Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A vergonhosa Comunicação Social Anti-Benfica


Todos sabem daquilo que se passou no Brasil com o jornalista do JN que fez umas pequenas intervenções e perguntas ao Jorge Jesus por lá.
Demos neste espaço enfase a isso:


(fica aqui de novo para a vergonha continuar a ser noticiada)



O Benfica decidiu e bem impedir o acesso ao enviado do JN nas instalações do clube face à inexistência de qualquer atitude por parte do referido jornal:

"O Sport Lisboa e Benfica lamenta que, passados quatro dias das insultuosas declarações, amplamente divulgadas e comentadas, por parte de um jornalista do Jornal de Notícias, durante a conferência de imprensa realizada pelo treinador Jorge Jesus no final do jogo Flamengo – CSA, até hoje, da parte da Direção daquele órgão de Comunicação Social, não exista nenhum esclarecimento sobre se aquela intervenção se identifica ou está de acordo, ou não, com as orientações da sua linha editorial.

Face a este silêncio e não esclarecimento da sua posição, entendeu o Sport Lisboa e Benfica não acreditar e autorizar o acesso às suas instalações por parte de representantes de um órgão de comunicação social que não se comporta como tal, de acordo com todos os códigos orientadores do sector e da prática do jornalismo."

Ora o Jornal "Record" decide dar as seguintes noticias:



O interessante está no interior desta segunda notícia:


Então não é que o "conceituado" jornal diz "Depois da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ter condenado a atitude do Benfica" e coloca um link para a primeira noticia deles mesmos, que fala da condenação, não por parte da ERC mas por parte do Sindicato?

Sei que não somos propriamente um país de gente séria, mas isto não é demais? Já parece aquelas noticias do "O Jogo cita o CM TV", "O CM TV cita o Record", "O Record cita o JN" e o "JN cita o O Jogo".

Estas duas "entidades", o Sindicato e a Associação dos Jornalistas de Desporto não deviam em primeiro lugar garantir que os DEVERES dos seus associados fossem cumpridos? Para depois reivindicar DIREITOS?

A ERC ainda não se pronunciou sobre o impedimento do jornalista em entrar nas instalações do clube. Certamente virá multa para o Benfica. Mas não terá o Benfica de bater o pé a esta gente? Que não estamos num Estado de Direito já nós percebemos, mas isto é demais. Não sou apologista de que o Benfica deve andar a fazer comunicados por tudo e por nada, nem a levantar processos contra tudo e contra todos, mas estas "declarações" deste jornalista são demasiado graves e são feitas em solo internacional. Sinceramente acho que o clube devia ele sim já ter apresentado queixa contra o jornalista. Alguém sabe se foi feito?

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Benfica 4 x 0 Portimonense - Rescaldo


Parece que foi só para me contrariar mas eu agradeço. Afinal a época das goleadas do Benfica do Lage está viva e bem viva. O final de tarde trouxe as novidades no onze da equipa e foram olhadas por muitos com desconfiança. Eu confesso que gostei do onze inicial que vi. Primeiro porque tirou Seferovic do ataque, depois porque trouxe Samaris e Jardel para tentar perceber se estão aptos a ajudar ou não. A verdade é que a equipa correspondeu, e mais do que andarmos aqui a falar de que foram as mudanças que fizeram o Benfica jogar melhor, eu acho que foram as alterações à dinâmica de jogo que fez com que o Benfica tenha jogado melhor. Finalmente deixámos de ver jogo interior atrás de jogo interior atrás de jogo interior. Já chega. Viu-se alas bem abertos, Cervi bem encostado, tabelinhas com Grimaldo, mesmo Gedson muitas vezes encostado à linha ou a cruzar.  Pressão alta e tentativa de roubo de bola no meio campo adversário e serem eficazes na finalização. Jogo mais intenso, traz qualidade.

1ª Parte

Primeiros 10 minutos à procura do jogo, sem termos praticamente a bola, o Portimonense conseguiu um bom cruzamento que quase dava golo, num lance que para mim há um fora de jogo posicional bastante evidente que interfere na jogada. De resto, a primeira parte é toda do Benfica. Conseguimos marcar através de um canto mas até ao final da primeira parte tivemos bastantes lances bem conseguidos de ataque que faltou mais qualidade na ultima decisão para fazer melhor. Muitas boas aberturas ou jogadas na lateral que depois acabavam num cruzamento horrível. Mas a verdade é que ver o Benfica procurar a linha para cruzar é uma excelente novidade. Pressão alta, forçando muitas vezes os jogadores do Portimonense a decidir mal também foi novidade e isso é muito positivo.
A primeira parte chega ao fim com 1-0 e com o jogo completamente controlado a partir dos 10 minutos.

2ª Parte 

Começou com pressão alta como tinha acabado a primeira, ganhamos um canto logo no primeiro minuto por causa disso, desse canto há um cabeceamento à barra e depois no cruzamento de insistência chegamos ao 2-0. A equipa mantém a pressão e a intensidade alta e é com naturalidade que faz o 3º e o 4º. A partir daí o jogo efectivamente acaba e há só gestão de ambas as equipas até ao final. Poderíamos ter marcado mais 2 ou 3 tendo em conta as ocasiões flagrantes de golo, sejam do Chiquinho, do Pizzi, do Gedson, entre outros.


Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10)

Vlachodimos (6) - Cada vez mais a dar-me razão. Felizmente. Não precisamos, nem precisávamos de guarda redes. Temos um excelente guardião e cada jogo mais se prova que está feito um senhor jogador. Salvou no único lance de perigo do Portimonense, depois foi espectador e cumpriu. 

Grimaldo (7) - Ajuda muito ter Cervi daquele lado. Subiu muitas vezes, muitas tabelinhas, muita qualidade. E o melhor é a sua consistência. Mesmo quando a equipa joga mal, ele está sempre a carborar.

Rúben Dias (7) - Muito bem defensivamente, grandes cortes ao longo do jogo, tendo sido uma das principais razões para que os lances do Portimonense nunca chegassem a criar perigo. Ainda marcou para embelezar ainda mais a coisa.

Jardel (6) - Para mim um dos motivos para a subida da equipa em termos de controlo de espaços. Pressiona melhor, e mais subido, as costas dos avançados que Ferro e trouxe qualidade nesse domínio. Cumpriu praticamente sempre.

André Almeida (6) - Subiu muitas vezes, marcou um golo importantíssimo para tranquilizar a equipa, cometeu no entanto um erro no único lance de perigo do Portimonense ao deixar o jogador nas costas e falhou muitos cruzamentos. No geral uma exibição positiva embora não deslumbrante.

Samaris (6) - Assim como Jardel acho que acrescentou metros à pressão da equipa e isso foi muito positivo. Cumpriu nas suas missões defensivas.

Gabriel (7) - Qualidade superior. Quando Gabriel está bem o Benfica é melhor. Um pouco como Pizzi. O facto da equipa ter jogado mais em largura ajudou e muito o Gabriel já que tem imensa qualidade de passe. Um senhor jogador.

Cervi (7) - Gosto tanto de ver o Cervi jogar no Benfica. Assim como gostava do Salvio. A velocidade, intensidade e largura que traz à equipa é fundamental para o Benfica melhorar o seu jogo ofensivo. Dos melhores em campo.

Gedson (6) - Finalmente um jogo que gostei de ver o Gedson nesta época. Isto de não se jogar em 4-3-3 não ajuda às suas características, no entanto cumpriu aquilo que lhe foi pedido. Deu largura, qualidade de passe e pressão alta.

Chiquinho (8) - Bruno Lage afirmou num dos primeiros jogos da época que Chiquinho era um craque. E não é que é mesmo? Trouxe uma nova dimensão ao jogo do Benfica. Sem comparações, um pouco como João Félix trouxe na época passada quando entrou. Excelente movimentações, pressão na bola, grandes passes, boas situações de finalização... faltou o golo.

Vinicius (8) - Afirmei várias vezes que RDT e Vinicius são craques. Um já começou a dar-me razão. A diferença de qualidade entre Seferovic e Vinicius é grande. A bola não é quadrada para o Vinicius. Excelentes movimentações de costas para a baliza, excelentes arrancadas a levar defesas, excelentes finalizações. Não precisou de muitas. Duas batatinhas lá dentro. As duas à ponta de lança.

Seferovic (3) - O mesmo de sempre. Esforçado. Intenso. Pouca qualidade com bola.

Pizzi (4) - É um daqueles jogadores que se não estiver bem fisicamente nota-se muito. Respira futebol, conhece tudo sobre as dinâmicas da equipa e a bola é redondinha nos seus pés, mas está em baixo de forma e será bom menos minutos para ir recuperando fisicamente. Poderia ter marcado no pouco tempo que teve em campo e isso diz muito da qualidade do Luís Miguel.

Jota (2) - Teve 10 minutos para correr, fazer umas faltas e pouco mais. Numa altura que o jogo já tinha terminado mas ainda ninguém se tinha dado conta. Continua a não justificar a entrada no onze.


Apontamentos Finais

A equipa que pior joga futebol em Portugal está em primeiro, agora isolada. Equipa com mais vitórias, equipa com melhor ataque (21 golos) e com a melhor defesa (3 sofridos). Com o melhor marcador do campeonato (Pizzi com 6 golos, a par do Zé Luis), com o jogador com mais assistências (Grimaldo com 4, a par de outros 3 jogadores) e também a equipa com mais goleadas (3, a par do Porto). É lidar.
Bruno Lage já jogou 25 jogadores diferentes, o que demonstra bem a ideia de que todos contam que o treinador tende a repetir inúmeras vezes. Gostei de ver o Jardel e o Samaris, parece-me que fizeram a equipa subir na pressão. Não que os miúdos (Ferro e Tino) não saibam fazê-lo ou não tenham qualidade mas parece-me que essa maturidade foi bem vinda à equipa. 
Destaque para o Chiquinho e o Vinicius. Duas negociatas do Vieira. Dois que se falava nunca iriam calçar no Benfica. Um que tinha sido dispensado do Benfica só para se pagar 3M€ no ano seguinte e outro que seria uma subtracção aos 120M€ do João Félix. São dois jogadores de muita qualidade. Vinicius se o Lage assim o entender será sem grandes dificuldades o melhor marcador do Benfica e do campeonato. Chiquinho poderá ser o avançado substituto natural de Félix. Certamente hoje todos teriam conhecimento da qualidade dos jogadores. Felizmente aqui no Universo Benfiquista sempre fomos bastante defensores dos jogadores do nosso clube e concretamente destes dois. Não defendemos Vieiras, DSO ou Jorge Mendes. Defendemos os jogadores do nosso clube. E que belos momentos de futebol Chiquinho e Vinicius nos deram.
Sábado espero ver RDT no onze. Outro craque que só precisa de tempo para assimilar as mudanças ao sistema táctico que está habituado e que não conseguirá adquirir se não for jogando. 

Para finalizar, deixar palavra à arbitragem. Do piorzinho que anda por aí este Manuel Mota.

Benfica x Portimonense - Antevisão


Quarta-feira, dia 30 de Outubro às 20h15 

Aquando da última antevisão que fiz referia que o jogo vinha numa altura negativa para o Benfica, referia ironicamente que o Benfica ainda só tinha ganho 1 troféu na época e que ainda não tinha descolado do Porto na tabela classificativa na Liga. Ora as coisas não melhoraram particularmente. De facto, o Benfica neste momento é apenas líder do campeonato com os mesmos pontos que o Porto. Em Portugal, em 11 jogos apenas ganhou 9. Na Europa não conseguiu ainda garantir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões e já lá vão 3 jogos.  Estamos portanto em crise. Jorge Jesus constantemente falado como possível substituto já em Janeiro, Vieira terá certamente de pensar em reforçar a equipa se quer chegar a Maio pelo menos com uma pequena hipótese de ser campeão.

Posto isto, estamos perante o 16º classificado da Liga. Equipa que ainda só venceu 3 jogos dos 12 que disputou esta temporada e que só ainda tem o mesmo treinador, depois do investimento realizado, porque é o Portimonense e é o Folha.

O Benfica é muito superior ao Portimonense. O Benfica joga em casa e tem obrigação de vencer. Ninguém aqui quer branquear aquilo que têm vindo a ser algumas exibições do nosso clube. Aliás, todos nós temos perfeita consciência que podemos e devemos fazer mais. Mas no final do dia aquilo que se exige é vitórias, não goleadas. Não espero muitas alterações, nem nos convocados nem nos eleitos para o onze. Bruno Lage já teve inúmeras oportunidades de mudar os jogadores e as dinâmicas com que jogam, se isso não acontece é sinal que o treinador não o pretende fazer. Esperança não me falta, mas duvido. Sinceramente tenho saudades de um Benfica com Salvio e Cervi bem abertos nas alas, com Pizzi ou Krovinovic no meio. Sempre fui muito mais defensor de um bom 4-3-3 do que do 4-4-2. Seja como for, Lage gosta de alas que vão para o interior e dêem espaço aos laterais para subir, isto para equipas que jogam com bloco baixo é óptimo, muita gente no meio e pouco espaço. Como disse, tenho esperança que com Cervi em campo o Lage finalmente comece a pedir ao argentino para colar à linha e dar largura ao flanco.

Do jogo não espero nada de diferente daquilo que têm vindo a ser os jogos do Benfica. Muita posse, dificuldade em controlar o jogo com alguma facilidade do adversário em encontrar espaços entre linhas mas defensivamente com a equipa a conseguir mais um jogo sem sofrer. Espero muito pouco espaço e mais uma vez uma equipa recheada de jogadores de características para povoar o interior do terreno. Espero que o Benfica vença com mais ou menos dificuldade com a certeza de que o tempo de goleadas do Benfica de Lage terminou. Os adversários já perceberam como bloquear a dinâmica da equipa e existe uma incapacidade do clube em pressionar alto, coisa que aliás deveria ser caso de estudo. O Benfica era uma equipa que pressionava muito bem e alto, este ano que a regra do pontapé de baliza mudou e facilitaria ainda mais essa pressão, o Benfica acaba por perder e muito essa capacidade de pressão alta.

O meu prognóstico é um 2-0 com um golo em cada parte. Espero um golo do Pizzi e outro do Chiquinho.

A equipa que acho que o Lage irá colocar:

GR - Odysseas
DD - Tomás Tavares
DC - Ruben Dias
DC - Ferro
DE - Grimaldo
MDe Florentino
MC - Gabriel
MDi - Pizzi
ME - Cervi
MA - Taarabt
PL - Seferovic

Se fosse eu e caso estes jogadores tivessem disponíveis colocaria:
Ody, Ruben, Ferro, Grimaldo, André Almeida, Tino, Gabriel, Pizzi, Cervi, Chiquinho e RDT/Vinicius.

Aqui fica a conferência de imprensa de antevisão ao jogo:



Lista de Convocados:

Guarda-redes: Odysseas e Zlobin

Defesas: André Almeida, Ruben Dias, Ferro, Grimaldo, Jardel e Tomás Tavares

Médios: Florentino, Gabriel, Samaris, Taarabt, Pizzi, Cervi, Gedson e Chiquinho

Avançados: Jota, RDT, Vinicius e Seferovic


--------------------------------------------------------------------

Qual é a vossa previsão para o jogo de hoje? Comentem !


terça-feira, 29 de outubro de 2019

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Rescaldo - Tondela 0 vs Benfica 1


Primeiro que tudo, parabéns a Bruno Lage por ter batido um recorde com quase 60 anos... 25 vitórias em 27 jogos não é para todos.

Em segundo, vitória justa com uma exibição sofrível mas sem favores.

Em terceiro, os campeões fazem-se assim. Quando as exibições não são brilhantes, o fundamental mesmo é amealhar os 3 pontos.

O jogo...
Como vos disse na prévia e sabendo que Rafa não iria jogar, estava expectante e com esperança de que finalmente iria ver uma variante diferente do nosso lado esquerdo ao ter um ala puro na posição. Basicamente esperava o jogo interior habitual do lado direito, e do outro, um ala diferente com mais propensão para centros, 1x1, a jogar mais encostado à linha dando finalmente a largura que acho ser essencial a este Benfica demasiado previsível e com exibições pouco condizentes com o estatuto de campeão.
Vi algo diferente nos primeiros 15 minutos, mas rapidamente as coisas alteraram parecendo que Cervi estava obrigado a jogar a mais de 10 metros da linha lateral. Resultado... Seferovic, Taarabt, Pizzi, Cervi, Gabriel e Florentino, todos a jogar pelo meio, com a largura a ser dada unicamente pelos laterais André Almeida e Grimaldo, que teriam que se preocupar em fazer 50 metros para a frente no ataque e sprintar os mesmos 50 metros para trás para defender.

Ora, penso que é aqui que reside o nosso problema.
Com os nossos alas dentro e o jogo interior bloqueado, estamos dependentes da subida e projecção dos nossos laterais a atacar, a combinar e a cruzar... isto é muito curto para o Benfica.

Temos que estar preparados para colocar algo diferente no campo. É que esta forma de jogar dos nossos adversários nem sequer é nova, e já tivemos mais que tempo para ter algo pensado para lhes trocar as ideias.

Todas as equipas que defrontam o Benfica actual, sabem que um dos pontos fortes da equipa é o seu jogo interior dado precisamente pelo seus médio alas, e ao sabê-lo, colocam os seus laterais mais por dentro e jogam com os seus alas quase a fazer de laterais. Resultado, temos um adversário a bloquear completamente os nosso jogo, sentindo-se confortáveis em bloco baixo, a jogar de frente e a esperar por nós para que sempre que ganha a bola sair em ataques rápidos e contra-ataques.
Se o nosso jogo interior é um dos nossos pontos fortes, eu admito que Lage insista nele, mas já me fica complicado perceber (desculpem a insistência), que ao ver que as equipas adversárias estão preparadas para nos contrariar, não termos uma variante ou um plano B que contrarie e acrescente imprevisibilidade ao sistema.

Eu defendo que em vez da largura a atacar ser dada pelos nossos laterais, optemos por dá-la com os alas, ou com um dos alas.
A um ala que jogue encostado à linha acontece de duas coisas uma... ou está sempre sozinho, ou tem o lateral com ele. Se está só óptimo, temos um ponto de desequilíbrio, se está com o lateral quer dizer que haverá espaço entre o central e o lateral ou no corredor central. Este é apenas um exemplo.
O que quero dizer com isto, é que estamos muito limitados na nossa astúcia no xadrez, pois colocamos as peças sempre nos mesmos lugares.

Neste jogo em particular, tivemos um numero exagerado de passes falhados e além disso cometemos muitos erros defensivos. Não nos podemos esquecer que se dependemos dos laterais para desequilíbrios na frente, também dependemos deles para o equilíbrio atrás, sendo que ninguém faz durante 90" o corredor cima/abaixo com o mesmo fulgor.

Vlachodimos para mim de longe o melhor em campo e isso quererá dizer alguma coisa.

Para terminar, a pior coisa que nos pode acontecer é os jogadores começarem a duvidar do que lhe é transmitido e pedido pelo treinador. Lage tem que perceber isso e não pode deixar que os jogadores percam prazer e alegria em jogar.

Não podemos também ter vacas sagradas no 11 e se todos contam, não podem uns contar mais que outros. Seferovic não está num bom momento e a sua insistência é contraproducente para ele e para a equipa.

Notas: Vlacodimos 7, Grimaldo 6, R Dias 6, Ferro 6, A Almeida 5, Florentino 7, Gabriel 5, Pizzi 6, Cervi 6, Taarabt 6, Seferovic 5, Chiquinho 6, Vinicius 5.

domingo, 27 de outubro de 2019

Antevisão - Tondela vs Benfica


O nosso adversário de hoje, é uma equipa que está a fazer um excelente campeonato levando já 12 pontos. Tem um futebol positivo sofrendo muito golos, ainda assim marca mais do que sofre 10:9.
Até ao momento os registos do Tondela em casa curiosamente não são positivos, pois dos 12 pontos que tem na tabela, em casa, fez únicamente 1 ponto. (2 derrotas e 1 empate).
Esperemos que o Tondela não altere a sua filosofia de jogo só porque joga contra o Benfica, porque além de queremos a vitória do Benfica, todos queremos jogos apelativos no campeonato português.

Temos que entrar fortes e impor o nosso jogo logo de inicio, além disso, ter muito cuidado com os contra ataques e a exploração das costas da nossa defesa com diagonais e passes de ruptura.

O Tondela tem um menino chamado Popelu que é um regalo ver jogar... olhos no puto.

CONVOCADOS

guarda-redes-icon
GUARDA-REDES

Ivan Zlobin
Odysseas
Fábio Duarte
guarda-redes-icon
DEFESAS

André Almeida
Ferro
Tomás Tavares
Rúben
Jardel
Grimaldo


guarda-redes-icon
MÉDIOS

Pizzi
Taarabt
Florentino
Chiquinho
Caio
Gabriel
Cervi
Gedson
guarda-redes-icon
AVANÇADOS

Jota
Vinícius
Seferovic
BOLETIM CLÍNICO
  • Rafa: desinserção do tendão médio adutor, à esquerda;
  • Raul de Tomas: entorse no tornozelo esquerdo.
Estamos numa fase que necessitamos de estabilizar um 11, mas também de ter um plano B para quando o nosso plano A não está a resultar. 
Pessoalmente acho que Florentino e Gabriel irão ajudar a que o plano A resulte mais vezes, mas com a saída de Rafa e entrada de um extremo o nosso jogo irá mudar automaticamente, e curiosamente acho que nos iremos tornar mais difíceis de prever e melhores no processo defensivo. 
Com Rafa e Pizzi no 11, o Benfica focava a sua estratégia no jogo interior e várias equipas que nos defrontavam ultimamente iam mais que preparadas para nos defrontar e bloquear. Ao colocarmos Cervi ou Jota, iremos ganhar muitas coisas novas e que nos irão equilibrar tanto no processo ofensivo como defensivo. Teremos por exemplo mais cruzamentos para os nossos avançados e teremos mais 1x1 na nossa ala esquerda, além disso ganhamos mais um a defender e na entre-ajuda a Grimaldo.

Não desvalorizo em nada o que Rafa nos tem dado e daria se estivesse apto, mas para mim é claro que jogar com dois alas que procuram jogo interior de forma persistente nos estava a tornar demasiado previsíveis e dadas as características de ambos no processo defensivo, nos tornavam também débeis e partidos entre quem ataca e quem defende.



antevision1
"Favoritismo? Temos de fazer a nossa parte: entrar fortes e vencer"
BRUNO LAGE

antevision1
"Chiquinho treina muito bem há duas semanas"
BRUNO LAGE


Este jogo deve ser encarado como oportunidade de voltarmos às melhores exibições... o treinador merece, a equipa merece e nós merecemos.

Digo isto, não só porque é verdade, mas também porque mais uma vez a falta de noção, o nojo e a falta de honestidade intelectual paira na imprensa nacional, rivais e oposição.
Actualmente para esta gente, se o Benfica não ganha por mais de 4, estamos em crise. Já para Porto e Sporting, qualquer exibição miserável, empate ou derrota, são desvalorizadas de forma constante... já se fala até em Jesus no Benfica vejam lá, logo de seguida e porque são obrigados, falam da renovação do Bruno Lage, como se ambas as coisas fossem o corroborar e desenrolar da mesma história... Enfim!

Para cima deles todos!
#carregaBenfica
#rumoao38
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Equilibrar a equipa



Sinceramente, acho que estaria na hora de Bruno Lage perceber que não pode jogar com uns no campeonato e depois mudar na Champions da forma que o tem feito.

Penso que estaria na altura de Lage encontrar um modelo que vá de encontro ás características dos jogadores e que equilibre mais a equipa, mais na Champions do que no campeonato.

No último jogo da Champions forma visíveis as dificuldades do Benfica em conseguir manter o controlo do jogo, em conseguir ter posse, apesar de na primeira parte até ter corrido relativamente bem. O Lge fez enrrar dois novos jogadores, mexeu no sistema táctico em três posições e dois jogadores jogaram fora das posições habituais ou naturais. Saíram da equipa RDT e Pizzi e entraram Cervi e Gedson. O Cervi foi para a esquerda, Gedson foi para a direita e Rafa jogou atrás de Seferovic. O Gedson na direita é uma adaptação e Rafa rende o dobro a jogar na esquerda. Sem falar que tanto Cervi como Gedson pouco ou nada jogam e assim terão menos ritmo competitivo do que a restante equipa.

Penso que serão demasiadas alterações para que uma equipa consiga funcionar de forma consistente, organizada e com dinâmica. Compreendo que face à pouca ajuda defensiva que Rafa e Pizzi dão, em jogos de Champions tenha de existir alguma alteração na equipa e foi por isso que Pizzi saiu da equipa para entrar Gedson, Cervi entrou para jogar na posição habitualmente ocupada por Rafa e Rafa foi para o meio, uma zona menos perigosa em termos defensivos.

Na imagem está a equipa que proponho e que seria uma equipa bem mais equilibrada. O Pizzi passaria para uma zona menos problemática em termos defensivos e Rafa manteria a posição, mesmo defendendo pouco, já seria mais fácil os médios só terem de dobrar o Rafa. Do outro lado estaria Cervi a fazer movimentos interiores a partir da largura, defensivamente não será preciso dizer mais nada em relação ao Cervi. Penso que Rafa e Cervi podem dar-nos os desequilíbrios individuais com movimentos interiores, de ruptura ou na profundidade.

Atrás do ponta estaria Pizzi, um falso segundo ponta, um jogador com capacidade de ter bola e com um visão de jogo muito elevada. Jogando naquela posição, face á pouca ajuda defensiva que dá, ficamos mais protegido e assim A. Almeida não passa noventa minutos a "levar" com dois jogadores e assim a desequilibrar a equipa. Além do mais, Pizzi tem golo, sabe aparecer muito bem em zonas de finalização.

O meio campo, para mim, seria aquele que melhor funcionou o ano passado... Samaris e Gabriel!! Os dois ligavam muito bem e o Grego tem também a capacidade de jogar mais subido e tem maior capacidade de passe vertical. É um mistério este ocaso de Samaris...

Penso que esta equipa tanto poderia jogar o campeonato como na Champions, podendo haver uma alteração estratégica mas sem estas alterações todas que têm acontecido. Penso que esta equipa seria equilibrada, garantia capacidade criativa e ofensiva ao mesmo tempo que seria mais consistente em termos defensivos do que andar com Pizzi e Rafa nas alas e depois os laterais a "levarem" sempre com dois adversários.

O ponta de lança escolhido foi o Vinicius pelo momento que atravessa. Neste momento é o avançado que está melhor.
Ontem correu bem mas se Lage continua neste sistema de mudar a cada jogo de Champions, vamos continuar a ter dificuldades em controlar jogo, em ter bola e a conseguirmos ser uma equipa equilibrada. Ontem jogámos contra uma equipa que está a fazer um campeonato horrível em França... Vai em 17.º lugar. Não querendo tirar valor ao Lyon, que é uma equipa dura de vencer porque tem bons jogadores, mas ontem, a jogar em casa, tínhamos de ter feito outro tipo de jogo, tínhamos de apresentar outra consistência e qualidade no nosso jogo mas com tantas alterações é sempre difícil.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Benfica 2 x 1 Lyon - Rescaldo


Jogo difícil e competitivo... Como todos nesta competição! Conseguimos o fundamental... Ganhar!
 
 
 
 
No entanto a vitória de uma equipa que nos últimos 18 ganhou 4, perante uma equipa que não perdia há 3 anos na LC... Não satisfez os adeptos! 


Incrível como se arranja sempre algo para chorar. Se se ganha é porque não se jogou muito... Se se joga e não se ganha é porque o que interessa é o resultado... O vosso Ajax como ficou exigentes?
O Lyon não presta? Para alguns nenhuma equipa presta! Mas dá jeito á narrativa... Se o Benfica ganha é porque o adversário não prestava... Se perde é porque nem a uns fracos ganha. Gostaria de saber que critérios utilizam para avaliar as equipas.

 
Só faltou ofender o Gr do Lyon…
 


Comecemos pelo 11 inicial... Mais uma vez não percebo este 11 inicial (e escrevi antes para não ser acusado de escrever depois)... não é concordar ou discordar... É não perceber!
Gedson e Cervi julgo que é fácil perceber a lógica... Jogadores mais solidários a defender, o que é importante nos médios ala de um meio campo a 4 na LC. Percebo quem possa discordar da opção mas...


AA como escrevi na antevisão se foi convocado é porque poderia jogar e nessa condição deveria jogar... Mas tendo em conta a gestão das substituições até se percebe.
 
"Então Nuno, o que não percebes?" Seferovic! Não dá mais... Basta! Se é para correr a pressionar os DC adversários que coloquem lá um gajo do atletismo! Com bola, que é o que interessa, não é 0... É -0! (Sim, matematicamente não existe, eu sei... Representa ser uma nulidade negativa... Nem algo negativo consegue ser).
 
 

Sobre o jogo... O Benfica entrou, como normalmente, com um jogo dividido... e teve a eficácia que faltou em alguns outros jogos de LC. Infelizmente o "truque" de BL para este jogo, Rafa a 2o Av, terminou cedo devido a lesão. O Lyon teve a sua única oportunidade na 1a parte fruto de um passe atrasado de cabeça á tugão de Pizzi que resultou em isolar o jogador adversário... Valeu o grande corte de Grimaldo. Antes e depois deste lance... Seferovic fez o que faz melhor!

 
Na 2a parte, o Lyon conseguiu pressionar bem o Benfica e mesmo sem ter muitas oportunidades conseguiu marcar, já após ter enviado uma bola a barra. Após este golo, o Lyon tentou uma postura mais de controlo e de tentar aproveitar o erro do Benfica... Aqui, temi o pior... O Lyon teve 2/3 contra ataques que poderiam ter resultado em golo. 
Até ao momento que aconteceu a verdade lapaliciana da LC: "os erros pagam-se caro"! Como BL disse: "na Rússia fomos nós"! Felizmente desta vez foram os outros... Num lance sem necessidade nenhuma... Anthony Lopes erra um passe e entrega a bola a Pizzi que de primeira faz golo! Simples. É só isto que peço... Não cometer erros destes... Deixar que sejam os outros a errar e nós a aproveitar. 
 
Em resumo: Ganhamos que é o mais importante. Devido à conjugação dos resultados estamos a 1pt da qualificação para a fase a eliminar… o resto são viúvas e cabeças que não cabem na porta!
 

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Antevisão Champions League Benfica vs Lyon

 
Não há margem para meias palavras… o jogo de hoje é decisivo.
Neste momento temos 0 pontos!
O Lyon está na liderança do grupo com 4 pontos!
"ah e tal" mas o Lyon está não sei em que lugar no campeonato… Ok… são competições diferentes! Na minha opinião é diferente o transfer que existe de resultados positivos no campeonato como referencia para qualidade do que existe de resultados negativos no campeonato como referencia para falta de qualidade.
 
Nos últimos 13 jogos de LC o Lyon tem 1 derrota enquanto o Benfica nos últimos 18 jogos de LC o Benfica tem 11 derrotas… no entanto na mesma amostra (diferente para ambas as equipas) o Lyon tem 3 vitórias enquanto o Benfica tem 4! Isto demonstra 2 tipos de abordagens diferentes… uma equipa que é muito difícil de bater (o Lyon) e uma equipa que joga o jogo e acaba por perder (o Benfica)… Num caso o adversário olha para os resultados e diz "eh pá eles raramente perdem, vai ser difícil" no outro caso o adversário diz "vamos tranquilo e vamos deixa-los enterrarem-se sozinhos".
 
O que diria qualquer observador perfeitamente isento? X2!


O tuga Anthony diz e faz isso mesmo á descarada!
"Sabemos que eles precisam de um resultado positivo, precisam de uma vitória e têm a obrigação de ganhar. No entanto, nós também. Estamos aqui para ganhar o jogo, conquistar pontos." Repare-se… uns precisam e têm obrigação de ganhar, os outros querem conquistar pontos! E diga-se de passagem que neste momento é quase verdade. Qual a diferença? É que os que têm obrigação de vencer… têm sempre obrigação de vencer e acabam a perder… os que vão para conquistar pontos, ganham ou empatam!
(uma questão… em que campeonato é que a equipa com 11d em 18j joga com obrigação de ganhar à equipa que em 13 tem 1d? Pois… Nenhum! Mas os mesmos que dizem que é uma vergonha a prestação europeia são os mesmos que não concebem empatar!)
 
Na minha perspetiva, neste momento, já andamos a correr atrás de pontos que perdemos por não saber jogar como tão bem AL explica… Temos de PONTUAR! Mais importante do que ir para a 2ª volta a 1 ponto do Lyon é não ir para a 2ª volta morto e enterrado em 2 competições (LC e LE)! Ninguém passa de ganhar 4 em 18 para ganhar 4 em 4! (E julgo que ninguém realisticamente acredita nisso)


Registei uma frase de RD: "assumir o panorama"! Espero que sim Ruben… espero que sim.
De BL registei: "quem diz avançados diz avançado".

Convocatória:
Guarda-redes: Zlobin e Odysseas;
Defesas: André Almeida, Tomás Tavares, Jardel, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo;
Médios: Taarabt, Florentino, Pizzi, Gabriel, Gedson, Rafa e Cervi;
Avançados: Raul de Tomas, Seferovic e Vinícius.

Com esta convocatória e com as palavras de BL espero o seguinte 11


Se AA está convocado, numa convocatória de 18, está recuperado… assim… tem de jogar! Igual para Rafa! FL já jogou e já mostrou a diferença que é tê-lo em campo. Vinícius… ou RDT... Se a opção for Seferovic acho injustificável!

11 inicial
ONZE DO BENFICA: Vlachodimos; Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Florentino, Gabriel, Gedson e Cervi; Rafa e Seferovic

Comentário: Bruno Lage... Já chega! O que é demais enjoa...


Ps.
Afinal há duas equipas tugas na LC. (peço desculpa por conspurcar este post)



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Bola de ouro, doping no Porto e jogos comprados por Superdragões

Bola de Ouro 2019
Ontem assistimos a mais um ataque da entidade maléfica que domina o futebol e o mundo… O "benfiquistão" atacou a revista France Football.
 (Não confundam nada disto com o celebrar títulos de nenhum jogador fora do Benfica!)


A 1ª pergunta que nos surge é: onde está o melhor médio do mundo e quiçá da europa?


Este ataque do benfiquistão acontece no dia em que um sábio publica estas palavras: "veio-me à memória o facto de só um jogador “made in Seixal” estar entre os finalistas do troféu “Golden Boy”!"
 
Ora vamos lá ser sérios… vejam a lista (da bola de ouro e não do golden boy)… qual daqueles jogadores conseguiria o Benfica contratar? Pois…
O sábio avisa "O Benfica pode não ser campeão europeu com a formação"… Eu, afirmo: MUITO MENOS o será a tentar contratar fora jogadores do nível dos que forma!

Como conclui o sábio: "A diferença entre a realidade e a demagogia!"


Doping? No porto? Não?!
Lembra-se de quando o porto e os seus cartilheiros assumiram a não entrada na Champions? Eu também não! Nessa altura andavam a festejar vitórias na volta a Portugal. (o print é de 2018, mas em 2019 foi igual)


O porto no ciclismo reclama para si as vitórias da equipa da União Ciclista do Sobrado… por isso agora terá de reclamar também os casos de doping.

 

Nada que não fosse esperado.

 
 
Confesso que sou super adepto de ciclismo… de Pantani a Armstrong… todos esses "reis do doping" fui grande adepto deles! Mas se dependesse da minha opinião… o Benfica estaria sempre fora deste desporto. Não sou daqueles que acha que não tem retorno financeiro ou de visibilidade até porque sou dos que passa tardes inteiras a ver etapas das grandes voltas e clássicas… Mas este é um desporto com "incentivos" a pisar o risco e em que uma atitude individual pode prejudicar gravemente a projeção social de uma "marca".
 
LFV em tempos deu uma entrevista onde associou o ciclismo ao doping… o nosso amigo FJM como normalmente saltou em cima do tema. Será que no seu programa no porto canal irá voltar ao tema?

Jogos comprados? Superdragões? Não?!
Durante anos andamos a ouvir o nome do Benfica associado aos mais diversos casos judiciais… Até ao momento a conclusão é: o Benfica é o clube / empresa mais investigado de sempre em Portugal e não foi encontrado NADA que configurasse crime! Esta conclusão é inegável e irrefutável.
Links:
 
Mas que há jogos comprados, há! Alguns mesmo que não sejam comprados... são facilitados! (oi… coimbrões?). E vão saindo noticias sobre isso:
 
 
"O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu quatro arguidos do processo Jogo Duplo entre os quais o antigo futebolista Abel Silva, que foi condenado a seis anos e três meses de suspensão.
Na base das condenações, está a violação do artigo 114.º, que pune "a oferta de presentes, empréstimos, promessas de recompensa ou de, em geral, qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer elemento da equipa de arbitragem ou terceiros, direta ou indiretamente, solicitar daqueles agentes uma atuação parcial de forma a que o jogo decorra em condições anormais, ou com consequências no seu resultado ou que seja falseado o relatório de jogo"."
 
Entretanto na justiça civil… parecem os mesmo de sempre associados:
 "O MP defendeu penas efetivas para Carlos Silva, conhecido como 'Aranha' e elemento da claque Super Dragões, (…). Em causa estão crimes de associação criminosa em competição desportiva, corrupção ativa e passiva em competição desportiva e apostas desportivas à cota de base territorial fraudulentas."


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi