Siga-nos no Facebook

domingo, 21 de março de 2021

Braga x Benfica - Antevisão


Jogo decisivo para a nossa presença na LC do próximo ano. Se vencermos (ou empatarmos)... chegaremos ao 2º lugar! Se não perdermos... será muito difícil escapar ao 4º lugar... pior classificação em mais de uma década! 

Vão jogar as duas melhores equipas do campeonato! A classificação não o demonstra... mas a classificação é resultado de muitas coisas que não apenas a qualidade. Contra 12 penalties a mais e uma galáxia... além de toda a proteção extra!

Conferência de imprensa


Convocatória
Guarda-redes: Odysseas e Helton;
Defesas: Jardel, Grimaldo, Vertonghen, Otamendi, Gilberto, Lucas Veríssimo e Nuno Tavares;
Médios: Taarabt, Pizzi, Rafa, Julian Weigl, Gabriel, Everton, Diogo Gonçalves, Cervi, Chiquinho e Pedrinho;
Avançados: Seferovic, Waldschmidt e Darwin.

11 Inicial

Não antevejo JJ a mudar para 3 DC... mas imagino a inclusão de Pizzi para apoiar um pouco mais o meio campo. Apesar de acreditar que jogará Ewerton também não excluiria a hipótese de Pedrinho na direita e Rafa na esquerda ou Chiquinho na esquerda... Sempre para um maior preenchimento de zonas interiores do terreno.


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 14 de março de 2021

Benfica 2 vs. Boavista 0 - Tranquilidade




Há largos meses que não assistia a um jogo do Benfica com tanta tranquilidade!

Após a expulsão o Benfica simplesmente passeou no jogo! Só faltava saber quando é que iria acontecer o golo, pois a equipa conseguia circular bem a bola, conseguia criar desequilíbrios e situações de finalização, faltava mesmo era meter a bola dentro da baliza, que acabou perto de acontecer já mesmo a chegar ao intervalo.

Na segunda parte foi um autêntico festival situações de golo perdidas. A equipa ficou a dever-nos mais uma goleada! Apesar dos dois golos do Seferovic, com um ponta de lança com outra capacidade de finalização, hoje daria para fazer um poker... Darwin, neste momento, perdeu a titularidade para Seferovic, a sua entrada em campo tirou qualquer dúvidas neste momento. O Darwin ainda não percebeu como jogar em espaços curtos, ou melhor, face ao inicio de época até percebeu mas o ponta de lança vive de golos e não de assistências e aí, Darwin tem estado muito abaixo daquilo que eu penso que ainda pode dar. 

A equipa está em claro crescimento e o próximo jogo será um duro teste a esta equipa para aferir se efetivamente a equipa está ou não melhor.

Muitos começam a questionar o porquê de JJ não apostar mais cedo em Diogo, eu tinha feito exactamente o mesmo! Parece que a malta esquece facilmente o que se passou para trás! Eu fui daqueles que sempre disse que Diogo dificilmente daria lateral, e mantenho muitas reservas, mas com tempo para o treino, o Diogo tem evoluído bem. Ainda quero ver os seus comportamentos defensivos contra equipas com outra capacidade ofensiva.

Mantenho a opinião em ralação aos nossos extremos... Para mim seria Rafa na esquerda e Pizzi na direita com Luka ou Chiquinho a segundo avançado.

Uma nota para mais uma arbitragem absolutamente nojenta!! Se o lance do suposto penalti revertido eu até dou de barato, só lendo vários árbitros é que poderei aferir se o erro foi assim tão clamoroso ou não, para mim aceito a interpretação de que não agarrou mas empurrou, mas já ia perdoar um vermelho ao jogador do Boavista. Aquele lance, sendo penalti ou não, seria sempre vermelho porque não há nenhuma tentativa de jogar a bola, logo, não se aplica aqui aquela situação da dupla penalização.

Aquilo que o árbitro fez no lance do Taarabt é umas das maiores vergonhas deste campeonato! O pormenor do árbitro a ver se a bola ia entrar ou não é deliciosa! Se ele o faz tem de deixar terminar a jogada e não apitar um segundo antes de a bola entrar, impossibilitando assim a possibilidade de eventualmente o VAR poder intervir e reverter a decisão. Aquilo não é falta nenhuma! Ainda por cima dá amarelo! Incrível Taarabt nem sequer acerta na face, coloca simplesmente a mão no peito do jogador e este atira-se para o chão agarrado à cara. Neste lance, o árbitro deveria ter validado a jogada e golo e dar amarelo ao jogador do Boavista por simulação.

É vergonhosa a facilidade que saem amarelos para os jogadores do Benfica. Mais um do Weigl, que até pode ser bem mostrado, no entanto temos Palhinha há nái sei quanto jogos a fazer faltas para amarelo e chega ao fim do jogo com o folha limpa. Sem falar que ontem o árbitro teve dois?! lances para expulsar Coates e não o fez em nenhuma das ocasiões. Resultado? Neste momento o Sporting não está a jogar absolutamente nada e a arbitragem vai dando a mão, permitindo que o seu médio mais defensivo mantenha os níveis de agressividade sempre altos porque lhe é perdoado constantemente o cartão amarelo, a juntar a mais uma expulsão perdoada, desta vez foram duas vezes que Coates deveria levar o segundo amarelo.

Alguém do Benfica vem falar? Nah... Está tudo bem...



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 13 de março de 2021

Benfica x Boavista - Antevisão


Jogo de "volta" do pior jogo da época... Levar 3 de uma equipa como o Boavista, com todas as condicionantes que existem num jogo de futebol, não é aceitável! 
Neste momento estamos naquela que é, talvez, a melhor fase da época! Coincide com a recuperação pós covid, com a entrada de Verissimo (melhor contratação da época) no 11, com a saída de Vlachodimos do 11 (finalmente, e nem acho Helton muito bom)... A única hipótese de conseguir minimizar danos no campeonato é ganhar os restantes jogos daqui até final da época.

Conferência de Imprensa

Convocados
A esta hora ainda não foi divulgada a lista de convocados.

11 Inicial
Daqui até final não imagino JJ a mudar o 11 com frequência... a duvida será sempre entre Pizzi e Taarabt e qual o par de Seferovic (OMG).


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 10 de março de 2021

Champions: Aprender com os outros




Espero sinceramente que tenham visto ontem o jogo do FC Porto para que percebam que para se ser forte na Chamapions não basta ter uma equipa com qualidade, senão ontem a Juve tinha cilindrado o FC Porto. 

É necessário ter um colectivo muito forte e ter uma equipa trabalhada tacticamente para ter jogos em que vai ter de estar muito mais tempo sem bola e nesses momentos a equipa ser muito forte.

Depois, ter jogadores que tenham uma mentalidade fortíssima, aquilo a que eu chamo de "animais de competição", jogadores intensos e agressivos, fisicamente e atleticamente fortes.

Não esquecer que o perfil do treinador é importante! Neste caso, o SC sabe muito bem o que é a Champions porque jogou inúmeros jogos e por isso sabe perfeitamente aquilo que a equipa precisa de ser para ter sucesso na Champions. O SC tem o mérito de ter trabalhado esta equipa no plano defensivo quase de forma perfeita, depois com jogadores como Corona, Otávio, Sérgio Oliveira, Taremi e Marega, a equipa tem uma capacidade estrondosa de sair.

Não querendo desvalorizar esta passagem do FC Porto, de referir que o FC Porto apanhou a pior Juventus dos últimos, talvez, quinze anos. Esta Juventus não joga absolutamente nada! Coletivamente são um completo zero e que vai sobrevivendo à custa de algumas individualidades que lhes vão resolvendo muitos jogos, como Ronaldo.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Belenenses 0 vs. Benfica 3: Passo a passo




Por questões profissionais não me foi possível ver o jogo mas não queria deixar passar mais uma vitória do Benfica, desta feita com três golos marcados e zero sofridos.

Do que ouvi do relato da primeira parte e lo que li, o Benfica não esteve muito bem, falhando passes e a jogar mais lento do que se pedia.

Na segunda parte, repito, do que li, a equipa soltou-se mais, trocou a bola mais rápido e marcou dois golos de rajada, acabando assim com o jogo.

A recuperação da equipa faz-se passo a passo, jogo a jogo e a ganhar! É assim que se ganha confiança! Quando estás confiante parece que até quando acertas mal na bola ela acaba por chegar ao destino.

É claro e notório que a equipa fisicamente está completamente noutro patamar e com o acumular de vitórias os jogadores vão ficando mais confiantes e o nosso futebol sai mais fluido.

Uma referência para o "patinho feio" Seferovic que, não sendo um ponta de lança de enorme qualidade, lá vai marcando.

Mantenho a minha opinião em relação ao meio campo do Benfica. Penso que Weigl e Gabriel fariam uma dupla mais forte em todos os processos do jogo. Continuo a achar que Pizzi não deve ser o nosso oito e sim o segundo ponta o a jogar a partir da direita que foi aí que marcou quase trinta golos, penso eu. Eu jogaria sempre com Rafa na esquerda e Pizzi na direita com Luca atrás do ponta de lança, com Weigl e Gabriel a cobrirem as suas costas porque são dois jogadores fortes na reacção à perda.

Que venha o próximo jogo!!






No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 8 de março de 2021

Belenenses x Benfica - Antevisão

13 jogos... 13 vitorias! O que se espera do Benfica daqui até final do campeonato... Vindo de 2 vitórias consecutivas.
Neste momento temos de ir jogo a jogo, ganhando os 3 pontos... chegar ao final á frente de porto e Braga... e quem sabe, esperar que a justiça desportiva portuguesa funcione!

Conferência de Imprensa

Convocatória

Guarda-redes: Helton e Odysseas;
Defesas: Otamendi, Nuno Tavares, Grimaldo, Gilberto, Lucas Veríssimo e Jardel;
Médios: Diogo Gonçalves, Everton, Gabriel, Taarabt, Rafa, Pizzi, Cervi, Chiquinho, Julian Weigl e Pedrinho;
Avançados: Waldschmidt, Seferovic e Gonçalo Ramos.

11 Inicial

Destaque para a diferença que qualidade e quantidade de opções para PL e para 2º avançado...


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 7 de março de 2021

Aos dirigentes pede-se silêncio!


Estas pessoas são "perigosas"! São estas pessoas que muitas vezes criam expectativas demasiado altas e depois quem sofre com isso é a equipa.

Os nossos dirigentes têm de perceber que neste momento o silêncio é de ouro! Só o presidente deve intervir e só em casos de arbitragem! Agora é o momento de deixar a equipa trabalhar tranquilamente e quanto menos se falar nela melhor!

Da minha parte, o Benfica só está melhor fisicamente! Vencer um jogo, em casa, ao Rio Ave, onde na primeira parte mostramos muita insegurança não é estar melhor, muito menos depois de uma vitória sobre um clube da segunda liga numa eliminatória que já estava mais do que ganha, portanto, sem qualquer pressão!!

Noto a equipa muito mais solta fisicamente, agora mais segura e melhor penso que ainda é cedo para avaliar. Veremos já no próximo jogo como a equipa se apresenta. Vamos jogar contra uma equipa que defensivamente é muito forte mas fraca em termos ofensivos.

Esta equipa precisa de uma sequência de jogos a vencer, de preferência marcando muitos golos e sem sofrer.

Esta declaração é prematura e em nada ajuda a equipa! É fecharem a boca se faz favor e deixarem a equipa trabalhar em tranquilidade!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 6 de março de 2021

Pré-Covid vs. Pós-Covid


Antes demais dizer sempre que o que vou escrever são atenuantes e não desculpas porque apesar das vitórias no inicio do campeonato o futebol praticado não era nada de especial.

O que quero salientar é que os casos de Covid no Benfica foi algo que afectou de forma trágica o Benfica e isso ninguém pode desmentir ou sequer desvalorizar!!

Na imagem podem verificar o arranque de campeonato que o Benfica fez até ao casos Covid, após o jogo com o FC Porto. Foram 14 jogos onde vencemos 10, empatámos e perdemos outros 2. Marcámos 29 golos( média de 2 golos por jogo) e sofremos 14(média de 1 por jogo).

À 14.ª jornada estávamos somente a 4 pontos do Sporting...



Após o jogo com o FC Porto veio o surto de Covid no Benfica que dizimou a equipa e técnicos. Os resultados foram os que estão na imagem abaixo.

Foram 2 vitórias, 4 empates e 1 derrota em 7 jogos. onde marcamos 6 golos(média inferior 0,9 por jogo) e sofremos 3 golos(média de 0,4 por jogo). Perdemos em 7 jogos 11 pontos quando em 14 jogos tínhamos perdido 10...


Um facto curioso é que se até à 14.ª jornada erámos fortes no ataque e fracos na defesa, depois ficámos forte na defesa e fracos no ataque.

A somar a isto do Covid temos os zero penaltis a nosso favor quando vamos para a 23.ª jornada. Só ali nos jogos no pós-Covid temos oito pontos perdidos por prejuízo da arbitragem ao não assinalarem penaltis evidentes a nosso favor. Somando esses pontos, depois de sermos dizimados pelo Covid, estaríamos a  pontos do Sporting, não retirando pontos onde eles foram claramente beneficiados.

Estes números servem para aferir que é um facto indesmentível que o surto de Covid no Benfica teve um impacto quase decisivo para a distância a que estamos agora do Sporting. Isto não invalida o facto de a equipa também não ter feito exibições condizentes com o valor da equipa e dentro do que foi prometido por JJ e Vieira nas primeiras jornadas do Campeonato. 


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Sporting em queda...


No tempos áureos de Bruno Lage eu tinha referido que a equipa mostrava algumas debilidades defensivas e que nos ia valendo o ataque mas que era preciso corrigir isso para não termos dissabores noutras circunstâncias. Isto foi depois confirmado por Lage quando afirmou que os problemas defensivos do Benfica já tinham um ano e que ele já tinha detectado mas que nunca os resolveu, pagando mais tarde um preço demasiado alto.

Ora, o actual Sporting está em clara queda exibicional e as suas dificuldades em controlar o jogo e em criar situações de golo como criava na primeira volta são claras!

O que me faz estranhar é o discurso de Amorim ao afirmar que a equipa está a cometer erros. Será que está a cometer assim tanto esses erros ou será que as equipas já perceberam como o Sporting pressiona, como joga em ataque posicional e os seus pontos fracos. Será que Amorim não percebeu ainda que vai ter mudar um pouco o seu sistema? Que terá de criar outras dinâmicas? 

O que o Sérgio Conceição disse é mais do que óbvio e só um Taremi a falhar aquilo que não tem falhado esta época é que permitiu ao Sporting sair vivo do Dragão onde foi completamente encostado às cordas. O discurso de que jogaram com a classificação só colaria se não tivessem filmado por várias vezes o desespero de Amorim no banco ao ver que a equipa não conseguia fazer mais do que dois passes.

Um nota para um pormaior que tem passado ao lado de muitos...

Ajuda bastantes ter um seis de qualidade como o Palhinha!! Veja aqui uns números interessantes do médio:

Número de faltas: 61 - É o jogador mais faltoso da Liga;
Amarelos: 4 - Serão cinco se o tal que está pendurado contar.

Para terem uma ideia o Weigl tem cinco amarelos e nem ás trinta e cinco faltas chegou!!

Concluindo, é fantástico quando tens um médio defensivo que pode andar noventa minutos a fazer faltas sem levar amarelo, ou seja, consegues ter sempre os níveis de agressividade no meio campo no máximo e a cortar lances de ataque à equipa adversária, já outros levam os mesmos cartões amarelos em menos de metade das faltas...

Em relação ao jogo jogado do Sporting, leram primeiro aqui: Ou Amorim tem a capacidade, sagacidade e competência para mudar algo no sistema ou não chegará a Janeiro de 2022.

Ficam aqui os dados dos últimos jogos: 











No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 1 de março de 2021

Benfica vs Rio Ave - Antevisão


Vamos ter Benfica apenas de 7 em 7 dias... vamos ter Benfica sem covid... vamos ter um Benfica sem desculpas a partir de agora. Este não é o Benfica que queremos... o Benfica que queremos é um Benfica que joga a cada 3 dias... que não nos dá tempo para "respirar".

Hoje temos o inicio desta nova fase nesta época... uma época em que tínhamos tudo para ir claramente na luta com o sporting, se as arbitragens fossem minimamente acertadas e houvesse justiça desportiva no tugão! Contra o Rio Ave, espero um jogo difícil, contra uma equipa que joga um jogo diferente de futebol, um jogo em que o objetivo é ter a bola e fazer passes entre os jogadores.

Conferência de imprensa

Convocatória
Guarda-redes: Helton e Odysseas;
Defesas: Nuno Tavares, Grimaldo, Gilberto, Lucas Veríssimo, Jardel e Morato;
Médios: Diogo Gonçalves, Everton, Gabriel, Taarabt, Samaris, Rafa, Pizzi, Cervi, Chiquinho, Julian Weigl e Pedrinho;
Avançados: Waldschmidt, Seferovic e Gonçalo Ramos.

11 inicial


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi