Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Benfica - Ponto de Situação das Modalidades


Quem me conhece sabe que sou adepto do Benfica. Não de futebol. Do Benfica. A minha mulher que o diga. Por isso, gosto de estar a par de todas as modalidades e tento seguir, sempre que posso, os jogos e competições de tudo o que diga respeito ao Benfica.

Estamos quase no Natal, as modalidades já estão todas com os campeonatos iniciados e com a paragem dos campeonatos de futebol para o Mundial temos algum tempo para falar sobre as modalidades. Acho que quem segue as modalidades só pode estar satisfeito com o que temos feito nos últimos anos. Nem sempre ganhamos, existem modalidades que temos sofrido para conquistar títulos mas ver um clube como o Benfica presente em todas as modalidades de pavilhão, no sector masculino e feminino, e sempre com equipas competitivas, ou seja, a lutar por títulos, é um orgulho enorme. Podemos e devemos melhorar em várias áreas, temos capacidade com o investimento que vamos fazendo de ter melhores resultados nalgumas competições, mas nada disso invalida o tremendo trabalho que foi feito nas últimas duas décadas e que nos deve orgulhar imenso. Primeiro com a consolidação do projecto de Modalidades no sector masculino e depois com a entrada fulgurante no sector feminino. Não tocando por exemplo no Projecto Olímpico que mantém o sector masculino de Atletismo no topo nacional há quase uma década ou não esquecendo outros sectores como o polo aquático ou a natação.

Vejamos então as caminhadas das diferentes modalidades no sector masculino.



Olhando ao percurso de cada modalidade podemos dizer que apenas a equipa masculina de voleibol parece estar fora daquilo que é o seu habitat natural. Ou seja, o primeiro lugar. Mas a realidade é que os calendários para o Benfica são penosos, devido à participação na Liga dos Campeões. A Federação em nada tem ajudado na calendarização dos jogos e portanto a equipa teve duas derrotas a mais do que seria de esperar. Seja como for, o campeonato português decide-se nos playoffs e a equipa terá todas as condições para mais uma vez estar presenta na final e assegurar o título, que nas últimas 9 temporadas caiu 7 vezes para nós (somos tricampeões). Destaque para o facto de liderarmos em futebol, futsal, hóquei e basquetebol. Andebol será a modalidade com maior dificuldade de roubar o título, no entanto estamos na luta.

Nas Taças ainda não houve nenhuma eliminação precoce. E vencemos 2 das 5 Supertaças em que participámos. Nas competições europeias estamos a exceder em muito aquilo que seria previsto no inicio do ano. Acabámos em 1º lugar do grupo em futebol, em basquetebol depois de largas décadas fomos à Liga dos Campeões e estamos na luta para passar a fase de grupos, no andebol mantemos tudo intacto para continuarmos a grande carreira que tivemos no ano passado, futsal conseguimos o apuramento para a Final 4 da Liga dos Campeões e provavelmente disputaremos com o Sporting o título e em hóquei entraremos em competição mais tarde, na fase de grupos da nova Liga Europeia.

De um ponto de vista global, parece-me uma primeira fase da época muito positiva em todas as modalidades, as únicas notas negativas são as Supertaças perdidas. Se futsal não é surpreendente perder com o Sporting, o voleibol deveríamos ter feito mais. No entanto, as duas vitórias que temos foram surpreendentes, face ao histórico recente das duas modalidades.


No sector feminino, as contas estão assim.


Em 45 jogos para os diferentes campeonatos, o Benfica, tem 42 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Essas derrotas foram no voleibol que é a modalidade que mais sofre para conseguir manter-se competitiva contra uma equipa do Porto comprada. É, aliás, a única modalidade que não é campeã em título. No sector feminino não existe qualquer nota negativa. O mais negativo que temos, para além dessas duas derrotas no voleibol, é o empate em hóquei frente a um Turquel altamente reforçado, que levou o Sporting a uma quase inexistência. Algo que também é motivo de orgulho é o que as equipas têm feito na Europa. O futebol conseguiu novamente um apuramento histórico para a fase de grupos da Liga dos Campeões e mais uma vez bateu-se fortemente contra um colosso europeu como é o Bayern de Munique (infelicidade tremenda não ter conseguido pelo menos um empate). No basquetebol fazemos história a cada jogo que passa, primeira participação europeia (de sempre?) com 4 vitórias em 4 jogos. Em andebol, novamente com uma primeira participação desde há décadas (não tenho presente se em tempos já fomos), e estamos nos 16avos da EHF Cup. Em hóquei e futsal tentaremos mais uma vez o título europeu.

Destaque para a vitória nas cinco Supertaças que disputámos.

Assim como no futebol, tudo pode terminar sem sermos campeões. Nada disto interessa se no final não houver títulos. Mas a realidade é que o Benfica, neste momento, luta por todos os títulos nacionais que disputa  e na Europa dá cartas em muitas das modalidades e das competições que entra.

Notas da Semana:

- São 27 os jogos disputados esta época no futebol sem derrotas. 23 vitórias e 4 empates. Temos agora uma final com o Moreirense para disputar. Precisamos de vencer enquanto o Moreirense só precisa de empatar para estar nos quartos de final da Taça da Liga.

- Mais de 43 mil adeptos no Estádio neste jogo com o Penafiel para a Taça da Liga, quase às 21h da noite e com um Mundial pelo meio. 45 mil adeptos nos 18 jogos da Taça da Liga combinados (incluindo o Estrela vs Benfica). Estiveram mais adeptos no Benfica - Penafiel que em 5 dos 6 jogos que o Sporting e Porto jogaram na Liga dos Campeões esta época. Estiveram mais adeptos no Benfica - Penafiel da Taça da Liga que em qualquer jogo do Sporting esta época na Liga.

- Uma palavra para Fernando Gomes, bibota. Obviamente não o conhecia, não tenho ideia nenhuma de como seria pessoalmente, fez parte de grandes equipas do FC Porto e foi um dos melhores marcadores da história do futebol português. Não parecia portista. Não parecia arruaceiro, não tinha palavras desagradáveis para com o resto do futebol português. Parecia ser um senhor. Como poucos naquele clube. Que descanse em paz.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 20 de novembro de 2022

Rui Jorge sofre de amnésia...

 
"Hat-trick de Henrique Araújo: "Não me tinha apercebido de que tinha feito três golos. É bom, o Henrique é claramente um marcador de golos, um excelente jogador. "

Hoje, acho que marcámos golos de belo efeito, com boas jogadas - o passe do [Gonçalo] Inácio é soberbo (...)" - Declarações de Rui Jorge
Estas foram as declarações de Rui Jorge sobre o fantástico hat-trick do nosso Henrique Araújo.

É absolutamente lamentável que um selecionador nacional não consiga ver que um seu jogador marcou três golos, aquela marca que qualquer avançado procura num jogo e que nunca passa despercebido a ninguém.

Rui Jorge não se lembra que o Henrique fez três golos mas consegue lembrar-se do passe do Inácio, um enorme passe por sinal. Esta memória seletiva diz muito da dificuldade de muita gente em aceitar a enorme qualidade da formação do Benfica. E nem sequer uma referência aos dois golos do P. Bernardo... Ainda bem que ninguém o questionou sobre o assunto senão ainda dizia que não tinha reparado que P. Bernardo tinha sequer jogado...

A realidade é muito dura para esta gente... A seleção A e sub-21 fizeram 9 golos no total dos dois jogos e 7 dos golos foram feitos por jogadores do Benfica, sendo que 6 deles foram de jogadores da nossa formação. Isto é absolutamente fantástico! É isto que dá comichão a muita gente!!

O trabalho realizado nas últimas décadas na formação do Benfica é absolutamente extraordinário!!

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

O não matador cujo nome não deve ser dito


Uns minutinhos bastaram na seleção para marcar. Imaginem só se fosse um matador nato com predicados para jogar no Benfica. A ver se no mercado de Janeiro vamos buscar um matador a sério.

Nunca fui muito apologista de andar a colocar clubismos na seleção, mas ver esta seleção com Rúben Dias, Cancelo, António Silva, Félix, Bernardo Silva, Gonçalo Ramos...e tendo ainda o Renato ou o Guedes na calha... dá gosto de ver. Quer se goste ou não, o trabalho realizado nas últimas décadas no Benfica na formação mostra-se desta forma. E já agora, o Florentino merecia lá andar também.

Jogão de Félix e jogão de António Silva. Dois que dificilmente terão grandes minutos em campo no Mundial.

Foi curioso ver a equipa a jogar com pressão alta. Vai ser engraçado ver esta equipa tentar jogar assim com um a menos em campo. Quando penso que teremos de levar com a carga do Cris por mais 2 anos e vejo o quanto esta equipa pode jogar sem ele, sinto vergonha alheia.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

25 jogos sem perder e as peripécias dum sorteio da Taça


Mais 3 golos. Mais 3 pontos. Mais um jogo sem perder. São agora 25 jogos consecutivos neste inicio de época sem sentir o sabor da derrota. Vamos para a pausa do campeonato com 8 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Não esquecer porém que nada está ganho. Tudo muda com um ou dois jogos menos conseguidos. Agora o foco será na Taça da Liga e tentar manter os níveis de competitividade altos para quando chegar de novo o campeonato estarmos ao mais alto nível como temos estado.

Mais um jogo sem grande história, superioridade total da nossa equipa. A capacidade que a equipa tem de colocar ritmos de jogo nos mais diferentes momentos é incrível. Não gosto particularmente de falar de recordes para não dar azar, mas neste momento o cenário é este:

Béla Guttman - 31 jogos - 26 vitórias e 5 empates (1959-1960) - perdeu na ultima jornada do campeonato com o Belenenses. Não havia competições europeias na altura.
Jimmy Hagan - 26 jogos - 22 vitórias e 4 empates (1971-1972) - perdeu na 1ª mão dos QF da TCE com o Feyenoord.
John Mortimore - 26 jogos - 19 vitórias e 7 empates (1977-1978) - perdeu na 1ª mão dos QF da TCE com o Liverpool.
ROGER SCHMIDT - 25 jogos - 20 vitórias e 5 empates (2022/2023)

Próximos 3 jogos são da Taça da Liga e se tudo correr bem serão 4 jogos na Taça da Liga até ao jogo com o Sp. Braga em Braga. Três próximos jogos são com equipas da Liga 2. Com o novo formato da Taça da Liga, os quartos de final desta Taça da Liga fará com que venha uma equipa também ela sem a qualidade dum grande em Portugal. Temos todas as condições para chegar a Braga com 29 jogos invictos.

Pena não podermos contar com o Gonçalo Ramos para continuar a faturar. São já 14 golos esta época. O ponta de lança que não é bem ponta de lança e que não é matador continua a ser o melhor marcador do campeonato e do Benfica. Se continuar nesta média acabará o campeonato com 24 golos. O que diga-se, para um não matador, sem pénaltis, não está pior.


Sorteio da Taça de Portugal

OITAVOS
Ac. Viseu-Beira-Mar
Sp. Braga-V. Guimarães
Vilaverdense-B SAD
Nacional-Rabo de Peixe
Leixões-Famalicão
FC Porto-Arouca
V. Setúbal-Casa Pia
Varzim-BENFICA

QUARTOS
Vencedor do Ac. Viseu-Beira-Mar vs Vencedor do FC Porto-Arouca
Vencedor do V. Setúbal-Casa Pia vs Vencedor do Nacional-Rabo de Peixe
Vencedor do Sp. Braga-V. Guimarães vs Vencedor do Varzim-BENFICA
Vencedor do Leixões-Famalicão vs Vencedor do Vilaverdense-B SAD

MEIAS
1.ª mão:
Vencedor do V. Setúbal-Casa Pia vs Vencedor do Nacional-Rabo de Peixe contra Vencedor do Sp. Braga-V. Guimarães vs Vencedor do Varzim-BENFICA

Vencedor do Leixões-Famalicão vs Vencedor do Vilaverdense-B SAD contra Vencedor do Ac. Viseu-Beira-Mar vs Vencedor do FC Porto-Arouca

Estavam no sorteio, o 1º, 2º, 3º, 5º, 6º, 8º e 14º da 1ª Liga. 6º. 11º, 13º e 16º da 2ª Liga. 3 equipas da Liga 3 e 2 equipas do Campeonato de Portugal.

Curiosamente Benfica e Porto só se poderão defrontar na final. 

No ramo do Benfica ficou 1 equipa do Campeonato de Portugal, 2 equipa da Liga 3 e 1 equipa da Liga 2 e 4 equipas da Liga 1.
No ramo do Porto ficaram 1 equipa do Campeonato de Portugal, 1 equipa da Liga 3, 3 equipas da Liga 2 e 3 equipas da Liga 1.

Para mim o mais caricato é que no ramo do Benfica ficaram 1º, 3º, 5º e 6º da 1ª Liga. As quatro equipas da 1ª Liga a calhar neste ramo são top-6. E curiosamente jogamos fora as 2 eliminatórias a uma mão. 

Os calendários e os sorteios em Portugal para o Benfica costumam mesmo ser complicados. Seja como for, venha quem vier, é para estar no Jamor.

CARREGA BENFICA!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Seleção Nacional: O que achas das escolhas?


Estes foram os eleitos para o Mundial no Qatar. O que achas das escolhas? Quem trocavas e por quem?


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Estoril 0 - 1 Benfica (E vão 24....)


24 ! É o número de jogos que levamos sem perder neste início de época em todas as provas. Falta um jogo para a pausa do Mundial, mas na realidade o Benfica continuará a jogar com mais dois jogos da Taça da Liga. Nessa altura, sim, haverá uma paragem de 3 semanas e depois voltaremos com mais um jogo da Taça da Liga e se tudo correr bem, os quartos de final da competição. Mais importante que tudo isso, é conseguir a vitória no próximo domingo às 18h frente ao Gil e chegar a esta pausa do campeonato com pelo menos 8 pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Destaque para o facto das três equipas da Taça da Liga que vamos enfrentar se encontrarem na Liga 2 e que o Moreirense até ao momento leva 10 vitórias em 12 jogos para o campeonato. Equipa com quem iremos provavelmente discutir a passagem aos quartos da competição.

Quanto ao jogo de ontem, vem mostrar novamente que as arbitragens deixaram (até ver) de apitar contra nós. Se durante os últimos 5 anos foi evidente que em caso de dúvida era sempre contra nós, este campeonato as coisas não são assim. Já aqui foi elogiado o trabalho dos árbitros por mostrarem alguma coragem nas arbitragens que têm feito, hoje não podemos deixar de fazer o mesmo. Assim como no Dragão, a expulsão de ontem é evidente. Entrada por trás, com o único intuito de travar o Rafa, que ainda tenta continuar, jogador isolado a poucos metros da área. Não há a mínima dúvida que é para cartão vermelho. Mas, o que não faltou nos últimos anos foram situações sem a mínima dúvida que não foram assinaladas a nosso favor e portanto há que salientar que mais uma vez tivemos uma arbitragem dentro daquilo que é o nosso futebol português, mas sem prejuízo direto para nenhuma das equipas e que decidiu bem nos momentos mais decisivos.

Posto isto, que péssimo jogo houve depois da expulsão. Se na primeira parte o Estoril ainda tentou ter bola durante um ou outro período, sem grande consequência diga-se, na segunda parte, depois da expulsão, abdicou por completo de jogar futebol. Mesmo a perder, foi incapaz de sequer esboçar uma vontade de subir no terreno, a não ser nos últimos 2 ou 3 minutos mais descontos. Jogo miserável com uma equipa a ficar com 10 jogadores em menos de 30 metros. Soubemos ser pacientes e esperar pelo momento para marcar. Poderíamos ter marcado ainda na primeira parte mas não aconteceu. Nos últimos 2 ou 3 minutos, com a subida do Estoril (finalmente), deveríamos ter sofrido menos, houve ali um ou dois momentos displicentes que podiam ter-nos custado um prolongamento.

Seja como for, continuamos a brilhante campanha. Esperemos que o Aursnes e o Gonçalo possam jogar contra o Gil e que a equipa nos dê mais uma vitória. 

CARREGA BENFICA!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Precisam-se de mais Quaresmas...

 
"Eu não me sentia bem em ir à Seleção porque sentia que não era valorizado. Preferia, às vezes, nem ser convocado. Ia para a Seleção e não me sentia feliz.

"Sinceramente, passou-me pela cabeça fazer o que o Rafa fez. Entendo perfeitamente o Rafa, porque quando estás em grande no clube e chegas à Seleção e és mais um, o que estás ali a fazer? - Ricardo Quaresma

O assunto Rafa parece não ter fim e ainda há gente que ainda não entendeu o motivo pelo qual Rafa prescindiu da seleção, ou então não querem entender.

As palavras de Quaresma resumem o que sentia Rafa a cada chamada à seleção nacional. Mas existem mais "Rafas" na seleção mas que não têm a coragem dele.

A junta aquilo a que se refere Quaresma, ainda temos a questão onde a FPF deixou "cozinhar em lume brando" a questão da falta de compromisso de Rafa para com a seleção. E nem me venham dizer que o Santolas defendeu o Rafa... Umas palavras de circunstância, não sei quantos dias depois e só após ser questionado. Da FPF nem um piu se ouviu! Uma vergonha autêntica!

Obrigado Quaresma por dizeres aquilo que muitos pensam!

Termino com dois exemplos de como funciona o Santolas e que vai de encontro ao que diz Quaresma... O Gonçalo Ramos é convocado não para colmatar a renuncia do Rafa mas porque o João Félix estava com uma lesão e não podia ir a jogo. No segundo jogo o J. Félix recuperou e o G. Ramos foi para a bancada porque o Santolas achou que era melhor ter três guarda-redes no banco, de génio...

Depois temos o caso Dalot... Brilhante jogo do lateral direito onde marca dois golos. No jogo seguinte vai para o banco como prémio da sua brilhante atuação. Depois ainda há gente que ache que na seleção jogam em função do desempenho. Aposto que o CR7 está certinho no Mundial, mesmo estando a fazer uma época absolutamente patética.

Espero sinceramente que não convoque ninguém do Benfica. Para não jogarem, mais vale ficarem por cá!

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

A sorte está do nosso lado?


O Benfica continua a mostrar que dificilmente tem adversário à altura em Portugal. A jogar desta forma, com esta confiança e segurança só uma hecatombe fará com que não sejamos campeões. Hecatombe ou um Mundial. Não esquecer aquilo que sempre tenho dito esta época, vamos ter um Mundial pelo meio do campeonato, não sabemos como a equipa irá reagir depois da paragem, ainda para mais com Braga e Sporting nos primeiros três jogos depois da paragem. Só mesmo o Mundial poderá desestabilizar aquilo que é uma equipa a jogar como nunca vi em Portugal. Nem o Benfica de 2009-2010, primeira época do JJ, nem o Porto de Mourinho. 

Seja como for, nunca esquecer, ainda não ganhámos nada. Zero troféus. Os próximos dois anos são importantíssimos, principalmente financeiramente. A entrada na Liga dos Campeões de 2024-2025 será fundamental, e com Portugal a perder os 3 clubes na LC teremos de ser campeões na próxima época para garantir esse ano à Champions.

Continuamos a espalhar bom futebol, podemos substituir este ou aquele que mantemos a intensidade, a qualidade e a confiança no processo. Ontem foi o Chiquinho e o Musa a entrar de inicio, e não foram nem de perto nem de longe pontas soltas. Musa aliás, marcou um golaço. Cabeceamento muito difícil depois de falhar o tempo de salto. João Mário continua a fazer uma época brilhante e o Chiquinho, que muitos diziam ser mau e não ter qualidade para ali andar, correu, jogou e fez jogar. Tem mais do que espaço para trazer qualidade e minutos. Quando os jogadores são colocados nas suas posições, numa equipa oleada e confiante, as coisas são muito diferentes para melhor.

O António Silva continua a deixar os cabelos do Fernando Santos em pé. A ver se tem tomates para o deixar de fora. Convocar o Pepe e deixar o António de fora era qualquer coisa. Por mim, espero que não vá nenhum do Benfica. Para ficarem no banco ou na bancada, mais vale ficarem para jogar na Taça da Liga.

O jogo não tem qualquer história. Adoro os comentadores a falar de que o jogo seria diferente se o Estoril tivesse marcado nas duas ocasiões que teve com o jogo 0-0. Quantas vezes esta época o Benfica começou a perder e deu a volta? Esquecem-se de Turim, por exemplo? O Benfica venceria sempre este jogo, porque é melhor e porque está melhor.

Por falar em Turim, a pior Juventus dos últimos 50 anos ganhou a um Inter que me parece ir-se transformar no melhor Inter dos últimos 100 anos, melhor que o do Mourinho!

- Leipzig-Manchester City

Club Brugge-BENFICA

- Liverpool-Real Madrid
- Milan-Tottenham
- Eintracht Frankfurt-Nápoles
- Borussia Dortmund-Chelsea
Inter-FC Porto
- PSG-Bayern Munique

Tanto Benfica como Porto têm todas as condições para estar nos quartos de final da Champions. Excelente sorteio no seu global. Vamos ter 2 candidatos ao título a cair já nesta fase, seja Liverpool, Real, Bayern ou PSG.

Prognósticos?

City
Benfica
Real
Milan
Nápoles
Chelsea
Porto
Bayern

Destes, Bayern, City e Real são os favoritos. Veremos no que dá!

Continuamos a transpirar confiança e qualidade. Continuemos neste caminho!

CARREGA BENFICA!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 5 de novembro de 2022

Rafa e a Seleção do Ronaldo


Sei que é old news mas as noticias do Benfica vêm primeiro. Seja como for, ontem o Fernando Santos veio falar abertamente sobre o assunto Rafa, dizendo que se ele lhe ligasse, ele equacionava voltar a convoca-lo, caso o jogador apresentasse também formalmente essa opção à Federação.

Não sei se fui eu mas pareceu-me um Fernando Santos tremendamente arrogante aquele que falou sobre o tema. Tentou passar a ideia de que está aberto a convocá-lo mas depois diz que é o jogador que tem de se chegar à frente e basicamente pedir desculpa para voltar a ser chamado. Se a ideia era dar uma de abertura, parece-me que fechou ainda mais a porta. Se eu fosse o Rafa ainda estaria com menos vontade de lá voltar.

"Se o Rafa me ligar e disser que queria ter uma conversa comigo, eu perguntava em que horas e em que local. Depois da conversa, eu comunicaria à FPF o teor da conversa e o jogador teria de comunicá-lo de um modo formal. Estamos a falar de alguém que vem desde 2016 comigo e desde 2014 com o Paulo Bento. Sempre foi convocado. Esteve no Euro’2021, foi convocado logo a seguir, foi utilizado no apuramento e só ao terceiro jogo é que não foi, mas é um ciclo normal. Em novembro foi convocado, mas não fez parte das opções por lesão e foi dispensado"

"Este Rafa, como está a jogar no Benfica, é como jogou sempre. Se eu o convoquei sempre… Isso é uma questão que tem que ver com o que os jogadores me dizem em campo. É lá que eles me dizem se devem jogar ou não"

"Não tenho de ficar à espera [do telefonema do jogador]. Respeito a decisão dos jogadores e o que pensam. Não vai partir de mim porque não foi de mim que partiu o contrário."

Que vos pareceu? E já agora, quais os 26 que convocariam para o Mundial e/ou aqueles que acham que o FS vai convocar? Foi noticiado por alguém que estando o Rafa de fora dos 55 pré-convocados não pode estar nos 26 eleitos... a ser verdade, o que dizem desta entrevista e das palavras sobre Rafa?

Nota:

Sou eu o único a achar verdadeiramente aberrante que depois daquilo que se passou com o contrato do Fernando Santos, este senhor ainda continue na Federação? E que ninguém da Federação tenha sido posto fora?


Goste-se ou não da personagem, é interessante aquilo que diz.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

VITÓRIA ÉPICA!!!!


Que vitória épica !!! Hoje não consigo conter o orgulho que sinto desta equipa. Incrível aquilo que fizeram num ambiente louco de meio estádio cheio com Ultras do Maccabi.

A meio da primeira parte, estava o jogo 1-1 e ouvia o brilhante comentador Dani dizer que o Benfica estava uns furos abaixo daquilo que era capaz, ouvia-se nos comentários que o Neres passava ao lado do jogo, e no entanto aquilo que via era um jogo completamente controlado pelo Benfica, que por causa dum lance desajustado do Bah não estava na frente do marcador e que ia esperando os minutos até marcarmos. Porque de facto não tinha sequer dúvidas que íamos marcar. Somos melhores, estávamos melhores e a qualidade parece hoje em dia estar muito acima de qualquer dúvida. Mas não esperava por aquilo que vinha a caminho.

Quando marcámos o 4-1 aos 73 minutos disse a um amigo meu, que só faltavam 2 para passarmos em primeiro. Os comentadores na televisão só 5 minutos depois é que punham essa hipótese. Pior, comentadores experientes não faziam ideia de qual era o critério em caso de empate no saldo de golos. Não foi preciso muito e pesquisar no google para perceber que era os golos fora. Logo, 6 golos em Haifa davam a vantagem ao Benfica. Já que os 7-2 do PSG ao Maccabi tinham sido em Paris. Inacreditável ver os jogadores à procura incessante dos 6. Incrível ver o João Mário depois do 6-1 festejar como um louco e virar-se para o banco a perguntar "Já chega não é? Já dá?" e responderem-se que faltava mais um. Nem no banco sabem os desempates ao sexto critério.

Que loucura de jogo. Que fase de grupos memorável. 22º jogo sem derrotas. Primeiro lugar do grupo assegurado à frente do PSG e da Juventus. Máquina de jogar futebol e máquina de fazer golos! Obrigado Benfica! Obrigado jogadores!

Já agora, isto tudo com ao que parece o Gonçalo e Aursnes a saírem lesionados aos 30 minutos e com Enzo de fora por castigo. Aquelas segundas linhas....Aquele Chiquinho, aquele Musa, aquele Diogo Gonçalves que correu que se fartou para tentar mais e mais... o Henrique, craque!!!!...

- Liverpool
- Brugge
- Inter
- Eintracht Frankfurt
- Milan
- Leipzig
- Dortmund

São os 7 que nos podem calhar. Tirando o Liverpool.... acredito que somos mais e melhores!

CARREGA BENFICA!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Gonçalo Ramos, o patinho feio dos benfiquistas


Nos últimos anos o Benfica tem sido pródigo em ter adeptos que adoram a autoflagelação. Não vale a pena falar muito daquilo que foram os últimos anos com os adeptos a apedrejarem autocarros da equipa, ou mais assobios que aplausos, redes sociais incendiárias e com constantes críticas a jogadores, treinadores e dirigentes. Tudo era sinónimo de problema. Quem não se lembra do que se chamou a Pizzi, Rafa ou André Almeida. 

Este ano não está fácil dizer mal desta equipa. Roger Schmidt trouxe de volta a alegria de ser benfiquista aos benfiquistas. Bons jogos de futebol, equipa bem montada, futebol espetáculo e com o Benfica em todas as competições sem derrotas fica realmente difícil criticar. A imprensa, como diz o Pedro, facilmente encontra maneira de falar do Benfica. Seja os adversários piores dos últimos 50 anos, aos amarelos para jogadores do Estoril, aos jogos que não foram adiados pelos clubes (tenho ideia que são os clubes que têm de propor esse adiamento e chegar a acordo) ou então as dissertações que se foram fazendo sobre Rafa e a sua dispensa da seleção. Nos blogs do costume chegamos ao cumulo de andarem a passar a mensagem que o Benfica só está a vencer porque dá jeito ao Sistema. Que os direitos televisivos valem mais se o Benfica vencer e portanto o Sistema está a deixar o Benfica vencer. Quanto aos adeptos, depois de Gilberto, criou-se um novo patinho feio: Gonçalo Ramos. 

Não sendo de todo unânime, uma grande maioria das opiniões que leio vem sempre bater ao mesmo. O Benfica precisa dum avançado matador. Gonçalo Ramos não é esse matador. Eu pertenço à minoria. Gonçalo tem tudo para ser um dos avançados europeus do futuro. Precisa de trabalho, sorte e coragem. Mas tem tudo o que é preciso. A imagem que coloco responde aos seus críticos. Para quem não é matador, chegar aos 25 golos na equipa principal do Benfica antes dos 22 anos é elucidativo da sua qualidade enquanto matador. Desde Jordão em 1974 que nenhum jovem chegava a esse número. Acho que diz tudo.

Carrega Gonçalo! Carrega Benfica!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi