ainda vão estragar... “ai as casas”, “ai os velhos”, etc... Se não saírem disso... Vão continuar apenas a ter desculpas.

RGS

Com o surgimento desta candidatura, fica claro que as nossas críticas ao RGS sempre foram justas... Mas como era a única oposição, muita gente passou um ano a defender o indefensável e a acusar-nos de tudo e mais alguma coisa.
Diz muito de quem votaria em RGS... Preferiam ver o Benfica perder tudo hoje (porque para RGS vencer o Benfica precisaria de cair muiiiiiiiiiiiiito) e no futuro (com as ideias de RGS seria um futuro difícil) só para tirar de lá o ódio de estimação. Diz muito do benfiquismo.


A lógica “a prioridade não é uma boa alternativa mas tirar de lá o Vieira"... Pelo menos reconhece... O Benfica que sa fodx o meu ódio pessoal é superior a isso.

Sobre a possibilidade de JNL se juntar com RGS, questão imediatamente colocada... Se JNL faz isso... Mata a candidatura. Se tal acontecesse significaria que seriam apenas anti LFV com nível diferente...

RGS se quiser ajudar JNL a vencer LFV... Sai e não apoia JNL... Os seus poucos votantes percebem a mensagem... E ao não apoiar não impede gente que não pode com RGS de votar JNL. RGS é um apoio tóxico.

Termino, como comecei... espero que surja um excelente debate! JNL merece respeito, especialmente dos apoiantes.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 25 de julho de 2020

Benfica x Sporting - Antevisão

Ultimo jogo da época... devia ser o jogo de festejo do titulo! Muita coisa correu mal, especialmente em 2020.

Conferência de imprensa
Convocatória
Guarda-redes: Mile Svilar, Odysseas e Ivan Zlobin.
Defesas: Jardel, Ferro, André Almeida, Rúben Dias, Nuno Tavares, Tomás Tavares e João Ferreira.
Médios: Zivkovic, Julian Weigl, Samaris, Pizzi, Gabriel, Rafa, Cervi, Florentino e Chiquinho.
Avançados: Seferovic, Vinícius, Dyego Sousa, Jota e Gonçalo Ramos.

11 Inicial

O 11 que vai jogar a final da taça tem hoje a ultima oportunidade para ajustes e testes. 
Coloco Svillar porque a opção na taça foi sempre pelo suplente do campeonato e coloco o meio campo que acho que é o melhor e mais adequado a qualquer um dos jogos.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Sousa e Xistra: A despedida dos campeões.

No ano passado foi assim:

Este ano está a ser assim:
 


Enquanto uns se reformam, o futuro está a ser preparado:

Mas devemos olhar para dentro não é? E não comentar arbitragens...
Se até quando ganharam uma final ao Mónaco para jogar connosco era assim:

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Candidatura Oficial: João Noronha Lopes. Atualizado com análise.

Há dias assim… em que se faz um post, se deixa outro feito… e a atualidade impõe outro…

Retirado de: https://tribunaexpresso.pt/benfica/2020-07-23-Agora-e-oficial-Joao-Noronha-Lopes-anuncia-candidatura-a-presidencia-do-Benfica

"João Noronha Lopes irá apresentar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica - as eleições decorrem em outubro - numa conferência de imprensa a realizar pelas 17h, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Sob o lema “A Glória É agora”, Noronha Lopes encabeça, assim, uma quarta via numa corrida eleitoral.
 
João Noronha Lopes, gestor formado em Direito pela Universidade de Lisboa, de 53 anos, foi vice-presidente mundial da McDonald’s e é descrito como um adepto fervoroso do Benfica, do qual foi vice-presidente na direção encabeçada por Manuel Vilarinho, que antecedeu Luís Filipe Vieira. O nome de Noronha Lopes, sabe a Tribuna Expresso, começou a ser discutido num grupo de WhatsApp que junta vários conhecidos benfiquistas descontentes com o rumo tomado pela SAD encarnada. O professor Pedro Adão e Silva e o publicitário Vasco Mendonça - ambos cronistas e também comentadores televisivos, respetivamente no Expresso, RTP, SportTV, e Tribuna Expresso e SIC Notícias - fazem parte deste grupo que, reconhecendo méritos a Luís Filipe Vieira na retoma do clube, entende que o modelo de liderança e de negócio estão esgotados.
 
Além disso, os casos de justiça e as suspeitas que rodeiam antigos responsáveis do Benfica e, sobretudo, Luís Filipe Vieira — nomeadamente na Operação Lex, na qual será acusado por recebimento indevido de vantagem — são vistos como nódoas inamovíveis na história do clube."

disclaimer: Nunca ouvi falar na pessoa.
 
Só por esse motivo já é melhor que os candidatos assumidos! Parece que finamente saímos do nível "qualquer um menos LFV"... pode ser que finalmente deixemos de aturar gente que batia palmas aos maiores disparates só porque eram ditos pela "oposição".
As pessoas que aparecem referidas no texto não são minimamente da minha "simpatia"... aliás há uns tempos fiz um texto a criticar comentadores inspirado em ambos.
No entanto parece-me que o cabeça de cartaz é "á prova de bala!"


 23/07/2020... 17h... num qualquer canal… o futuro pode passar por aqui!

-----------------------------------------
 
 
Gostei. Discurso positivo, focado no futuro sem maledicências. Boas respostas… curtas… sem entrar no gosto por se ouvir falar. Sobre JJ... reconheceu o trabalho e o valor sem demagogias de "por 26M trazia o Guardiola".
 
Finalmente o "em 6M não há um que sirva" trouxe alguém. Como sempre disse… os benfiquistas estão abertos ao debate… desde que o debate não seja RGS ou do género.
Entretanto também já percebi que na sede de campanha de RGS... esta candidatura é criticada pelos acólitos. Pois… passaram anos e anos a bater em LFV... passaram 2 anos a colaborar com FJM e amigos… e depois de tudo chega alguém que é uma verdadeira alternativa… 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Dois jogadores para JJ...

JJ está de volta.
Nesta fase todos, ou quase todos, fazemos o exercício teórico de imaginar quem vai ser titular com JJ ou quem vai ganhar espaço e quem vai cair…
 
Para mim, já está no Benfica a dupla de meio campo que JJ vai utilizar… FL + Weigl! Um 6 de ocupação de espaço e recuperação e um 8 que joga com grande á vontade entre linhas, sem perdas de bola e com grande visão de jogo.
 

 
O que BL fez com FL... foi um suicídio para o próprio BL.
 
(atualmente 9j, 8v 1d, 22gm 3gs)


O impacto de FL na equipa é tal que vindo do banco… depois de 6/7 meses sem jogar… faz isto:
 

 
Isto é o que fazem os jogadores de qualidade… Não há cá "ah e tal mas o Samaris não jogava por isso não tinha ritmo". Mas não berra e não bate no peito… não tem clube de fãs!
 
E agora vocês dizem e com razão… óh Nuno tu agora dizes isso mas em dezembro dizias que o Benfica devia jogar com o meio campo mais ofensivo possível… Ok, mas tendo em conta o descalabro defensivo da equipa… a solução sempre esteve ali, á mão de semear!
 
E se há jogadores que vão ser "beneficiados" pela chegada de JJ... há outros que terão guia de marcha direto!
 

 
Meu rico Grimaldo...

terça-feira, 21 de julho de 2020

Aves x Benfica - Antevisão

 
Não parece mas há uma época oficial a decorrer…
 
Hoje há jogo contra um já despromovido… que vive momentos difíceis fora de campo… um bom jogo para consolidar comportamentos rumo á final da taça!
 
Conferência de imprensa
 


Lista de convocados
Guarda-redes: Ivan Zlobin, Odysseas e Svilar;
Defesas: Nuno Tavares, Tomás Tavares, André Almeida, Ferro, Rúben Dias e Jardel;
Médios: Chiquinho, Florentino, Paulo Bernardo, Pizzi, Zivkovic, Gabriel, Samaris e Rafa;
Avançados: Dyego Sousa, Vinícius, Gonçalo Ramos, Seferovic e Jota.
 
11 Inicial
 
Como há uns tempos respondi num comentário e como digo na introdução, acho que o fundamental nesta fase é preparar a final da taça… um 11 de rotação hoje permitiria fazer do ultimo jogo do campeonato um jogo teste com a equipa a ser utilizada para a final da taça, de modo a que esta chegue com ritmo a esse jogo decisivo!
 
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi