Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Obrigado Pizzi! Obrigado Campeão!


360 Jogos | 94 Golos Marcados | 95 Assistências
4 Campeonatos | 1 Taça de Portugal | 3 Supertaças | 2 Taças da Liga

Sempre gostei do Pizzi! É um jogador com características especiais e que fizeram dele um jogador especial no Benfica, para o bom e para o mau. Sempre foi um jogador com pouca velocidade, intensidade e agressividade mas compensava com a sua enorme qualidade com bola e a sua enorme capacidade de finalização e leitura de jogo. Fartou-se de marcar e assistir e venceu 10 títulos ao serviço do clube.

Conquistou um espaço importante no clube à custa do seu trabalho e profissionalismo!

Poderá estar ligado a situações menos positivas nos últimos anos mas o que lá vai, lá vai e os títulos que ajudou a conquistar superam em larga margem esses momentos menos bons.

Desculpa se alguma vez, num momento ou noutro, descarreguei em ti alguma frustação de algum mau resultado.
 
Que no futuro a vida te sorria da mesma forma que te sorriu no Benfica!

OBRIGADO PIZZI! OBRIGADO CAMPEÃO!


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Benfica 3 vs. Newcastle 2: Alguns sinais preocupantes

Antes demais, salientar que o mais importante de tudo é vencermos os jogos, principalmente nesta fase da época e com treinador e muitos jogadores novos.

Este jogo voltou a dar-me alguns sinais preocupantes a nível coletivo. Temos demasiados lances onde os nossos adversários recebem a bola entra a nossa linha média e a defensiva e ficam de frente para nossa defesa e embalados, o pior que pode acontecer a uma defesa.

Atentem ao vídeo e imagem abaixo para perceberem do que falo.





Isto já acontecia o ano passado. Não sei porque motivo isto continua a acontecer, eu quero acreditar que seja por a equipa ainda estar a assimilar as ideias do novo treinador, a juntar à questão física que ainda não está no seu melhor.

Por falar em questões físicas, a equipa durante a segunda parte caiu a pique, foi uma segunda parte péssima onde o único remate que fizemos foi o do golo da vitória. Muito mau mesmo!!

No entanto, na primeira parte viu-se um Benfica muito pressionante, intenso e agressivo nos duelos, algo que praticamente não existia no ano passado. A juntar a isto, temos um futebol a um/dois toques, com velocidade, com dinâmica nas várias posições no ataque o que permite à equipa ter sempre linhas de passe. Variamos muitas vezes a forma de atacar e fizemos muitas combinações em tabelas. Nem sempre saiu bem mas nesta fase acaba por ser normal e com os jogos e treinos, as combinações sairão melhores.

Nesta pré-época todos os nossos avançados marcaram, o que é um sinal.

Sou da opinião que Rafa e João Mário têm as posições trocadas mas veremos como irá correr.

Precisamos de mais um 8 do perfil do Enzo, tenho sérias dúvidas que o Weigl o consiga fazer, não tem capacidade de transporte de bola, pelo menos não o mostrou até agora.

Terá de vir mais um 6 e um extremo por Rafa e Neres é curto, precisamos de alternativas que lutem pela titularidade.

Espero sinceramente que o Ristic se afirme porque o Grimaldo é uma desgraça a defender! O Mister que experimente colocá-lo na posição do Neres, pode ser que encontremos ali um extremo de qualidade. Excelente pé esquerdo tem!

Quero agradecer a esta direção por voltar a realizar a Eusébio Cup! O nossos King merece isto e muito mais!! 

Que venham os jogos a doer!!!

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 24 de julho de 2022

Benfica 4 vs. Girona 2: Positivo e Negativo



Finalmente um teste com uma equipa "à portuguesa", bem fechadinha atrás, bloco muito baixo e a tentar sair em transições rápidas.

POSITIVO
  • Pressão alta é a imagem de marca deste Benfica e com o Girona não foi excepção. Quero acreditar que a equipa ainda vai melhorar neste parâmetro, quando os jogadores estiverem mais fortes fisicamente;
  • Algumas boas combinações no ataque a criarem perigo e situações de finalização;
NEGATIVO
  • O Girona conseguiu sair várias vezes com algum perigo depois de passar a pressão alta do Benfica. Conseguiu demasiadas vezes de forma fácil, a rever;
  • Dificuldade em criar oportunidades contra uma equipa que jogou "à portuguesa", bloco muito baixo e com muita gente atrás da linha da bola;
  • Mais dois golos sofridos de bola parada. É aquilo que mais me preocupa neste momento pois é nisso que muitos dos nossos adversários por cá tentam explorar ao máximo.
Estamos muito melhores que ano passado, até agora, porque só a vamos saber quando a bola rolar a sério. No entanto, existem questões em que a equipa precisa de evoluir, tais como a forma simples e fácil como algumas vezes os nossos adversários conseguiram passar a nossa pressão alta, ficando algumas vezes em igualdade numérica com a nossa defesa, de frente e embalados. Não seria uma preocupação se os nossos adversários fossem equipas de outro poderio mas sendo as que foram, deixa-me com alguma inquietação mas, como sempre digo, estes jogos são treinos, são nestes jogos que os erros devem acontecer para que possam ser corrigidos.

Penso que a equipa está a trabalhar bem e esta forma de jogar vai ainda ficar mais aprimorada com o tempo, treinos e jogos.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Obrigado por tudo Seferovic!

188 Jogos | 74 Golos Marcados| 1 Campeonato Nacional | 2 Supertaças

Nunca foi um jogador consensual mas, apesar da sua irregularidade, foi um jogador importante nas conquistas do Benfica. Despedimo-nos de mais um campeão! Que o futuro te sorria e que consigas alcançar os teus objetivos.

Obrigado por tudo Campeão!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Ricardo Horta: Sim ou Não?



A novela Ricardo Horta vai-se arrastando no tempo. As negociações estão difíceis e, no fundo, desconfio porquê mas nem vale a pena falar nisso...

A questão é muito simples... Depois do que disse o presidente do Braga numa entrevista onde elogiou o cacique do norte, rebaixando o Benfica, que a transferência caía de imediato! Que fosse lá negociar com o "Al Capone do norte" a ver se ele lhe dá os 20 milhões mais os jogadores, e logo um clube falido... Se tal acontecer, será mais um prego no caixão do FC Porto que vai subsistindo nós sabemos como e com que ajudas, um dia aquilo cairá como um baralho de cartas...

Mas afinal, será o Horta assim tão importante e necessário para o Benfica que possamos dar os tais 20 milhões mais jogadores?

Sim, é um jogador que faz uma posição em que precisamos de reforços, temos somente Rafa e Neres para a posição de extremo. Os nossos miúdos estão muito verdes para se assumirem já como alternativas, o ideal é termos um dos nossos miúdos nos quatro extremos que deveriam compor o plantel.

No entanto, penso que 20 milhões mais jogadores é um valor claramente inflacionado por um jogador com praticamente 28 anos.  Eu preferia apostar esses 20 milhões em Trincão do que no Horta, por exemplo, mas já não vamos a tempo,

No entanto, penso que seria uma contratação muito interessante porque além de ser Português, da nossa formação e Benfiquista, e ser de enorme qualidade, o Ricardo Horta pode jogar na extrema esquerda ou como 10, embora tenha tido maior sucesso a jogar pela esquerda com movimentos interiores. Estes dois jogos foram claras as movimentações de João Mário e Rafa. Os dois jogadores fazem trocas de posições constantes, entre a extrema esquerda e a posição 10 e o Horta encaixaria muitíssimo bem nestes movimentos. Seria muito interessante ficarmos com 3 jogadores de enorme qualidade para a extremas, dando espaço a que um dois nossos miúdos fosse a quarta opção.

Por mim, o Horta viria porque desportivamente poderia acrescentar valor à equipa, mas depois das declarações do Salvador, ficavam a ver navios ou á espera dos 20 milhões do clube do cacique que é tão fácil de negociar...

Se o Benfica, e o treinador, querem mesmo muito o jogador, deixem-se de novelas e tragam o jogador, senão, emitam um comunicado e acabem com esta novela!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Torneio do Algarve: Excelente prestação!!!



Excelente prestação da equipa! Em crescendo de um jogo para o outro, seja o 11 das primeiras partes, quer o 11 das segundas partes.

Pressão, agressividade, intensidade, fortíssima reação à perda de bola, este será o mote para a próxima época.

Haverá sempre algo a melhorar como é absolutamente normal, mas o caminho é claramente este!

Quero chamar a atenção aos Benfiquistas para aquilo que a nossa (des)comunicação social irá fazer... O primeiro passo tentar "irritações" em qualquer coisas que dissesse respeito à equipa, como não resultou, a estratégia já é outra mas muito bem conhecida... É elogiar tudo e todos, é fazer de craques qualquer reforço que faça um passe de cinco metros, é colocar a equipa nos píncaros, é criar expectativas bastante altas nos adeptos para que no primeiro desaire caírem em cima do Benfica com os adeptos a surfarem a onda de criticas e do apocalipse que se avizinha. Simples!! 

Esta equipa ainda não ganhou absolutamente nada! Está numa fase de assimilação das ideias do treinador, a preparar-se física e mentalmente para o que aí vem, portanto, teremos de aguardar serena e tranquilamente pelos jogos a doer, até lá é observar e desfrutar dos jogos de pré-temporada na expectativa que o nosso mister consiga meter o Benfica a jogar um futebol ofensivo, atraente e, MUITO IMPORTANTE, consistente!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Rui Costa, Rui Pedro Bráz e Lourenço Coelho a todo o gás



Sinceramente, não me lembro de ver um defeso tão bom do Benfica como o deste ano, pelo menos até agora!

A venda do Darwin era mais que esperada, ninguém pode recusar uma proposta por aqueles valores, quem disser o contrário vive numa realidade paralela. O Everton simplesmente não se conseguiu adaptar ao nosso futebol onde nunca conseguiu exibições consistentes.

Nas compras, há muitos anos que não via um Benfica tão assertivo. Não estou a falar na qualidade dos jogadores, porque nesse aspeto, só iremos tirar conclusões quando a bola rolar a sério. Falo concretamente nas posições em que o Benfica estava deficitário e que tem vindo a contratar para essa posições.

Era quase unânime que estávamos a precisar de forma clara de:

  • 1 Guarda-redes com capacidade de saída aos cruzamentos, bom jogo de pés e com capacidade para jogar subido, a controlar a profundidade da nossa linha defensiva - A CONTRATAR (se não vier ninguém não é grave)
  • 1 lateral direito - CONTRATADO
  • 1 lateral esquerdo - CONTRATADO
  • 1 central - CONTRATADO
  • 1 médio defensivo - A CONTRATAR (o treinador pode estar a ver se Florentino e Weigl são soluções)
  • 1 box-to-box (posição 8) - CONTRATADO
  • 2 extremos - 1 CONTRATADO
Fomos comprar o Musa e nesta posição temos jogadores a mais para um sistema com um só avançado. Neste momento temos Gonçalo Ramos,. H. Araújo, R. Pinho, Yaremchuk, Seferovic e Musa. Destes todos acredito que fiquem quatro, para mim seria G. Ramos, H. Araújo, Yaremchuk e Musa, a não ser que venham algum avançado doutro calibre...

Para já estou extremamente satisfeito pelo trabalho de R. Costa. R.P. Braz e L. Coelho neste mercado de transferências, resta depois saber como tudo isto termina e se quem compramos são efetivamente reforços.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi