Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Benfica 2 vs PSV 1: Em vantagem ao intervalo



Nesta fase, com esta sucessão de jogos nesta altura da época, o mais importante é sempre a vitória e isso o Benfica conseguiu esta noite!

Quero também salientar que defrontámos claramente o melhor PSV dos últimos anos, com um meio campo e frente de ataque em nada, mas nada mesmo, inferior ao Benfica!

Quero também lembrar que esta equipa despachou o Galatasaray por 7-1 no conjunto das duas mãos, venceu a Supertaça Holandesa com uma goleada sobre o Ajax por 4-0. Esta equipa ainda não tinha perdido esta época e com o score de 17 golos marcados e somente 2 golos sofridos em 
 jogos. Portanto, o Benfica conseguiu infligir a primeira derrota ao PSV e marcou tantos golos ao PSV num jogo como quantos tinham sofrido em 6 jogos.

Quanto ao jogo em si, penso que tivemos relativamente bem na primeira parte e fomos decaindo co o jogo. Tive sempre a sensação que o PSV esteve por cima do jogo, embora na primeira parte não tenham criado quase nada de salientar. Penso que na segunda parte, aí sim, senti o PSV claramente por cima e o Benfica em clara défice físico. 

Este fio o jogo onde não conseguimos ter bola, onde não conseguimos ter o controlo do jogo e isso deve-se aquilo a que eu tenho vindo a alertar... Ao perfil atlético dos jogadores do Benfica que cada vez que jogamos com equipas com outro andamento a equipa ressente-se.
 
Já o venho dizendo que o João Mário poderá ser o 8 para o campeonato mas irá ter enormes dificuldades contra equipas de maior qualidade, onde os duelos a meio campo serão mais intensos e constantes, Repito, o João Mário rende o triplo na posição onde jogo o Pizzi!!

Depois, quando ao lado de João Mário joga um jogador também com enormes dificuldades nos duelos, a equipa denota sempre enormes dificuldades tanto nos duelos como no processo defensivo. Se o Maité se afirmar e vier dar outra dimensão ao meio campo, então até poderemos jogar com João Mário a 8, senão, em jogos de Champions, vamos passar um mau bocado... Para mim, era ir já buscar o Al Musrati!!!

Depois temos os nossos laterais... Espero que hoje se tenham dissipado todas as dúvidas em relação a Grimaldo... O Madueke fez o que quis de Grimaldo... Até deu pena!!! E depois ainda temos o cabeceamento de Van Ginkel em que o Grimaldo finge que está lá...

Como tenho vindo a frisar... Precisamos de mais um Rafa o quanto antes!!! Não temos ninguém com aquela velocidade e que desequilibre. O Everton, ou muda muito ou vai ser mais do mesmo...

Portanto, aumenta o grau de dificuldade dos adversários e ficam a nú as fragilidades da equipa do Benfica que há muito estão identificadas!

Resumindo, se formos à Champions temos de ir buscar um lateral esquerdo, um médio defensivo (Al Musrati seria top) e um extremo tipo Rafa.


Para a semana há mais e acredito que conseguiremos passar!!!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 15 de agosto de 2021

Benfica 2 vs. Arouca 0: Festival do desperdício



O jogo resume-se de forma muito simples... Após expulsão do jogador do Arouca só deu Benfica que com um acerto na finalização tinha dado para uma goleada das antigas.

Já sei que para muitos, quando se ganha está tudo bem e não há problemas, a equipa é boa e não se passa nada. Pois eu não sou assim, encontro sempre algo onde a equipa tem de crescer e rapidamente. Neste jogo encontrei algumas situações...

  1. A equipa usa e abusa do passe curto quando o jogo, e a equipa adversária, até "pede" que lhe metam bolas nas costas ou diagonais. Assim a equipa fica previsível e mais lenta.
  2. Jogar com João Mário, Pizzi, Everton e Luca é somente "emperrar" o jogo! A equipa tem um enorme controlo sobre o jogo, sobre a posse da bola mas fica mais lenta e previsível, sem grandes rasgos individuais.
  3. Nunca vendam o Taarabt!! Para jogos em que estejamos a ter enormes dificuldades para meter velocidade e risco no jogo, temos de ter um jogador como Taarabt para abanar com o jogo. O mesmo se pode dizer de Rafa, que simplesmente é o nosso único jogador do plantel que dá velocidade ao jogo do Benfica!
  4. A finalização!! Uma equipa como o Benfica não pode ter onze?! oportunidades de golo num jogo e só marcar um golo! Se esta situação não melhorar poderemos pagar bem caro em alguns jogos... No entanto, seria bem mais grave não criar situações de golo!
Resumindo... Vão buscar um extremo tipo Rafa o mais rápido possível!! Assim como laterais, um para cada lado!! De médios já chega!! Os que estão têm de dar conta do recado!! Infelizmente não fomos buscar o Al Musrati que seria um upgrade a qualquer um que faz esta posição!

Em relação ao um tal de bom senso que terá faltado ao árbitro no lance da expulsão do jogador do Arouca, a única falta de bom senso naquele lance foi do GR, aliada á sua completa desconcentração no jogo, aliás, foi o único que não percebeu que o árbitro não tinha marcado fora-de-jogo! A sinalética que o árbitro faz não induz ninguém em campo em erro porque ele mete o polegar no ar para o seu auxiliar e isso é visível de forma clara por quem está em campo, ao mesmo tempo que manda jogar. Esta explicação toda do Sr. Duarte Gomes serviria para um jogo dos escalões de formação, em alta competição, a este nível, na minha opinião, é só patético! Então comparar o do apito que vem da bancada é de ir às lágrimas! O árbitro fez aquilo que muitos árbitro fizeram no europeu, deixar o jogo correr, ainda para mais numa bola onde o GR tem a bola na mão, portanto, uma lei vantagem quase zero probabilidades de o adversário ganhar a bola ou assim! O facto de o jogador do Arouca cometer um erro estúpido não pode dar azo a que a equipa adversária seja penalizada por isso, e era isso que iria acontecer, porque se o árbitro não cometeu nenhum erro técnico, então não se pode apelar ao bom senso para beneficiar uma equipa em prejuízo de outra. Isto é futebol de alta competição, de jogadores que já jogam isto há muitos anos e sabem bem se não há apito do árbitro o jogo nunca pára!!!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Spartak 0 vs. Benfica 2: Grande exibição!!





Quero começar este texto dizendo que defrontámos uma equipa que está longe de ser um equipa de Champions mas isso não quer dizer que se tenha de desvalorizar a exibição que o Benfica conseguiu em todos os momentos do jogo, ou quase todos porque se a pontaria tivesse afinada a eliminatória estaria arrumada com uma goleada.

Quanto ao jogo, excedeu claramente as minhas expectativas!!! Acreditava que o Benfica vencesse porque somos melhores mas, sinceramente, e depois do último jogo de preparação, estava com alguns receios. De salientar que neste momento, é normal que exista alguma desconfiança em relação à equipa, desconfiança essa que já vem da época passada.

A equipa apresentou-se num nível alto, em termos de agressividade, intensidade e fisicamente. O colectivo, no seu global, esteve muito, muito bem e não demos grandes hipóteses ao nosso adversário. Com uma maior capacidade concretizadora tínhamos goleado!!

Eu acredito que esta equipa pode, e tem, de crescer mais porque, caso passemos, na fase de grupos a "fruta é outra", e por falar nisto, continuo com reticencias com o João Mário na posição oito quando defrontarmos adversários com outros argumentos. Assim como continuo a achar que temos de ir buscar com urgência um lateral esquerdo e um jogador com as características do Rafa porque é o único que temos com aquelas características. Dou de barato o defesa direito porque o dinheiro não estica...

No entanto, continuo a achar que o Al Musrati daria uma dimensão atlética fantástica ao nosso meio campo!! Isto a conjugar à facilidade e qualidade de passe, bem como a forma como consegue recuperar em transição defensiva, algo que Weigl continua a demonstrar algumas dificuldades.

Que venha o Moreirense! Que venha mais uma vitória e mais uma boa exibição!!

Não queria terminar sem dar os parabéns aqueles que após uma excelente vitória da nossa equipa decidiram vir criticar o treinador para agradecer ao amigo Vieira por lhe ter dado a oportunidade de treinar uma equipa como a do Benfica, o que lhe possibilitou conquistar títulos e crescer como treinador! A isto chama-se GRATIDÃO!!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi