Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Parabéns Sport Lisboa e Benfica!!!


Há 116 anos atrás nascia o Maior que Portugal!! Nascia o Sport Lisboa e Benfica!!!

Parabéns Benfica por estes 116 anos de muitas glórias!!!

Um grande abraço à Família Benfiquista e que o futuro nos reserva ainda mais glória!!!


Benfica 3 x Shakhtar 3 - Rescaldo




Não há muito para dizer sobre o jogo... Ou melhor, nem me apetece muito escrever sobre e isto porque simplesmente será "chover no molhado" ou "bater em ferro frio"...

O que aconteceu hoje não foi nada que não tivéssemos visto noutros jogos... Os problemas tiveram lá todos mas hoje com uma diferença... Notei a equipa mais solta, mais fresca e por isso a dinâmica no ataque resultou em três golos... Defensivamente, foi mais do mesmo... Parecemos umas autênticas baratas tontas a correr atrás da bola e dos adversários. Perdi a conta ao número de vezes que os nossos laterais ficaram 1x1 com adversário e sem ninguém próximo para um apoio, fosse o central, o médio ou o extremo.

A forma como Rafa e Pizzi defendem é absolutamente incompatível com jogos desta dimensão! E mais grave... O Pizzi já jogou na posição oito no tempo de JJ, portanto, te de ter outra bagagem no processo defensivo e isso leva-me a levantar algumas questões... Pizzi joga assim porque quer e ninguém o corrige ou lhe diz nada ou é assim que Lage quer que Pizzi proceda?

O mesmo se pode dizer de Rafa... Tanto um como outro, muitas vezes baixam e fazem-se ao lance só para a malta ver que eles até vão lá... Só que não...

Perdi a conta ao número de vezes que a bola entrou no espaço entre a defesa e o meio campo, fazendo com que o adversário tivesse espaço e tempo para pensar ou ir lançado para cima dos centrais... É assim que Lage quer a equipa a defender? Com dois médios lado a lado sem que nenhum feche a zona imediatamente á frente da defesa?

Embora ache que a equipa produziu um futebol ofensivo interessante, foi curioso assistir a uma coisa... Um cruzamento do Tavares junto quase à linha lateral e o Jota em vez de estar mais denro da área no lado contrário, estava encostado à linha... Como é possível?

A minha opinião é de que esta equipa foi trabalhada para jogar deliberadamente ao ataque, descurando aspectos defensivos muito importantes e isto porque a maioria das equipas Portugueses contra o Benfica criam pouco por falta de qualidade, mas basta aparecer um adversário mais organizado, com alguns jogadores mais evoluídos e com boas transições que o Benfica treme por todos os lados.

Mas já sei... O Benfica tem de jogar assim!!! Para a frente, ao ataque desmedido e louco á procura de ganhar e massacrar os adversários... Tem de ser em 442, melhor seria se fosse num 3x3x4 ou 2x2x6... Quanto mais gente ao ataque melhor!!

Uma equipa que marca três golos em casa nunca pode sofrer outros três golos, ainda para mais dois deles no minuto imediatamente a seguir a marcar. a isto eu chamo falta de "estaleca", falta de concentração, falta de perceber e entender os momentos do jogo mas isso trabalha-se durante a semana, assim como os processos defensivos que devem estar cheios de pó guardados numa qualquer gaveta do gabinete do Lage.

Diz Lage que o problema está identificado, eu não consigo é ver melhoria nenhuma nos problemas...

Tivéssemos uma equipa mais equilibrada nos vários momentos do jogo e teríamos passado com alguma tranquilidade...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Benfica x Shaktar - Antevisão


20h00, 27 de Fevereiro de 2020 - Estádio da Luz - SIC


Bem já estamos há uns dias sem publicar e sem debater no nosso espaço. Este é o jogo mais importante da época, porque é o próximo. E assim devem ser todos até ao final da temporada. Acredito que haverá alterações no onze, não espero nem desejo que seja meia equipa. Espero sinceramente uma vitória embora me pareça que cada vez mais fica à vista a estupidez que é o calendário nacional. Um mês de Janeiro absolutamente ridículo com uma carrada de jogos para as principais equipas e depois vê-se as equipas a penarem em campo. O Benfica mostrou isso nos últimos jogos mas não nos iludamos, o Porto está igual. O Braga foi eliminado por uma equipa inferior, viu-se que não tinham andamento. O Sporting só vai passar porque teve a fava do sorteio e porque é uma equipa completamente perdida para o campeonato.

Hoje espero um jogo complicado, com uma equipa muito melhor fisicamente e a jogar mais fechada à procura do erro do Benfica. Espero que o Benfica consiga fazer um jogo melhor que em Barcelos e melhore os índices físicos.

Gostei de ouvir o Ferro na conferência de imprensa. Tem classe o miúdo. É um senhor fora de campo e terá tudo para ser um senhor dentro dele, consiga ele progredir e evoluir como se espera.

Conferência de Bruno Lage



Lista de Convocados:

Guarda-redes: Mile Svilar e Odysseas;

Defesas: Ferro, Rúben Dias, Nuno Tavares, Grimaldo e Tomás Tavares;

Médios: Julian Weigl, Taarabt, Samaris, David Tavares, Pizzi, Florentino, Rafa, Cervi e Chiquinho;

Avançados: Vinícius, Seferovic, Jota e Dyego Sousa.


Será muito complicado indicar um onze provável portanto fica o onze que eu escolheria:

GR - Ody
DD - Tomás Tavares
DC - Rúben e Ferro
DE - Grimaldo
MC - Tino e Samaris
ME - Cervi
MD - Chiquinho
AV - Taarabt
PL - Vinicius

Acho que Rafa e Pizzi deviam começar no banco, para algum descanso merecido. Entrarem na segunda, para poderem ser factor caso fosse necessário boost ofensivo. Senão, temos Weigl para dar mais músculo ao meio campo.

Jogo difícil, eliminatória muito complicada de passar, mas que temos condições para isso. A ver vamos! Estamos juntos!

E Pluribus Unum!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Gil Vicente 0 x 2 Benfica - Rescaldo


Mais um jogo mais uma vitória. Ao contrário da crença de muitos e da esperança de outros o Benfica voltou às vitórias num campo onde Porto e Sporting tinham perdido e onde Braga e Guimarães tinham empatado, sendo que dos oito primeiros classificados ninguém que lá jogou venceu a não ser o Benfica. 

Somos portanto líderes. Sem condições. Somos líderes. Equipa com mais vitórias no campeonato. Equipa com o melhor ataque. Equipa com a melhor defesa. Equipa com os dois melhores marcadores. Equipa com o jogador com mais assistências para golo. Equipa com os dois jogadores mais influentes do campeonato. Equipa com mais pontos na prova. Somos líderes. Quem tivesse lido vários comentários aqui, ouvido vários comentadores na televisão ou lido alguns jornais... nem parecia que alguma dessas coisas que disse fossem verdade, muito menos... todas. Somos líderes.

Gostei de ver a equipa de um ponto de vista físico. Pareceu-me muito melhor do que com o Braga e a anos-luz do jogo com o Shaktar. Os jogadores nucleares pareceram mais frescos e a fazer pressão alta, embora não sendo em períodos muito longos de tempo. A inclusão de Samaris no onze foi uma clara tentativa de colocar alguém a virar o flanco de jogo mais vezes, um pouco à imagem de Gabriel. Samaris não tem a qualidade técnica do brasileiro e isso notou-se. No entanto de um modo geral a equipa fez um jogo aceitável para aquilo que podemos esperar até ao final do campeonato. É curioso verificar, e posso até estar enganado, que antes do Porto ficar a 1 ponto do Benfica, era o Benfica que jogava sempre primeiro. De repente, e assim que o Porto fica a 1 ponto, passaram os jogos do Porto para primeiro para que possa passar para primeiro à condição. Foi esta jornada e será na próxima. Isto há com cada coincidência.

Vai ser assim até final. O Benfica só será campeão se vencer os 12 jogos que faltam. Temos equipa para o fazer e já mostrámos por mais que 1 vez que somos capazes de o fazer. Quinta feira há novo jogo importante contra uma excelente equipa, é repetir o resultado de hoje.

1ª Parte

Uma primeira parte interessante, deu para perceber que a equipa estava melhor fisicamente conseguindo pressionar alto, com Taarabt a ajudar bastante nisso e com Pizzi a mostrar-se bem melhor que nos últimos dois meses. Chegámos ao golo de forma natural depois de já termos criado uma ou duas boas hipóteses para finalizar e acabaríamos por introduzir mais uma vez a bola na baliza, tendo o árbitro anulado o lance. Tivemos pelo menos mais uma ocasião clara de golo que acabou por ser desperdiçada. O Gil teve 1 ou 2 finalizações com qualidade que o Odysseas conseguiu defender de forma exemplar. Voltámos a cometer 2 ou 3 erros defensivos que poderiam ter custado caro, no entanto, como já tinha dito num comentário do jogo anterior, não iríamos ser constantemente penalizados por esses erros. Quando isso não acontecesse venceríamos com naturalidade. Foi este o caso.

2ª Parte 

Um jogo pastoso com o Benfica a baixar o ritmo de jogo imenso, resguardando-se fisicamente e a ter as melhores ocasiões de golo. Destaque para o Vinicius logo no inicio da segunda parte, o lance de grande qualidade do Taarabt a rematar à barra, Cervi isolado já no final, ou mesmo com menor perigo dois remates de Pizzi. O Gil teve mais 2 ou 3 situações de finalização, tendo uma delas levado a uma grande intervenção de Odysseas com um remate desviado pelos pés do Rúben. Nunca senti a vitória particularmente em perigo. Pareceu-me que a equipa estava bem mais concentrada defensivamente, mesmo tendo cometido um ou outro erro, percebeu-se também que havia mais disponibilidade para a entre-ajuda. Samaris e Weigl embora com alguns passes durante o jogo a darem calafrios mostraram disponibilidade para estar no sitio quando era mais necessário.


Análise aos jogadores (0 - 10)

Odysseas (7) - Um bom jogo. Sempre atento e a resolver o que era preciso. É disto que uma equipa grande precisa. Teve duas ou três intervenções de bom nível. 

Tomás Tavares (6) - Cumpriu aquilo que havia para fazer. Não acho que tenha errado defensivamente e acho que quando foi preciso subir também o fez. Não foi exuberante mas nesta altura não é disso que precisamos.

Rúben Dias (7) - Continua a ser provavelmente o jogador mais regular desta equipa a par do Odysseas. Quase sempre bem nos duelos, mostrou raça e atitude.

Ferro (6) - Cometeu mais uma vez, uma ou outra entrada à queima do lado esquerdo que o fez ser "comido" na finta. Tem de perceber que só tem de contemporizar e esperar, continua a tentar desarmar antes do jogador fazer a finta. Nenhum erro foi fatal e teve dois ou três cortes de excelente qualidade a fazer lembrar a classe do final da época passada.

Grimaldo (6) - Pareceu mais fresco. Continua a faltar cultura defensiva em vários momentos. Desesperei a vê-lo driblar dois e tentar ir para a entrada da área do Gil a poucos segundos dos 90 minutos. Alex, és defesa esquerdo, aos 90 minutos a ganhar 1-0 não tens de estar à entrada da área do adversário a fintar dois.

Weigl (6) - Discreto. Com alguns passes falhados. Certamente os números de desarme e intercepções foram bons. Tem cultura e qualidade futebolística. Gostava de ver mais intensidade mas parece-me que quando falta à equipa toda, não é fácil. 

Samaris (6) - Fez um bom jogo para quem não jogava 90 minutos competitivos há muito tempo. Teve algumas falhas cerebrais mas tentou fazer a vez de Gabriel e  mostrou capacidade física que faltava ao meio campo. É isto mesmo Lage. Temos lá os jogadores é jogarem. Dar descanso a quem precisa!

Rafa (6) - Muito discreto. Nem parece o mesmo Rafa. A verdade é que a forma com que estava antes da lesão seria muito bem vinda agora. Ainda não recuperou fisicamente a melhor forma e isso nota-se. Eu jogaria com Cervi de inicio.

Pizzi (6) - Hoje muito melhor que nos outros jogos deste ano civil. Bons passes, bons cruzamentos, boas desmarcações. Faltou o golinho da ordem ou a assistência. 

Taarabt (7) - Uma assistência e um quase golaço. Está em boa forma física e nota-se a diferença para muitos dos seus colegas. Foi dele grande parte da pressão na frente. Um bom jogo do marroquino.

Vinicius (7) - Decisivo novamente. Marcou um e podia ter marcado mais. Golo anulado e um remate logo a abrir a segunda parte podiam ter dado calma ao jogo. Esperemos que a saída com queixas tenham sido apenas precaução e algum tempo ganho.

Dyego Sousa (3) - Para mim deve ser a segunda opção para ponta de lança. É melhor tecnicamente que Seferovic, é aliás melhor jogador que Seferovic. Acredito que poderá marcar se tiver tempo e oportunidades para isso. Entrou a 10 minutos do fim e ajudou a pressionar e manter o jogo fora da área do Benfica.

Cervi (3) - Um jogador no nível físico do Taarabt. Acima dos outros. Corre, pressiona, ajuda, equilibra. Deveria ser titular. Mas acho que vai ser na quinta. Teve uma grande oportunidade mesmo a terminar o jogo. Está em todas as que conseguir.

Chiquinho (1) - Entrou perto dos 90 e teve 7 minutos para correr e tapar espaços.


Notas Finais

Indeciso entre Taarabt ou Vinicius pelo homem do jogo, decidi-me pelo Taarabt embora o Vinicius tenha dado a vitória.
Não falei no árbitro durante praticamente nenhum dos meus rescaldos enquanto parceiro aqui no blog UB. Acima de tudo porque gosto da forma como Bruno Lage se abstém de comentar e acima de tudo deixar que a newsletter ou alguém acima faça esse trabalho. Treinadores e jogadores devem focar-se efectivamente e exclusivamente no jogo.
Na semana passada aquando do jogo do Braga referi que embora o árbitro não tenha tido influência directa no resultado tinha permitido muita coisa aos jogadores do Braga numa tentativa clara de irritar os jogadores do Benfica. Neste jogo não consigo deixar de fazer o mm, desta vez não apenas deixar um, mas alguns reparos. Foi uma arbitragem a fazer lembrar os tempos do José Pratas e outros desgraçados que andaram a apitar nos anos 90. Rúben Dias ao fim de duas pequenas faltas nas costas do avançado, sem cortar contra ataques ou ataques perigosos leva amarelo aos 17 minutos de jogo. Vimos o Ygor Nogueira distribuir fruta (no pun intended) o jogo todo e receber amarelo aos 86 minutos. Na primeira parte, houve ali um período de 20 minutos onde tudo o que era lances de contacto era falta do Benfica ou quando era toque do jogador do Gil, era deixar jogar. Confesso que nem sei como alguns dos jogadores do Benfica não perderam a calma. Destacar que bola na mão sem intenção só é pénalti se for contra o Benfica e o Ferro a fazer. Na primeira parte houve um lance claro de bola na mão que até dá a ideia que o jogador ajeita a mão e zero, nem 10 segundos de revisão do VAR. Lance de golo anulado ao Benfica por fora de jogo do Vinicius... bem o Vinicius de facto esboça o levantar de pé na direcção da bola mas não tem qualquer influência na forma como o jogador do Gil toca na bola e depois disso..tudo legal. Estava a ver um jogo com um portista que me diz "Só se o árbitro for parvo anula isto". Eu respondi "Não é preciso ser parvo, basta ser para prejuízo do Benfica". 

Não houve um lance de dúvida que tenha caído para o lado do Benfica. Só um grande Benfica ganhará este campeonato. Um grande Benfica não são só os jogadores, treinadores ou dirigentes. São os adeptos também.  Hoje em Barcelos ouviram-se o jogo todo. Será que na Luz contra o Shaktar ao fim de 15 minutos se o jogo tiver 0-0 e o Pizzi faça um mau passe vamos ouvir aplausos e incentivos ou apupos? E se na segunda contra o Moreirense tivermos aos 70 minutos empatados e a precisar de marcar? Aplausos ou assobios? Contra nós já bastam os dragartos, a comunicação social, os árbitros e os adversário em campo. Certamente para os 11 que vestem o manto sagrado será tudo muito mais fácil se tiverem apoio vindo das bancadas. 

Companheiros, está na hora. Está na hora de cerrar fileiras. Não se esqueçam. 

De muitos, um.

E PLURIBUS UNUM


P.S. - Oh Bruno, aqui entre nós, já paravas de substituir jogadores só a partir dos 75 minutos. Pareces a porra do Inácio com a substituição do Toñito sempre programada. A equipa precisa de ser refrescada mais cedo. 2ª substituição sempre aos 80+ minutos chega a ser ridículo. Homem, todos contam certo? Mete-os mais cedo!


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Gil Vicente x Benfica - Antevisão

Pelo contexto em que é disputado podemos afirmar que este é o jogo do ano… pode ser um de muitos, mas neste momento este é "O" jogo!
 
O porto, com a grande ajuda de Jackson Martinez, jogador mais ovacionado da noite… conseguiu, com mais um jogo, ultrapassar o Benfica! E algum de nós imagina o que seria dito se tal acontecesse com um ex-Benfica?!
 
Vai pró Caraxxx ó Calado!
Esses fdp todos que acusam o Benfica de comprar o Lionn, que acusam os Horta, que acusam o Braga, que acusam tudo e todos e andamos nesta bananice?! Andamos nisto de querermos ser os bonzinhos que não acusam ninguém da nada… quando do outro lado acusam um defesa que corta a bola para a barra e que o ressalto vai para o Jimenez que estava comprado?
 
 
Neste momento o Benfica continua a ser a única equipa que depende apenas de si… como vimos no jogo do porto, o cansaço acumulado faz-se sentir em todas as equipas… mas o Benfica não teve o AC. Viseu para a taça!
 
Conferência de imprensa
 
 
BL parece algo "desorientado" e demonstra isso logo na 1ª resposta, onde confronta o jornalista com a "critica" de há uns meses… O BL que entrou no Benfica tinha um foco muito maior em fatores internos… espero que volte! E que perceba que… Seferovic NUNCA irá resolver nada!
 
Convocatória
Guarda-redes: Ivan Zlobin e Odysseas;
Defesas: Tomás Tavares, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo e Nuno Tavares;
Médios: Samaris, Taarabt, Pizzi, Chiquinho, Julian Weigl, Florentino, Cervi e Rafa;
Avançados: Seferovic, Vinícius, Jota e Dyego Souza.
 
11 Inicial
 
 
O melhor 11 possível!
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Arbitros e VAR estrangeiros... Resumo!

Benfica
Golo adversário anulado.
Golo Benfica anulado.
Penalti a favor.

Sporting
Penalti contra.

PortoPenalti contra.
Penalti repetido.
 
Não admira que se fartem de criticar árbitros portugueses mas tremam perante a proposta de árbitros estrangeiros. 
 
PS. Note-se que os resultados são indiferentes para o argumento. Uma arbitragem perfeita não influencia o resultado, apernas permite que o resultado seja a expressão do confronto entre as equipas!

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Shakhtar 2 x Benfica 1 - Rescaldo

Este jogo era jogo para rodar a equipa, mas rodar aqueles que efectivamente estão desgastados e até mais expostos ao desgaste... Eu tinha apontado para o merecido descanso o Grimaldo, Ferro, Taarabt, Rafa, Pizzi e Vinicius. Sendo que estamos com problemas nos centrais, em virtude da lesão de Jardel, e Weigl não podia jogar, o meu meio campo seria Florentno e Samaris, e Ferro a central. O Grimaldo teria de ir a jogo porque colocar na esquerda um miúdo que praticamente nada jogou esta época seria arriscar demasiado para um jogo de Champions. Como terceiro médio jogaria Chiquinho, com Cervi na esquerda e Jota na direita, enquanto que o ponta de lança seria Dyego Sousa.

O Lage decidiu poupar apenas Vinicius e Rafa... A surpresa foi a troca de posições entre Pizzi e Chiquinho... Enquanto o Lage andar sempre mais perto de jogar com um segundo avançado do que um terceiro médio, tanto faz lá meter o Pizzi, o Rafa ou o Chiquinho que nunca darão aquilo que podem dar jogando nas suas posições de raís.

Falando do jogo... Foi uma primeira bastante pobre do Benfica ofensivamente. Verifiquei uma maior preocupação em todos os sectores estarem mais próximos no processo defensivo mas continuo a achar que Taarabt desposiciona-se facilmente. O Florentino fez um excelente jogo, ao contrário do que já ando a ler por aí... É sempre importante ter em campo um médio defensivo com capacidade de recuperar bolas, fazer desarmes e interceptações , para construir tínhamos o Taarant, o Pizzi, o Chiquinho e o Cervi... Não chegam? Outra coisa estranha foi não colocar Florentino no lado esquerdo do duo do meio campo mas sim no lado direito, penso que Florentino deveria jogar na esquerda de forma a tentar fechar o lado "cego" do Benfica.

Em relação ao Pizzi... O problema nesta posição não é bem o Pizzi mas sim aquilo que Lage pede a quem joga naquela posição. Eu mantenho aquilo que digo praticamente desde o inicio de época, o Benfica não tem plantel para jogar em 442 e Pizzi, ou Chiquinho quando lá joga, anda sempre mais perto do ponta de lança do que baixar para dar apoio à construção. Aos olhos de alguns Pizzi terá feito um jogo medonho, mas face ás circunstância, acreditem que nem jogou mal...


Também acho que os nosso dois médios, hoje Florentino e Taarabt, jogam demasiado na mesma linha. O segundo médio deveria subir mais e o terceiro médio baixar e jogarem em apoio de forma a ligar mais o jogo. Mas este Benfica gosta é de meter bolas verticais a cada ataque...

Não existe uma única desmarcação entre o central e o lateral, os médios, como raramente chegam mais à frente, não rematam de fora da área, os laterais é vê-los muitas vezes por dentro, assim como os extremos... É tudo dentro, tudo dentro e posições estáticas como os nossos dois médios interiores. Neste sistema os laterais têm de estar encostados na linha SEMPRE!!!

