Partida agridoce para mim e provavelmente para a maioria dos adeptos. Estes jogos fazem-me lembrar a temporada do Lage, em que mesmo não estando a ganhar ou estando a perder o jogo parecia sempre controlado e tinha sempre a sensação que mais cedo ou mais tarde a vitória ia surgir.
Os primeiros 80 minutos de jogo foram isso mesmo, uma posse de bola avassaladora, uma equipa muito subida e muito intensa, jogadas de perigo a cada 5 minutos, jogadores isolados ou com finalização perto da baliza. Infelizmente o jogo estava tão fácil que adormecemos, literalmente. Perto dos 70 minutos o jogo parecia um treino, com jogadas lentas e com a ideia de que o Paços e o Benfica já pensavam era no próximo jogo. Sempre que o Benfica acelerava um pouco criava oportunidade de golo e vindo do nada acabam por fazer o 3-2. Mesmo depois do 3-2 o jogo pouco ou nada teve de estória para o empate a não ser um último livre aos 94 minutos.
Uma vitória é uma vitória mas podiam ter poupado a malta a ver um resultado enganador como este.
Individualmente acho que não podemos destacar ninguém, continuo a achar que o Florentino é um monstro naquele meio campo, e que o Enzo e o João Mário dão uma qualidade perfeita na temporização e passes. Neres é um alivio enquanto adepto, há muito que não tínhamos um desequilibrador na equipa. De resto, destaque apenas para a quantidade de golos falhados, quase todos tiveram uma ou outra oportunidade para marcar. Musa, Henrique, Enzo, Gonçalo, Neres, Rafa, João Mário... todos eles falharam golos praticamente feitos. Podíamos ter saído com uma goleada das antigas se tivessem marcado metade das oportunidades claras de golo que tiveram.
Por fim nota para a arbitragem e movimentações nesse campo. ASD nos primeiros 40 minutos mostrou porque é um dos apitos dourados do século. Faltinhas, paragens de tempo, decisões de foras, cantos... sempre a controlar o jogo. No entanto, há que dizê-lo que neste jogo na dúvida não foi contra o Benfica. O que é uma novidade. O lance do pénalti, que para mim é bem marcado, é um lance de dúvida que caiu para o nosso lado. Quanto às movimentações das pressões, é ver "O Nojo" com a capa a ter em destaque o Tribunal Unânime a dizer que houve pénalti aos 94 minutos a favor do Paços que não foi assinalado. Tive de pensar um pouco para perceber ao que se referiam, deduzo que seja ao encosto do Grimaldo que pressiona o jogador do Paços na área para abordar o lance de cabeceamento no último cruzamento do jogo. O que eles inventam para conseguir pressionar arbitragens.
De referir que ninguém fala do lance de mão na área do Paços com o jogador de costas a cabeceamento do Otamendi. Para mim não é pénalti, mas no Rio Ave - Porto vimos marcar um pénalti por mão na bola com o jogador do Rio Ave de costas.... Ou o amarelo ao Rafa pelo lance de pé alto ou com sola na frente, quando no jogo do Sporting foram 2 ou 3 pisadelas que nem falta foram. Ontem o jogo não foi "em caso de dúvida é contra o Benfica", mas a dualidade de critérios neste campeonato é qualquer coisa doutro mundo.
8 jogos, 8 vitórias. Futebol de qualidade e intenso. Temos menos de 48 horas para o fecho de mercado, esperemos que Weigl, Taarabt, Meite, Chiquinho ou Gil Dias possam seguir as suas carreiras noutro lado. Principalmente Taarabt e Meite. Os outros até podem ajudar nalguma altura da época. Espero que o Benfica faça proposta de 12M€ + Gil Dias oficial ao Braga pelo Horta e deixar aquilo a arder. E que não vendam ninguém da equipa mais utilizada esta época. Setembro dirá se temos equipa para lutar pelo título ou não.
Carrega Benfica!
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista