Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Excelente Vitória!!!



Foi uma excelente vitória!! Não pela exibição em si, que não foi deslumbrante, mas sim por termos regressado às vitórias, por estarmos nas meias finais, por ter sido com jogadores recém-recuperados da Covid e com o treinador fora, também ele com Covid.

Sei que muitos estão a desvalorizar este facto mas isso, na minha opinião, é patético!! Foi muito arriscado jogarmos com tantos jogadores que tiveram ausentes durante 10 dias, no mínimo. O Gabriel foi mais de mês. 

Os jogadores podem demorar a recuperar a forma física, dependendo das debilidades deixadas em cada um dos jogadores, como tal, isto é ainda um processo moroso até os jogadores estarem no pico da sua forma.

O jogador que mais se notou a longa ausência foi Gabriel!! 

Fizemos o suficiente para vencermos o jogo de forma tranquila. Tivemos sorte no primeiro golo mas já tínhamos feito algumas aproximações com perigo à área do Belenenses e que só por erros na tomada de decisão ou no último passe não nos permitiu finalizar as jogadas. Este tipo de situações têm sido recorrentes esta época.

O importante era vencer e passar ás meias finais e isso foi conseguido sem brilhantismos mas com distinção.

Não quero deixar passar em claro aquilo que se passou hoje na TVI... Os comentários do Dani durante o jogo deveria dar para despedimento por justa causa. A forma como ele gritava para o jogador do Belenenses ir para a frente, depois a gritar para passar para a esquerda e para terminar, um esgar de desilusão por o jogador ter feito o remate em vez de passar para a esquerda como ele tanto queria. Uma completa vergonha que se manteve durante o jogo todo! Chegou ao ponto de dizer que o Belenenses controlava o jogo e o Benfica, quando o Benfica, por diversas vezes, já tinha desequilibrado o Belenenses e criado bastante perigo. 

Quero terminar deixando uma palavra para o nosso Mister...

ÉS UM CAMPEÃO E VENCERÁS ESTE DESAFIO COM A MESMA MESTRIA QUE VENCES EM CAMPO!!!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Alguém que defenda o Benfica por favor...



O Porto reclama, o Sporting reclama, o Braga reclama, toda a gente reclama menos... O Benfica...
Isto chega a ser patético!!! Onde anda a direcção do Benfica? O Porto venceu o seu jogo por 1-0 onde ficou um penalti por marcar contra o Porto, isto depois de no jogo do Benfica termos assistido a mais um penalti por marcar a nosso favor.

Se fosse ao contrário têm dúvidas que já estava uma news do porto online a criticar a arbitragem de alto a baixo? Têm dúvidas que por esta altura já o palhacito do J. Marques tinha feito uns dez tweets a falar em polvos, padres, missas e etc?

Têm dúvidas que durante esta semana o Porto fazia questão de que a única coisa que se falasse fosse nisto tudo?

Será que ainda não entenderam que esta postura dos bons da fita só nos prejudica? Não entendem que estamos a fazer o papel de bananas?Não entenderam que em Portugal tem que se "berrar", tem que se falar, tem de se escrever de forma a pressionar a arbitragem para que não tenha medo de apitar? Que tenha coragem para marcar um penalti a favor do Benfica?

A conferência de imprensa do JJ deu pena, muita pena... Uma equipa dizimada por Covid, um clube que rejeita o adiamento, a equipa prejudicada em campo e a direcção muda e calada?

Não não conseguem fazer melhor digam!!! Se for preciso vou para lá só para falar nestes assuntos e recebo 1/3 do que pagam a muitos que por aí andam. Se não sabem mais, "desamparem a loja" e dêem a oportunidades a outros... A equipa e o treinador parece que estão sozinhos, em isolamento profilático perante a direcção!!

Quem é o director desportivo? Ainda não definiram? É o presidente? É o Rui Costa? É o Luisão?

Caro Vieira, não se esqueça duma coisa... Seja Benfiquista o suficiente para perceber que se o JJ sair, o presidente sai com ele... Não tem as mínimas condições para estar à frente do Benfica!!! Se não quer que isto aconteça, comece já amanhã a "meter lenha" e deixem de ser uns anjinhos, deixem de ser "comidos" como se fossem uns bananas, sejam Benfica e dêem um murro na mesa e agitem ás águas!!! Cerrem os dentes!!! Mostrem à equipa, ao treinador e aos adeptos que estão presentes, que estão atentos e activos!!!

FALEM PORRA!!!!! DEFENDAM O BENFICA!!!!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Benfica 1 vs. Nacional 1 - Rescaldo

Como nenhum de nós conseguiu ver o jogo, vou colocar aqui a análise de um sitio que eu muito prezo e acompanho, o Lateral Esquerdo.

"Os primeiros 15min mostraram um Benfica diferente. No entanto, o golo anestesiou a equipa, algo que só Cervi pareceu querer contrariar.

  • O sistema tático do Benfica foi um segredo, até iniciar o encontro: Weigl novamente no meio-campo, com os encarnados a apresentarem-se no seu tradicional 4-4-2.
  • Os comandados de Luís Freire organizaram-se em 4-3-3, com Nuno Borges atrás de Koziello e Francisco Ramos.
  • O Benfica entrou bem. Se o jogo terminasse aos 15/20min, o foco destas curtas podia muito bem ser o crescimento do jogo exterior do Benfica. O lado esquerdo funcionou muito bem, com excelente combinações entre Cervi e Chiquinho, salpicadas com apoios de Darwin. Bolas no espaço, criação de superioridade numérica e alguns cruzamentos, que deixavam antever outro jogo.
  • No lado contrário, João Ferreira um pouco mais desligado de Rafa, por este último não ser tão combinativo e preferir ser ele a acelerar em condução. Ainda assim, fica o registo de uma excelente jogada, na qual 19cm não permitiram a validação do golo.
  • Ao contrário do que tem acontecido esta época, o Benfica parecia ter encontrado alternativas para ferir o adversário por fora. Contem-se as vezes que as águias ligaram por dentro, com Darwin e Seferovic (apesar destes serem dois pontas mais “virados para a frente”)… Nenhuma, ou perto disso! E mesmo assim, estavam a conseguir criar situações para acelerarem jogo por fora e ferir o Nacional da Madeira.
  • Após esse bom período até ao final do encontro, o Benfica mergulhou num mar de tédio, que lhe retirou a velocidade que ainda estava a imprimir. Mesmo com as substituições, Jorge Jesus não conseguiu mexer com o jogo – Pedrinho procurou menos o espaço exterior e na profundidade quando os laterais do Benfica tinha a bola, Pizzi por fora também “ajudou” a travar o jogo e a entrada do ainda desinspirado Taarabt não surtiu qualquer efeito.
  • A lentidão de processos foi tanta que, nos segundos finais, nem o tradicional chuveirinho houve. Digo-o com ironia, mas… que importa se é “feio”, quando o tempo está a passar e a falta de ideias é tão gritante?!
  • Em relação ao Nacional, sai da Luz com um ponto sem ter feito muito por isso. Todavia, olhando para o que fez o Benfica, chegou.
  • Os madeirenses procuraram sair quase sempre longo no pontapé de baliza, não se expondo à eventual pressão alta do Benfica.
  • Conseguiram travar a circulação do Benfica na sua primeira fase, com um dos interiores a ajudar Rochez a sair aos centrais.
  • Chegaram ao golo num lance de bola parada, criando o perigo que praticamente nunca conseguiram em lance corrido.

Destaques individuais

  • Cervi – personificou tudo o que o Benfica não tem: jogo exterior, velocidade, agressividade e energia! Excelente primeira parte; caiu na segunda, com alguns passes errados, mas que nunca deram perigo, sendo que alguns deles ainda resultaram em lançamentos (ou seja, nem a posse perdeu). Pode não ser tão criativo com bola, mas tem condições técnicas e mentais para se tornar um bom lateral esquerdo no nosso campeonato. Para seu mal, Grimaldo acabará por ganhar o lugar, mais tarde ou mais cedo.
  • Chiquinho – deliciosa aquela receção orientada no primeiro lance de perigo do Benfica. Combinou muito bem com Cervi enquanto esteve do lado esquerdo, apagando-se quando trocou de lado com Rafa. Caiu como o resto da equipa no segundo tempo.
Classificações SofaScore"

Retirado da página Lateral Esquerdo 

A esta análise do jogo eu quero acrescentar mais qualquer coisa... Como já tinha dito, este jogo não se deveria ter realizado face ao número de infectados no plantel do Benfica e staff, a juntar àqueles que ainda estão a recuperar da infecção que os atingiu. É completamente impossível treinar o que quer que seja nestas condições, por muito que queiram falar nos não sei quantos milhões, não dá! Só alguém que não tem noção do que é uma equipa de alta competição é que pode achar que a equipa não se ressentiria disto tudo, seja a nível de treino, físico e mesmo mental. O futebol é muito mais que onze jogadores no campo, há muito trabalho por trás para que uma equipa consiga ter mecanismos, entrosamento e noção daquilo que um treinador pretende.

Com tudo isto não quero desculpabilizar a época do Benfica até aqui, que tem estado muito abaixo daquilo que pode e deve fazer, mas nesta fase actual não posso apontar muito mais à equipa, até porque acho que a equipa vinha a crescer em alguns aspectos mas com este surto todo voltámos à primeira forma. Nestes últimos dois jogos, tenho a certeza que não teríamos sofrido os golos que sofremos porque, apesar de ainda cometermos erros defensivamente, são erros demasiado básicos e fruto de uma linha defensiva nova e remendada com um jogador da B e um extremo a defesa esquerdo. Os erros cometidos foram, na globalidade, posicionais.

Depois quero acrescentar aqui que vamos na 15ª jornada e não há penaltis para o Benfica!! Incrível!!! E hoje, mais uma vez, ficou um lance para que pudesse ser marcado... Isto tem sido por demais este ano e tem influência directa, quer queiram, quer não queiram...




No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Benfica x Nacional - Antevisão

Jogo extraordinariamente marcado pelo surto de covid que afeta o Benfica... 
O Pedro tem-se dedicado a essa temática com bastante "acertividade": "O Benfica fez aquilo que se exigia, pedir o adiamento do jogo, o nacional rejeitou e a Liga mandou jogar!" ... "as regras são estas, estúpidas, mas são estas e as quais o Benfica terá concordado com elas em muitos casos " ... "Nacional, dizer primeiro que estão no seu direito em não adiar o jogo mas demonstra uma total falta de cultura desportiva! "  ... "Aqueles que acham que o Benfica deveria ter três equipas, que investimos 100 milhões e como tal temos de ter equipa para jogar e vencer, são simplesmente patéticos!!! Nenhuma equipa do Mundo está preparada para enfrentar um surto de Covid em 28 dos seus elementos, em que 10 deles são jogadores. NENHUMA!!!!"

De qualquer forma, na minha opinião, este surto cai num momento em que ainda faltam alguns dias para o jogo mais complicado... e ajuda a expor toda a hipocrisia do futebol português.

Conferência de Imprensa


11 Inicial
Permitam-me insistir numa opinião minha, que a realidade tem demonstrado errada... Svillar, será que é desta que engata de vez?




No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Adiamento rejeitado!



O Benfica fez aquilo que se exigia, pedir o adiamento do jogo, o nacional rejeitou e a Liga mandou jogar! Que fique para memória futura!! Parece que ou as equipas estão de acordo quanto ao adiamento ou não há adiamento, ou seja, a Liga mais não é que uma entidade organizativa ao serviço dos interesses dos clubes e não e prol do futebol nacional e como tal, não faz qualquer sentido a sua existência. Aquilo que a Liga faz pode fazer a FPF e assim poupam-se recursos para investir noutros sectores do futebol. Mas as regras são estas, estúpidas, mas são estas e as quais o Benfica terá concordado com elas em muitos casos e também não tenho informação de que o Benfica tenha apresentado qualquer projecto para o futebol Português de forma a mudar este estado de coisas, este amadorismo.

Entretanto vai ficar para memória futura a postura do Nacional, bem como a do Benfica!

Quanto à do Nacional, dizer primeiro que estão no seu direito em não adiar o jogo mas demonstra uma total falta de cultura desportiva! Não estamos a falar de três ou quatro casos de Covid, mas sim de vinte e oito casos, entre jogadores e staff.

Quanto ao Benfica, espero que durante os próximos anos o Benfica não ande a "dar a mão" ao Nacional seja no que for. De hoje em diante, o Nacional é "persona non grata"e eu, como sócio do Benfica, não admito que o Benfica empreste ou facilite alguma transferência de jogadores para o Nacional, seja em que circunstância for. Espero que a partir de hoje o Benfica responda negativamente a tudo o que venha do Nacional! A sua postura, apesar de legitima, é vergonhosa, com falta de fair-play, de sensibilidade, de desportivismo e de solidariedade.

Espero também que a partir de hoje o Benfica cumpra com a sua palavra e negue qualquer adiamento que lhe seja proposto, seja em que circunstâncias for, seja por causa do Covid ou outra situação qualquer!!

Aqueles que acham que o Benfica deveria ter três equipas, que investimos 100 milhões e como tal temos de ter equipa para jogar e vencer, são simplesmente patéticos!!! Nenhuma equipa do Mundo está preparada para enfrentar um surto de Covid em 28 dos seus elementos, em que 10 deles são jogadores. NENHUMA!!!!

Isto não tem só impacto directo na qualidade da equipa individualmente, colectivamente a equipa fica mais fraca, ora pela ausência dos titulares e alguns substitutos desses titulares, bem como a ausência de treino. Sem falar que os jogadores ficam dez dias sem treinar, ou seja, quando regressam precisam de tempo para adquirir o ritmo e a forma. Os que tiveram sintomas o cenário é ainda pior e mais moroso de recuperar, basta ler a entrevista de Seferovic para se perceber.

Só um pateta pode achar que uma equipa de futebol é meter onze jogadores no campo que está feito, só um pateta pode achar que o Benfica tem de ter trinta jogadores de igual qualidade, só um pateta pode achar que jogar com uma defesa toda nova não tem impacto nenhum na equipa, só um pateta pode achar que meter um jogador da B nessa defesa toda nova não tem impacto nenhum, só um pateta pode achar que adaptar um extremo a defesa esquerdo numa defesa toda nova não tem impacto na equipa e só um pateta pode achar que chegaremos ao jogo do Sporting com a equipa na máxima força. Nem a 1/3 estaremos!! Só peço aos jogadores que entrarem em campo que dêem tudo porque quem dá tudo a mais não é obrigado!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 24 de janeiro de 2021

Investigue-se já!!!





Eu espero sinceramente que o Benfica esteja atento a esta coisa do laboratório. A última vez que achámos que um presidente do Sporting estava "choné" foi quando o Dias da Cunha falou num esquema de corrupção do Porto... Mais tarde resultaria no vergonhoso Apito Dourado. Espero que Vieira ouça o Varandas da mesma forma que ouviu Dias da Cunha na altura e que, em conjunto, obriguem as autoridades, no mínimo, a investigarem isto a fundo pois é grave demais para se deixar passar em claro.

O silêncio da Liga e da FPF é ensurdecedor... Só num país como o nosso, só num futebol como o nosso, depois de uma acusação de um presidente de um clube como o Sporting é que os responsáveis máximos do futebol ficam quietos e mudos... Isto pode dizer muita coisa... Ou não...

Tem a palavra o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira!!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Adiamento do jogo já!!

Já são dez os jogadores infectados com Covid, como tal, o Benfica tem de pedir à Liga o imediato adiamento do jogo. Não brinquem connosco!! Uma coisa é ir a jogo numa Taça da Liga, que não deveríamos ter ido, outra coisa é no campeonato onde ir a jogo com tantos jogadores de fora, o que faz com que estejamos mais perto de perder pontos,e, neste momento, perder pontos pode ser a "morte do artista".

Chamo a atenção para o facto de que mesmo que os jogadores estejam aptos para o jogo do Sporting, a maioria não estará nas melhores condições físicas.


Isto só pode ser um autêntica coincidência!!! Não há outra explicação!! A única coisa positiva nisto tudo é que daqui a nada temos a imunidade de grupo garantida, enquanto outros ainda terão de passar por isto...

Espero que o Benfica tenha punho firme nesta matéria! Já foram adiados jogos de equipas na mesma circunstância que nós e até com menos infectados.

Se a Liga decidir que o Benfica vai a jogo, o Benfica não deveria comparecer ao jogo. Entretanto, deveria fazer uma exposição à FPF, UEFA e FIFA sobre o sucedido, bem como a toda a imprensa estrangeira, de forma a que todos possam perceber o amadorismo que é o nosso futebol dito profissional. Lá fora também já se adiaram jogos por bem menos...

Tem a palavra o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira!!



quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Mourinho explica porque sofremos muitos golos

Este vídeo do Tottenham de Mourinho explica muito dos golos sofridos pelo Benfica esta época, não explica todos mas muitos jogos sofremos golos porque não tivemos a "ratice" de matar as transições com faltas.





No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

O Covid venceu-nos!!


Quero, antes demais, deixar aqui uma palavra para a equipa do Braga dizendo que não quero desvalorizar a excelente equipa que o Braga tem e a qualidade do seu futebol.

Eu acho absolutamente desonesto que nesta altura, neste momento difícil que atravessa a equipa do Benfica, se ataque os jogadores, equipa técnica e direcção. Não estamos a fazer uma época ao nível que todos esperávamos, existem erros de planeamento de época mas mas penso que este não é o momento de andarmos a atacar tudo e todos no Benfica.

Quem acha que jogar contra um Braga com uma defesa toda nova, com jogadores que pouco ou nada jogara esta época e até um adaptado à esquerda não tem influência nenhuma só mesmo de alguém com falta de noção das consequências e impacto que tem tido o Covid no Benfica, com já quase metade do plantel atingido.

O impacto vai muito além dos infectados, o próprio treino é todo ele condicionado e se juntarmos a equipa técnica, então é quase o caos. Não se esqueçam que há jogadores que ainda estão a recuperar da sua paragem por causa do Covid.

Dito isto, ainda assim, o Benfica fez um bom jogo!!! Sim, leram bem, fez um bom jogo!!! O Benfica foi sempre superior ao Braga que marcou os seus golos nas segundas bolas de bolas paradas. Se as bolas paradas com a equipa na máxima força tem sido um dos pontos fracos da equipa, fará com uma defesa toda nova, sem rotinas, sem minutos.

É absolutamente normal os erros cometidos pela linha defensiva, ode JJ tentou dar um maior apoio colocando Weigl quase como terceiro central. Os erros foram colectivos e não individuais! O Todibo ém, para mim, um jogador bastante interessante e até o poderíamos negociar com o Barça mas não pelos 20 milhões, e os erros que cometeu foram posicionais, natural para quem passou muito tempo sem treinar e quando regressa a equipa continua com pouco tempo de treino, seja pela sobrecarga de jogos, seja pelo Covid.

No ataque, continuo a achar que Darwin esta demasiado tempo fora das zonas de finalização. Se era para fazer este tipo de jogo, então o Vinicius nunca deveria ter sido "dispensado" e Darwin jogaria como segundo ponta, mais solto, e Vinicius mais fixo.

A equipa deu tudo o que tinha e, face às circunstâncias, não tenho nada a apontar-lhes!!

Não me venham falar em jogos para trás, esses já lá vão, já foram discutidos no momento!

Sempre fui contra a realização da Taça da Liga este ano, como tal, sou da opinião que o jogo de ontem não se deveria ter realizado, até porque o jogo entre o Gil Vicente e o Sporting foi adiado por causa de casos Covid nas duas equipas, se aqui nenhuma ficaria totalmente em vantagem, ontem o Braga ficou claramente em vantagem.

Espero que o Benfica fique atento ao que se irá passar no futuro quando alguma equipa que lute pelo titulo tenha um surto da magnitude do Benfica...



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Scouting: Odsonne Édouard - Avançado - 23 anos

Estive armado em scouting e achei este jogador bastante interessante.

Já teve, e tem, alguns clubes de topo interessado nele, como Arsenal e Juventus, mas penso que não existe nenhuma proposta formal, pelo menos não encontrei nada.

A relação preço - qualidade - idade é bastante interessante pelo que o Benfica poderia avançar para a compra deste avançado a pensar já na próxima época.

O que acham?








No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Algumas considerações sobre o clássico


Peço imensa desculpa por não termos escrito nada sobre o jogo logo após o mesmo mas foi completamente impossível mas há males que vêm por bem e assim deu para ir lendo coisas sobre o clássico.

Começo pela nossa equipa... Finalmente, espero que seja para manter, o Benfica entendeu que estes jogos são não meros jogos, não é mais um jogo, não são mais três pontos, é muito mais que isso, é uma "batalha" que, no mínimo, teremos de fazer da mesma forma que fizemos na sexta, independentemente do resultado, apesar de a vitória ser o prémio máximo.

A forma como o Benfica encarou o jogo foi fantástica e há muitos anos que não via uma equipa a jogar assim... Não estou a falar na qualidade do nosso jogo, estou a falar na agressividade, na intensidade, na abordagem mental ao jogo. Fomos soberbos neste aspecto!!

O Benfica foi de tal forma diferente em atitude que surpreendeu por completo toda a equipa do Porto, conceição incluído. A prova disso foram os constantes berros de Pepe para os companheiros dizendo "Caiam no chão car#&lho!". Foi ver o Sérgio Oliveira completamente desesperado por nem tempo ter para respirar quanto mais para organizar o jogo... Foi ver o Marega constantemente a protestar com os colegas porque a bola vinha sempre "cheia de picos" face à pressão que fizemos ao portador da bola.

Mas não nos ficámos por aqui... A forma como o JJ preparou o jogo foi fenomenal!!! Ao meter Grimaldo e Nuno Tavares na esquerda, tentando sempre que Nuno disputasse os lances aéreos com Marega, foi de mestre. Assim, o jogo mais directo do Porto morria sempre porque o Tavares tem muitos defeitos mas no físico é muito forte. Nem Corona teve hipótese porque o Grimaldo fechou sempre muito bem e não deram muito espaço para Corona jogar, fosse em roubos de bola ou em faltas.


No meio campo a coisa era mais simples... Seria condicionar Sérgio Oliveira e estava feito!! O erro de Conceição foi não perceber que necessitava de mais um interior para ajudar Oliveira mas nunca viu isso e ainda, assim, o Porto não criou praticamente nada de bola corrida.

O JJ tem razão na análise ao jogo... Os lances de golo do Porto forma criados na única situação em que o Porto é fortíssimo e que JJ não conseguiu condicionar, as bolas paradas. De bola corrida ou Porto não conseguiu criar quase nada, enquanto o Benfica teve várias situações que melhor definidas teriam feito estragos.

A azia de Conceição no pós-jogo é a prova em como foi completamente manietado estrategicamente por JJ, mas parece que na comunicação social ninguém quis focar isto mesmo. No entanto, face ao que fizemos em campo, perdemos claramente dois pontos mas poderemos ter ganho uma equipa, os próximos jogos dirão...

Quanto á arbitragem, fiquei boquiaberto ao verificar que quase todos acharam que o árbitro teve bem tecnicamente e que cometeu erros no plano disciplinar, pois claro...

Para mim, o árbitro fez um péssimo jogo, tanto no plano técnico, como disciplinar!! O Benfica não fez mais falta do que o Porto, o árbitro é que marcou mais faltas ao Benfica que o Porto. Muitas das faltas que o árbitro assinalou contra o Benfica simplesmente não existiram, foram as já habituais quedas do jogadores do Porto assim que sentem o adversário. Esta estratégia vai-lhes valendo muitos livres perigosos e até penaltis. 

Curioso que quase ninguém ache penalti um lance onde um jogador é claramente agarrado ela cintura quando se tentar enquadrar para cabecear a bola. É absolutamente incrível como o lance da mão do Marega passe entre os pingos da chuva e como não existiu uma única repetição do lance durante a transmissão. Amarelos ficaram por mostrar muitos durante o jogo mas não só para o Benfica como a análise de Duarte Gomes faz. Parece que jogámos sozinhos...


O desnorte do SC foi mais evidente quando diz que o JJ jogou para defender porque jogou ocm dois defesas esquerdos... Incrível!!! Ou está a fazer uma figura patética ou não entendeu que foi por aí que o Benfica conseguiu criar com bola, que foi fechar o ado mais forte do Porto que permitiu ao Benfica recuperar bola atrás de bola e conseguir jogar, e nem entendeu que foi por ali que o Benfica marcou o golo... Ele estava completamente atónito pelo jogo que o Benfica fez, principalmente no plano da agressividade onde está habituado que seja sempre a sua equipa a jogar duro e agressiva, desta vez tramou-se.

A postura de Rodolfo Reis foi mais uma das imagens de marca daquela gente e do desespero que lhes vai na cabeça porque tinham dado o jogo como adquirido e nunca esperam ver um Benfica jogando... Á Porto no que a agressividade diz respeito, e é assim que tem de ser, SEMPRE!!!

Agora espero que o Benfica coloque o Rodolfo em tribunal por ofensa ao bom nome e dignidade de Pizzi. Já é a segunda vez que Rodolfo tem declarações absolutamente lamentáveis em relação ao Benfica, aos seus dirigentes e adeptos, vindo depois com falinhas mansas dizendo que não aquilo que queria dizer... Se o Benfica nada fizer é uma autêntica vergonha!!! É pena não estarem lá pessoas à altura para responderem aquela triste figura que tenta passar uma imagem que não é a sua. Tenho pena que o Calado "pape" as falinhas mansas daquele dissimulado.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Porto x Benfica - Antevisão


Jogo decisivo neste momento da época...
Contra a equipa em que os casos de covid só surgiram quando já toda a gente tinha percebido que andavam a ser escondidos!
Contra a equipa que tem 1 penalti a cada 2 entradas na área do adversário... vs 0 (ZERO) a favor do Benfica (uma equipa que só marca dentro da área!).
Os bananas da comunicação do Benfica continuam a acumular balas e balas... e a não disparar para lado nenhum! Vão ser anjolas para as vossas agências de comunicação / jornais da noite... e deixem a comunicação do Benfica para quem quiser seguir o exemplo do João Gabriel.

Este é um daqueles jogos em que a falta de noção nos poderá prejudicar imenso... A responsabilidade da ir arás da vitória é deles!
É daqueles jogos em que a mentalidade "benfiquismo exigente": "1000 x perder a jogar para empatar"... acaba em derrota! Enquanto a mentalidade "portista na Europa": "jogar para ganhar sem arriscar perder"... acaba em vitória! No final, tudo será analisado pelo prisma do resultado... 
 
Conferência de imprensa

 11 Inicial





No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O futebol Português cheira a mofo - Parte 3

Mais uma vez a arbitragem Portuguesa mostra que é mesmo muito má e que só podemos entender determinadas decisões em função das pressões que são exercidas sobre os árbitros que os leva a ter decisões absolutamente vergonhosas.

No jogo de ontem, em que o Sporting foi eliminado da Taça de Portugal pelo Marítimo, no lance da foto ao lado o árbitro considerou mão na bola e marcou um livre perigoso a favor do Sporting.

Não vou aqui questionar o entendimento do árbitro porque isto é um lance de interpretação, na minha interpretação não é mão na bola porque op braço está junto ao corpo.

O que posso questionar é o critério do árbitro. Eu aceito que os árbitro nos jogos adoptem determinados critérios para determinados lances, mas o critério tem de ser uniforme em todos os casos, independentemente da equipa, senão o árbitro pode incorrer numa penalização forte na sua nota, se fosse lá fora porque cá sabemos que as notas são dadas à medida...


Mais tarde, existe um lance em tudo idêntico como podem ver na imagem ao lado.

Ora, pela lógica do critério do árbitro, aqui não haveria dúvidas nenhumas e mesmo que o VAR achasse que não seria falta, o árbitro deveria manter o seu critério e marcar a respectiva falta, que sendo dentro da grande área teria de marcar penalti.

Mas não foi o que aconteceu... O árbitro não marcou absolutamente nada, indo contra o seu critério, e nem sequer se deu ao trabalho de ir ver as imagens.

Eu gostaria de ter acesso ao relatório do observador e da nota deste árbitro porque eu considero este tipo de erros gravíssimos porque tem critérios diferentes em lances em tudo iguais.

Face à pressão que o Sporting tem feito sobre as arbitragens, eu posso muito bem ter a opinião que o árbitro estava condicionado. Alguém que uns minutos antes marca aquela primeira e não marca esta, teria de se ir justificar ao CA e ser penalizado por este erro grave e por ter um critério diferente em lances em tudo iguais.

Como vivemos num futebol de terceiro Mundo, com a mania que o nosso futebol vale alguma coisa, esta situação vai passar ao lado de todos como se nada tivesse acontecido e o árbitro lá estará a apitar já na próxima jornada.

Os dirigentes do Sporting, como qualquer outro, como foi um lance que os beneficiou, vão ficar calados e mudos... Até ao próximo lance que prejudique o Sporting.

E é assim que anda o nosso futebol, berra-se quando são prejudicados, apontando o dedo a tudo e todos, e calados quando são beneficiados. Propostas concretas para melhor este nosso futebol medíocre é que não aparece nenhuma...



domingo, 10 de janeiro de 2021

Futebol Português cheira a mofo - Parte 2



Fosse o Benfica ou JJ e tínhamos debates durante semanas de que o Benfica controla isto tudo, um autêntico polvo, acusa os outros daquilo que és.

O que se diria se o Benfica fosse neste momento com os penaltis a favor que já leva o FC Porto e em sentido contrário, o FC Porto com zero penaltis.

Por esta altura já tinham invadido o Centro de Estágio dos árbitros, reuniões em catadupa na FPF, Liga, APAF, ONU, MP, PJ... Era o fim do Mundo, era o Rui Santos a dizer que o futebol português tinha de mudar porque efectivamente é incompreensível como uma equipa do FC Porto que ataca tanto chega a este momento sem nenhum penalti a favor, enquanto o Benfica, o tal do sistema, já ia com nove penaltis em treze jogos.

Mas não... Como é o Benfica que tem zero penaltis, está tudo bem... A culpa? Toda da direcção do Benfica!!! TODA!!! Este silencio do Benfica é ensurdecedor.

Depois temos um jogo em Famalicão onde um tal de Vaná, ex-jogador do FC Porto, sofre quatro golos onde três deles podia e deveria ter feito melhor.

A forma como aborda o lance do penalti é, no mínimo, caricata. O 3-1 do Porto é um lance absolutamente patético, é de chorar a rir.

No quarto golo, nem se mexe, nem esboça um único movimento para defender a bola.

O Benfica também goleou o Fama com o Zlobin em campo, mas o Zlobin não andou a fingir que estava a defender a baliza.

Não vou comentar a prestação do Diogo Queirós, ex-Porto, que aos 15 minutos de jogo já tinha amarelo, porque não vi o jogo.

Sei que o jogo não foi tão fácil como o resultado possa parecer, as estatísticas assim o indicam apesar de parecer que a exibição do Porto foi de sonho, esta pobre exibição de Vaná foi uma grande ajuda a desbloquear o jogo. Como disse, fossem estes factores todos ocm o Benfica e tínhamos temas para os programas televisivos para semanas.

A direcção do Benfica que se mantenha adormecida que pagaremos bem caro... No final não venham falar em arbitragens...






No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 9 de janeiro de 2021

Benfica 2 vs. Tondela 0 - Rescaldo



Não foi uma exibição de deslumbrar, nem perto disso, mas foi uma exibição mais consistente e sólida em que não permitimos que o Tondela fizesse nada durante 89 minutos, pois aos 90 podiam ter empatado.

Achei novamente a equipa algo previsível no ataque mas muito bem a não permitir que o Tondela fizesse grandes transições. Neste aspecto fomos mais agressivos e eficazes.
Tivemos poucos remates enquadrados(5) face ao número de remates que fizemos(21) e ás acções dentro da área adversária(50).

Individualmente realço o seguinte:

  • Everton desequilibra pouco e pára demasiado o jogo;
  • Pizzi continua a ser o melhor jogador do Benfica;
  • Rafa continua a ser o que procura criar mais desequilíbrios, apesar de algumas vezes exagerar e de não definir muito bem;
  • Otamendi está em crescendo;
  • Vertonghen continua muito bem;
  • Weigl está num crescimento claro em relação à posição seis, principalmente no aspecto da agressividade e posicionamento. Penso que está demasiado tempo junto as centrais em construção, JJ tem de o mandar subir assim que passamos a primeira fase de pressão adversária na primeira fase de construção;
  • Gilberto também tem estado a crescer. Defensivamente já vinha tendo actuações mais competentes mas com puco profundidade ofensiva. Ontem fez uma remate defendido e fez algumas incursões atacantes interessantes. De frisar que continuo a achar o Gilberto "curto" para a tal equipa Europeia;
  • Acho Darwin continua a descair demasiado nas alas, principalmente na esquerda. Penso que deveria andar mais por zonas centrais, baixando à procura de dar um apoio frontal ao médio e arrastar a defesa para a entrada do segundo ponta ou mesmo do extremo.

Colectivamente estamos a crescer, devagar mas estamos. Há ainda muito trabalho pela frente e temos de aproveitar Janeiro para fazer ajustes na equipa, principalmente no meio campo, ajustes em que até podemos nem gastar nada, tirando o Lucas.


Este mês vai ser terrível em termos de exigência. Podemos chegar ao final de Janeiro com uma equipa super-motivada se vencermos os duelos todos, ou uma equipa quase arredada do campeonato se correr tudo mal.
 


RESUMO DO JOGO





CARREGA BENFICA!!!
#RUMOAO38

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Benfica x Tondela - Antevisão




Depois de mais uma derrota (ups... empate) que deixou o Benfica abaixo da linha de água (ups... em 3º, em igualdade pontual) e a 30pts da liderança (ups... 4 e o líder é o sporting). Este é o caos e o fim do mundo... 
É mau? Sim! Mas há um ano os exigentes não estavam satisfeitos com 7pts na frente e havia prai uns malucos que defendiam o treinador enquanto os exigentes garantiam que com JJ tudo seria diferente (vejam lá JJ até batia o pé a LFV!)! É "giro" ir reler os posts desta fase na época passada... Como sempre disse: falta de noção disfarçada de exigência! (sim, já sei, o Benfica não é isto e patati patata e o Benfica antes de LFV ganhou todos os jogos da sua história)

Mas é neste contexto que chega o jogo com o Tondela e em que todos esperamos evitar o trocadilho fácil de "dançar ao tom dela". Todos continuamos a esperar o mesmo... que a equipa consiga prolongar para mais de 20/25/30m a fase dominadora dos jogos!

Conferência de imprensa

Como é habitual temos um JJ preocupado com o seu ego... a mim não me incomoda porque normalmente, em JJ, esta preocupação com o seu ego resulta em equipas competentes e que elevam o ego do seu líder... neste Benfica não está a ser o caso.

Esperemos que concretize as bonitas palavras (embora saibamos que em 3 dias nada muda): 
"Benfica tem de ser melhor no jogo, impor-se e ganhar".

Convocatória
A hora que escrevo ainda não foi divulgada!

11 Inicial
Sem convocatória é difícil porque existem algumas duvidas...
Gilberto recuperou? Jardel recuperou?
Aposto na titularidade de Pizzi... ou no lugar de Taarabt ou de LW.

PS: Nos últimos tempos vocês têm perguntado o que se passa com o Blog... Nada de especial, apenas falta de tempo e a saída do Rui Dias por não estar para aturar malucos (ele escreveu um post sobre isso)! Já estive para fazer este "desafio" antes... escrevam vocês e mandem textos! Podem até copiar para a caixa de comentários apenas com a indicação que seria para publicar como post! Sempre disse que o objectivo aqui seria que todos pudessem opinar, concordando ou discordando (seria muito mais "fácil" censurar comentárioas ás "escondidas").

Quem quer fazer um rescaldo do jogo de logo? Aproveitto que amanhã é sábado e publicarei como post todos os comentários sobre o jogo que chegarem após o jogo... 

Obrigado a todos!

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 3 de janeiro de 2021

Santa Clara x Benfica - Antevisão

Acabou o ano de 2020... o pior ano do Benfica em muitos, muitos anos!
Há 1 ano estávamos na frente... lançados e unidos em torno de um treinador jovem que parecia ser o futuro! Claro que haviam sempre os "exigentes" que nunca estavam satisfeitos mas o clube caminhava seguro no seu caminho! Hoje estamos pior... a todos os níveis!

Hoje temos um jogo difícil... nos Açores, contra o Santa Clara! Aquilo que todos desejamos é que o Benfica consiga estender os 20m iniciais do ultimo jogo por mais tempo... O Benfica neste momento está assolado por uma vaga de infeções por Covid surgida após um determinado jogo contra determinada equipa (outras equipas estão também a braços com situação idêntica após jogos contra a mesma determinada equipa)...

Conferência de imprensa

Destaco apenas a resposta ao treinador do porto, Sonceição, que fez as delicias de alguns... Por mim, SC ficava a falar sozinho... o Benfica tem de ser muito mais agressivo a defender-se dos ataques externos e da arbitragem mas responder oficialmente seria valorizar e cair na esparrela.


Lista de convocados
Guarda-redes: Odysseas, Helton e Svilar;
Defesas: Vertonghen, Ferro, Grimaldo, Gilberto, Nuno Tavares e Todibo;
Médios: Weigl, Samaris, Taarabt, Rafa, Tiago Araújo, Everton, Chiquinho, Pizzi e Diogo Gonçalves;
Avançados: Luca Waldschmidt, Darwin e Ferreyra.

11 Inicial

Não espero mudanças no 11 inicial... espero é que a substituição de Taarabt surja 10/15m mais cedo que o habitual.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 2 de janeiro de 2021

Futebol Português cheira a mofo

"Na base da surpreendente decisão de colocar um ponto final na passagem pelo Moreirense em vésperas do jogo com o FC Porto, sabe A BOLA, esteve a tentativa de intromissão dos responsáveis do clube nas opções técnicas e estratégicas do treinador."

Esta é a nata do dirigismo Português! A confirmar-se, como é que é possível que nesta altura ainda haja dirigentes com este tipo de comportamentos? Como queremos que a nossa liga cresça, se modernize, que seja mais atractiva se depois temos dirigentes que ainda pensam que estão nos anos 80/90?

Como é que se pode combater este tipo de dirigismo? Como se pode catapultar a nossa liga com dirigentes destes que cheiram a mofo?

O grande problema do futebol Português são os seus dirigentes!!! São eles os responsáveis pela falta de credibilidade e de evolução do nosso campeonato porque não querem alterar comportamentos, não querem melhorar o que se passa dentro e fora das quatro linhas.

Este nosso futebol merece as bancadas vazias porque os nossos dirigentes não têm qualquer respeito pelos adeptos! Querem adeptos nos estádios mas é para pagarmos bilhetes a preço do ouro para depois vermos jogos onde se cometem mais de 30 faltas por jogo, onde os jogadores passam mais tempo a rebolar no relvado que a disputar a bola, onde se queima tempo num lançamento lateral, numa falta, num livre, em qualquer momento, sem falar nos comportamentos absolutamente tristes dos bancos de suplentes que passam o jogo a pressionar os árbitros e depois temos comportamentos destes por parte dos dirigentes máximos no nosso futebol.

O nosso futebol está em coma e não há ninguém com vontade de o reanimar, seja a FPF, a Liga, os jogadores ou os treinadores, está tudo acomodado com este lodo e com este dirigismo que tresanda a mofo.

O futebol Português precisa de alguém que tenha um plano para mudar mentalidades no futebol Português, alguém que tenha coragem para mudar vicios que estão entranhados no nosso futebol e isso não se faz ao nível da Liga, manietada pelos clubes, mas sim ao nível da FPF.

É urgente que alguém apresente um projecto a longo prazo para o futebol português!!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi