Siga-nos no Facebook

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Banho de bola e mais um prego no "caixão"...

Fomos completamente subjugados perante uma equipa que, reconhecendo qualidade, é inferior ao Benfica!

Pintado a vermelho estão os números que eu considero preocupantes para uma equipa da qualidade do Benfica.

Fizemos um jogo sem velocidade, sem intensidade, sem agressividade e a "cheirar" a bola durante praticamente noventa minutos. A equipa do ano passado morreu e foi o nosso treinador quem a matou com um conjunto de equívocos no onze inicial.

Hoje a equipa parecia que estava a fazer o primeiro jogo de pré-época em comparação com o ritmo da equipa adversária. Ou então será cansaço e os jogadores estão a precisar de mais umas férias.

Muita da diferença entre as equipas de hoje se deveu à diferença de andamento. Nós a jogarmos a passo e os nossos adversários de mota.

O ano passado o treinador foi acusado de pouco rodar a equipa e este ano não há jogo onde não altere a equipa. Primeiro estabiliza-se um onze inicial, depois vai-se rodando consoantes o desgaste de alguns jogadores.

Do final do ano passado saiu G. Ramos e Grimaldo. Chegaram jogadores para os substituir mas até parece que houve outro jogador que saiu da equipa... Florentino... Com a compra, desnecessária, na minha opinião, de Kokçu o treinador viu-se com dois excelentes jogadores para uma só posição e a forma que encontrou para resolver a situação foi fazer sair da equipa aquele que mais a equilibra e que soltava o colega do seu lado. Isto nada tem a vef com a qualidade de Kokçu, mas sim com uma questão de necessidade. Com Neves e Chiquinho para a posição 8, creio que não seria necessário ir buscar mais um para a mesma posição, quando víamos que só tínhamos um médio defensivo e acabámos por ficar só cim um lateral direito.

Enquanto o treinador não perceber que tem de estabilizar um onze rapidamente e voltar a equilibrar a equipa, metendo também Aursnes na esquerda, não vamos passar disto. E já agora, que pare com essa patetice dos avançados. O Musa é titular e o Cabral terá de pedalar. Deixa-se de tretas de avançados móveis...

A diferença de andamento das duas equipas hoje foi abissal e assustadora!

Se as coisas continuarem assim, será uma questão de tempo para que os maus resultados passem para o campeonato.

Para terem uma noção do estado físico da equipa, Rafa hoje não passou por ninguém...

Os oitavos da Champions já foram, espero que consigam o objetivo mínimo que é a Liga Europa, onde teremos de nos assumir como candidatos.

Se o treinador continuar com estes equívocos todos, em Janeiro teremos treinador novo...


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 8 de outubro de 2023

Florentino: "O Polvo" - Dados estatístico do jogo








Um verdadeiro polvo em campo que, infelizmente, não teve acompanhamento da restante equipa. O Benfica fez, coletivamente, um dos piores jogos desta época.


Muitos dirão que não conseguiu acompanhar algumas saídas do Estoril a que eu respondo... Imaginem ontem um meio campo com Neves e Kokçu...


Muitos dos problemas do Benfica de ontem foi a ausência de intensidade e agressividade de muitos jogadores. Perdemos muitas bolas porque os jogadores da frente ficavam à espera da bola e foram antecipados por diversas vezes, isto tudo a juntar ao posicionamento errado de Neres na esquerda e J. Mário na direita.


No meio campo, quer Roger Schmidt queira quer não queira, é Florentino e mais um, Neves ou Kokçu. Convinha em Janeiro ir buscar um médio defensivo e um lateral direito ou apostar em alguém da casa, caso haja alguém com qualidade.


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 7 de outubro de 2023

Mais uma grande exibição de Roger Schmidt

Por obra do acaso, porque o Benfica nas bolas paradas é só patético, vencemos o jogo. O Roger vai cravando pregos no seu "caixão"... Continua a inventar quando deveria ter a equipa estabilizada. O Neres desiquilibra mais na direita e ele mete-o na esquerda. O João Mário tem feito excelentes jogos a partir da esquerda e ele mete-o na direita. O Musa que pouco ou nada jogou em Itália entra só aos 70 minutos. O Guedes entra a 5 minutos do fim... Mas há também uma palavra para os jogadores... Sem intensidade, velocidade e agressividade dificilmente teremos jogos mais tranquilos... Ver jogadores do Estoril passarem pelos jogadores do Benfica como se fossem de mota dá dó e pena e além do mais, as faltas são para se fazer e não deixar ir o adversário por ali fora.

Foi altamente preocupante a quantidade de vezes que o Estoril conseguiu situações em igualdade e superioridade numérica para com a nossa defesa. Uma equipa com uma melhor definição e tínhamos levado das antigas.

Houve períodos do jogo em que levámos uma autêntico banho de futebol!

Tudo o que é em excesso já chateia e a forma como o Benfica abusa daquele futebol à futsal é de puxar os cabelos. É sempre mais um toque, mais uma tabela ou mais um passe quando podemos ser mais efetivos naquela zona e descomplicar. Por causa deste tipo de futebol muitas vezes perdemos situações que poderiam dar em finalização.

Todas as equipas têm noites más mas o que estamos a verificar é que a equipa vem a perder "gás" no últimos 3/4 jogos. Espero que este jogo tenha servido para soar os alarmes no balneário, tanto as jogadores como ao treinador.

Como eu, ainda, gosto do Roger Schmidt, deixo aqui uma dica para as posições dos jogadores e o 11 base. O resto é jogar como o ano passado, sem inventar muito e ir rodando consoante o desgaste dos jogadores, não são precisas revoluções ou invenções.



Reparem que só temos um médio defensivo na equipa, assim como lateral direito já que J. Victor é uma adaptação... No entanto, com um plantel destes não há necessidade de inventar. Com o regresso de Guedes, as combinações de jogadores no ataque é um luxo!

Aqui fica aquele que, para mim, é o melhor 11:




No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Trubin evita goleada e Roger continua a inventar


O jogo em si não tem muita história... Só deu Inter, estiveram sempre bem mais perto de marcar do que nós. Na primeira parecia os solteiros vs. casados mas o Inter foi sempre a equipa mais perigosa, embora a nossa melhor, e única, oportunidade de golo foi criada na primeira parte.

Na segunda parte foi um vendaval do Inter. Só deu Inter e não fosse o Trubin e teríamos sido goleados em Milão!

Mais um jogo do trio maravilha Neres, Rafa e Di Maria, mais um jogo com Florentino no banco e mais um jogo paupérimo do Benfica quando o nível dos adversários sobe. Já nos primeiros 20 minutos do jogo do Porto andámos completamente à toa no jogo e não fosse Trubin, por duas vezes, e teríamos ido para o intervalo a perder por 2-0 mesmo a jogar com mais um desde os 19 minutos.

O Benfica do ano passado morreu, foi assassinado... Mas foi assassinado pelo seu próprio treinador. Uma equipa que no ano passado era uma equipa com bola, compressão alta eficaz, agressiva, intensa, passou a ser uma equipa partida ao meio onde uns atacam e outros defendem, onde a pressão alta não funciona, uma equipa que joga agora na base dos chamados "passe na profundidade" que no Benfica é mais chutão na frente. Somos uma equipa completamente desiquilibrada porque simplesmente o treinador decidiu este ano andar a inventar quando tem a base do ano passado bem trabalhada... Que continue assim que não chega ao final da época. O último treinador que desiquilibrou uma equipa tirando Florentino, em janeiro saiu...

Metam uma coisa na cabeça... Um meio campo com Kokçu e Neves vai remediando no campeonato mas quando o nível aumenta é claramente curto, principalmente quando o treinador decide mudar a identidade da equipa e meter Neres, Rafa e Di Maria no mesmo onze, desiquilibrando a equipa pois estes três nada fazem no processo defensivo e na reação à perda da bola.

Depois temos um treinador no banco a ver a equipa em dificuldades, com o Inter a massacrar o Benfica e ele não consegue mexer nada na equipa e bastaria fazer sair Di Maria e meter Musa, sair Kokçu e entrar Florentino para a equipa ficar equilibrada.

Se o Roger não voltar à fórmula do ano passado, não chegará ao final da época. Leram aqui primeiro e espero estar muito, mais muito errado mesmo.

Em relação ao colocar Neres e Di Maria ao mesmo tempo, amanhã verão um vídeo explicativo do problema do Benfica desta época, acrescentando eu, que Florentino faz uma falta enorme àquele meio campo.

Agora poderemos ter de vencer quase todos os jogos, a começar já com a Real Sociedade. Acabou a margem de erro!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi