Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Resultados Desportivos do Benfica - Década 2011-2020 - Sector Feminino


O nosso colega benfiquista e leitor David Gonçalves na altura quando coloquei os resultados desportivos das equipas séniores masculinas desafiou-me a fazer o mesmo para o sector feminino e para o projecto olímpico. No caso do projecto olímpico não é de todo fácil mas para o sector feminino é mais ou menos igual ao que foi feito para o masculino.

Sendo assim, aceitei o desafio e fui procurar perceber como estava o nosso clube nessa matéria. Como já sabemos, o Benfica é o único clube em Portugal que tem sector masculino e feminino nas seis principais modalidades (futebol, futsal, hóquei, basquetebol, andebol e voleibol). É por isto que eu não concordo com o Chakra quando ele acha que não se deve comparar clubes por eles não terem o mesmo número de modalidades. Eu sou da opinião que não se deve fazer uma comparação directa mas é de enaltecer a capacidade do clube de conseguir ter todas as modalidades e nos dois sectores. Por exemplo, no sector feminino o Porto só está a competir no voleibol, e foi porque "comprou" uma equipa, que por sinal era das melhores no sector e nas duas competições que entrou venceu. Será que tem mais mérito que um clube que entrou nesta década em mais de 50 competições? Eu acho que não.

As notas de destaque são o hóquei e o futsal. O Benfica tem o domínio completo das modalidades, muito cimentado pelo facto de serem as modalidades que estão há mais tempo em funcionamento. O basquetebol é o que mais dificuldades tem tido nos últimos anos, o andebol e voleibol só este ano conseguiram chegar ao primeiro escalão visto terem sido criadas há pouco tempo (subindo todos os anos) e o futebol venceu todas as competições desde que foi criada.

Deixo o mesmo que deixei para os masculinos:

- Informação sobre todos os vencedores das competições nacionais das principais modalidades em Portugal: futebol, basquetebol, hóquei, andebol, voleibol e futsal;

- Um resumo detalhado dividido por modalidade;

- Um resumo detalhado dividido por troféus;

- Informação sobre número de troféus/finais internacionais;

- Informação sobre percentagem de troféus vencidos.


Nota para as competições de futebol, a Taça de Portugal e a Taça da Liga da época de 2019-2020 ainda estão em curso e serão terminadas durante o ano de 2020. Com o Benfica na final das duas competições.

É com orgulho de benfiquista que vejo o clube apostar forte estes últimos anos nas modalidades femininas.

No Facebook em 
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Foi Vieira que venceu, não foi o Benfica



Não querendo fazer duplicação de assunto, gostaria de dar a minha opinião mais detalhada das eleições e como tal seria mais complicado fazê-lo num comentário à análise do Nuno. Análise essa que na generalidade concordo. Vou se calhar ser um bocadinho mais polémico mas também qual seria a graça se não o fosse.

Quem venceu não foi o Benfica, foi LFV. Foi o Rui Costa. Quem perdeu foi Noronha, foi o Vitor Paneira, foi o Simões, foi o Ricardo Araújo Pereira, foi o Bernardo Silva, foi o Isaías. Tive pena de RGS. Pena não no sentido irónico ou mal dizente, literalmente pena. Pena porque nestes últimos 2 meses mostrou mais do que nos últimos 4 anos sobre como até poderia ser uma alternativa credível. Tive gosto, não gozo, de ver aquela gente da campanha do Noronha perder. RGS falhou a toda a linha na forma como se expôs ao confronto, mostrou não ter o mínimo respeito pelo Benfica, pelo Presidente do Benfica, pelos profissionais que trabalham no clube mas era ele o projecto. Era uma iniciativa dele. Percebia-se que o projecto era ele e pouco mais. Não teve financiamento para a campanha, notou-se a falta de recursos. Espelhada na quase inexistência de campanha nestes últimos meses que até lhe trouxe alguma credibilidade mas que fez com que a campanha de Noronha angariasse os descontentes todos para si. Noronha por outro lado percebeu-se perfeitamente que era apenas um testa de ferro de algo por trás dele, apareceu-se do nada a poucos meses das eleições com recursos ilimitados de campanha, aparecia praticamente o mesmo número de vezes que o Luís Filipe Vieira, o que é obra, e as noticias da sua campanha eram constantes, bem mais que as de Vieira. Ou era o Isaías a dizer que os benfiquistas lhe tinham de pagar os golos que tinha marcado pelo manto sagrado, ou era o Vitor Paneira a gritar que não era só campeão europeu que queria ser mas um Benfica a esmagar tudo e todos, ou era o Bernardo Silva no Twitter, ou o Ricardo Araújo Pereira a dar-lhe uma respostas para ele ler. Culminou com a agregação do Benitez à sua banda. Aliás, já se percebeu que o Noronha saiu de cena tão rápido quanto apareceu, dando já a entender que só veio para ser Presidente e não para andar por aí. Eram obviamente interesses grandes por detrás desta gente, que tinha pessoas que admiro mas que na generalidade fico feliz por não ver no Benfica. Queixaram-se do PMAG substituto por ter dito que quem mandava ali era ele mas não se importavam de ter um PMAG como Benitez que andava a partilhar fotos do LFV como Hitler. Noronha nas últimas semanas mostrou ser pior que o pior dos RGS desta vida.

Portanto é um dia que estou satisfeito com a democracia no meu clube. E mais ainda quando a vitória é tão esmagadora que o número de comentários até agora no blog é pequeno. É parecido a quando o Benfica ganha os jogos. A realidade é que estavam todos mortinhos para que o resultado fosse renhido, talvez LFV até não chegasse aos 50% e as outras duas listas juntas pudessem ter mais que ele. A realidade é que as filas de espera ontem deram alento, esperança que afinal a mudança estava a chegar. Porque razão iriam sair todos de casa e ficar 4 horas na fila para votar? Só podia ser para mudar. Para acabar com este Benfica de rastos. Não esquecer que o Benfica já teve eleições que terminaram com candidatos a menos de 3 pontos percentuais de distância um do outro. Esta não é uma vitória minoritária. A realidade é que o Benfica não está de rastos e os benfiquistas souberam mostrar que numa altura de pandemia e de incerteza, a continuidade de um projecto que nos últimos 7 anos venceu 5 campeonatos é a única solução. E não foram poucos os que saíram para dizer que querem a continuidade. Votaram na continuidade mais de 22 mil sócios. Quase tantos como o recorde de votantes até então. A continuidade venceu em todos os escalões de sócios. Afinal as casas do Benfica não ganham eleições. Afinal os mais jovens também querem a continuidade. Mas desengane-se quem ache que a guerra interna ou guerrilha vai parar. RGS já mostrou que se vai retirar e parece-me óbvio que o seu braço armado vai acalmar o discurso. Veremos mais publicações do Benfica GB ou do Eagle certamente, e menos do Scaramanga. Quanto à lista de Noronha ou Benitez, irão desaparecer os testas de ferro que só apareceram a poucos meses das eleições mas os interesses continuam cá. Continuaremos a ver personagens na comunicação social todas as semanas a preparar a eleição de 2024 para um novo testa de ferro. Não nos esqueçamos que o Benfica tem milhões em capitais próprios, é uma empresa com vários milhões de euros de lucro nos últimos anos e está mais apetecível que nunca.

O Benfica sempre foi aquilo que os sócios do clube quiseram que fosse. Ontem o Benfica mostrou uma capacidade de mobilização que mais nenhum outro clube conseguiu mostrar no panorama nacional. Ontem LFV mostrou mais uma vez porque é que este Benfica é muito mais dos sócios agora do que alguma vez foi. O Benfica teve mais de 4 mil votantes espalhados por este Mundo fora a participar neste acto eleitoral. E uma das principais acusações que se fazia ao Benfica de LFV era de estar a tirar o clube dos sócios. Se há prova cabal de que isso é a mais pura das demagogias, essa foi dada ontem. Nunca na história do clube tivemos tantos sócios a votar e a participar activamente na eleição duns órgãos sociais do clube. 

Gostava muito de ver quem durante estes meses todos andou a criticar se chegasse à frente. Procurasse consensos e união. Agora sim, querem mudar os Estatutos? Bora lá. Vamos debater o tema. Não é a meia dúzia de meses das eleições. O que me parece é que estas "oposições" vão deixar de falar abertamente enquanto oposições, vão-se camuflar pelos meios de comunicação social e esperar pelas próximas eleições. Não espero um Benfica muito diferente, nem espero uma comunicação muito diferente. Espero o começar de um ataque a Rui Costa, que já começou na campanha. É ele o rosto da continuidade e será ele, muito provavelmente o rosto de uma candidatura daqui a 4 anos com Vieira a apoiar. 

Foi Vieira que venceu, e venceu em toda a linha. Foram largos anos de campanha anti-Vieira para o retirar do poder. E não foram capazes de chegar sequer perto. Não deu sequer para contestar qualquer coisinha. Isto não era um jogo do Benfica. O Benfica não deveria ter nada a ganhar ou a perder com uma eleição aos órgãos sociais. Espero que Luís Filipe Vieira cumpra aquilo que disse e que saia em 2024. Seguramente deixará o clube muito melhor do que aquele que encontrou. Se tudo correr como todos os benfiquistas esperam deixará o clube com mais troféus do que Pinto da Costa no mesmo período de tempo. O que será um feito extraordinário e que só por si deveria ser relembrado como um dos melhores Presidentes que o clube já teve. O Presidente que foi contra o Sistema instalado e o derrotou.  De todos, um. Contra tudo e contra todos.


Nota: Não deixem de ler e comentar a opinião do Nuno na publicação anterior. 

Nota 2: O mais importante de hoje não é nem nunca foi quem saía vencedor das eleições de ontem. O mais importante de hoje são os 3 pontos para a Liga Europa. Onde todos nós, enquanto benfiquistas, deveríamos apoiar incondicionalmente a nossa equipa.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Eleições - Análise ao resultado

 
 

Vencedor: O Benfica.

Segundo o Observador (todas as citações são dessa fonte): "poucos conseguiriam antever uma votação de quase 40.000 associados (38.102), cerca de 15.500 a mais do que o anterior recorde – que era também registo máximo entre clubes nacionais, na eleição de 2012."

Uma extraordinária demonstração de vitalidade e ativismo democrático do Benfica e dos seus sócios… contra todos os spins vertidos pelos que só sabem falar mal... Houve votantes de todos os cantos do mundo… sendo que "apenas" 13922 foram no estádio!

Esperemos que desta demonstração resulte um clima melhor...

 

LFV - Candidato vencedor

Na eleição mais concorrida de sempre… venceu a todos os níveis! Em todos os escalões, em votos e votantes. Nunca, ninguém, teve tantos votos e votantes.

A realidade, como sempre, foi o teste do algodão: os anónimos não votam, os "avençados" têm 50 e 20 votos.

"Luís Filipe Vieira ganhou em todas as categorias de votos incluindo quem tinha apenas um voto, onde somou 4.900 votos contra 3.464 de Noronha Lopes. Se nos cinco votos ainda houve algum equilíbrio (11.870-10.290), foi nos associados com 50 votos que se fez sentir mais a diferença (241.050-119.200). Para completar este parâmetro, nos 20 votos a diferença foi 213.840-128.620."

 

 

JNL - Candidato derrotado

Teve uma excelente prestação… prejudicada por se associar a um candidato como Benitez e por alguns apoios que teve. Pelos vistos, para quem votou nele,  tem uma enorme legitimidade pelos votos que obteve… legitimidade que negam a quem teve o maior numero de votos expressos e o maior numero de votantes numa eleição desportiva em Portugal.

Aproveitou a campanha negativa e de desgaste feita por RGS... aproveitou a campanha de benfiquistas que deveriam defender o Benfica em programas de Tv (mas que afinal tinham explicação para os maus desempenhos) e sendo "co-optado" por estes benfiquistas revelou-se, para mim, uma excelente alternativa. BS enquanto Eusébio não resultou.

Vamos esperar que os seus apoiantes não se assumam como "brunistas do Benfica".

 

RGS - Ideias e atitudes arrasadas!

Estava totalmente errado. Ganhou aos votos em branco. Mea culpa… votei em LFV e não em branco como tinha "prometido".

Arrasado! Ele e todos os Shadows e Viriatos que se julgam interpretes do "benfiquismo"... todos aqueles que julgavam que era com maledicência, com acusações e a replicar as mensagens de FJM. A falta de noção desta gente é tal que andavam a chamar Abilio a um candidato que obteve 21x mais votos! A falta de noção desta gente ´é tal que queriam que JNL se juntasse a RGS.

Se os apoiantes-exemplo de JNL não defenderam o Benfica… os de RGS atacaram o Benfica!

 

Votos em branco - Perderam para RGS!

  

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Resultado das Eleições

Lista A (Luís Filipe Vieira) - 471670 votos, 62,59%

Lista B (João Noronha Lopes) - 261574 votos, 34,71%

Lista D (Rui Gomes da Silva) - 12341 votos, 1,64%

Em branco - 8003, 1,06%

Total de votantes : 38.102

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Dia B - Continuidade ou OUTubro? Os sócios decidem...

 Hoje, “dia 28 de outubro (quarta-feira), participe na Assembleia Geral Eleitoral para a eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2020-2024, entre as 8h00 e as 22h00.”

Estas eleições inicialmente marcadas para dia 30 foram alteradas devido ao “previsto agravamento da situação pandémica para os próximos tempos, conforme assumido publicamente pelos responsáveis e especialistas da área da saúde com a inerente implementação das mais variadas medidas de segurança e restrição.

Respeitando o rigoroso cumprimento dos Estatutos do Clube, que estabelece e define, nos termos do artigo 55, número 2, alínea a) de que os atos eleitorais para os órgãos sociais do Clube (Mesa da assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal) devem realizar-se entre 24 e 31 de outubro, de quatro em quatro anos.

A Mesa de Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica reuniu com representantes das quatro listas candidatas às Eleições dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica, comunicou-lhes a decisão de antecipar e convocar o ato eleitoral para o próximo dia 28 de outubro de 2020, quarta-feira, nos termos e condições previstos na convocatória anteriormente publicada, designadamente quanto a horários e locais de voto.”

Poderão votar todos os Sócios Efetivos e Correspondentes, com um ano de filiação, e a quota de agosto 2020 em dia.

Locais de voto em Portugal Continental:

Pavilhão n.º 2 do Complexo Desportivo do Estádio da Luz

Albufeira: Vivenda Ana - r/c Sítio dos Brejos – Montechoro

Algueirão-Mem Martins: Rua Serra de Baixo, 26-Loja A

Beja: Rua D. Francisco Alexandre Lobo, 1 r/c

Braga: Rua de São Vicente, 206-r/c

Bragança: futura casa – (Av. João da Cruz, 86 – 1.º

Castelo Branco: Urb. Quinta Doutor Beirão, n.º 9 – r/c Loja 2

Coimbra: Estrada da Beira, 367 – r/c

Évora: Rua Bernardo Santareno, 2 – r/c Armazém Bairro S. José da Ponte

Faro: Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa, 7 A – R/c

Grândola: Av. Jorge de Vasconcelos Nunes, 102 – r/c

Guarda: Av. Cidade de Salamanca, 18 – r/c Esq.

Leiria: Rua Machado dos Santos, 113 – r/c

Montijo: Praça da República, 20 – r/c Montijo

Oliveira de Azeméis: Rua Padre Joaquim Ferreira Salgueiro, 125 – r/c

Paredes: Rua Serpa Pinto, 107 – loja 62

Portalegre: Rua Cor. Jorge Velez Caroço, Bl. 12 – c/v LJ

Porto: Rua António José da Silva, 104 – r/c

Santarém: Rua Serpa Pinto, 69 – 1.º – r/c

Seixal: Av. Vasco da Gama – Mercado Municipal, Loja 9-Piso 1

Viana do Castelo: Rua da Igreja, 140 – r/c

Vila Nova de Famalicão: Rua Barão de Joana, 63 – r/c

Vila Nova de Gaia: Praceta Nova do Fontão, 84 – Loja E

Viseu: Largo do Paço, Lote 2 – r/c

Sport Vila Real e Benfica : Rua de Macau, lote 9 – loja 1”

“Para os Sócios residentes nas ilhas e no estrangeiro, podem exercer o seu direito de voto online, no Site Oficial, em www.slbenfica.pt/eleicoes2020

Texto feito com base em comunicações oficiais do clube.

 

Quem anda aos anos á espera desta oportunidade tem aqui a sua oportunidade (alguns têm de ficar de fora a chorar porque só votam os sócios)… sem desculpas, ninguém mais do que quem quer mudar está sempre motivado para votar! Vamos ver quanto vocês valem… Eu aceito os resultados, e vocês?

 

 

 

 

 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Bernardo Silva polémico? – Herói ou Vilão.

Nem uma nem outra. Simplesmente um benfiquista, na minha opinião irrepreensível, com direito a manifestar a sua opinião!

Polémico? Porquê? Por não ser apoiante de LFV? Era só o que faltava alguém ter de ser apoiante ou não de alguém.

BS manifestou a sua opinião sobre as eleições… já se tinha manifestado antes sobre a ausência de debates… como rapaz inteligente que é, escreveu o que quis (é feio dizer que não foi o próprio e é irrelevante que tenha sido ou não porque tem a sua assinatura e por isso é um texto que o próprio assina!), da forma que quis, no momento que quis e a sua intenção é voluntária, óbvia e inequívoca… incentivar a votar em candidatos que não LFV.

Começando pelo início… Claro que o BS tem todo o direito de escrever sobre o Benfica!

BS segue com um parágrafo cheio de frases de miss mundo… aquelas que todos concordamos. Quem não quer o fim das guerras e da fome? Embora a introdução seja a habitual nos críticos da direção… “o Benfica é dos sócios” … pois é BS, é dos sócios… vamos lá respeitar as decisões dos sócios? Nenhum presidente, jogador, treinador está acima do Benfica? Claro. Isso inclui o BS.

No parágrafo seguinte… e não colocando em causa que uma criança de 3 anos se recorde de uma eleição ou de um mandato (se fosse para bater em LFV os anti-LFV utilizariam mas eu não sou anti nada)… BS faz um elencar dos méritos da liderança de LFV.

Começa de seguida a enquadrar algumas criticas que são as mais habituais nos críticos de LFV… o desde o famoso penta (BS deve estudar a História do Benfica para ficar a saber que o Benfica nunca sequer tinha sido tetra!), passando pela capacidade de competir na europa ou no rendimento desportivo da formação (BS vens para cá ganhar 1/3 ou ¼ do que ganhas em Manchester?), terminando nas criticas ás agressões numa AG (para quem quiser voltar a este tema pergunto antecipadamente: onde viram pedir a demissão do presidente por esse motivo? Pois! Aqui… apenas e só aqui! Então dispensam-se lições de moral)…

Tudo normal? Mais ou menos…

BS estica-se bastante para fora de pé quando vem falar em “centenas” de processos judiciais… BS “racista condenado” (uma estupidez inglesa e que nós sempre o defendemos) devia ter vergonha de fazer o jogo do FJM. Quais centenas? E para o BS aprender… o Benfica não foi condenado em nenhum… é mais inocente o Benfica de TODOS os processos que foi alvo do que o BS de “racismo” do qual foi condenado! OPAs ilegais? Sim… mas por motivos que não são os que ele aponta… aliás o motivo que ele aponta já foi mais que desmontado e o BS como rapaz inteligente sabe isso e se insiste é porque ou é desonesto intelectualmente ou é mal intencionado.

Mas em 7 pontos… há 5 perfeitamente normais e 2 que são tiros ao lado!

 

Com base neste texto geraram-se uns debates “giros”.

BS símbolo do Benfica? Eh pá… Menos! É quanto muito um adepto com muita visibilidade por ser jogador de topo. Símbolo do Seixal? Sim… mas JF ou RS são bem mais símbolos da formação do Benfica que BS.

BS não devia ter falado ou o texto não é dele? O texto ser ou não dele é irrelevante… ele assinou-o e publicou-o… é dele! Não devia ter falado? Porquê? Por ser jogador? Era só o que faltava que um sócio benfiquista não pudesse falar por ser jogador…

JJ falou sobre BS? E BS já se fartou de falar sobre JJ… Chamou-lhe ingrato? Também BS já se fartou de acusações a JJ. A estória já era clara e mais clara ficou… todos ficaram satisfeitos com a decisão e a vida de todos correu melhor do que se tivessem ficado juntos… BS queria jogar mais na equipa A, JJ achava que subir á equipa A já devia ser o bastante e que BS devia trabalhar como outro jogador qualquer, o Benfica emprestou-o com “umas clausulas”… BS foi jogar mais e ganhar mais, JJ ficou sem um jogador que não era imprescindível, o Benfica vendeu um jogador com poucos minutos de equipa A por 15M… Estão ambos frustrados quando ambos deviam estar satisfeitos.

Os vieiristas… vieram com acusações a BS.

A oposição… ficaram na azia uns aos outros…os apoiantes de RGS porque já que BS não apoia vieira podia dar a entender que apoiava RGS, mas não deu… os apoiantes de JNL porque, como antecipei aqui no 1º dia, o pior que a candidatura de JNL são os apoiantes fanáticos (ex: um gajo que quer ser presidente da MAG e compara os votantes de LFV a nazis…) e começaram a elevar BS a estatuto lendário que por muito que queiram não tem ao mesmo tempo que insultam RC!

Como alguém disse: “É claro que BS não é um símbolo do Benfica! É claro que BS é um símbolo do benfiquismo! É parecido mas não é igual”. (como em tudo não misturar conceitos é fundamental)

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Benfica 2 x 0 Belenenses - Rescaldo


 

Começando pelo mais importante… bom jogo da equipa!

Excelente entrada em jogo com um golo marcado por Seferovic aos 5m e mais duas oportunidades antes dos 10m. Aos poucos o Belenenses foi equilibrando, resultado de algo que já acontecia com BL, a dificuldade em pressionar equipas com 3 centrais e que insistem em passar a bola por passar… chegando até a marcar num lance anulado por fora de jogo claro!

A entrada na 2ª parte voltou a trazer oportunidades, desta vez para ambas as equipas, mas principalmente para o Benfica… culminando com um golo anulado, um remate que queimou o Gr e um golo validado, tudo por Darwin!

Os destaques negativos deste jogo foram a lesão de Grimaldo e algum cansaço em alguns jogadores…

 Classificações

OV – 5 – Fez alguma defesa?

Gilberto – 6 – Defensivamente não teve muito trabalho… mérito próprio e da equipa. A atacar não é um desiquilibrador…

Otamendi – 7 – Já se pode assumir que o Benfica não ficou a perder desportivamente com a venda de RD? Ter a braçadeira é outro tema…

Vertonghen – 7 – Parece um agente secreto dos filmes… limpa tudo, com uma simplicidade que parece fácil.

Grimaldo -7 – Nos últimos rescaldos tinha escrito que não parecia o mesmo Grimaldo, ofensivo e desiquilibrador. Ontem além do cruzamento para o golo, ainda teve algumas investidas com bola habituais nele.

Weigl – 7 – Bom jogo do alemão. Como normalmente com muito acerto no passe… continua a faltar alguma agressividade quando a equipa está a defender e a pressionar.

Taarabt – 6 – Estou sempre a espera de algo mais do marroquino…

Ewerton – 8 -  A facilidade com que faz tudo em campo é extraordinária. Tudo parece simples e fácil… ás vezes até parece contraproducente… dá-me sempre a sensação que não pega na bola e finta a equipa adversária toda porque não quer… parece que vai devagar mas é muito mais rápido a correr e a jogar que todos os outros…

Rafa – 7 – eheh… antítese do Ewerton… parece que tem sempre pressa e que é sempre tudo a correr. Impõe mudanças de velocidade… sem bola e com bola… “pré” assistência para o golo de Seferovic.

Seferovic – 7 – Excelente golo a trazer o resultado para o lado do Benfica… depois não teve mais nenhuma oportunidade! Incrível… 1 oportunidade 1 golo!

Darwin – 9 – Sempre perigoso. A jogar no limite do fora de jogo… aos poucos vai acertando o timing e vai acumulando golos e assistências. Com todas as diferenças técnicas existentes… tem uma forma de jogar semelhante ao Marega (perdoem-me)!

Pizzi – 7 – Acima escrevi que o inicio da 2ª parte trouxe oportunidades para as duas equipas… mas foi com a entrada de Pizzi e LW que chegaram as oportunidades do Benfica e acabaram as do Belenenses. Foi mais prático a passar a bola do que Taarabt.

LW – 7 – O mesmo que para Pizzi. Tem a mesma avaliação que Seferovic porque apesar de não marcar, criou em bem menos tempo mais situações de desequilíbrio que o suíço.

Nuno – 5 – Entrou a substituir um lesionado. Não teve problemas defensivos mas também não criou ofensivamente. Vamos ver como se vai sair agora que vai ter uma série de jogos a titular…

Samaris – 4 – Só notei a diferença em campo devido a uma passe simples que obrigou Vertonghen ir buscar a bola 5m atrás do local onde estava e a ficar pressionado…

Pedrinho – 5 – Boa entrada… tentou criar desiquilibrios… não é um big jogador mas é agressivo a conduzir e a rematar.

 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista  

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Benfica x Belenenses Sad - Antevisão


Jogo de festa. Passados 17 anos da inauguração do Estádio do Sport Lisboa e Benfica! (Amanhã ou depois teremos novos vídeos sobre a História dos estádios do Benfica)

O Benfica vem de uma série de vitórias para o campeonato e para as competições europeias… aliás a única não vitória da época até ao momento foi no único jogo em que não podia ter acontecido! (Se que perguntassem se preferia ter ganho aquele jogo e neste momento estar com 0pts no campeonato… responderia que sim!).

Mas vamos ao jogo.

Conferência de imprensa

 
Convocados
Guarda-redes: Odysseas e Helton;
Defesas: Nuno Tavares, Vertonghen, Jardel, Otamendi, Grimaldo e Gilberto;
Médios: Julian Weigl, Samaris, Diogo Gonçalves, Pizzi, Gabriel, Taarabt, Pedrinho, Rafa e Everton;
Avançados: Seferovic, Waldschmidt, Darwin e Gonçalo Ramos.

 11 Inicial

(Versão comunicação social do antigamente)

Na baliza, com o nº1 Vlachodimos. Nº 2 na lateral direita, Gilberto. No centro da defesa os internacionais argentino e belga, Otamendi e Vertonghen. Nº 5 e defesa esquerdo, Grimaldo. Na casa das máquinas, o meio campo, estarão Gabriel e Taarabt; enquanto nos corredores ofensivos estarão os desiquilibradores Rafa e Ewerton. No apoio ao PL Darwin, estará Luka Waldschmidt.

 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Presidente do Sporting diz o que deve SEMPRE ser dito

"Colocaram-lhe a questão do Apito Dourado e ele diz que é mais um processo em que muitos portugueses são arguidos mas nao houve condenação. Mas há um pormenor: há dias fui ao Google e ouvi as escutas. E ouço Pinto da Costa a dizer tudo o que disse. Desafio todos os comentadores e jornalistas a ouvir novamente as escutas e perguntem-lhe o que ele acha. Se as escutas podiam ser válidas ou não, isso é problema da justiça. Outra coisa é o que ouvimos e o que ele fez. Num país de primeiro mundo Pinto da Costa não podia ser dirigente do que quer que fosse. Falando para todos os sócios do Sporting, sei que eles merecem há décadas ouvir isto... todos os portugueses merecem que isto seja dito: pode ter um grande sentido de humor, ser uma pessoa acima da média culturalmente e um currículo com muitas vitórias, mas um bandido será sempre um bandido e no final um bandido será sempre recordado como um bandido. Quando ele se retirar, ou for obrigado a retirar-se, prestará um grande serviço ao futebol português e contribuirá para que o país seja de primeiro Mundo"

Finalmente ouvimos o Presidente do Sporting dizer o que há muito devia ser dito e que o LFV deixou de dizer e que deve ser dito TODOS OS DIAS até que aquele senhor lá de cima saia do panorama do futebol nacional.

Não somos de falar do Sporting nem isto é um blog sobre Sporting mas há muito tempo que faltava ao Presidente do Sporting a coragem de falar do Pinto da Costa desta forma! 

Só é pena faltar a coragem de se juntar com o Benfica para erradicar duma vez por todas esta gentalha do futebol. 


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Lech Poznan 2 x 4 Benfica - Rescaldo


Não havendo uma grande disponibilidade para fazer grandes publicações não queremos deixar de dar oportunidade aos nossos leitores de partilhar a sua opinião e comentar a vitória do nosso clube na primeira jornada da Liga Europa.

Não foi uma vitória "limpa" mas foi a vitória necessária. Nesta fase de grupos não importa por quantos são, se é bonita ou feia, se é mais ou menos difícil, o importante é vencer.

Posso estar enganado, até porque não tomei muita atenção ao jogo devido aos miúdos mas esta equipa parecia muito o Porto, com pessoal forte fisicamente na frente a jogar na agressividade e a tentar levar o jogo à base da força.

Vencemos, fora de casa e estamos na liderança e o resto é conversa. 

Tirando Darwin não acho que alguém se tenha destacado positivamente, pelo contrário acho que a entrada de Taarabt foi a primeira invenção de Jesus, com a equipa a jogar bem com Pizzi e Gabriel no meio nos jogos anteriores. Taarabt perde muitas bolas e raramente não desequilibra a equipa. Ontem, sem forma nenhuma física é natural que isso se tenha verificado ainda mais. Gosto no entanto de ver Jesus a modificar a equipa mais rapidamente e a usar todas as substituições a que tem direito, temos plantel com qualidade portanto é bom que vão jogando sempre 16 todos os jogos.

Palavra especial para Darwin, não é por este hattrick que vai passar a ser o melhor jogador do Benfica, nem de Portugal mas que dá para ter uma noção das qualidades do jovem, isso dá. Corre muito na frente de ataque, tem qualidade posicional para a sua idade e tem muita técnica. Aqueles primeiro e segundo golo mostram bem isso. Ainda estou à espera do Taremi. Houve aqui pessoal que se fartou de dizer que era uma vergonha estarmos a dar 24M€ pelo Darwin que jogava na 2ª divisão espanhola e o Porto estava a contratar o melhor avançado do campeonato e que iria ser o melhor jogador da Liga. Estou à espera do Taremi sair do banco, ou da bancada....

Algumas notas:

Os comentadores do jogo com o Porto não estão habituados a que haja um árbitro que marque pénaltis contra o Porto. Se de facto o árbitro era bem fraquinho, assim como o de ontem do Benfica, não errou só para um lado. O Porto teve 4 faltas o jogo todo ou lá o que foi. O City teve 4 amarelos na primeira parte por faltinhas que se calhar em Inglaterra passavam. O Pepe deu uma joelhada num adversário mas ao que parece só o fez por estar "cansado". E voltamos a ver o Sérgio "boa pessoa" que no fundo só estava a defender o seu país.

O Bernardo foi dar uma bicadazinha nos azuis e logo saiu um macaco a insultar. O Record é exímio na publicação de coisas sobre o Macaco mas desta vez esqueceu-se de publicar o insulto. Eu não li mas gostava de saber. É este o líder da claque da selecção nacional, pago pela Federação Portuguesa de Futebol. A insultar o melhor jogador português da actualidade.

Pelo que foi dado a conhecer hoje haveria uma reunião para perceber se haveria condições para se fazer as eleições na próxima sexta. Eu digo já que acho que não e espero que as diferentes listas vejam isso também. 

A última das eleições, depois das mais variadas entrevistas cheias de nada do LFV e da foto do Benitez, é o Lourenço Coelho como director desportivo da equipa do RGS. Só que não. Péssima imagem.


No Facebook em 
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Rio Ave 0 x 3 Benfica - Rescaldo


Excelente vitória... num campo difícil, contra uma equipa difícil, com um arbitro difícil.
Resumidamente: 3 golos, 2 anulados, penalti anulado (a mostrar que Vagandas é um palhacito logo no dia seguinte!)... 4ª vitória para o campeonato e 5pts de vantagem para o clube dos árbitros.
Não vi o jogo com muita atenção (o horário do jogo não permite) mas destacava o numero de recuperações no meio campo do RA e o perigo decorrente dessas recuperações

Classificações
OV - 6 - Fez uma defesa importante para manter a a baliza a zero. Naquele momento, foi decisivo!
AA - 4 - Muito pouco tempo em campo... Infelizmente, á hora que escrevo já se sabe que teve uma lesão grave.
Otamendi - 6 - Excelente jogo... que será o normal... Saliento que já vai em 2 jogos e 2 amarelos... quando a média de quando jogou no porto eram 7/8 por época.
Verthongen - 7 - Tal como Otamendi... mas mais perigoso no jogo aéreo ofensivo. O jogo em que não esteve presente foi o jogo em que tivemos maiores dificuldades defensivas... Não me parece coincidência.
Grimaldo - 7 - Ainda longe do Grimaldo desequilibrador a que estamos habituados... Mesmo posicionalmente tem jogado uns metros atrás relativamente a outras épocas. Salientar a subida no terreno quando entrou NT. Mas defensivamente esteve ao nivel dos colegas... aliás, e como resumo de toda a defesa, considero que todos fizeram excelentes exibições que deverão ser "prato do dia".
Gabriel - 8 - Talvez o melhor em campo... completamente diferente do gordo que se arrastava em campo a perder bolas e a dar "viradelas" de flanco.
Pizzi - 7 - Deixou de ser o jogador mais influente da equipa... o que revela o upgrade dos colegas á sua volta.
Rafa - 7 - Sempre perigoso nas arrancadas... 
Ewerton - 8 - Não é um emprestado do West Ham ou Aston Villa ou qualquer coisa do género... mas não é mau! Aquele toque por trás com o pé esquerdo a deixar para LW...
LW - 9 - O melhor em campo para mim... fez golos, criou perigo em quase todos os lances...
Darwin - 8 - Está a faltar o golo... mas continua a fazer assistências (ás vezes anuladas pelo VAR)
Gilberto - 6 - Melhor jogo desde que chegou ao Benfica, culminado com um excelente corte a meio da 2ª parte.
Weigl - 5 - Jogo normal em Weigl. Sem perder nenhuma bola... mas fica sempre a sensação que pode fazer mais! Fazendo minhas as palavras do SC "parece que lhe falta aquele brilho nos olhos"... Faz um qb muito bom... mas é qb.
Seferovic - 4 - A tempo de assistir involuntariamente Gabriel.
Nuno Tavares - 2 - Não teve participação de registo. Vai ter bastantes minutos quando os jogos já estão decididos.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 18 de outubro de 2020

Rio Ave x Benfica - Antevisão



O Benfica está de volta para um jogo dos mais difíceis do campeonato português... a visita a Vila do Conde.

De volta após a paragem para jogos da seleção... o maior atentado ao futebol que nós gostamos! São 2 semanas de completa desmotivação e "esquecimento" do futebol a sério. O regresso tem as habituais notícias do "X veio lesionado, Y afinal já joga, etc...". Esta paragem (considerando que esta seria a de setembro num ano normal) é a pior pois há fecho mercado antes e há jogadores que chegam a outro clube depois de 15 dias em "parte incerta". 
Mas isto são desabafos e vamos ao que interessa... Podemos deixar o clube dos árbitros a 5 pts á 4ª jornada.

Conferência de imprensa

Sobre a equipa: "Vai estar no jogo e vamos convocá-lo. Deu-nos indicações muito positivas. Vertonghen treinou com máscara. Tem muito a ver com o jogo, com a disponibilidade do jogador, se tem receios, se está focado no que é o compromisso da equipa. Se a equipa técnica o quiser, ele está disponível para ser lançado"

Convocatória
Guarda-redes: Odysseas e Helton;
Defesas: Nuno Tavares, Otamendi, Gilberto, Vertonghen, André Almeida, Jardel e Grimaldo;
Médios: Pizzi, Diogo Gonçalves, Julian Weigl, Pedrinho, Everton, Chiquinho, Gabriel e Rafa;
Avançados: Gonçalo Ramos, Darwin, Seferovic e Waldschmidt.

11 Inicial

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Resultados Desportivos do Benfica da Década 2011-2020

Como muitos sabem, e alguns muitas vezes tentam ignorar, a generalidade das minhas publicações são informativas e menos opinativas. Em meados do ano passado, trouxe ao blog, numa das minhas primeiras publicações os últimos 10 anos de conquistas desportivas do Benfica e das outras equipas.

Aquilo que hoje vos trago é uma espécie de atualização e de reorganização. Atualização porque temos mais um ano de desporto, reorganização porque o último ano foi muito atípico no que a troféus diz respeito e porque foi de facto o final duma década desportiva. Terminou recentemente com a final da Taça de Portugal de Basquetebol.

Não vou de resto fazer qualquer tipo de comentário em relação aos dados que vos apresento. E se da última vez vos apresentei vários gráficos e tabelas com toda a informação resumida, desta vez vou tentar fazer diferente e espero que resulte. A ligação abaixo partilhada será para um ficheiro de Excel onde poderão ter os seguintes dados:

- Informação sobre todos os vencedores das competições nacionais das principais modalidades em Portugal: futebol, basquetebol, hóquei, andebol, voleibol e futsal;

- Um resumo detalhado dividido por modalidade;

- Um resumo detalhado dividido por troféus;

- Informação sobre número de troféus/finais internacionais;

- Informação sobre percentagem de troféus vencidos.


Deixo para vocês e para os comentários a opinião sobre a performance desportiva do Benfica e rivais na última década nas mais variadas modalidades e no seu global.

Caso não consigam aceder ao ficheiro digam que tentarei resolver o problema. Espero que esteja a funcionar. Caso haja algum erro, não hesitem em apontá-lo.

Nota: adorei ontem as inúmeras notícias sobre o período alucinante de jogos que o Porto ia ter em 23 dias. Sete jogo. Loucura. O Benfica tem sete jogos em... 22 dias. Curiosamente não se fala em período alucinante de jogos.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 10 de outubro de 2020

Já chega de Luís Filipe Vieira!!



Confesso que não estava à espera que LFV elaborasse o que quer que fosse, como tal, foi uma agradável surpresa. Não há desculpas para ninguém!! Os projectos estão aí e os perfis dos candidatos também, portanto, é ler, pensar, reflectir e decidir em quem votar.
Estou a iniciar a minha leitura dos vários projectos e comecei pelo Manifesto de LFV, que de projecto não tem absolutamente nada e não há ali nada de novo, nada!!

Já em tempos disse que dificilmente votaria em LFV porque simplesmente não acredito numa única palavra que actualmente diz. Estou cansado das mesmas frase feitas, das promessas ocas e vazias e dos constantes zigues-zagues na gestão desportiva, que demonstra que não há qualquer projecto desportivo.

Depois deparo-me com uma declaração absolutamente lamentável, como é lamentável dar uma entrevista sobre as eleições do Benfica num automóvel. Diz LFV que: "O meu sucessor tem de ser preparado para me suceder. Isto precisa da continuidade.".

Como? Pode repetir? Tem de ser preparado? Então mas temos eleições no Benfica ou isto é uma monarquia? Esta declaração é absolutamente lamentável!!! Eu não consigo votar uma pessoa que pensa isto, que diz uma coisa destas!!! Não posso!!!
Mas indo ao seu Manifesto, não foi surpresa para ninguém o que se leu por lá... Alguém já disse que aquilo foi alguém que escreveu, pois não sei se foi ou não mas aquilo é todo o discurso de LFV ao longos dos anos!! Passado, passado, passado!!! Nós estamos a votar para o futuro, não é para o passado!!! Tenho um enorme respeito e consideração pelo enorme e fantástico trabalho de LFV ao longo dos anos. Ele reergueu o clube e esse mérito e trabalho ninguém lhe tira e esse trabalho foi votado em eleições passadas! Agora estamos a preparar o futuro!! Agora estamos a votar para o próximo mandato!!! Chega de andar a falar  do passado!!! Foi importante e os sócios já se manifestaram sobre esse trabalho noutras eleições!!

Trago-vos só alguns apontamentos sobre o triste e enfadonho Manifesto...

Os outros não contam!!! Ninguém conhece RGS, Noronha ou Bruno de Carvalho!! Belo argumento para se começar um manifesto para umas eleições. 



O Benfica tem andado completamente perdido na Politica Desportiva!! Despede JJ porque não se encaixa na POLITICA DESPORTIVA que querem iniciar, a aposta na formação, e agora já serve?! E digo ainda mais... Jorge Jesus não está no Benfica há mais tempo porque Vieira durante uma noite viu uma Luz e manteve o R. Vitória, com os resultados que conhecemos. Portanto, temos projecto ou andamos a ser geridos por luzes ou fezadas? O que fez com que LFV agora achasse que JJ é o treinador ideal para a actual Politica Desportiva?



Mandato 2012 - 2016: 3 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga, 1 Supertaça - 2 Finais da Liga Europa(não são títulos mas é relevante) - Vencemos 44% dos Trofeus

Mandato 2016 - 2020: 2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Supertaças - Vencemos 31% dos Trofeus

No últimos mandato, o clube falido e intervencionado e 10 anos atrás do Benfica só ganhou menos um trofeu em relação a este Benfica... Conseguimos ganhar mais uma Supertaça...

É claramente notório que decaímos no sucesso desportivo em oito anos... Passamos de 3 em 4 campeonatos para 2 em quatro. Passamos de 44% de conquistas para 31%. Passamos de duas finais europeias para um completo falhanço europeu onde a única coisa de realce foi uns quartos-de-final da Champions.


Um presidente que não coloque na sua gestão alguma dose de paixão não pode ser presidente do Benfica!!! A ausência de paixão pelo clube é umas das criticas que se fazem a LFV e esta declaração é um claro tiro no pé!



Num Benfica pujante, isto não deveria fazer parte de um projecto desportivo! Aceito que é sempre uma inevitabilidade que os jogadores de qualidade da formação saiam a determinado altura porque seria uma autêntica irresponsabilidade não aceitar as propostas por valores "loucos". O que não aceito é que se diga que temos de apostar forte na formação e depois andamos a emprestar jogadores a clubes estrangeiros onde nos contratos "Estão para lá uma clausulas". Eu nem quero acreditar que tenham repetido o erro com Tiago Dantas!!! Bem... A não ser que o culpado seja novamente JJ... Ás tantas acrescentou as cláusulas nos contratos sem o LFV se aperceber... Sem falar em vender os jogadores ao fim de seis meses ou um ano, exceção feita a João Félix porque por aqueles valores só um idiota dizia que não!! O caso de Rubén Dias é aceitável mas lá está... Em Junho não se pode falar em fazer do Rubén um Luisão e passados uns meses vendê-lo... 


Tretas e mais tretas!!! O que um presidente tem de saber é que uma estrutura de futebol necessita desse conhecimento e para tal uma direcção terá de identificar profissionais de qualidade nessas áreas, contratá-los e dar-lhes os meios para fazerem um trabalho de qualidade. Aqui é mais um exemplo de que "sem mim isto não é nada. eu sei tudo e faço de tudo!".


Verdade!!! Basta analisar a sua comissão de honra para vermos que o que mais lá está são anónimos Benfiquistas do povo...


LFV não garante nada porque não tem nada que garantir!!! Quem tem de decidir esse tipo de situações serão sempre os sócios!! Uma hipotética perda de controlo da SAD terá sempre de ser proposta em Assembleia Geral e votada pelos sócios!!! Mais uma demonstração de que, se eu quero mando e posso!!!


A realização da Eusébio Cup foi uma fantástica homenagem a Eusébio à qual eu tiro o Chapéu a LFV. Depois da morte de Eusébio realizaram-se mais duas Eusébio Cup's. Em 2017 não se realizou e em 2018 também não!! dizer que um jogo na Internacional Cup é a Eusébio Cup é somente enxovalhar o nome de Eusébio!! Portanto, há quatro anos que a Eusébio Cup deixou de ser disputada, ou seja, a homenagem a Eusébio acabou pela mesma pessoa que a começou, LFV.


Desde a saída de JJ que a gestão desportiva do Benfica tem sido, para mim, uma desilusão! Não consigo perceber um fio condutor em tudo isto... Ora um treinador não serve, ora passamos uns anos já serve, ora se diz que se quer manter um jogador muitos anos, ora se vende logo a seguir. São jogadores a chegar que quase nem um treino fazem para serem emprestados e saírem sem fazerem qualquer jogo pela equipa principal. Compram-se jogadores para depois saírem a custo zero para depois irmos buscar pagando não seu quantas vezes mais por ele. Temos um presidente que compra jogadores porque tem um fezada, sem consultar ninguém da tal estrutura que leva 10 anos à frente dos outros.

Eu neste momento estou extremamente cansado e já nem consigo ouvir o que LFV diz... O projecto Europeu, por exemplo, já vem desde 2003 quando disse que iriamos ser os maiores na Europa e não sei mais o quê... Ao fim de 17 anos o discurso é o mesmo mas na prática é que não se vê nada, onde este ano nem à fase de grupos da Champions vamos...

Tomem nota nalgumas declarações de Vieira:

Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu" (27/4/2002)

"O Benfica será mais forte que o Real Madrid" 19-04-2003 Entrevista a O JOGO

"Vamos arrasar pela Europa fora" - LFV em 17-04-05

"Queremos ser campeões europeus" - LFV em 16-07-05

"Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo" - LFV em 29-04-2006

"Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica" - LFV em 28-02-07

"Muito em breve seremos demolidores."

"Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios". Luís Filipe Vieira, in A Bola

"Se não chegar aos 300 mil sócios em 2008 demito-me"

"O título de 2004/2005 não devia ter acontecido"
 
E há ainda quem ache que os outros candidatos são populistas e demagogos... Então o LFV tem sido o quê? Estes são uns pouquíssimos exemplos, que existirão muitos mais...

Por mim chega!! No entanto, se LFV vencer as eleições, será o meu presidente porque eu não tenho nenhum ódio de estimação a LFV. Respeito o seu trabalho, a sua dedicação e quero o melhor do Benfica acima de tudo!!! Se LFV vencer quero que daqui a quatro anos eu possa dizer "Ainda bem que Vieira venceu" porque  vencemos muitos títulos e temos uma equipa altamente competitiva na Europa onde conseguimos sempre no mínimo ir aos oitavos da Champions.



acebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Luís Filipe Vieira - Uma história com futuro



Finalmente apresentamos o Manifesto Eleitoral de Luís Filipe Vieira.

Temos cinco candidaturas, todas apresentaram os seus projetos, por isso, este ano não há desculpas de que ninguém sabe quais os projetos, principalmente de LFV que, ao contrário de outros anos, temos um projeto elaborado e acessível para consulta.

Podem consultar o Manifesto Eleitoral de Luís Filipe Vieira aqui: Luís Filipe Vieira - Uma história com futuro


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Mercado - uma análise global

"O mercado. Esse bicho-papão multifacetado, criador de pesadelos e de sonhos, que ocupa diariamente as parangonas dos jornais e que cria um sem fim de conteúdo (verdadeiro e falso) à volta dos clubes e dos seus ativos." Foi assim que o Braga definiu o mercado das transferências e eu concordo... É uma fase que a mim me enoja (tentei imenso utilizar outra expressão mas não consegui)... Desde fontes que estão secas, a programas e programas a debater o vazio, a patetas que criticam às 18h30 sobre um Lucas qualquer o que elogiavam as 18h20 porque o destino era outro, passando por leilões e novelas na sua maioria inventadas.


A sorte é que desde os verões de 92 ou 93 para cá, já conheço a narrativa... Em especial a dos últimos anos... "Benfica gastou, Sporting poupou mas o porto é que se reforçou". Pronto. Está resumido.


Mas este mercado, devido á pandemia, teve a particularidade de ser muito mais extenso e de ter muito mais histórias. Vou então passar pelas mais relevantes (para mim).

O Benfica investiu como nunca devido às eleições.
É fazer as contas... 



20/21 - 80,5M - Ewerton, Waldschmidt, Darwin, Otamendi, etc..


19/20 - 81,5M - RDT, Vinícius, Weigl, Pedrinho (para efeitos da argumentação "eleições" tem de ser colocado como investimento da época em que foi contratado), etc...

Depois há as teorias de "ah mas RDT foi flop"... Vá, mas estamos a falar de investimento ou de sucesso desportivo do investimento? Quanto disso depende do treinador? E quem nos garante que os deste ano não vão ser flops? Alguns serão de certeza!
E mesmo que, hipoteticamente, este ano tivéssemos investido, mais 1M do que na época anterior. Era verdade que tínhamos investido mais? Sim, era. Era significado e justificativo de absolutismos? Não!

Apesar de não ser verdade que o Benfica gastou mais... É inegável que existiu uma mudança na política desportiva. 
Eu discordo! Nunca fui "fanático da formação"... simplesmente acho que de deve dar oportunidades aos que já cá estão e só quando esses demonstram não servir se deve procurar fora... Exemplo? Ferro! Teve oportunidade... Não dá... Temos pena, vamos buscar fora sem rebentar o mealheiro (esta parte é fundamental).
Mas quem exigia investimento em jogadores feitos não pode criticar. Ou melhor... Pode... Porque a critica nunca foi á política desportiva mas um meio de atingir o presidente! Assim se contrata o A, devia ter sido o B... se contrata A e B, devia ter sido o C... Se contrata todos, "como fica a formação?"...

Cavani
Caso exemplar de rebentar o mealheiro! 
Boa contratação? Inegável. Ficava contente? Óbvio. Apoiava jogador? Sempre.
Encaixa no que eu apoio como política desportiva? Não! Nunca. Ainda bem que não veio... O Benfica não pode pagar 6 anos de tecto salarial (ou mais) a um gajo que joga 3! Acho que é tão simples de perceber. Queres o Messi? Quero. E depois de ter o Messi, o clube fecha?
Claro que poderá existir sempre uma ou outra excepção que isso não altera a regra.
Aqui, tive medo que LFV estivesse realmente sem noção do que estava a fazer e preferisse rebentar com o Benfica para ser reeleito.

Ruben Dias
O capitão vendido. 68M (dobro da valorização TM do jogador). Excelente negócio. Ponto. 


Reforça a importância de todo o trabalho de renovações que foi feito! (Embora depois os RGS's que dizem que não renovam a não ser no último ano venham criticar empréstimos devido às cláusulas de rescisão). Na época passada podia ter saído por 40M, foi recusado... Renovou, aumentou cláusula e... 


Façam as contas como quiserem, deu lucro financeiro e veio um DC de valor desportivo, no mínimo, semelhante!

Pelo menos acabou com a teoria do "LFV populista e que faz tudo para se manter no poder"... alguém que está disponível para deitar fora o bebé com a água do banho ficaria com o jogador.

Ewerton e Waldschmidt

Excelentes. Ambas.
Ewerton será daqueles que está cá 1 ano já não está cá (ou é flop e para o próximo ano é apontado como não investimento... Lol... A lógica escapa-me).
Waldschmidt... Vem com 1 ano de atraso! 

Vertonghen, Otamendi, Todibo
3 excelentes DC. 3 excelentes negócios. 1 será sempre classificado de flop, negociata, vieirice... Só jogam 2... Se fica Vertonghen de fora é porque foram buscar um velho, se fica Otamendi (foram buscar um portista), se fica Todibo (para jovens já tínhamos cá. Quem? Ferro. Que dizem que nem para 4o serve).


Darwin
Não percebo. 25M?! WTF.
Nunca um gajo da 2a liga espanhola pode custar esse dinheiro. 
Ou o gajo é muito bom, todos os scouts do mundo estiveram enganados e não podemos pagar 25M. Ou o gajo jogava no nível adequado para ele e não ser pode pagar 25M.
Parece-me que o gajo é bom... Não vale ser comprado por 25M para uma equipa portuguesa... E vai ser vendido facilmente por 50/60M para a premier league.

Florentino e Vinícius
Não concordo. Mas compreendo as justificações.
Vinícius se não é do agrado do treinador... Deve ser vendido... Não emprestado a uma equipa com poucas hipóteses de jogar.
Florentino... Para mim era titular ou jogaria muitas muitas vezes... Mas se preferiu sair... Temos de aceitar.

Gilberto
Contratação á JJ. Não tinha saudades nenhumas. Mas maus eram os Cádiz que com JJ nunca aconteceriam.

JJ
Normal. 
Excelente treinador... Muito mais experiente que o anterior no jogo do "eu ganho e a direção perde porque não tenho jogadores". 
No rescaldo do jogo com o Moreirense escrevi que poucas diferenças houve para muitos jogos da época passada a não ser a "exigência" dos adeptos... Que antes exigiam goleadas e não ficavam satisfeitos com as mesmas e agora com um 2-0 imaginam maravilhas futuras... Pois... Veio o Farense! E o DC titular da época passada não lhe serve! 

JM
(uma polémica do agrado dos benfiquistas)
No ano passado fizemos um post a destacar a importância de JM... Está lá tudo... A correlação da melhoria da situação financeira do Benfica e os negócios com JM.
Para quem não percebia a vantagem de trabalhar com JM (aceder a um mercado superior)... Deve ter ficado a perceber com o negócio do BF com o ManUtd.
Para quem não percebe que 10% é um valor baixo... Já devia ter percebido comparando com os negócios dos Raiola e outros, mas mesmo que não tenha percebido, o negócio do Fábio Silva terminou o desenho!
Depois há os "porque não vende o entulho por esses valores"... Para esses não há grande esperança! Se o gajo vendesse entulho acham que tinha acesso aos grandes clubes mundiais? Ele tem acesso EXATAMENTE porque não vende gato por lebre e porque se responsabiliza por não dar prejuízo nos negócios que correm mal. Mas hey... Ninguém está espera que quem tem esse argumento tenha 2 neurónios funcionais.

Rivais


Sporting ficou mais forte. Vendeu Acuna e Wendell... Mas o Pedro Gonçalves é uma excelente contratação. João Mário não imagino a ter influência naquele modelo de jogo. Perdeu Mathieu e essa é a única perda com significado.
O porto... Muito mais forte... Excelentes negócios. Carraça dá 15 a 0 ao AA. Só perdeu o capitão por 4M (excelente negócio... Aprende Vieira... Como sabemos 4>>>>68). Perdeu o marcador de bolas paradas o que no "FC cantos e livres" não é importante. Perdeu o melhor avançado no jogo aéreo em Portugal mas como sabemos o SC nem recorre ao cruzabol. O Zé Luís dos 12M sai valorizadissimo por 5M. O Nakajima não flopou. E contratou 3 trutas do fundo do banco da Premier league... Por empréstimo sem opção de compra... Sendo que Otávio, Sérgio Oliveira e Marega estão a 3 meses de serem jogadores livres. Excelente gestão. Lições de gestão para o Benfica aprender... Onde já se viu renovar antes de chegar ao último ano? (Votem RGS!)
O único ponto menos alto foi o Diogo Leite afinal não ter saído por 20M para o Barcelona, Valência, PSG, Inter, ou Juventus.

E-goi