O que me surpreendeu foi que ganhámos mais duelos do que o Shakhtar mas para terem uma noção... Nós cruzamos treze?! vezes e eles quatro... Quem teve mais situações de perigo? Pois...

Além destes problemas todos, perdemos bolas de forma absolutamente incrível... Perdi a conta ao número de vezes que perdemos a bola ou porque dominamos mal ou porque falhámos um passe de cinco metros, sem falar nas precipitações em sair para o ataque. Os jogadores têm de jogar mais próximos para haver mais linha de passe e apoio e em perda de bola estarmos bem posicionados para que a nossa reacção à perda de bola seja efectiva.

E digam o que disserem... Precisamos mais de um seis que recupere bolas sem fim do que ganhe bem menos bolas mas que construa mais... Eu não conheço totalmente Weigl, começou bem mas tem vindo a baixar rendimento, principalmente no aspecto defensivo, mas ainda quero acreditar que um pequeno ajuste nos sues posicionamentos e acredito que poderá chegar aos números de Florentino no processo defensivo.

Os números de Florentino: 
Esta época já jogaram atrás do ponta RDT, Pizzi, Chiquinho, Jota e Rafa... Nada resulta porque nenhum deles é segundo ponta... Pode parecer que jogamos em 4231 ou 433 por Chiquinho ser mais médio que segundo ponta mas a realidade é que ele está sempre mais próximo do ponta do que dos médios centro e estes sempre lado a lado, quer a defender, quer a atacar, não há mobilidade, tirando umas arrancadas de vezes em quando de Taarabt. Se for Gabriel, joga sempre 10 metros acima da linha de meio campo e não sobe mais que isso...

Uma palavra para o jogo medonho de Rúben Dias... Há dias assim...

No geral, não foi uma exibição satisfatória mas jogarmos fora depois de três jogos sem vencer, até que trouxemos um resultado que deixa tudo em aberto...

A eliminatória está em aberto mas teremos de jogar muito mais na segunda mão, temos de ser uma equipa mais personalizada, com carácter forte, intensos, agressivos e tentar impor o nosso jogo!! Eu acredito que iremos passar!!!!

Termino com a prestação de Sefer... Com estes números, com outro qualquer treinador que não Lage e iria directamente para a bancada...


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Shakhtar Donetsk x Benfica - Antevisão

Primeiro jogo a eliminar nas competições europeias desta época… contra uma equipa de LC...

O Shakhtar apresenta um plantel avaliado em 152,70 M €…

 
Na liga ucraniana vai destacado em 1º, com 50pts em 18j… uma vantagem 14pts para o 2º… no entanto, encontramo-nos na pausa de inverno, assim o Shakhtar não tem realizado jogos competitivos, o que poderá ser uma vantagem para o Benfica! Nos últimos jogos desta pausa os resultados foram os seguintes:

 
O Shakhtar foi, tal como o Benfica eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões… o Benfica pelo Ajax desta época (mas é tema para outra conversa) e o SD por uma equipa desdenhada que deu 4 -1 ao Valência! (Mas são sempre todos fracos!!!)



Nos jogos da LC foi variando entre a utilização de um 1+4+2+3+1 e 1+4+1+4+1, dependendo dos adversários…
 
Conferência de imprensa
 
Convocados
Guarda-Redes: Odysseas, Mile Svilar e Ivan Zlobin;
Defesas: Grimaldo, Rúben Dias, Ferro, Tomás Tavares e Nuno Tavares;
Médios: Rafa, Pizzi, Samaris, Cervi, Taarabt, Florentino, Chiquinho e David Tavares; 
vançados: Seferovic, Vinícius, Jota e Dyego Sousa.
 
11 Inicial
Ora vamos lá… BL tem de poupar jogadores! É muito bonito achar que devem jogar sempre "os melhores" e depois ficar muito espantado que os jogadores e a equipa ao 3º / 4º / 5º jogo de 3 em 3 dias não consegue atingir o nível que teve em janeiro!


"Não há tempo para descansar ou até pensar. Os adeptos querem sempre o 'melhor onze', mas isto não é FIFA ou Playstation. Temos de fazer rotação, se tivermos oportunidade temos de o fazer», referiu Klopp."
 
Queremos não perder o campeonato e ter hipótese de ganhar a LE? Então não podem jogar hoje 100% dos jogadores que jogaram os últimos 5 jogos em 2 semanas!
 
Alguém acha que este 11 é de uma incapacidade tal que se jogar acaba "per se" com a eliminatória em desfavor do Benfica? O meio campo que ganhou o titulo? Cervi que todos pediram a titular no dragão? Chiquinho que antes de BL rebentar com ele era (quem disse que Chiquinho não podia jogar os jogos todos senão…) dos melhores do Benfica? Jota… tem de jogar para poder mostrar a qualidade que tem! Dyego… porque será sempre melhor que Seferovic.
Depois… entrando aos 50/60m... Pizzi, Vinícius, Rafa, Taarabt… e chegamos á 2ª com todo o plantel fresco e com ritmo de jogo e na próxima semana decidimos em casa a eliminatória.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades...


Após semanas de debate sobre a competitividade do futebol nacional, eis que tudo muda e o espírito até então descrente, vai renovando sorrisos.

O nosso Rui Gomes da Silva, parece que renovou a renovada intenção de renovar a sua renovadora candidatura a presidente do Sport Lisboa e Benfica. Parabéns dr, parabéns!

A norte ao que parece Sérgio Conceição é actualmente é muito apoiado, nomeadamente pelo próprio... mas também pela estrutura, adeptos, símios, jornalistas, o conselho de disciplina e o Belenenses.
Já o Pinto da Costa, parece até lembrar com qual das meninas partilhou o pin do cartão de crédito do FCPê, assim como da diária que comeu ao almoço.

O Sporting então, caramba... vive um novo fôlego, não só porque conseguiu empatar com o Rio Ave e o cabeça de casal ganhou em Guimarães, mas também e essencialmente, o Benfica não ganhou dois jogos seguidos para o campeonato. Bravo betinhos bravo!

O ex Benfica B de Braga, está em altas. Depois dos favores do benfiquista Sá Pinto na primeira volta, eis que finalmente temos um Braga com fibra anti-Benfica aos comandos do insuspeito Rúben Amorim.

Já nós, cá vamos indo... de crise em crise, de primeiro para primeiro e com o Lage das provas não dadas, a tremer ao comando do glorioso, não conseguindo mesmo, um único recorde digno de história no clube. Vergonha!

É isto meus caros... o importante mesmo, é que o nosso campeonato sorria actualmente quase tanto, como a hipocrisia que nele prolifera.


Para cima deles todos Benfica!
#carregaBenfica



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Racismo no futebol português

Ponto inicial, fundamental e não argumentavel ou debativel do texto: os adeptos racistas e os comportamentos racistas devem ser expulsos do futebol! Nem mas nem meio mas sobre isto.


Não sou Marega.. mas estamos contigo Marega!


A partir daqui... Eh pá... Hipocrisia não! Não me fodxm!
Onde estavam os hipócritas a 04/01/2020 quando os alvos no mesmo sítio vestiam de vermelho?
E quando foi o Nelson Semedo? 


Era a "vontade do freguês"! 


E os jogadores que provocavam o publico!


E quando o Renato Sanches tinha 25 anos? 



E quando o Hugo macron não cumprimentou o Gedson? (Neste caso, na minha opinião, o árbitro nem viu o jogador)


E quando o macaco Madureira serviu de desculpa?


Quando queriam que o avião da Chapecoense fosse do Benfica?


E quando o "u u u" era hulk e Kun?



Agora não aparecemos em conferências de imprensa... Mas há uns meses não havia racismo em Portugal.


Isto não é desculpar nada... Mas... A última pessoa que quero a dar-me lições sobre a pedofilia é o Carlos Cruz!
Assim, o clube do pedroto não tem nada para me ensinar sobre valores absolutamente nenhuns.




Felizmente o Benfica tem uma vastíssima história de luta contra o racismo.


No entanto este caso fez levantar os mortos.



Quando há uns anos se resolveria tudo com 500 euritos e na semana anterior nem perante enforcamentos simbólicos tinham acordado.


Não quero acreditar... mas se calhar no tugão é melhor berrar muito e fazer muito ruído. Será?

Depois da campanha "salvar o Sporting é um desígnio nacional"... Vamos deixar instalar-se a campanha "se o porto não for campeão é racismo"?


Será que não assistimos á atualização do "a bancada está a cair"?

Para terminar... Polémica... 
Honestamente, alguém acredita que os adeptos do Vitória com Sacko, Ola Jonh e Edwards etc na equipa são racistas? Lol. Sai o Marega e entra o Manafá. Acalmou os racistas? Lol x2. Eles insultam pretos, brancos, amarelos (e suas mães) da mesma forma desde que sejam adversários! É parvo? É! Deviam ser irradiados? Sim... tal como as pessoas da académica que atiraram o adepto do Benfica da bancada para o campo. Lembram-se? 
Isto é um tema muito mais de "ódio/amor clubistico" do que de racismo... Ou não bateram palmas aos golos do Marega quando ele lá esteve pela cor da pele dele? A linha que separa os "bons" dos "maus" é traçada na cor da camisola não na cor da pele.
Assim, para resolver um problema temos em 1o lugar de definir muito bem qual é mesmo o problema... E neste caso o problema é muito mais de claques e de "ódio" desportivo do que de racismo.

Obrigado Marega!!


Este vídeo é da claque do indignados, dos hipócritas!! Aqui tentou-se camuflar e desculpar ao máximo esta atitude!! Alguém ouviu os responsáveis do FC Porto falar? E da Liga? E da FPF? E do SOS Racismo? E do Estado? Aqui inventou-se de tudo para ocultar um acto racista... Aqui não foram todos Marega...

No Dragão? Não pode!! Aquilo por lá é tudo gente séria e sem qualquer tipo de racismos ou xenofobias... Lá não há ódios, é tudo amor e paz... Lá é tudo Marega...


Aqui não se passou absolutamente nada... Pelo menos não li nem ouvi nada da parte do governo, da liga ou da FPF... Se calhar como não era negro não interessa.. Se calhar, se fosse negro seria um acto grave de racismo e já andava tudo em polvorosa...



Fantástico!!! No mesmo estádio, os mesmo adeptos e repare-se na diferença de tratamento... A único coisa em comum com Marega só mesmo o amarelo ao Semedo... Certamente, neste jogo do Porto o cliente passou a não ter razão...


Nesta imagem pode-se claramente observar aquilo a que o Record chama de "... agradecimento de aplausos", afinal, é a única coisa a que um jogador pode responder... Quero deixar bem claro que eu na situação do Marega teria feito a mesma coisa...O que aqui está em causa é a diferença de tratamento entre duas situações idênticas...


Obrigado a todos os dirigentes que ajudaram a criar este monstro chamado "Claques"!!!


Não sei se existiram esses comportamentos ou não mas um presidente não pode dar estes exemplos mas lá está... Queriam que o homem dissesse o quê da sua claque? É à custa dos dirigentes que temos o futebol como temos...


Aqui está um rosto que personifica aquilo que não deve ser a postura de um treinador de futebol e que depois de vários comportamentos miseráveis, pensa que pode dar lições de moral a quem quer que seja... Não passa de um hipócrita que trata mal toda gente, sejam colegas de profissão, presidentes, adversários ou adeptos...

Nem posso acreditar!!! Tanto caso gravíssimo no nosso futebol e só agora aparecem? Agora quer tudo ficar bem na fotografia...

 Tivessem castigado severamente quando foi o caso do Nelson Semedo e se calhar agora os adpetos pensavam duas vezes... Mas agora é que é!!! Agora é que vão ver a mão pesada do Meirim!!! Preparem-se... 


 Nem sei se ria ou se chore... Que tamanha hipocrisia... Esta gente esteve e está envolvida em casos absolutamente medonhos do futebol Português e vem agora com lições de moral? O que é a história recente? Foi ontem? Ganhem vergonha na cara!!!!



Mas só agora? Então e quando foi o Nelson Semedo? Acharam piada? Ou o cliente tem sempre razão? E a violência no desporto não vos causa alarme? Já instauraram algum processo disciplinar à Juve Leo e ao Sporting pelo ataque a Alcochete? Já instauraram algum processo ao Raul do Braga pelos tristes gestos para o público?

Entretanto, aproveito para dizer que nestas matérias que expus acima não há clubes inocentes!! Infelizmente é assim e os dirigentes estão-se a borrifar porque nada de nada é feito!!! Este caso do Marega irá servir de exemplo mas só porque o atleta saiu de campo, senão nada disto aconteceria!!!

Ainda assim, quero agradecer ao Marega pela coragem demonstrada ao abandonar o relvado!!! Só foi pena os manguitos que fizeste mas eu compreendo. Se não fosses tu, eu nem sabia que existia uma secretaria do Desporto, que a Liga afinal gosta de punir e que a FPF existe e ficou preocupada... Não é perfeito mas já foi um avanço...

Gostaria de ver esta energia do Governo, da Liga e da FPF num verdadeiro combate à violença no desporto e no combate aquilo que se passa com as claques...

Mando daqui um abraço ao Marega, ao Nelson Semedo, ao Cristiano Ronaldo que sofreu a bom sofrer em Espanha por ser Português, e a todos os atletas que são insultados em todos os jogos pelo público... E já agora, aos árbitros que também passam a vida a serem insultados pelos novos "Maregas" e pelos atletas que partilham o campo com os árbitros...

E eu não sou "Marega", eu sou pelo futebol... Este caso do Marega é uma brincadeira de meninos comparado com o que se tem passado no futebol Português... E daqui a nada teremos um Benfica-Porto no Jamor... Isso é que deveria preocupar... Insultos? Há em todos os jogos, infelizmente mas há coisas bem mais graves que precisam de acção imediata do Governo, da Liga e da FPF...

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Benfica 0 x 1 Braga - Rescaldo


Sendo eu a fazer o rescaldo não contem comigo para crucificar a equipa, jogadores ou técnicos. Ontem tive a oportunidade de ir ao Estádio e com vista privilegiada de camarote, portanto fiquei em incumbido do rescaldo.

Gostei do jogo, enquanto houve. Provavelmente o resultado mais justo seria o empate e se houvesse algum vencedor seria o Benfica, por ter sido a única equipa que procurou vencer os jogo durante os 90 minutos. Seja como for, contam é as bolas lá dentro e o Braga teve a eficácia enquanto o Benfica foi perdulário.

1ª Parte

Excelente primeira parte das duas equipas. Pressão alta, oportunidades de parte a parte, embora o Braga tenha tido menos que o Benfica, assim de cor só me lembro de uma grande oportunidade para o Braga que o Odysseas defendeu brilhantemente enquanto o Benfica teve pelo menos duas, Rafa a falhar isolado e depois o Vinicius falha de forma quase inacreditável uma jogada perfeita do Benfica. No geral o Benfica teve muitas vezes oportunidade para chegar à finalização com sucesso mas foram 4 ou 5 as vezes que foram apanhados em fora de jogo. Aquele golo no final da primeira parte caído dum campo não pode acontecer. A inércia do Ferro custou caro ao jogo. Dava ideia que parecia já ter ido para intervalo. 

2ª Parte

Não houve jogo durante grande parte do tempo. Tirando os primeiros 10 minutos que o Benfica encostou o Braga e que podia ter marcado em pelo menos duas situações de golo, uma delas a embater no poste, o jogo não teve qualquer ritmo devido às constantes paragens do Braga. Na verdade não houve anti-jogo no conceito literal, aquela ideia de jogador lesionado a fingir ou do guarda-redes. Mas o jogo perdeu todo o ritmo com o Braga em cada lançamento, em cada livre, em cada pontapé de baliza e cada vez que a bola calhava no seu guarda-redes eram pelo menos uns 20-30 segundos que se perdia. Foi uma segunda parte miserável de futebol com oportunidades a espaços e com rasgos individuais do Benfica, como o lance do Pizzi para grande defesa do guarda-redes do Braga ou então um ou outro contra ataque do Braga quando o Benfica já arriscava muito. ~

Análise aos jogadores (0 - 10)

Odysseas (8) - Excelente jogo do nosso guarda-redes. Quando foi chamado correspondeu de forma eficaz. Nada podia fazer num cabeceamento dentro da pequena área.

Grimaldo (5) - Viu-se a espaços alguns momentos de tensão, sempre que a bola vai para o lado esquerdo parece que o Estádio pára de respirar. Seja como for, desta vez não houve muitos erros a assinalar e cumpriu no global. Em baixo de forma e com o Estádio todo de olho tem de ter personalidade para tentar subir.

Rúben Dias (8) - Um esteio dentro de campo. Está feito um senhor jogador e provavelmente o jogador mais influente do Benfica no comando das tropas. Ontem fez tudo o que era possível, até de extremo quando o Tomás e o Pizzi morreu.

Ferro (4) - Continua em baixo de forma mas ontem pareceu-me melhor na ajuda ao lado esquerdo. Braga também não atacou assim tanto. Seja como for, o erro do golo não pode deixar de ter influência na nota. Mau demais a falta de ataque à bola num canto.

Tomás Tavares (5) - Não me convenceu. Foi competente a defender mas não fez um bom jogo ofensivo. Não me fez esquecer o André Almeida neste jogo.

Weigl (6) - Cumpriu quando esteve em campo. Classe com bola e bom posicionamento em campo. Na segunda parte pareceu-me que passou mais vezes no lado esquerdo do meio campo e isso ajudou na defesa. 

Taarabt (7) - O motor deste meio campo, o único que consegue a espaços subir e desequilibrar. Neste momento é fundamental no meio campo do clube. 

Pizzi (5) - Precisa de descanso. É daqueles que não consigo criticar porque vê-se perfeitamente em campo que tenta, e corre e esforça-se, mas vê-se também claramente que está completamente estoirado. Na segunda parte mal podia com as pernas quanto mais com a bola. E mesmo assim quase ia marcando. É um grande Capitão que precisa de descanso. Ontem no jogo, nada lhe saiu bem. Nada mesmo. 

Cervi (6) - Enquanto esteve em campo foi provavelmente o melhor dos três meio campo ofensivo. E foi o que saiu. Raça, agressividade, capacidade física e de superação.

Rafa (5) - Como o Pizzi nota-se uma quebra física grande. Na segunda parte arrastou-se. Tem qualidade mas sem conseguir correr não fica fácil. Nada lhe saiu bem.

Vinicius (5) - Que mau jogo de Vinicius. Nada condizente com ele a quantidade de oportunidades que perdeu, não de golo mas de possível finalização. Nota-se muito também o esforço físico que tem de fazer e o facto de não ter descanso. Preciso de uns dias no banco ou bancada, senão vai rebentar. Falhou as duas maiores oportunidades de golo e isso ontem fez a diferença. Vinicius costuma fazer a diferença ao contrário.

Seferovic (3) - Entrou, correu, mas nada fez de melhor do que um Cervi cansado.

Chiquinho (3) - Tentou e correu mas não trouxe nada de novo ao jogo, ainda por cima quando a equipa tacticamente já não existia.

Dyego Sousa (1) - Não sei se chegou a tocar na bola. A equipa não sabe jogar com 3 jogadores na frente. Foram raras as vezes que tentou chuveirinho. Nesta altura já o Pizzi e Rafa tinha morrido e não eram capazes de levar bola.

Notas Finais

Um mau resultado que deixa o Benfica à mercê do Porto. Disse há umas semanas que estes dois jogos eram decisivos e que podiam acabar com o campeonato. Fizeram o oposto. Relançaram o campeonato e só um Benfica muito competente, ao nível da época passada, pode celebrar no Marquês. Está na hora do Lage mostrar que todos contam e dar descanso a alguns jogadores. Coloque o Tino ou o Samaris em campo e baixe o Weigl a central. Coloque Jota e Cervi nas alas. Pizzi precisa de descanso. Coloque o Dyego de inicio, Vinicius precisa de descanso.

Já agora, árbitro não teve influência directa no jogo mas viu-se claramente que deixou e abusou de permitir que os jogadores do Braga perdessem tempo e irritassem os jogadores do Benfica. Aquela entrada sobre o Rafa tem de dar vermelho directo, mas vermelhos em prol do Benfica não são fáceis de dar. De resto, não gosto de um árbitro que marca tanta falta e que permite este tipo de anti-jogo. O Raúl devia ter sido expulso ao intervalo. E o Matheus não levar amarelo é caricato.

No final viu-se os nojentos que alguns jogadores do Braga são, como Raúl ou Palhinha. Aquilo que fizeram para os adeptos do Benfica foi miserável. A forma como 3 ou 4 jogadores do Braga foram festejar depois como se de um campeonato se tratasse até caiu mau junto dos seus, sem perceberem bem o porquê daquilo tudo. Veremos quantos jogos leva o Raúl pelo insulto aos adeptos do Benfica.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Benfica x Braga - Antevisão

Jogo difícil no momento mais difícil da época!

O Braga desde a entrada de Amorim tornou-se numa das melhores equipas em Portugal e com 2 vitórias sobre o porto explicou o porquê da campanha pró manutenção de Sá Pinto.

O Benfica tem mostrado, desde o ano passado com BL, muita dificuldade em jogar contra equipas que fazem construção a 3 à entrada da área... aquilo que no  caso do Belenenses de Silas, eu denominada de anti jogo com bola... BL explicou isso na conferência... são equipas que não têm responsabilidade classificativa (o Braga não é bem assim) e que usam e abusam de chamar a pressão do adversário, jogar com o Gr e depois sair com bola controlada contra poucos defesas... se perderem está tudo bem. Eu digo que o Silas com aquele modelo de jogo não ia ter sucesso num grande... porque contra um grande nenhum adversário vai pressionar á entrada da área adversária! Veremos se alguma vez Silas chegar a um grande se tenho razão.

Como sabem não sou fã de Gabriel, mas julgo que nos irá fazer bastante falta neste final de época!

Conferência de imprensa

Convocatória
Guarda-Redes: Odysseas e Ivan Zlobin;
Defesas: Tomás Tavares, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo e Nuno Tavares;
Médios: Chiquinho, Julian Weigl, Samaris, Pizzi, Taarabt, Florentino, Rafa, Cervi e Jota;
Avançados: Dyego Sousa, Seferovic e Vinícius.

11 inicial

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi