Siga-nos no Facebook

terça-feira, 30 de julho de 2019

Plantel "diferenciado"

Até agora, todas as avaliações definitivas sobre o plantel eram provisórias, dependentes da evolução da pré-época e da evolução do plantel... Com a chegada ao final da pré-época, e mesmo tendo em conta que o plantel está sempre em aberto, pelo mercado até final de Agosto e pela evolução dos jogadores, as avaliações ao plantel já podem ser feitas de modo mais definitivo.

Quando lê-mos isto:


Pouco mais há para os "vieiristas" acrescentarem...

Isto para os exigentes está tão difícil que a única cassete que ainda conseguem debitar é que faltam"contratações cirúrgicas" para o "Benfica europeu"... sendo que este ano descobriram uma palavra nova: diferenciado! Falta um 2o Av diferenciado! Que é apenas uma metáfora para... Qualquer um menos o que veio.

Plantel


Olhemos para o nosso banco, quantos daqueles não seriam titulares nos rivais?

Claro que há posições em que a concorrência não é exatamente do mesmo valor que o titular... Mas isso não acontece em NENHUM clube do mundo! NENHUM! Quem é o Gr suplente do Alisson? Quem é o DD suplente do Kyle Walker? Escolheriam como alternativa para a vossa equipa: Jota ou Chiquinho, Aboubakar ou Fernando Andrade, Luiz Phellype ou Jovane?
"Ah e tal porque saiu o JF e o Jonas e não temos a mesma qualidade"... O Real não perdeu qualidade com a saída do CR? O Barça não vai perder quando sair o Messi?

Há dias afirmei na caixa de comentários do post sobre a "sabotagem" que o Benfica tinha o melhor plantel nessa época... Alguém referiu, corretamente na minha opinião, que os corruptos tinham melhores jogadores no sector defensivo... Hoje nem isso se pode dizer.

Na baliza, Vlachodimos mostrou que está completamente afetado pelas notícias do interesse do Benfica noutro Gr! Razão tem o Amaral...
De qualquer forma acho que o Benfica devia ir contratar um Gr superior ao grego... O que permitiria ainda Svillar sair emprestado para jogar... Mas no pior cenário possível, temos um Vlachodimos melhor do que no ano passado!

André Almeida é um titular absoluto! No ano passado deu a facada final nos críticos com um número absurdo de assistências. Mas não tem concorrência dizem... Eu digo... Ebuhei no ano passado era contratação... Lesionou-se sem ter jogado! Já não serve? Tomás Tavares... Titular da seleção de sub 19. João Ferreira... Juventus e Barcelona queriam incluir o jogador nos negócios por Perin e Cillessen.

Centrais... Melhor que na época passada. Simples... RD evoluiu e já é uma certeza... Ferro é melhor que o titular no ano passado... Jardel como 3o central é melhor do que como titular... Conti que começou na época passada como 3o, este ano é o 4o!

Grimaldo... Tem a alternativa mais sólida em muito tempo! Nuno Tavares mostrou que à esquerda é excelente... Que faça uma época tranquila sabendo que não se dele que dependerá o sucesso ou insucesso do Benfica.

Gabriel foi um jogador extremante importante na época passada... Em 3 meses! Mas esta pré-época... Tem sido uma desilusão! Mantém a capacidade de fazer mudanças de corredor mas exagerando nos passes para a profundidade e não procurando o espaço interior nas costas dos médios adversários... muito lento a recuperar (a maioria dos lances em que o adversário enquadra para cima da defesa são porque Gabriel não recuperou a tempo).

Florentino, para mim, é monstruoso! Rápido a deslocar-se para tapar linhas de passe e sempre de cabeça levantada a ver onde estão os adversários... Daí o número absurdo de intercepções! Tranquilo com bola... Entrega limpo... Com um controlo de bola fantástico (aquelas rotações á Iniesta!).

Samaris poderá ser o jogador mais importante do meio campo... Jogando como 1o ou 2o médio! Por mim começava a época como titular no lugar de Gabriel.

Fejsa... Quando um titular absoluto passado um ano é 3a opção... Não se pode concluir que estamos pior!

Taarabt vai fazer a sua melhor época no Benfica! Tenho a certeza! (Não é difícil...lol) Para os alguns que desejam que a época lhe corra mal devido ao passado do jogador no clube, pensem... Este pode ser o único ano em que o salário do jogador não será pago em vão. Se isto não é motivo suficiente para que tudo lhe corra bem...


Pizzi continua a ser incomodativo para alguns... Como vi resumido... Faz assistências, marca golos sem ser de penalti, titular com todos os treinadores, nunca está lesionado, é líder no balneário e nunca teve uma palavra má sobre nada... No entanto está sempre na lista dos "a vender". Bom é o Zivkovic! Já não há paciência...

Chiquinho já foi alvo de post e não vejo motivo para grandes alterações ao que foi escrito. Top 3 de jogadores extra grandes!  Se jogar, será fantástico porque ganha a titularidade ao melhor jogador do campeonato ou substituí um jogador "único" a nível mundial (se jogar a 2o Av)... Se for 2a opção, é uma excelente 2a opção.

Gedson... Não o vejo a ter muito tempo de jogo... 30M? Ontem! 20M? Se ficarmos com alguma percentagem futura... Ok.
Caio, Cervi, Zivkovic... Titulares nos rivais! Serão importantes.

Jota foi o melhor marcador do europeu de sub 19! Se fosse contratado na Sérvia... Todos os adeptos experts da formação mundial... Aqueles que vibram com um jogador sub 15, que ninguém conhece, mas que eles garantem que é a última coca cola no deserto... Estariam a tecer loas a LFV. É um caso semelhante ao do Chiquinho... Se for titular é sinal de muito mérito e fruto da sua qualidade... Se for suplente, dá extremas garantias.

Seferovic... Beneficiou na época passada de jogar com JF... Tenho dúvidas que mantenha o nível.

RDT não deixa dúvidas a ninguém. Vai fazer muitos golos! Jogador com uma qualidade de 1o toque fantástica, seja a receber ou a finalizar! Não é JF! NINGUÉM é JF... Se houvesse outro JF... Não pagavam 120M por ele.

Vinícius não jogou... Mas tenho alguma expectativa.
Veja-se o que era dito em dezembro... E agora que veio para o Benfica...


Isto é um anti... Mas alguém duvida que representa alguns benfiquistas? Eu não...

Considerações extra
Parabéns ao benfiquistão nos states! Como referiu o Rui Dias... "A internacionalização das casas do Benfica, especialmente nos EUA é uma realidade. Dá um orgulho imenso verificar um estádio americano com mais de 27 mil pessoas e grande parte delas ser do Benfica."


Isto é só a pré-época e o que interessa é em Maio... 
Mas é interessante a lógica do "ganhar não é o mais importante"... Quando se ganha nunca é o mais importante... Já quando não se ganha, jogar bem ou mal não interessa! Dizem tudo e o seu contrário... Digo eu!

O Benfica participou no maior torneio de pré-época da atualidade!
Um torneio em que íamos em 6j... 6d! Em 2019, se o ManUtd não contratar o BF, irá vencer esse torneio!


Mas preferiam não ter ganho nenhum jogo como o próximo adversário?
"Ah e tal mas o Sporting jogou contra o campeão europeu"... Que levou 3 do Nápoles, e que apenas teve 1 empate nos últimos 4 jogos... Dito de outra forma... Perdeu com todos menos com o Sporting. 

Mas claro que o discurso já está a ser ensaiado!



Que raça excomungada...

Como já percebemos, os adversários do Benfica, são sempre fracos.
Veja-se que o Milan é tão medíocre que nem sequer vai a Europa! (Foi um dos argumentos)
Idiotas... O Milan não vai á Europa porque rebentou com o fair play financeiro! Porque investiu o que tinha e o que não tinha!


Mas dão algum mérito ao Benfica, que vence essas equipas sem rebentar financeiramente ou sem ser comprado por árabes? Não! Só ganhamos cá dentro porque o campeonato é fraco! Sim... Forte era quando se jogava contra a CUF ou o Barreirense.

O programa da SIC sobre o jogo Benfica x Milan deixou-me com uma dúvida existencial... Quem estava mais aziado: Paulo Andrade ou RGS?

Uma prenda do atletismo.


A razão está do lado de Luís Filipe Vieira (Curtas)



Pré-Época

A pré-época chegou ao fim, ou está a chegar (falta ao que parece um jogo treino esta terça feira). Oito encontros realizados, 7 vitórias e 1 derrota, 35 golos marcados e 4 sofridos. Se retirarmos as equipas amadoras o saldo é de cinco jogos, 4 vitórias e 1 derrota, com 15 golos marcados e 3 sofridos. 

Na International Champions Cup 2019 o Benfica fez 3 jogos, contando com vitórias os jogos realizados. Seis golos marcados e um sofrido, ficando à espera que o Manchester United não vença o Milan por 3-0 para conquistar a mais prestigiada competição de pré-época do Mundo. Pelo menos é assim que a vêem clubes como Real Madrid, Atlético de Madrid, Arsenal, Manchester United, Juventus, Inter, Milan, Bayern de Munique... entre as doze equipas que este ano estiveram presentes.

Nisso Vieira tem razão. Este tipo de participação é fundamental na elevação da marca Benfica. Podemos até pôr em causa o início de pré-época longe do país e que pode ser desgastante para jogadores mas que dá outro patamar ao clube isso dá. Para além do dinheiro que o Benfica encaixa com a participação. E isso leva-me ao segundo ponto...



Público nos EUA

Os 3 jogos que o Benfica realizou na ICC tiveram mais de 55 mil espectadores em conjunto, uma média de perto de 18 mil e 500 espectadores. Uns poderão dizer que em termos médios fica aquém de jogos como os do Real Madrid ou Manchester United. Outros também poderão dizer que as médias da ICC têm diminuído ao longo dos anos. A verdade é esta: ver um jogo com o Milan em solo americano, com mais de 27 mil espectadores nas bancadas e tendo praticamente o estádio vestido de encarnado do Benfica, é caso para dizer: nisso Luís Filipe Vieira tinha razão. 

A internacionalização das casas do Benfica, especialmente nos EUA é uma realidade. Dá um orgulho imenso verificar um estádio americano com mais de 27 mil pessoas e grande parte delas ser do Benfica. É um orgulho para o Benfica e para Portugal. Casas Benfica 2.0 é o futuro. O Projecto da Casa do Benfica de Santarém é um dos muitos que me parecem mais uma grande aposta do clube. E que será sem dúvida uma aposta ganha. É isto que une os benfiquistas. LFV é muito criticado por isto, por controlar as casas do Benfica e com isso os votos. Eu pergunto: as casas do Benfica não são uma extensão do clube? Não são elas que divulgam e dão grandeza ao clube? Ou é só o pessoal de Lisboa que pode ir aos jogos todos os fins-de-semana? Notável aquilo que se viu nos estádios nos EUA.



Félix e os (ainda) 126M€

Afinal João Félix saiu barato. Esta é a nova moda depois do jogo que fez de pré-época contra o Real Madrid. Não sei como será o resto da temporada e o resto da carreira de João Félix, aquilo que parece ser verdade é que todos os que estão no Atlético estão ao lado dele e prontos a ajudar na sua evolução. Será tremendamente importante que esse apoio se mantenha para o João ter a estabilidade necessária para crescer e tornar-se num dos melhores do Mundo. Quando terminar este contrato terá 25 anos, é uma loucura pensar o que poderá ser nessa altura. Todos olham para Mbappé como o sucessor natural de Messi e Ronaldo na conquista dos troféus de melhor do Mundo, eu cá não excluiria João Félix como potencial candidato daqui a 2 anos.

Luís Filipe Vieira é que tinha razão em dar 12M€ ao Jorge Mendes para com isso aumentar para 120M€ a cláusula de rescisão. Na altura foi chamada de cláusula estratosférica, daquelas que serviriam apenas para proteger a saída do jogador por valores baixos. Afinal, não só conseguiu esse valor na transferência como ainda há quem o critique por ter deixado sair por pouco. Só o futuro o dirá, mas aquilo que João Félix veio fazer é abrir uma nova porta de negociações. Como diria o Futre: acabaram-se os saldos. Fala-se muito sobre as saídas dos jovens por tuta e meia, mas a verdade é que o ano passado todos davam Rúben Dias como certo fora do Benfica. E ele cá está e com cláusula a rondar os 90M€. Gedson ao que tudo indica não saiu por 30M€ porque o clube não quis. Florentino e Ferro terão cláusulas a rondar os 120M€ e Tiago Dantas parece-me outro que no final desta temporada andará com cláusula por essa ordem, com a diferença que este, assim como Rúben Dias, não me parece ter pressa em sair do clube como o João tinha.


Atletismo

O Benfica sagrou-se pela nona vez consecutiva campeão nacional de pista (ar livre) em masculinos. É o trigésimo primeiro (31º) título da história do clube. Este ano com a particularidade de vários dirigentes do clube terem vindo a público criticar as decisões de alguns juízes das provas. As principais queixas prendem-se por erros de avaliação em nulos de algumas provas, como por exemplo o triplo salto, ou na marcha. O Benfica chegou mesmo a colocar várias câmaras durante a prova de marcha e apresentar os vídeos à organização, acusando o atleta do Sporting de corrida em várias situações. Essas acusações foram desvalorizadas, tendo sido afirmado que eram apreciações subjectivas. Não vi as imagens mas nisso não posso deixar de concordar com Ana Oliveira: "Ou é nulo ou não é nulo, ou é linha ou não é linha, ou marcha ou corre.". Não pode haver subjectividade nestas decisões. Foram mostradas várias imagens em que o atleta do Sporting tem os dois pés no ar durante a prova de marcha.

Seja como for, parabéns aos atletas do Benfica por mais um título nacional de pista. E parabéns às atletas do Benfica pelo vice-campeonato, pelas contas do BdC é mais um título para o Benfica. 

Um destaque especial para a marca de Pedro Pichardo com 17,22 m deixando Nelson Évora a mais de 1 metro de distância (15,99m). Nelson referiu que as sensações que a prova lhe deu foi que estava pronto para mais um ano a saltar acima dos 17 metros. 
Até nisto LFV e esta direcção acertou, pagar um ordenado milionário a um atleta em declínio absoluto e que não soube respeitar o clube que o acolheu era totalmente desajustado.


Post Script - Luís Filipe Vieira

Para os mais sensíveis em relação a Luís Filipe Vieira, as referências finais sobre Luís Filipe Vieira em cada ponto não passam de meras ironias/brincadeiras, com algum toque de realidade mas este está longe de ser uma publicação de campanha de Luís Filipe Vieira. 

Brincadeirinha, está certo?



segunda-feira, 29 de julho de 2019

Félixómania e o paradigma futurista que o Benfica terá que aproveitar...


O Caixa Futebol Campus, nasceu há quase 14 anos e desde aí o Benfica estreou na sua equipa principal quase 40 jogadores formados, faturando mais de 300M€ em vendas.

De todos os formados, poderemos dizer que uns aproveitaram, outros achamos que não tiveram oportunidades suficientes, outros ainda, não mostraram qualidade suficiente para vestir o manto principal... Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Yu Dabao, Roderick Miranda, Nélson Oliveira, David Simão, Luís Martins, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Lindelof, Bernardo Silva, Hélder Costa, João Cancelo, Gonçalo Guedes, João Teixeira, Nuno Santos, Jota, Clésio, Renato Sanches, Zé Gomes, Ederson, Yuri Ribeiro, Pedro Pereira, Kalaica, Bruno Varela, Diogo Gonçalves, Rúben Dias, João Carvalho, Ferro, Florentino Luís, Gedson Fernandes, Alfa Semedo, João Félix, Zlobin, Pedro Álvaro, Nuno Tavares, João Ferreira, Tiago Dantas e Nuno Santos, (acho que não esqueci ninguém)... e muitos mais se seguirão.

O João Félix é até hoje a maior joia da coroa do Seixal, sendo “só” o 4º jogador mais caro de sempre do futebol mundial, proveniente de uma liga periférica como é a nossa.

Atlético de Madrid 7-1 Real Madrid
Ambiciono ter visto o primeiro passo no que eu espero, seja um novo paradigma no Benfica. Sim, é verdade que este jogo contra o Real Madrid conta zero, mas também é verdade que dificilmente o João conseguiria calar tanta gente num espaço temporal tão curto. (Grande jogo, carregado de classe e foco, curiosamente na posição onde mais jogou com o treinador que o lançou (Rui Vitória), com as críticas que todos conhecemos.

Para que este paradigma seja uma realidade, será extremamente importante que o João Félix se imponha e brilhe num campeonato tão competitivo como o espanhol, depois disso é aproveitarmos o momento com sagacidade.
Com o sucesso dele, o nosso carimbo made in Seixal, jamais será o mesmo. Será visto como um selo de altíssima qualidade e ainda mais desejado e falado no mercado mundial... e o melhor de tudo, pago por valores jamais imagináveis no futebol português.

Sim, eu sei que não nascem Joãos Félix todos os anos, mas no Seixal existe muito talento, sendo que em vez de vendermos jovens com potencial da B sem espaço na equipa principal por 15M€, poderemos vender alguns por bem mais... ou em vez de vendermos por 35M€ jovens da equipa principal, podermos reter ou apontar com alguma arrogância para as cláusulas de rescisão... este status, tornar-nos-á imparáveis a nível nacional, com uma capacidade de investimento que nunca tivemos na nossa história e permitirá ambicionar triunfar lá fora com outra confiança.

Actualmente já somos o único clube português, que consegue vender os seus melhores jogadores da formação para clubes de topo do 1º mercado mundial. É um facto! Ederson, Lindelof, João Félix, Guedes, Renato Sanches, são exemplos claros... Todos com sucesso? Óbvio que não! Mas, com todo respeito, não foram para o Inter (João Mário), para o Milão (André Silva), para o Bétis (William), para o Wolves (Rubén Neves) ou para o Leicester (Adrien)... já agora, e estes? Todos eles conseguiram impor-se?

A fazer jus ao que escrevemos, está um artigo do Dailymail de ontem, que descreveu o Benfica como um clube com uma escola de talentos em série brilhante, à qual junta um departamento de scouting invejado em toda Europa por conseguir encontrar pedras preciosas, que potenciamos e vendemos com lucros astronómicos. 


Voltado ao Félix... os nossos rivais em vez de criticas fúteis e de azia, pelos Renatos Sanches da vida, deveriam torcer e rezar pelo sucesso do João, pois só assim poderão usufruir de um hipotético inflacionar do jogador português, formado em Portugal, vindo de um campeonato como o português... 

PS: Aguardo com ansiedade um tweet da exma dra Ana Gomes, sobre o dérbi espanhol a contar para a taça internacional dos campeões. 
O Atlético de Madrid venceu por 7-3, onde foi descarado o facilitismo propositado do Real Madrid a deixar o João Félix brilhar... tudo isto, com o intuito de branquear a lavandaria sinalizada e bem, pela mestre justiceira dra Ana Gomes. É uma bergonha dra, não nos podemos calar! Bergonha!!!


domingo, 28 de julho de 2019

A contratação mais importante da história do Benfica

Não há qualquer dúvida que o melhor jogador da história do Benfica foi Eusébio da Silva Ferreira... Assim sendo, foi a contratação mais importante da história.

Na sequência do post de ontem... E de um comentário que falava em Michael Preudhomme... Ocorreu-me... 
Terá sido Michel Preudhomme a contratação mais importante do Benfica desde Eusébio?
Será que o vietnam não teria sido irrecuperável se não fosse Michel Preudhomme?
O que sentirão jogadores como MPH ou JVP perante um Benfica atual, em que não ser penta é incompetencia?
A luta deles nunca poderá ser esquecida!

O que significou para o Benfica.


Uma compilação da carreira.


Vs lagartagem.


Despedida.



O que dizem?

sábado, 27 de julho de 2019

Benfica x Fiorentina - Svillar

O Gr do Benfica tem sido um dos debates do verão.


A minha opinião é conhecida... É preciso um upgrade relativamente a Vlachodimos. 
Por mim...1) Investia tudo em Navas... 2) Perin é uma melhoria mas curta... 3) Vlachodimos é muito curto, especialmente fora da baliza... 4) Svillar é um excelente Gr para o Benfica e precisa de jogar.


Ora esta opinião sobre Svillar é extremamente impopular... Após o jogo com a Fiorentina li críticas ao seu desempenho... E não só daqueles para quem está sempre tudo errado.


Decidi entreter-me a rever o jogo e a avaliar TODAS as acções de Svillar no jogo...

Com os pés... entregou sempre limpo quando tinha colegas livres e longo no corredor quando os dc estavam marcados! Nem vale a pena por imagens.

Logo no inicio da 2ª parte, o lance mais perigoso da Fiorentina... Passe nas costas da defesa e remate isolado ao poste! 

O lance considerado "Svillada". 2x2 na área... Svillar sai ao cruzamento na frente do avançado, por isso ia ganhar a bola... RD corta! (Unica coisa estranha que eu vejo... um Gr a sair ao cruzamento... claro que quem está habituado a Vlachodimos pode parecer estranho)

Novo passe nas costas da defesa... Fecha o espaço para remate.

Vale sair aos cruzamentos nos cantos?

Novo passe nas costas da defesa... intercepta!

Remate em ângulo difícil... defende com os pés! (ups, agarrou... e assim parece mais fácil)

Sem querer criticar Vlachodimos, que foi uma melhoria enorme relativamente a Varela... o lance definidor (porque normal e exemplificativo) do grego enquanto gr é este...

Como querem ter um meio campo pressionante e que não deixe espaço entrelinhas se a defesa está sempre aflita porque têm de ir "buscar" os avançados dentro da baliza!

Quer isto dizer que com Svillar não precisamos de ninguém? Não.
Quer isto dizer que Svillar deveria ser titular? Não.
Apenas que o miúdo tem coisas muito boas que Vlachodimos nunca terá... e que não deverá ser desvalorizado só porque não caiu em graça apesar de ser engraçado.

André Ventura deve ser nosso seguidor no Twitter... 


Ontem no combate contra o baboso Otávio Lopes questionou se a referência "até se bebe uma cerveja" que FJM teve sobre o jantar da confusão não seria uma indicação que já estavam todos alcoolizados... O Chico... Anda totalmente desorientado.


sexta-feira, 26 de julho de 2019

Luís Filipe Vieira e o Penta Sabotado



Aqui no Universo Benfiquista tentamos trazer ao debate assuntos que para nós são importantes desmistificar. Temos em nós a arrogância de achar que há assuntos que podemos clarificar de um ponto de vista distinto daquele que ao que parece é a opinião da maioria. No meu caso, tentei fazê-lo em dois casos:


Chegou então a vez do Penta Campeonato Sabotado.

Existem várias teorias:

- Luís Filipe Vieira está de conluio com Pinto da Costa para destruir o Benfica e por isso fez de tudo para sabotar o pentacampeonato que seria inédito na história do clube. Muitas vezes esta teoria aparece associada a algumas fotografias (para não dizerem que fujo a isso, coloquei uma delas) ou ao facto de LFV ter sido sócio do Porto.

- Luís Filipe Vieira é incompetente e um mau gestor e não soube dar a "machadada" final no Porto numa altura em que o Porto estava com tremendas dificuldades financeiras.

Na prática e globalmente, aquilo que temos nestas opiniões é a convicção de que não foi feito tudo para vencer o pentacampeonato, seja ao nível de aquisições, seja por se ter mantido o treinador. O que difere nas diferentes teorias é se foi ou não propositado e em conluio com o Porto. Basta fazer uma pequena pesquisa para aparecerem essas mesmas mensagens:

O ano da sabotagem do Penta
Sabotagem vinda de dentro ou ainda o fantasma de Vale e Azevedo a pairar por aí?
Compras e Vendas, Lda.

Se já leram algumas posições minhas saberão que raramente faço apreciações subjectivas, tentando fugir de teorias da conspiração e tentando sempre deixar a quem lê que faça as conclusões com os dados que apresento.
Vamos então dividir a nossa análise em duas partes: investimento no plantel e treinador.

Investimento do Plantel

De um ponto de vista do plantel houve as seguintes movimentações:

Saídas: Ederson, Nelsón Semedo, Lindelof e Mitroglou.

Entradas: Seferovic, Krovinovic, Douglas e Gabriel Barbosa (sem contar com o Ruben Dias ou Bruno Varela que subiram ao plantel principal).

Objectivamente foram estes os nomes que saíram de maior relevo e que entraram para colmatar essas saídas. Em termos financeiros o Benfica teve rendimentos na ordem dos 100M€ com os quatro jogadores mencionados e provavelmente menos de 20M€ com os jogadores acima citados como contratações.

O plantel do Benfica ficou desta forma:

GR - Bruno Varela, Mile Svilar
DD - Douglas, André Almeida
DC - Jardel, Luisão, Ruben Dias
DE - Grimaldo, Eliseu
MD - Fejsa, Samaris, Filipe Augusto
MC - Krovinovic, Pizzi
ME - Cervi, Rafa
MD - Salvio, Zivkovic
AA - Jonas, Seferovic, Jimenez e Gabriel Barbosa

Estes foram possivelmente os 22 jogadores que contavam. A pergunta que deixo no ar é: Com estes jogadores o Benfica negligenciou a conquista de um campeonato? A mim parece-me que com estes 22 jogadores conseguimos fazer vários onze diferentes com muitos títulos ganhos pelo Benfica.

Mas a pergunta era outra, podem dizer. Houve ou não houve desinvestimento por parte da direcção? Um facilitismo por parte do Benfica em relação às saídas e entradas.  Objectivamente digo: sim e não.

Porquê sim? Porque acho que deveríamos ter contratado um guarda-redes de qualidade nessa época para colmatar a saída do Ederson. Não foi feito. Bruno Varela é da casa mas nunca será guarda redes para o Benfica.

Porquê não? Porque em tudo o resto me pareceu que houve uma aposta feita.

DD - André Almeida era o titular antes de Nelson Semedo aparecer e estava lá, trouxeram o Douglas que tanto podia ser um novo Siqueira como só mau. Foi só mau.
DC - A aposta foi promover Ruben Dias. Excelente decisão, agarrou o lugar quando teve oportunidade e não mais largou.
AA - Seferovic e Gabriel Barbosa para tentar fazer esquecer Mitroglou. Nem um nem outro conseguiram fazer esquecer Mitroglou nessa época.

Portanto em 4 saídas, duas apostas a meu ver acertadas. Uma má decisão e para a frente as contratações falharam em termos desportivos (embora Seferovic já tenha pago depois disso).

Para mim deveriam ter contratado um GR. Falharam redondamente aí. Será que é isso que fez o Benfica perder o título? Será que isso é prova irrefutável que negligenciaram um campeonato? E mais, será que não procuraram um guarda-redes? Que tipo de negociações houve? Se calhar até procuraram, mas na altura não tínhamos 100M€ frescos vindos de apenas um jogador apenas.

Treinador

Benfica fechou 2016-2017, ano de um inédito tetracampeonato como:

- Vencedor da Liga NOS - Inédito Tetracampeonato com 6 pontos de avanço do 2º. Com apenas 2 derrotas em todo o campeonato. Nenhuma delas contra candidatos ao título.
- Vencedor da Taça Portugal.
- Vencedor da Supertaça.
- Meias finais da Taça da Liga - Perdemos com quem venceu a Taça, Moreirense. Num jogo que podia ter acabado nos primeiros 45 minutos não fossem as perdidas da equipa que mesmo assim chegou a vencer ao intervalo por 1-0. Segunda parte para esquecer dita afastamento.
- Oitavos de Final da Liga dos Campeões - Eliminados pelo Borussia Dortmund, mas vencendo um desses jogos em casa.

Pergunta, foram cumpridos os objectivos da época ou não? Podem dizer "O Benfica joga para ganhar todas as competições nacionais em que entra. Venceu 3 de 4. É mau? Passou a fase de grupos da Liga dos Campeões. Podem dizer "Fez um jogo miserável em Dortmund". O Benfica desde que passou a formato Liga dos Campeões passou a fase de grupos em 5 ocasiões. Duas delas com Rui Vitória. Só passou duas vezes aos quartos de final da Liga dos Campeões. Uma delas com Rui Vitória.

Portanto, o Benfica vinha de dois campeonatos ganhos. Um inédito tetracampeonato. Duas participações na Liga dos Campeões honrosas e até prestigiantes (aquele jogo com o Bayern foi memorável). Uma Taça de Portugal, uma Supertaça, tinha vencido a Taça da Liga no ano anterior. Portanto Rui Vitória, goste-se ou não do estilo ou da forma de jogar da equipa, em dois anos tinha vencido TUDO o que havia para ganhar e a soma dos troféus ia em cinco. Somando a esses cinco, mais uma Supertaça no inicio da época da sabotagem. Em pouco mais de dois anos vence 6 troféus e na Europa passa a fase de grupos da Liga dos Campeões dois anos consecutivos, algo que o Benfica NUNCA tinha conseguido até à data.

Aquilo que pergunto é: é este treinador que vamos despedir antes da época 2017-2018? 

Nem vou colocar aqui a questão de a equipa jogar bem ou mal. O Benfica de Rui Vitória do 4-3-3 de Krovinovic ou mesmo de Zivkovic jogava mais que muitos Benficas de JJ do 4-4-2. Isso de haver alturas que a equipa corresponde mais ou menos é falacioso. Para o Benfica ficam 6 troféus em 2 anos. Um tetracampeonato inédito e duas passagens da fase de grupos da Liga dos Campeões consecutivas, também inédito.

Era o treinador que tinha conseguido isto que Luís Filipe Vieira devia ter demito? Não fazê-lo é sabotagem do pentacampeonato? Deixo à vossa análise.

Sabotagem do Penta vs Porto Manda Nisto Tudo

Depois de vos dar a imagem do plantel e treinador, e daquilo que a direcção fez ou deixou de fazer, gostava de deixar um apontamento sobre as teorias que passaram durante esse ano.

As pessoas que distribuem culpas sobre a sabotagem do pentacampeonato por parte de Luís Filipe Vieira e a sua direcção, são os mesmos que passam horas a falar e publicar situações que se passaram nesse ano que adulteraram por completo o resultado final da competição. Os mesmos que dizem que existe conluio de Luís Filipe Vieira e os "lagartos" da sua direcção com o Pintinho para destruir o Benfica, são os mesmos que colocam publicações atrás de publicações sobre como o Fernando Gomes é mandatário do Porto na Federação, como o Pedro Proença nos roubou enquanto árbitro e continua a fazer enquanto presidente da Liga, de como Tiago Craveiro é conhecido como o Cachecol do Porto, que o Paulo Costa faz o que quer com os árbitros, como o jogo do Estoril foi comprado de forma absolutamente vergonhosa ficando conhecido como o EstorilGate, ou mesmo como aquele jogo na Luz contra o Porto fica decidido no último lance do Zivkovic na área. Dezenas de publicações em que há uma acusação forte contra aquilo que foi a verdade desportiva do campeonato.

No entanto, o Benfica é segundo com 81 pontos. Apenas três derrotas no campeonato e apenas 1 contra os grandes, precisamente aquela na Luz com o Porto. Ficando a sensação que se o Benfica não tem perdido esse jogo, era campeão novamente.

E não esquecer a pressão fora dos relvados com os diversos casos de justiça a acumularem. As inúmeras visitas da PJ ao Estádio da Luz. O ano das denúncias anónimas que certamente foram desgastando um plantel que quase todas as semanas abria os jornais e  via o seu valor posto em causa com acusações sem fundamento.

A pergunta que deixo é: serei o único a ver contradição aqui? Ou seja, somos prejudicados, somos roubados, somos perseguidos pela justiça lagarta e mesmo assim só não fomos campeões por um "detalhe"?

Para mim é simples, o Benfica não foi campeão porque não foi melhor que o Porto nesse mesmo jogo. E será preciso recordar que o Benfica perdeu nessa época o Krovinovic para as últimas 14 jornadas do campeonato, numa altura que o croata estava a ser dos melhores da equipa e também perdeu Jonas para 5 das últimas 6 jornadas do campeonato e mesmo assim foi o melhor marcador do campeonato com 34 (!!!!!!) golos, tendo o jogador perdido efectivamente os dois jogos mais importantes do campeonato com Porto e Sporting. 


Conclusões

Benfica falhou na contratação de um guarda-redes. Confiou nos jogadores que tinha para vencer o campeonato depois de ter vencido um inédito tetra com muitos deles. Manteve um treinador que nos dois primeiros anos de Benfica venceu 5 troféus, entre eles dois campeonatos e um inédito tetra, inédito também na passagem da fase de grupos da Liga dos Campeões por dois anos consecutivos. O Benfica teve o ataque serrado da Federação, da Liga, da Comunicação Social e da Justiça Lagarta. E mesmo assim, foi preciso os dois melhores jogadores do Benfica estarem lesionados para os 6 últimos jogos do Campeonato, onde defrontámos Porto e Sporting, para o Benfica não ser campeão.

Olhando a estes factos. 

Terá Luís Filipe Vieira sabotado o Pentacampeonato? Ou será apenas mais um chavão criado por aqueles que simplesmente não gostam do Presidente do Sport Lisboa e Benfica, sejam eles benfiquistas ou não? Deixo à vossa análise.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Porto a Sportingar - exclusivo mundial

Como todos sabem o Universo Benfiquista é um blog sobre o Benfica... 
Mas... Hoje tenho de falar sobre duas situações no clube da BCI... PdC deve estar às voltas no túmulo!


Coentrão... 
Jogador que jura amor a todas as equipas...







Uma puta no clube que ganhou devido às ditas profissionais... Nada mais adequado.

Devido ao excelente histórico entre o jogador e o clube...


As reações entusiasmadas foram em catadupa.



Infelizmente para todos o negócio caiu...


Devido á queda do negócio... O penalti para o porto será assinalado na 1a jornada do campeonato. (Esta piada nunca passa de moda... Its funny because is true)

Danilo Pegueiga... 
Foi expulso do estágio no Algarve pelo genuíno Sonceição.



O ministro da propaganda foi chamado a terreiro. 


Danilo Pegueiga não foi expulso, disse FJM... Teve autorização para não comparecer obrigatoriamente. Já eu digo... O Rui Pinto não está preso... Tem a liberdade condicionada num estabelecimento prisional.

Claro que tudo isto foi culpa de quem? Adivinharam... Do benfiquistão...

Que agora até faz capas no jogo...


Quem se safou com a brincadeira foi o Soares... 


Que pode esticar as pernas no avião.

Mas como no UB, estimamos os nossos leitores benfiquistas, temos um exclusivo mundial... estamos em condições de vos dar a conhecer aquilo que realmente se passou:

"O plantel encaminhava-se para a mesa para jantar, Alex Telles repara que Nakajima está há 2 horas a sorrir para o aquário que está no hall de entrada do hotel e apressa-se a ir buscá-lo. 
Nisto todos se sentam, o jantar já estava servido, seria choco grelhado na brasa, acontece que a eq. técnica ainda não tinha descido... até aqui tudo bem só que os jogadores começam a olhar com desdém para o choco.
Alex Telles exclama: "Pô, choco?! Eu vou ligar ao mister. Choco não". Todos acenam em concordância e Nakajima sorri. Danilo recomenda q ponha a chamada em alta-voz.
Atende o adjunto de SC.
- Tou?
- Pô cara! Choco...? Ninguém quer choco não!
- Oh Sérgio, eles recusam-se a comer o choco.
- ... Não é bem "recusar", né...
- Ora diz lá, Alex! Vocês recusam-se a comer o choco?
- Mister! Oi! Não... imagina, o Danilo aqui é que falou que
- Oh Danilo??
- (...)
- DANILO?
- Sim, mistégue.
- Querem comer o quê, crl?
- Outga coisa qualquégue, mistégue.
- *SC tapa o micro do tlm e vira-se para o adjunto* Eu não percebo um boi do q este gajo fala. Parece q faz de propósito, foda-se.
- Mistégue.
- Diz, Danilo...
- Pog mim comia jagdineiga de pegu. *ouvem-se risos tímidos de alguns jogadores*
- Hãn?
- Ou secguetos de pogco pgueto...
- Tu tás a fazer de propósito, crl!
- Não.
- Então fala direito, foda-se.
- Ok...
- Diz lá, querem comer o quê?
- *Danilo ganha coragem e já há colegas a comentar q se calhar é melhor parar*
- Diz lá, eu peço o q vcs quiserem.
- Cagapau fguito com agoz de guelos.
- AI O CARALHO!!
- Ou de espinafgues... *risota geral do plantel e Nakajima sorri*
- Vou já aí abaixo e já vais ver!
- Paga a pgoxima avisa paga não tegmos que espegague uma hoga."

FIM 
(créditos: @Sir_Bronn_ e @DoutorSabe)


Como se vê... Claramente Danilo Pegueiga a gozar com Sonceição.

Questão honesta: Há alguém que ainda não se tenha chateado com o genuíno?


Mudando de clube mas mantendo o foco nas dificuldades de dicção... Fgedegico Vagandas pagtilha clagamente a nossa opinião sobge o spogting.


PS. A proposta do ManUtd já chegou... Mas não onde a CS dizia...

O Truncador é um fingidor...



O truncador é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve ou trunca,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não veem.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama dragãue.
por Chico JM


O truncador quer-nos passar a ideia de que nada se passou entre Sérgio Conceição e o Danilo, truncando a mensagem com a arte que só ele domina conseguindo enaltecer o acessório e desvalorizando o que realmente importa.

Sim eu sei... para aqueles lados a mensagem passa sempre, já para quem não come gelados com a testa, a coisa fica mais difícil.

O truncador, com estas duas tremendas truncagens a la dragaue, insinua que Danilo não terá sido expulso e que não foi na terça que o jogador se ausentou do estágio... mas nunca foi capaz de desmentir o desentendimento do atleta com Sérgio Conceição que é o que realmente importa. Bravo!

Ou seja... houve desentendimento, o jogador não foi expulso mas sim obrigado a ausentar-se para assuntos pessoais e só terá saído da concentração na quarta... Ahahaha

Este tipo de comunicação, faz-me lembrar os emails truncados sem qualquer tipo de intenção, mas que sem querer, alteram por completo o entendimento de quem os lê.

Adiante...

Mercado do bulhãue...

Step1

 Step2
Step3


Step4
 
E é isto... Obrigado e boa noite!
PS: deixo um repto a quem queira criar uma página 
"FC Porto comédia de Portugal"... por este 
andar temos concorrência à altura do Sporting.



E-goi