Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Amorim, o menino lindo da imprensa




Estes são os cinco últimos cinco jogos do Sporting... Ocupa atualmente o 5.º lugar podendo cair para 6.º caso o Guimarães vença. Vão com uma média de 1,3 golos sofridos/jogo (14 golos sofridos em 11 jogos).

Num dos jogos acima resultou na eliminação da equipa da Taça de Portugal por uma equipa da Liga 3...

Não sei se o "toque de midas" acabou ou se nunca existiu, não sei se é este voltar à normalidade depois de uma pandemia, não sei se é o regresso do público aos estádios, o que sei é que o Sporting está a voltar ao seu registo habitual.

No meio desta desgraça toda o Amorim parece passar por entre os pingos e não é uma ou outra pergunta sobre a sua saída que não me tira a ideia de que tem efetivamente muita boa imprensa. Com esta desgraça de resultados, e ainda nem a meio do campeonato vamos, se fosse no Benfica não se falava noutra coisa nos diversos programas de trampa, não havia uma conferência de imprensa que não se questionasse o treinador se tinha o apoio do presidente, dos jogadores, dos adeptos. Não se perderia oportunidade para se questionar a satisfação de alguns jogadores, seriam programas a fia a esmiuçar se o treinador do Benfica tinha perdido o balneário.

Resumindo, seria o apocalipse!

Mas com Amorim é tudo tratado com uma leveza extraordinária!! Nem parece que em 5 jogos tenha 3 derrotas, 1 vitória e 1 empate e já esteja de fora da Taça de Portugal.

E ainda há quem diga que o Benfica controla isto tudo... Quem dera o Benfica poder trabalhar com a tranquilidade que Amotim trabalha quando as coisas corre mal. Se o Benfica a vencer e a convencer há sempre qualquer coisa a dizer mal do Benfica quanto mais a perder.

Espreitei a CMTV e imaginem o que estavam a falar... Isso mesmo, do Benfica! Imaginem que o Estoril vai ter jogadores de fora porque levaram um 5.º amarelo e vejam lá o que fez a CMTV... Foi esmiuçar os amarelos do Estoril... Isto é surreal!!! Com um "coninhas" como o Calado fazem gato-sapato do Benfica, infelizmente.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 30 de outubro de 2022

Benfica 5 - 0 Chaves (Rescaldo)


Goleámos a pior equipa do Chaves dos últimos 50 anos.

Na realidade a comunicação social começa a não ter capacidade de diminuir aquilo que esta equipa do Benfica vai fazendo. Sinceramente acho que há pouco a dizer sobre o jogo, único apontamento vai para aqueles 15 minutos da primeira parte, depois dos 2 golos marcados que parecia que os jogadores tinham-se esquecido que ainda havia mais de uma hora para se jogar. Ao contrário do que os comentadores disseram, não foi apenas 2 ou 3 minutos. Houve ali perto de 15 minutos que deixaram de correr e jogar. Parecia um treino mal dado no Seixal e que o Chaves até podia ter marcado e feito o jogo mais tremido. Ody mais uma vez mostrou que está lá quando é preciso. E depois do terceiro golo, o jogo foi um passeio.

Parabéns à equipa que mais uma vez mostrou qualidade superlativa (detesto a expressão muito acima da média, como se o Benfica não tivesse sempre qualidade acima da média). Enquanto adepto não me lembro de alguma vez ver uma equipa do Benfica a jogar tanto durante tanto tempo. São já 21 jogos de tremenda qualidade. Se jogarmos assim durante a época, dificilmente não seremos campeões. Só tenho dúvidas de ver como a equipa se irá comportar depois da paragem para o Mundial. O primeiro jogo é em Braga e no espaço de 20 dias temos de ir a Braga e receber o Sporting.  Veremos como todas as equipas reagem à paragem. Deu para perceber que tanto Sporting, como Porto, não se deram bem com as jornadas a meio da semana, assim como, aliás, o Benfica também não, no jogo com o Guimarães.

Destaque para mais um golinho do mau ponta de lança que a equipa tem. Melhor marcador da Liga destacado. Rafa segundo melhor. Prefiro ter uma equipa com 3 jogadores a marcar 10 golos do que ter uma equipa com 1 a marcar 30. Melhor ataque, melhor defesa, 2 melhores marcadores, 10 vitórias em 11 jogos. Sem derrotas.

Carrega Benfica!!


P. S. - Estas linhas deste golo... são qualquer coisa que só mesmo em Portugal.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Plantel Curto, Comprido ou Assim-Assim (Dados dos Últimos 10 anos)


O futebol é isto mesmo, nos últimos anos muito se falou sobre a extensão e qualidade dos plantéis. No Porto por exemplo, muito se tem dito sobre aquilo que o Sérgio Conceição faz com plantéis sempre piores. Todos os anos o Porto fica com um plantel pior e todos os anos o Sérgio Conceição faz milagres. No Benfica têm sido os adeptos e não tanto os comentadores com as apreciações ao plantel do futebol. A equipa joga muito e se tem dificuldades em manter o nível de pressão e intensidade os 90 minutos, no meu entender, não é porque não há rotatividade no plantel, é porque simplesmente é impossível manter aquele nível de pressão e intensidade 90 minutos. O que fizemos durante 75 minutos com a Juventus foi absolutamente extraordinário a todos os nível, um deles pela capacidade física que os jogadores tiveram.

Posto isto, gostava de deixar aqui alguns dados comparativos e gostava de vos perguntar o que acham. Tentando deixar de lado as vossas opiniões pessoais e tentarem focar-se nos números factuais que vos deixo.


Estes são os principais números daquilo que foram os plantéis e as suas respetivas utilizações nas últimas 10 temporadas. Tivemos 2 épocas abaixo dos 50 jogos, 1 época com 60 e em média tivemos 53,6 jogos (~54 jogos) por temporada. Coloquei para análise, quantos jogadores fizeram mais de 4000, 3000 e 1000 minutos, assim como quantos jogadores fizeram mais de 10 e 20 jogos. Poderia também colocar quem fez mais de 30 ou 40 jogos mas acabava por ser menos útil e um pouco redundante. 
De um ponto de vista de análise estatística, o que me salta mais à vista são precisamente os dois primeiros anos que apresento. Os dois anos das finais da Liga Europa. No primeiro podemos ver que foram apenas 15 os jogadores que jogaram mais de 1000  minutos, um mínimo da década, foi de longe a época que menos rotatividade houve no plantel. E no segundo ano de amostra, a época da segunda final da Liga Europa, podemos ver o ano em que mais jogadores são utilizados e em que parece apresentar a maior rotatividade no plantel. Com, por exemplo, um máximo de jogadores com mais de 1000 minutos e um máximo de jogadores com mais de 20 jogos.

Destaque, para mim, também o facto de não haver umas diferenças muito grandes entre as diferentes épocas. Curiosamente nos últimos 3 anos tivemos épocas com um grande número de jogadores a fazer mais de 10 jogos e isso acabou por resultar em zero títulos conquistados. Há relação? Talvez sim, talvez não. A estatística não gera conclusões de causa-efeito.

No final, tenho os valores para a presente época. Fazendo uma simples extrapolação se os valores dos jogadores se mantivessem ao longo de 54 jogos. O que salta mais à vista seria provavelmente o número de jogadores que faria mais de 4000 minutos, no entanto há que referir que até agora ainda não se iniciou a Taça da Liga e que a Taça de Portugal foi apenas um jogo, é de acreditar que vários jogadores terão descanso nessas competições e que com isso os seus números de minutos possam descer ligeiramente. Será que a verificarem-se estes valores podemos afirmar que o Benfica tem um plantel mais curto do que tem acontecido? Ou que tem um plantel com menos qualidade do que tem tido? Ou com menos confiança por parte do treinador? Em cima de cada ano está um C onde o Benfica foi campeão. Vê-se alguma diferença nos anos em que foram campeões?

Em 2012/2013 o Benfica poderia ter ganho tudo, ficou a breves minutos de cada competição de o conseguir. Não foi competitivo durante essa época? Chegou à final da Liga Europa, da Taça de Portugal e só não foi campeão com um golo dum tal de Kelvin nos instantes finais dum Porto - Benfica. Fez literalmente uma época com 15 jogadores. Com a particularidade que esses 15 jogadores que fizeram mais de 1000 minutos, fizeram mesmo 2000 minutos mínimo. 

Há malta que continua a achar que o Benfica precisa de fazer mais 2 ou 3 contratações em Janeiro, ponta de lança à cabeça, mais um médio e um extremo com criatividade. Custa-me a ver quem queira vir para ser suplente do Aursnes, ou Enzo, ou João Mário, ou Tino... Ou quem queira vir para ser suplente do Neres... ou é o Neres suplente? 

O Benfica, na minha opinião, tem neste momento 13 jogadores titulares, tem mais dois centrais como Lucas Veríssimo e Morato que precisam de recuperar fisicamente mas que podem sem sombra de dúvidas ser alternativas/titulares, temos um Ristic que me parece ter todas as condições para ser alternativa e depois temos Diogo, Chiquinho, Musa e Pinho que para mim podem ser alternativas para jogos de menor dimensão e dificuldade, chegando facilmente aos 10-15 jogos e perto dos 1000 minutos. O Draxler infelizmente ainda é uma incógnita, mas se recuperar bem dará certamente minutos de qualidade.

Resumindo, facilmente chegamos a um plantel de 16 / 17 jogadores. Só para título de comparação. No ano passado, o Real Madrid foi campeão em Espanha e campeão europeu com: 16 jogadores a fazerem mais de 1000 minutos; 15 jogadores a fazerem mais de 2000 minutos; 6 jogadores a fazerem mais de 3900 minutos; 17 jogadores a fazerem mais de 20 jogos. 

Quando vejo a malta falar em plantéis de 24 jogadores de qualidade, em que todos terão tempo e oportunidade de jogo por igual, gostaria que me dessem um exemplo duma equipa que alguma vez tenha dado minutos relevantes a mais de 17 ou 18 jogadores numa época. Não esquecer que 1000 minutos numa época de 50 jogos é 20 minutos por jogo de média, a relevância depois será subjetiva.

Qual é a vossa leitura desta questão?

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Noite de gala!



Não há palavras para descrever aquilo que o Benfica fez esta noite! Uma coisa é vencer uma Juventus numa estratégia de bloco médio baixo na procura das transições rápidas para o ataque, outra coisa é assumir o jogo, é ter bola, é fazer correr a Juventus, é fazer desesperar os jogadores da Juventus, é sufocar a Juventus, é fazer 4 golos quando podíamos ter feito mais quatro ou cinco.

O futebol apresentado hoje pela Benfica foi de gala! A Juventus levou hoje a segunda dose de um banho de bola extraordinário.

A equipa esteve toda num patamar absolutamente estratosférico!

Destaco Rafa não só pelos dois golos mas por tudo o que fez durante o jogo. Ninguém conseguiu parar Rafa que fez gato sapato da defesa da Juventus. 

Os últimos vinte minutos têm uma explicação simples... Quebrámos fisicamente numa altura que a Juve refrescou a equipa em força. A ideia que fica, não só de hoje, é que a equipa é claramente curta para Roger, por isso é que normalmente faz substituições demasiado tarde. Creio que deveríamos ir ao mercado em Janeiro mas isso são outros quinhentos...

Se me dissessem no inicio de época que na Champions estávamos apurados para os oitavos a uma jornada do fim e a disputar o primeiro lugar do grupo, num grupo com Juve e PSG, eu diria que era tudo doido.

Termino com uma palavra para o nosso menino Tó Silva... Que estreia a marcar miúdo!!!! Que noite memorável!! Parabéns e que continues a trabalhar com a mesma com a mesma humildade que tens feito até hoje e terás um futuro brilhante pela frente!

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Jogo decisivo...


Jogo decisivo para... A Juventus!!

Para o Benfica "basta" o empate mas este Benfica jogará para vencer o jogo.

Acredito que faremos um jogo sem arriscar muito porque quem tem de arriscar tudo é a Juventus e é nesse desespero que o Benfica irá jogar e tentar vencer o jogo.

O Benfica tem de fazer um jogo tranquilo, com paciência na circulação de bola e atacar a baliza adversária no momento certo. Não temos necessidade nenhuma de nos expormos em excesso.

Acredito que a Juventus tente entrar forte no jogo a ver se marca um golo de forma a serem eles a gerirem o jogo, para serem eles a jogarem depois no nosso erro.

Não tenho a mínima dúvida que em termos individuais a Juventus é melhor mas também não tenho dúvidas que coletivamente somos melhores que a Juventus e é esse coletivo, é esse espirito de entreajuda que nos levará a vencer o jogo como tantos outros que vencemos esta época.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Parabéns João Pinheiro!!


Não poderia deixar encerrar este clássico sem deixar uma palavra para o árbitro João Pinheiro.

Tantas e tantas vezes criticamos os árbitros que seria tremendamente injusto não deixar aqui umas linhas sobre a excelente arbitragem de João Pinheiro.

Não sei se ele viu o vídeo do estúpido do catão, não se se soube que existem queixas crime contra o mesmo catão feitos pela APAF e o Mauro Xavier, o que sei é que ele fez uma exibição absolutamente estrondosa e que há muito eu não via no futebol Português. Houvessem mais arbitragens destas e certamente teríamos árbitros em Mundiais, Europeus e nas grande decisões da prova rainha de clubes.

Estes jogos são extremamente difíceis de apitar porque envolvem muitas emoções, nervos à flor da pele e muita adrenalina. A tranquilidade que João Pinheiro mostrou durante todo o jogo deveria servir de exemplo para todos os árbitros, deveria fazer parte dos manuais de arbitragem. A coragem que ele teve, apesar das ameaças que sofreu e a sua família, é extraordinária!

O único erro que lhe aponto é de não ter mostrado o vermelho direto a Eustáquio no lance que deu a expulsão do mesmo mas por acumulação. O lance do Otávio ou até de um hipotético segundo golo do Benfica ele simplesmente não viu, teria de ser o VAR a analisar. No do Otávio foi erro do VAR e quarto árbitro.

Espero que João Pinheiro e restantes árbitros revejam este jogo vezes sem conta para perceberem qual é o caminho que devem seguir! Que esta arbitragem sirva de mote para o futuro! 


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 22 de outubro de 2022

19 jogos e nem um teste a sério!


"Penso que das três equipas fomos a mais competente, a mais corajosa, a única que tentou ganhar de forma limpa"

Como é bom ver o Serginho aziado e irritado no final do jogo. Acho que o jogo de ontem espelha bem aquilo que é o Porto. O que são os portistas e aquilo que é o futebol português, que muito tem sido denunciado ao longo dos últimos anos. Quando os árbitros são minimamente competentes, o Porto sofre. Sofre porque a sua agressividade na maior parte das vezes roça a agressão e quando isso é punido, limitam-se a muito querer e correr mas sem grande qualidade. E depois, quando perdem jogos limitam-se a inventar narrativas de favorecimentos, que neste caso só mesmo "O Nojo" consegue cavalgar. Ontem todos os programas de desporto que vi disseram que João Pinheiro fez uma excelente exibição, num jogo dificilíssimo de arbitrar face à agressividade e jogadas no limite de muitos jogadores. E qual é a narrativa desta vez para terem sido prejudicados? Uma suposta expulsão de Bah que foi perdoada. Ora, Bah fez 3 faltas em 45 minutos. Um amarelo totalmente ajustado na primeira falta que fez, uma segunda falta muito cavada pelo língua azul Otávio e uma terceira falta colado à linha lateral sem qualquer agressividade ou conduta que pudesse dar amarelo. Estes mesmos senhores que proclamam um amarelo ao Bah são os mesmos que fecham os olhos à "chapada/murro" de Otávio ao Gonçalo Ramos, nos festejos do nosso golo. Estes mesmos senhores são os que não acham completamente absurdo o jogador com mais faltas da época passada (72 faltas - Otávio) ter visto apenas 8 amarelos, ou seja... precisou de fazer 9 faltas para levar 1 amarelo em média no campeonato.

É este o futebol que vivemos, ontem felizmente que a quase totalidade dos comentários foram unânimes ao dizer que nem sequer percebiam aquilo a que o Serginho se referia. Na realidade nunca interessou, a narrativa é a de que foram prejudicados e mais nada. Logo se inventará alguma coisa.

Quanto ao jogo, foi um hino de competência por parte do Benfica. Não foi um jogo bonito ou vistoso. Mas estes clássicos raramente o são. Mas mostrou uma equipa tremendamente competente, mostrou uma equipa muito madura e a saber o que tinha de fazer em cada momento de jogo. E mostrou também um treinador a saber ler de forma muito inteligente o que a equipa precisava. Javi e Luisão certamente terão avisado o Roger que havia ali jogadores que não iam terminar a partida. Ontem o treinador mostrou mais uma vez que tem confiança nas suas alternativas. Tirar Enzo e João Mário ao intervalo é de grande coragem, tendo em conta a importância que os jogadores têm no onze do Benfica. Mas foi uma decisão extremamente acertada e que demonstra conhecimento ou bom aconselhamento.

Que delicia que é vê-los a espumar contra tudo e contra todos sem qualquer razão e sabendo nós que são de longe os mais beneficiados. Que prazer dá vencer novamente no Dragão. Será que é desta que nos vão começar a dar mais valor? Provavelmente não. Venha daí a Juventus. 20º jogo da época. Que não seja esta a primeira derrota para assegurar a passagem aos oitavos!

Voltando ao inicio e ao vídeo que coloquei. Que prazer dá ver esta paixão dentro do balneário benfiquista. Gonçalo, Tino, Diogo, António, Rafa.... mas também o Rui Costa e o Luisão. É isto que a equipa precisa. É isto. E se for preciso, como no ano passado, haver um Luís Miguel para mandar aquela malta toda para a p*** que os p***, que seja! É esta paixão que tem de existir! É isto que queremos!

Ainda não ganhámos nenhum título, mas que saborosa vitória esta.

CARREGA BENFICA!

P.S. - 10 jogos realizados no Campeonato. Parabéns à arbitragem que há vários anos não mostrava uma imparcialidade tão alta. Os pénaltis do Taremi são quase inexistentes, voltámos a ter pénaltis marcados a favor do Benfica e ao que parece já conseguem expulsar jogadores do Porto no Dragão. Com imparcialidade e coragem por parte da arbitragem, o futebol é muito mais apelativo.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O Estado do Desporto em Portugal


Portanto, um Presidente dum clube da 1ª Liga de Futebol em Portugal é multado em 1.836€ por ter servido de intermediário para uma transferência entre o seu clube e um clube rival da Liga. Presidente esse que tem uma empresa com 300 mil euros de divida desse mesmo clube rival. Presidente dum clube que teve 29 transações com o tal clube rival nas últimas 8 épocas.

Tudo ao que parece normal, como as várias famílias dos Ministros do nosso Governo a receber fundos europeus.

O Presidente Rui Costa, chama ladrões a uns senhores que roubam consecutivamente nos últimos anos a equipa de hóquei em patins do Benfica e é multado em 2.115€.

Tendo em conta a disparidade que há entre uma modalidade e outra em termos de receitas e prémios de jogo... este castigo é quase caricato.

Seja como for, ao que parece mandar umas bocas num jogo de hóquei é mais grave do que a promiscuidade óbvio e evidente entre dois clubes na 1ª Liga Portuguesa de Futebol.

É o Estado do Desporto em Portugal.

Podem ficar aqui com um vídeo do Mauro Xavier a comentar o assunto.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista


quarta-feira, 12 de outubro de 2022

PSG fraco e um Benfica a cumprir (Curtas)



1 - Benfica perde mais 2 pontos na Liga dos Campeões


Mais um jogo com uma equipa do PSG que será das mais fracas dos últimos 20 anos. Continuámos sem vencer nem convencer. Uma carrada de jogadores velhos sem grande qualidade e só com manhas. O quadro está feito. Depois de se rirem do nosso grupo e dizerem que íamos ser enxovalhados, eis que surge agora a outra narrativa, que sempre surge quando jogamos contra grandes equipas: estão ou numa fase muito má ou só têm fama. PSG ainda não perdeu um jogo esta temporada mas ao que parece para alguns, inclusive benfiquistas, a equipa do Benfica deveria jogar sempre por cima do adversário. Mesmo que seja um adversário com 5 vezes o nosso orçamento e com os melhores jogadores do Mundo. O Benfica, que há 3 anos que não ganha uma tacinha aqui no burgo deve ser capaz de jogar de igual para igual e sem perder intensidade durante 90 minutos contra o PSG.

Eu sou dos menos exigentes. Vejo uma equipa a jogar bem, com qualidade, que nem sempre consegue criar oportunidades mas que na maioria dos jogos o faz em catadupa e que mostrou na Europa que é capaz de jogar contra as melhores equipas do Mundo. Mais do que isto enquanto adepto não posso nem vou exigir. Mais uma vez, volto a referir, este ano será atípico, uma paragem extremamente prolongada para o Mundial que poderá mudar e muito aquilo que são os momentos das equipas. Vê-se por exemplo como as paragens para as seleções podem impactar naquilo que são as dinâmicas dos jogos. Este ano será extremada essa influência.

Vamos ver por exemplo como as segundas linhas se portam na Taça da Liga em Novembro.

2 - Modalidades mantém um registo muito positivo


O início de época tem sido extremamente positivo. Não só conseguimos vencer a maioria das supertaças que disputámos como conseguimos excelentes resultados nas competições europeias. Realce para a qualificação do basquetebol masculino para a Liga dos Campeões (2ª prova mais "importante" da modalidade, única que realça o mérito, face à existência da SuperLiga Europeia) e entretanto para a vitória nos dois jogos das duas primeiras jornadas (dois jogos fora de casa!), assim como a vitória da equipa feminina de andebol no retorno às competições europeias ao fim de quase 30 anos nas eliminatórias para Taça EHF.

Os resultados no atletismo, polo aquático e judo demonstram também que continuamos com uma grande qualidade nas várias modalidades.

3 - Nuno Tavares e o "amigo" Rúben Amorim


Não conheço nenhum dos dois, não faço juízos de valor sobre qualquer um deles. Mas vi o jogo do Marselha e vi o quanto o Nuno Tavares jogou, e vi também as constantes picardias para com o "miúdo". Se o Rúben entrou nos mind games ou nas picardias com ele, e tendo em conta aquilo que o Nuno Tavares disse, é caso para dizer: não havia necessidade. O Rúben é benfiquista, todos sabem disso, mas já teve vários momentos nesta sua passagem pelo Sporting que poderia e deveria respeitar mais aquilo que são os jogadores, ex-jogadores ou mesmo o Benfica. O seu tempo de "glória" no Sporting passou, já está na fase de esperar pela melhor oportunidade para rumar a outro clube, seria interessante não cuspir no prato que comeu. Eu como benfiquista fico pelo menos incomodado quanto estas situações acontecem.

4 - Curtas dentro das curtas


O Mbappé antes de se pavonear como se fosse um grande craque podia pelo menos ganhar uma Liga dos Campeões primeiro, ou um prémio de melhor jogador da Europa ou do Mundo ou vá de melhor marcador da Europa, ou então uma Liga qualquer sem ser a francesa. É que o Ronaldo ou o Messi podem portar-se como divas, andarmos a falar em 400 milhões por um jogador que o melhor que tem é uma época com 42 golos. Amigo, isso até o Jardel fez. É um tremendo jogador, mas.... duvido muito que seja o novo melhor jogador do Mundo.

Tremenda vitória da seleção feminina de futebol. Grande carreira nesta qualificação para o Mundial. Jogaço ontem! Parece que não está fácil garantir o bilhete.... em Fevereiro é para rumar à história! 

Que imagem extraordinária aquela da família do Roger Schmidt na bancada! Mostra muito sobre a motivação e valores do nosso treinador!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Um Benfica Europeu !


Muitas foram as vozes que ecoaram no fim de semana com o jogo menos conseguido da equipa. Depois de 13 vitórias e com uma equipa a jogar bom futebol, saíram à rua novamente os que duvidam. Ou porque a equipa voltou a mostrar o futebol do ano passado, ou porque não tem soluções, ou porque os jogadores estão cansados, ou porque o treinador é teimoso e aposta sempre nos mesmos. Ontem o treinador do PSG também deve ter pensado que não tinha banco, só fez 3 substituições e 1 foi forçada.

Faz-me lembrar um bocadinho aquela conversa dos muitos jogos e dos muitos minutos que as estrelas da NBA hoje em dia escolhem não jogar e depois comparar com, por exemplo, o Michael Jordan, que nos 2 three-peat que venceu, perdeu apenas 3 jogos dos 492 que constituíram essas 6 épocas. Na altura ninguém se queixava de fadiga. Hoje parece que quaisquer 10 jogos seguidos têm de descansar 1.

O campeonato nem há 2 meses começou. O único que pode eventualmente mostrar alguma fadiga é o Enzo, e mesmo esse tem 21 anos de idade. Como diz o meu pai que é construtor civil, ele trabalha 8 horas por dia há mais de 45 anos e 6 dias por semana. Jogadores com todos estes cuidados de saúde que hoje em dia têm, na generalidade com menos de 30 anos, com menos de 15 jogos feitos esta época... poderemos nós estar constantemente a desculpar um pior jogo com fadiga ? 

Este ano será um ano totalmente atípico, o dinheiro do Qatar coloca o Mundial no Inverno e no meio da época, vamos ter praticamente férias durante 1 mês e meio para os jogadores poderem descansar. Se não usarem os jogadores agora vão usar quando?

Posto esta introdução sobre as criticas que se fizeram logo após o jogo em Guimarães... como já é meme entre os benfiquistas... jogámos contra o pior PSG dos últimos 50 anos e continuamos sem ter mostrado como iremos competir contra uma grande equipa, mas não foi pior.

Ontem foi uma das melhores noites europeias dos últimos anos. Noites como esta fizeram-me lembrar por exemplo a Juventus na caminhada para a final da Liga Europeia, ou contra o campeão europeu Liverpool há uns anos atrás. Pelo tremendo jogo que foi, pela tremenda demonstração de qualidade da nossa equipa e pelo tremendo ambiente no Estádio. Noite memorável, com um resultado que só peca por escasso face aquilo que a equipa fez. Para mim não há a mínima dúvida, merecíamos mais. Merecíamos a vitória. E só não saímos de lá com a vitória porque a eficácia não esteve do nosso lado, ou melhor, porque o Donnarumma esteve por lá para não deixar acontecer. 

Bem podem falar sobre o Ody e sobre a segunda parte, houve 6 defesas para cada guarda-redes e 4 das 6 do Donnarumma foram com jogadores do Benfica isolados com tudo para fazer o golo. O Benfica mostrou personalidade e uma qualidade que poucos pensariam ser possível frente a um adversário como o PSG. Para que a malta se aperceba de contra quem jogámos:

Donnarumma - Considerado por muitos uma das maiores promessas/certezas do futebol europeu. Tem no currículo 1 campeonato da Europa pela Itália, tendo sido considerado, só, o melhor jogador do torneio.

Sérgio Ramos - Tem só 14 títulos internacionais (4 Liga dos Campeões, 1 Mundial, 2 Europeus) e 13 títulos nacionais (5 Ligas Espanholas, 1 Liga Francesa)

Marquinhos - Uma Copa América, 1 Libertadores e 26 títulos em França.

Danilo - Campeonato da Europa e 7 títulos nacionais

Verrati - Campeonato da Europa e 30 títulos nacionais !!

Vitinha - Uma das principais promessas do futebol português que só Fernando Santos acha que não deve ser titular na selecção.

Hakimi - 1 Liga dos Campeões, 1 Campeonato do Mundo de Clubes, 1 Liga Italiana, 1 Liga Espanhola e 1 Liga Francesa.

Messi - Um qualquer que por lá andava que alguns dizem ser o melhor de sempre. 12 títulos internacionais, 23 nacionais e mais de 63 troféus individuais

Mbappé - Campeão do Mundo, 12 títulos nacionais e supostamente uma das principais figuras do futebol Mundial. Um futuro melhor jogador do Mundo.

Neymar - 5 títulos internacionais, 19 títulos nacionais e dito como o melhor jogador brasileiro da actualidade, que terá passado ao lado duma carreira como Messi e Ronaldo devido à conduta fora de campo. 

Nuno Mendes - Campeão nacional pelo Sporting. Damn! Mic Down.

Estamos a falar da comparação entre uma equipa com um onze avaliado em 636 M€ contra outra com um onze avaliado em 150 M€.

Jogámos olhos nos olhos. E podíamos ter sido mais felizes. E as análises que ontem vi e hoje vejo sobre o jogo é que faltou isto e aquilo, e que o Ody foi o melhor em campo, e que o Benfica na segunda parte jogou pior e que foi massacrado.... Isto não era um Benfica vs Porto. Ou um Benfica vs Guimarães. A diferença entre o onze mais caro do Benfica com o mais caro do Guimarães é de 130 M€. Aqui a diferença era de 480 M€. Se o PSG tem problemas de banco que o treinador não faz mais de 2 substituições, ainda nós nos queixamos do Diogo Gonçalves e do Chiquinho?  Eles queixam-se do Sarabia. 

Jogo assombroso da parte dos nossos jogadores. Ninguém deve ser destaque individual, estão todos em destaque. A qualidade deste PSG é doutro nível. E a qualidade deste Benfica ficou também demonstrada. Mbappé quê? Temos lá o António Silva. Messi? Temos lá o Tino. Verrati? Temos lá o Enzo. Neymar? Viram as arrancadas do Rafa? Donnarumma? Onde é que o Ody é muito pior?

Venha daí o Rio Ave. Que tenho a certeza que não teremos uma exibição como em Guimarães depois da paragem para as selecções. Sim, não se esqueçam que o Enzo por exemplo, teve viagem bem longa pela seleção antes do jogo com o Guimarães. Estamos na luta! Esperemos que não sejamos uma das poucas equipas na história a ficar de fora dos oitavos com 10 pontos!

CARREGA BENFICA!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Guimarães, Supertaças e Títulos Mentirosos


Primeira não vitória da época. Não foi um bom jogo por parte da equipa. Menos capacidade de chegar à frente com perigo. Guimarães a fazer mais uma vez o jogo da vida deles dando tudo para pontuar e para vencer o encontro. Não acho que tenha sido um péssimo jogo da nossa parte, tivemos mais bola, tivemos mais aproximações com perigo, mas não conseguimos controlar o jogo e acabámos por ter sorte na forma como não perdemos, embora também tenhamos tido ocasiões que podíamos ter finalizado melhor.

Posto isto, não passamos a bestas. O principal foco deve ser a consolidação da equipa, em Guimarães não fomos capazes de fazer pressão alta e interferir na saída do adversário. O Guimarães fugiu a isso e tentou sair também com bolas longas, foi o que foi. Continuamos em primeiro e com um jogo muito importante no Dragão daqui a umas semanas para mostrar que merecemos estar onde estamos.

Nota para o árbitro: voltámos a ter um árbitro que não nos prejudicou. É preciso salientar isso. O ano passado tínhamos levado com 2 pénaltis contra sem VAR. Este ano não podemos de todo usar a carta da arbitragem. 

Com o PSG teremos de jogar mais. Mas acredito num bom resultado! Vamos para tentar manter a invencibilidade esta época!

------

Já agora, este fim de semana não foi simpático. Perdemos a Supertaça de volei masculina. No entanto, o saldo de modalidades neste inicio de época é muito positivo, com 7 supertaças nas mais diversas modalidades e sectores. Em 12 possíveis vencemos 7. Muito bom. Tendo perdido 3 e não participado em 2. Saldo muito positivo.


------

Por fim um nota que me continua a deixar incrédulo e não entendo como é que a Federação permite que o Sporting continue a colocar no seu autocarro e no Estádio os 23 títulos de campeão nacional. Para quando uma tomada de posição sobre uma mentira publicitada sobre instituições? Não chega altura de dizer "basta de estupidez"? Ou então o Benfica poderia começar a dizer que tem 50 títulos nacionais. Porquê? A pergunta é "Porque não?". 



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi