Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Liga NOS de volta a 30 de Maio!


É oficial. O futebol está de volta daqui a um mês, no fim de semana de 30 e 31 de Maio.


Todos sabem a minha opinião, sempre fui a favor do campeonato terminar. Sempre achei que era a única solução possível para uma verdade desportiva possível (mesmo que jogar à porta fechada não seja igual a jogar com estádio cheio). Acho que de um ponto de vista factual o risco de contágio num jogo de futebol à porta fechada, com as devidas cautelas, é menor que em muitos comércios e industria que continuaram abertos mesmo no estado de emergência.

Perante este facto, e sabendo de antemão que este retomar do futebol está pendente do parecer favorável da DGS para o plano que a Liga entregou, digo já que tudo isto me parece mau demais para ser verdade, tirando a parte de retomar o campeonato e colocar a decisão do campeão no campo.

Quais os pontos que para mim são realmente muito maus? Essencialmente três.

1 - Colocar o futebol num patamar diferenciado que é tremendamente injusto de um ponto de vista de igualdade de direitos. Está expressamente proibido a prática de desporto até pelo menos a 15 de Junho à excepção da prática individual sem a utilização de balneários ou piscinas. No entanto abre-se a excepção da Primeira Liga de Futebol. Porquê? Dois amigos não podem ir praticar voleibol para um campo, ou basquetebol num campo publico, mas o futebol profissional pode? Para mim expressamente proibir todo o desporto colectivo no país à excepção do Futebol da Primeira Liga.... é o dinheiro a falar mais alto. Faltou claramente tomates. Se não proibissem os outros, e as ligas acabassem por desistir da ideia porque financeiramente não era viável, ainda entendia. Agora assim? Proíbe-se tudo menos a Liga NOS? Até a 2ª Liga foi proibida? 

2 - Liga NOS recomeça, 2ª Liga não. Como? Não vai haver descidas? Não vai haver subidas? Não se pode homologar os resultados da 2ª Liga. Como se vão atribuir as subidas? Não vai haver subidas? Se não houver subidas, não há descidas? Se não houver descidas vamos andar a brincar na Liga NOS certo?

Só os 7 primeiros ficam a lutar por alguma coisa nesta época? E isto é ser simpático. Na prática só o Benfica e Porto que lutam pelo campeonato e o Rio Ave, Guimarães e Famalicão pela ultima vaga da Liga Europa é que ficariam a jogar com algum interesse?

O Aves e Portimonense riem-se disto? E o Nacional e o Farense?



Feirense a chorar? Porquê esta discriminação entre 1ª e 2ª Liga? Financeiramente não era viável? Okay. Acredito. Mas tem de ser explicado isto muito bem. Porque não um playoff de acesso à primeira divisão, com os últimos 2 a serem despromovidos? Um Final-8 ou Final-4 para a 2ª Liga. Qualquer coisa.

3 - Depois temos a questão dos Estádios. Claramente não vai haver jogos em todos os Estádios. O PM referiu que teria de haver sempre uma avaliação de risco para todos os Estádios e perceber quais aqueles que podem receber os jogos. Eu espero bem que isto não significa jogar-se apenas em 4 Estádios. Tipo, Benfica, Porto, Sporting e Braga. Esta discriminação seria absurda. Fazer as equipas grandes jogarem sempre em casa enquanto as outras equipas teriam de se adaptar. A opção do Centro do país com Aveiro, Leiria e Coimbra parece-me uma solução bem mais interessante.

Temos uma certeza, o futebol em principio estará de volta no final do mês de Maio. Espero que não seja com aquelas medidas absurdas que andam a falar pela Alemanha de máscaras nos jogadores. E sinceramente, para que isto não se torne um circo, espero que na próxima semana se venha esclarecer sobre subidas e descidas no principal escalão do futebol português. Senão... isto vai tornar-se uma autêntica palhaçada.

Taça de Portugal será finalizada, provavelmente no final do campeonato como tem sido regra!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

As fotos da alegria dos anti Vieira

E finalmente tivemos festa em tempos de Covid!
 
 
No post anterior já antecipava que ia haver spin de modo a colocar qualquer decisão como sendo para beneficiar o Benfica… esqueci-me do spin dos hipócritas que querem um futebol com elevação, muito limpo, muito respeitoso e muito competitivo mas que depois se LFV vai a uma reunião em que outras pessoas (escolhidas por quem convida) também são convidadas criticam porque LFV não foi para o canto sozinho para não estar numa foto com o papa! O que sugerem? Que LFV não fosse? Que enviasse um representante? Que quando chegou pdc (ou quando chegou LFV se já lá estivesse pdc) que LFV fosse para um canto?
 
Eu quero que os outros acabem na falência a sofrer… estou-me a borrifar para a competitividade… mas vivo no mundo real!
Acho que é muito difícil escrever melhor do que isto:
 
 
Quem nunca chegou ao Outlook e recebeu um lembrete de uma reunião em que vai estar alguém de quem não gosta? "Dass… tenho uma reunião e vai estar lá o palerma do jorge"... chega lá e "Bom dia. Então e esta cena do Covid… não está fácil!" Bem vindos ao mundo real!
 
Para os críticos da foto LFV representa um qualquer poder especial que define por vontade própria quem ganha campeonatos, se os campeonatos retomam ou são cancelados, etc... Eu achp que são parvos… Dass.. Mas se há um gajo com esse poder… eu quero esse gajo como presidente do Benfica!
Daí ao spin é um pulinho… Se o campeonato retomar é porque LFV quer salvar o porto com as receitas dos jogos. (relembro que a maioria dos hipócritas ao mesmo tempo que tem aquelas posições acima diz que o Benfica só se deve preocupar com o Benfica!). Se o campeonato for cancelado é porque LFV quis salvar o porto com as receitas da LC.
 
Por mim, como já disse, há uma solução correta e que defende o Benfica. Cancelamento e validar a ultima classificação homologada. Mas para se poder chegar a solução de último recurso, temos de tentar esgotar os "recursos"... assim o Benfica tem de defender que os campeonatos recomecem porque é a única forma de ser campeão e porque se o Benfica for 1o a querer cancelar tem menos "autoridade moral" para o argumento do apuramento segundo a ultima classificação homologada…
 
A minha argumentação para defender tal posição é a seguinte:
Se a UEFA não estipula uma norma para o apuramento para competições europeias, só tem que, por logica indutiva, adotar para si a decisão individual das federações!
Se as competições desta época são canceladas e não há alterações de promoção ou descida... Nas competições europeias devia seguir-se a mesma lógica... Os mesmos á partida. Se nas competições nacionais não há subidas e descidas... Qual a lógica de nas competições europeias existir alteração de competidores?
A época passada foi terminada... Mas as competições europeias com os apurados dessa época foram interrompidas. A última classificação homologada já teve efeitos desportivos? Não! A competição europeia foi cancelada!
 
Neste momento, antes das decisões, LFV devia dar uma entrevista na BTV a dizer isso... Partindo do estabelecido na entrevista de Tiago Pinto, afirmar que o Benfica está a fazer tudo para voltar, que o Benfica quer jogar para ser campeão... "Eh pá, mas se esta época for cancelada... não há classificação homologada... se a classificação não está homologada não pode ter efeitos desportivos... O que vale é a última."
 
 

PS. Pelo menos serviu para saber que existem muitos fãs perdidos do Reservoir Dogs.
O que dizem do estilo do Vagandas?
E do bronze do Vieira?
Pode ser que algum participante estivesse assintomático e tenha falado ao ouvido do papa...
 
 
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 28 de abril de 2020

Reunião com António Costa

O Rui já trouxe o exemplo do caso holandês… e durante o dia tornou-se oficial que a França também não retomará a sua liga.
 
LFV reunirá com AC, os presidentes dos caloteiros e os presidentes da FPF e da Liga…
Muito importante: A LFV peço que ele tenha a consciência que ele vai lá para defender o interesse do Benfica! Não vai defender o futebol português. Não vai defender o negócio. Vai defender exclusivamente o Benfica!
 
Então… neste momento temos:
 
 

Um algoritmo com 2 decisões:
1. Retomar campeonato x cancelar campeonato.
2. Apenas caso em 1 a decisão seja cancelar, manter ultima classificação homologada x homologar lugares atuais.
 
Em minha opinião, não vai ser fácil chegar a decisões unanimes pois cada decisão tem interessados e não interessados.
 
Cenário A - Retomar campeonato: É a decisão justa por excelência. Jogar o que falta. Decidir em campo. Beneficia as equipas que estão na luta por objetivos mas não estão em posição de os ter atingido. Não prejudica ninguém, no sentido que sem os 34 jogos não se pode considerar que exista um vencedor… mas como vimos nos últimos dias, nem tudo o que interessa é dentro do campo (por muito que muitos líricos o digam)… e assim, pode-se dizer que  equipas que estão no lugar objetivo e que só têm a perder com o retorno do campeonato. Como com um cancelamento, não ocorreriam descidas… qualquer equipa que esteja na luta vai defender o cancelamento, a não ser por "vergonha".
 
Cenário B1 - Cancelar campeonato e manter ultima classificação homologada: Beneficia as equipas que na época passada obtiveram objetivos que este ano não estão a conseguir atingir. Aqui as equipas que lutam por não descer já não têm interesses desportivos…
 
Cenário B2 - Cancelar campeonato e homologar lugares atuais. Mesmo sem campeão, haverá equipas que beneficiam com esta decisão, pois só têm a perder relativamente á classificação atual. Aqui as equipas que podem perder objetivos desportivos… só não defende o cancelamento por motivos financeiros.
 
De qualquer forma vai ser interessante verificar como qualquer que seja a decisão será spinnada de modo a favorecer o Benfica.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Anulação da Liga de Futebol - O Caso Holandês




Dia 24 deste mês foi decidido pela Federação Holandesa de Futebol dar por concluídas as competições de futebol. Não há campeões, não há subidas nem despromoções. Os dois primeiro seguiram para a Liga dos Campeões e o 3º, 4º e 5º seguirão para a Liga Europa conforme estão neste momento na classificação. 

Em Portugal muito se falou sobre estas questões. Hoje em dia parece que está mais ou menos assente que os campeonatos vão terminar com as equipas lentamente a recomeçar os treinos, primeiro individualmente e em seguida colectivos. Muitos testes serão feitos para garantir a segurança de todos.

A pergunta que venho deixar, para muitos cuja opinião era dar por terminado o campeonato, é: será que a decisão na Holanda não veio mostrar o quão injusto é este cenário?

Bem sei que cada caso é um caso e que o que se passa na Holanda pode ser bem diferente do que se passa em Portugal mas vejamos o caso concreto da Holanda, quando faltavam 9 jornadas para o final.

1) A decisão de não haver campeão neste caso é das mais pacificas. Ajax e AZ estavam empatados no primeiro lugar, o AZ venceu os dois jogos com o Ajax para o campeonato mas encontrava-se em segundo pelas regras da diferença de golos marcados e sofridos enquanto o campeonato não terminasse. 

2) Os dois irem à Liga dos Campeões é bem consensual. Têm 6 pontos de avanço sobre o Feyenoord. E o Feyenoord não conseguiu vencer nenhum dos jogos com os dois primeiros.

3) Feyenood e PSV entrarem na Liga Europa também poderá ser consensual, têm 6 e 5 pontos de avanço sobre o 5º classificado respectivamente, embora definir qual dos dois vai às eliminatórias e qual entra directamente na fase de grupos seja sempre complicada de fazer. O mesmo em Portugal, imaginem que não dão campeão, nem Porto nem Benfica ficam com o ceptro mas o FC Porto tem acesso directo à LC e o Benfica não. Seria justo?

4) FC Utrecht fica de fora da Liga Europa. Está na final da Taça de Portugal que poderia dar o acesso à prova e está em 6º lugar a 3 pontos do Willem II com menos um jogo e venceu os dois jogos contra o Willem II. Onde está a justiça nesta decisão? Willem tem mais um jogo, mais três pontos e perdeu os dois jogos com o Utrecht para o campeonato e fica com o lugar que supostamente era pertencente à Taça da Holanda, em que curiosamente ainda está o Utrecht na Final, precisamente clube que mesmo que perdesse a final da Taça da Holanda poderia ainda ganhar a vaga pelo campeonato. Pior, mesmo em caso de empate no 6º lugar o Utrecht não só tem vantagem no confronto directo como tem mais 13 golos na diferença de golos marcados com golos sofridos. Será justo? Aqui acho que a Federação cometeu um lapso.

5) Promoções e despromoções. 

O Cambuur está em primeiro da 2ª Liga com 11 pontos de avanço sobre o 3º classificado (sobem 2). O Graafschap está em segundo com 7 pontos de avanço sobre o 3º. Este último só ainda perdeu um jogo no campeonato e não foi nem com o 1º nem com o 3º. Na 1º Liga o último classificado tem 11 pontos de atraso sobre o lugar de permanência na 1ª Liga. O penúltimo que teria de disputar playoff de permanência com o antepenúltimo tem 7 pontos de atraso. sobre o lugar de permanência. As diferenças entre estar na primeira ou estar na segunda são enormes. Será que o Cambuur não merece a subida? E o Waalwijk não merece a descida?  Será justo ao fim de 29 jornadas na 2ª Liga não haver uma promoção quando há 11 pontos de avanço? E quando temos uma equipa com menos 11 pontos na tabela da 1ª Liga?

Acho que a grande questão passa pelo facto de não se poder homologar resultados com os campeonatos a meio. A decisão de cancelar os campeonatos é tremendamente injusta a vários níveis e será sempre uma decisão controversa. Esperemos que no nosso caso isto termine. Para controvérsia já basta a arbitragem.

Hoje está a ser noticiada uma reunião entre o PM António Costa e os Presidentes do Benfica, Porto e Sporting, para além do Presidente da FPF, ao que tudo indica para analisar a retoma dos campeonatos. Digo já que acho um desrespeito total o PM fazer uma reunião com os 3 Presidentes, em Portugal existem bem mais que três clubes e este tipo de reunião deveria ser realizada entre PM, Presidente da Federação e Presidente da Liga, e depois sim comunicar aos clubes o que deveria ser feito. Com isto, espero que não saia desta reunião qualquer tipo de ideia de favorecimento a este ou àquele clube. Aquilo que espero é que saia um calendário para a retoma dos campeonatos e que seja com a maior brevidade possível, é provável que queiram fazer uma "pré-época" no mês de Maio e depois recomeçar no dia 1 de Junho. 
O mais óbvio seria fazer tudo num único Estádio e à porte fechada, para facilitar na higienização e no número de pessoas necessárias para terminar este campeonato. Seja como for, acredito que não haja unanimidade nessa decisão. 

Uma coisa é certa, está na hora de retomar uma normalidade possível nestas circunstâncias!

Se calhar numa reunião em que estão todos não será o mais oportuno mas seria assertivo por parte do Presidente LFV falar com as instâncias governamentais sobre a concorrência desleal ao nível financeiro que o Porto e Sporting têm feito ao Benfica. E tentar obter uma garantia do Governo de que não existirão ajudas financeiras ao Porto ou Sporting por parte do Estado.


P.S. - O Governo francês decidiu igual ao holandês. Ligue 1 não vai terminar e agora terão de decidir na prática se há vencer, subidas, descidas e competições europeias. O Toulouse riu-se.


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Rombo vs Adiamento

Depois de uma fase inicial de Covid mais parada… entramos agora numa fase mais animada…
 
Tudo começou com o "rombo"... pagar é um rombo!
 

Meio Félix… aquele que Benfica se tinha endividado para vender!
 
No entanto… há faça "prolongue".
 
 
Dass… não pagar é prolongar… experimentem esta treta com os vossos fornecedores de eletricidade ou internet!
 

Um "adiamento" é um desafio…
 
Atenção! Há que salientar que o porto não pode unilateralmente decretar um prolongamento ou adiamento… A única coisa que o porto pode fazer unilateralmente é dizer: Não pago! Não consigo pagar!
Tanto é que já agendou uma assembleia de obrigacionistas para solicitar a concordância dos mesmos para este adiamento. Lol… quem não paga 35M vai pagar 70M?!... "tem pai qué cego".
 
De qualquer forma, já sabemos como este expediente á BdC funcionou nos lagartos… Viram-se á rasca para arranjar investidores para o EO seguinte apesar da taxa…
 
Como classificava o porto o default do sporting?
 
Pois… não era adiamento!
 
 
Pois cumpria compromissos…
 
Para final, o meu desejo: desejo que muitos obrigacionistas estejam á espera do dinheiro que tem emprestado ao porto para pagar contas e por comer na mesa!
 
PS. Não se esqueçam de verificar a opinião do GG sobre o Rui Pinto e a escumalha que o segue no post anterior.
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Rui Pinto o FC Porto e a sua escumalha...


O mundo vive tempos únicos e difíceis, mas ainda assim está claro, que a escumalha não muda e escumalha será sempre escumalha.

Enquanto aguarda julgamento Rui Pinto está em prisão domiciliária, mas com várias restrições nomeadamente inibido de aceder a aparelhos electrónicos e à internet... lol... Deve ser o mesmo tipo de precaução que tinha quando estava na prisão aparecendo tweets na sua conta pessoal ou mesmo entrevistas a vários jornais e revistas, a atacar o Benfica e a dizer mal da justiça...
Certo é, que o justiceiro que dizia colaborar com tudo o que era entidade, exigindo mesmo investigações, pasme-se, passado mais de 1 ano após ser preso, ainda não tinha cedido o acesso a informação importante. Eu calculo porquê, e acho que é o mesmo motivo pelo qual ainda me vou rir muito, mas isso serão contas de outros rosários.

Repararam na sincronização das últimas semanas?
NYT pública e todos tweetam, Nuno Saraiva tweeta e o Baldaia comenta, NYT publica, Pedro Bragança publica 11 tweets e a Ana Gomes reencaminha os 11, Baldaia faz mais um artigo nojento no jornal OJogo e a escumalha aplaude, o FJM fala do NYT e esquece o rebuçado em forma de referência ao seu presidente e ao facto de não ter sido preso por minudências jurídicas.


Enquanto se dá força a trabalhos de hacker neste país...


DN 
Julgamento do artista...

 
Já agora... 
Rui Pinto vai a julgamento motivado por alguma acusação do Benfica? Então há uns tempos, quando os benfiquistas colavam Rui Pinto aos emails roubados, todos diziam que o rapaz nada tinha a ver, e agora são os próprios a fazer pressão para que um juiz seja afastado?

Ah e tal, mas é um juiz benfiquista e o mesmo que vai julgar o e-toupeira...
1º o Benfica não vai a julgamento no e-toupeira.
2º mais de metade da população portuguesa é benfiquista, por maioria de razão, qual o espanto?
3º se fosse um juiz portista, sportinguista ou de outro clube qualquer, já seria isento?

Eu sei qual é o problema. O problema é que a estirpe desta gente, confunde o ser-se de um clube com a vassalagem habitual que os caracteriza.

 
Isto sim... é a prova irrefutável de que isto é tudo gente séria.
Na lista para a presidência do Papa, destaca-se Lourenço Pinto presidente da AFP e que é apenas mais um Pinto numa legião de Pintos todos eles sérios e íntegros. O outro destaque vai para o Rui Moreira, que é só o presidente da câmara do Porto... palmas para os pudicos que exigem distanciamento de órgãos e de cargos de relevância.

Agora imaginem que esta situação era com LFV e o Benfica.

O que diria toda esta escumalha e quantos artigos faria a NYT e imprensa nacional?
 

domingo, 26 de abril de 2020

Pensamento de 26 de abril: pedidos de escusa e a fábrica de Calabotes


Tanto hipócrita a festejar a liberdade quando o seu comportamento é igual ao de qualquer censura ou polícia política... Desde celebrarem invasões de privacidade até á polícia do pensamento que critica quem é benfiquista...

----------------

Um FDP de um porco carroceiro assumido...
Explica como se criam Calabotes.

Esqueceu-se que já não estamos na idade média, quando o palhaço alegre pedroto inventou o caso Calabote.

sábado, 25 de abril de 2020

The soccer club as sovereign state Debunked

Quem trabalha num pc sabe que tem de passar muitíssimas horas a ouvir "cenas" no youtube (esse site onde se podem ouvir umas celebres escutas)… saberá o significado de "debunked" como desmascarado ou desmontado… eu prefiro "derretido".
 
Vamos lá derreter o artigo do New York Times…
 
O NYT… recorrer a origem do artigo como validação do seu conteúdo é uma falacia de autoridade, como se por ser escrito tornasse per se o artigo irrefutável! Não é como vamos ver.
O autor… utilizando o argumento que o autor utiliza no texto para validar a ligação do juiz ao Benfica podemos verificar que o autor é, tal como os juízes.

 
É ad hominem… é... como julgar as intenções de alguém sem o ser? Atenção que isto não é dizer que é pago ou que faz parte de uma conspiração internacional… são simplesmente as fontes que o gajo tem e não lhe apetece ir mais longe.


O timming... Ter de recorrer a um artigo no NYT num momento em que o RP foi colocado em prisão domiciliária, o Benfica paga com fundos próprios um EO e começa a ser impossível reter as notícias sobre as futuras falhas de pagamento... traz um cheiro a desespero imenso... Já estão por tudo!

O artigo começa por afirmar que o Benfica é o clube com mais adeptos de Portugal e que existem diversas pessoas com responsabilidades na sociedade que são adeptas do Benfica. Normal… digo eu e conclui o jornalista… no entanto atribui desde o inicio um valor significativo ao facto de existir um juiz que é Aguia de Ouro.
 
E entra no paragrafo que manipula todo o restante artigo… Um juiz (benfiquista) entra no rol de críticos a RP e é sorteado (sim, SORTEADO) para julgar o caso pelo qual RP está preso… os advogados protestam e preferiam alguém não ligado ao Benfica! Tudo bem certo? Não! O Benfica não tem relação nenhuma com o caso pelo qual RP está a ser julgado… "perguntem ao FJM" lembram-se? Estamos então perante uma distorção dos factos evidente!
 
Depois inicia-se um elogio á representatividade social do Benfica para acabar com uma conclusão baseada em "critics say"... um apelo a uma autoridade anónima! Ora, críticos dizem tudo… os terraplanistas dizem que a terra é plana! E dá o exemplo de Ana Gomes… que como sabemos é uma espécie de Otávio Machado da politica! Se o jornalista se desse ao trabalho poderia ir ao mercado do bolhoum e descobrir mais "critics" que dizem o mesmo… ups, basta-lhe seguir quem já segue!
 
O artigo continua e insiste na ideia que o RP é inimigo do Benfica! Das ideias mais estupidas que existe atualmente… em 2020, RP só pode ser inimigo de quem tem ainda não viu o seus segredos revelados! O Benfica teve 10 anos de emails na posse de um rival e o melhor que conseguiram foi truncar frases e manipular contextos! ah… e um PPT com ma análise SWOT!
 
Ao contrário do que o artigo diz… RP não enfrenta nenhuma queixa apresentada pelo Benfica! Facto. Inegável.


É preciso ser muito desonesto para não reconhecer o facto mais básico de um processo judicial… quem fez a queixa! Assim, a filiação do juiz no Benfica ou não é problema… ou então nenhum juiz no mundo pode julgar ninguém!

 
A ligação do juiz ao Benfica volta a ser colocada relativamente ao E-toupeira… com a teoria do claramente made in FJM de que as acções de PG beneficiaram o Benfica e então o Benfica devia ser julgado! E com a mentira de que no recurso da fase de instrução o juiz teria dito que o Benfica deveria ter sido acusado… ora, o Benfica foi acusado… não havia era indícios suficientes para sequer levar o Benfica a tribunal! Claro que tudo isto contado de forma truncada… ficará exposto de forma diferente! Goebells explica estes truques de propaganda.
 
Mudança de juiz… para o tal que recebeu a Aguia de Ouro… que vai julgar um recurso do porto! ok… recurso! Se já está no recurso é porque já há decisão inicial… os juízes que decidiram inicialmente também eram perigosos benfiquistas? Segundo o artigo o está a recorrer (nós sabemos) mas a frequência com que as decisões saem a favor do Benfica "coloca questões sobre a influência do clube"... ou seja, nem lhe interessa o mérito das causas… o problema é não ter uma divisão de resultados mais igualitária (um estupidez tão made in NYT que se não soubesse que era desse jornal, desconfiaria!). 
 
 
O artigo entra na sua fase final com uma das poucas verdades acima de contraditório… "ser presidente é uma forma de proteção" e exemplifica com PdC! Ou seja… o único condenado referido em todo o texto é o presidente do clube que se faz passar por vitima e que acusa outros…

 
O artigo termina com a duvida sobre se Registo será ou não o juiz do caso e com a resposta do Benfica para a qual deixo link.
 
Resumo.. uma mão cheia de nada! Sem novidade nenhuma. Fundamentado em diz que disse de críticos! Muito mais interessante seria divulgar a ajuda que o Benfica tem dado nesta fase de covid, especialmente vindo de um jornal da 2ª região do globo (estado de NY) com mais mortos por milhão! O único interesse foi ressuscitar mortos numa altura em que o Benfica paga o EO e o RP saiu e pode começar a abrir a boca...

 
 
 
Artigo:
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Domingos Soares de Oliveira - Entrevista à BTV



Deixo-vos aqui alguns pontos que achei interessantes.
 1 - "Estamos a fazer aquilo que entendemos ser o correto, ou seja, continuar a honrar todos os nossos compromissos. Não sabemos o que irá acontecer relativamente à época 2020/21, falta muita informação, falta perceber como é que o mercado vai funcionar, mas, para já, a única coisa que posso dizer é que estamos muito atentos, a pilotar a situação de forma permanente, regular, com o presidente totalmente envolvido neste processo"
2 - Benfica já teve de "rever" alguns "grandes investimentos" que estavam programados, "em particular no Estádio da Luz"
"Tínhamos previsto fazer mudanças muito grandes do ponto de vista de iluminação, do som, dos ‘megascreens'. Esses investimentos foram colocados em suspenso. Tínhamos outros investimentos para fazer no Seixal, que também foram postos em espera. Analisámos tudo aquilo que são gastos que temos dentro dos vários departamentos e que pudessem ser evitados"

3 - "Não posso dar nenhuma garantia relativamente ao futuro, mas aquilo que posso dizer aos benfiquistas é que só entraremos num processo mais acentuado de redução de custos se efetivamente tivermos necessidade de fazer esse processo"

4 - "Já antecipámos qual poderá ser o impacto nas nossas contas. Do ponto de vista financeiro, conseguimos determinar qual será o resultado deste exercício, em função de duas variáveis: se há ou não há jogos e, havendo, se são à porta fechada. Qualquer que seja o impacto, os nossos resultados serão naturalmente sempre positivos, e até diria, muito provavelmente, um dos melhores resultados da história da SAD do Benfica"

5 - "O impacto seria acima de 25 milhões de euros, se estivéssemos uma época inteira sem ter jogos. Não conseguimos ter outras receitas, pois as receitas de 'merchandising', de transferências, das competições europeias, sem jogos, não existem. Esse seria um cenário catastrófico e acho que ninguém o equaciona"
"Não temos capacidade para isso, como não tem ninguém. Não é um tema do Benfica, é um tema de todos os clubes nacionais e europeus"

6 - "Não vamos entrar num mercado de transferências em que os nossos atletas estejam a ser desvalorizados. Há uma situação momentânea de desvalorização dos jogadores que creio que irá acontecer neste ano de 2020, mas, a partir de 2021/22, o mercado voltará a conhecer os valores que já conheceu no passado."

7 - "Se olharmos numa perspetiva história, só no início do século, quando ainda não tínhamos o novo estádio e o Benfica Campus, é que tivemos uma dívida tão baixa. Nos últimos 18 anos, inclusivamente antes de o estádio ser inaugurado, já tínhamos dívidas superiores a este montante de 70 milhões de euros"

É tremendamente curioso que no dia depois a uma entrevista com esta clarividência continuem a aparecer em primeira página, noticias como estas:



O Record continua a sua senda auto-destrutiva.

Como todos sabem era algo que sempre defendi. Uma empresa com tamanha solidez financeira não pode pensar em cortar salários ou colocar os funcionários a receber 66% com ajuda do Estado. E mesmo o empurrar de pagamentos para o futuro não vejo de grande interesse. Aliás, se temos capacidade de pagar agora, não faz sentido adiar pagamentos para um outro ponto em que tenhamos de pagar mais. É um bocadinho como o adiamento de pagamentos à segurança social, IRC ou IVA. Que me interessa fazer isso se depois vou ter duas contas para pagar em vez de uma? Se tiver capacidade de o fazer agora, fará todo o sentido fazê-lo.

Para além disso, ontem passou a ser manchete e hoje faz capa d'O Jogo a ideia de que a UEFA recomendou que caso não terminem os campeonatos que deva prevalecer a classificação actual. Curiosamente aquilo que o Comité da UEFA diz é:

"O Comité aprovou as Directrizes sobre os princípios de elegibilidade para as competições de clubes da UEFA em 2020/21. As Directrizes reflectem o princípio de que a admissão nas competições de clubes da UEFA sempre se baseou no mérito desportivo"
"O cenário ideal, caso a pandemia o permita, é ter as competições domésticas actualmente suspensas concluídas, permitindo que os clubes se qualifiquem para as competições de clubes da UEFA por mérito desportivo no seu formato original. Caso esse resultado não seja possível, principalmente devido a problemas de calendário, seria preferível que as competições domésticas fossem reiniciadas com um formato diferente, de maneira a facilitar ainda os clubes a qualificarem-se por mérito desportivo"
A não ser que tenham noticiado apenas metade do que a UEFA diz, em nenhum lugar se fala de utilizar as classificações actuais como porta de entrada para títulos ou entradas nas competições europeias. O desespero e a manipulação de informação nunca teve tão alto. O GG falava de que nada seria como dantes e que só poderia sairmos desta situação melhores, enquanto condição humana, por experiência própria, até agora.... só temos piorado.


Pensamento do dia: Falências

Já começam a cair as primeiras falências no mundo do futebol.
 
 
 
5M€... O proprietário não arranjou investidores!
Para quem tem dividas a pagar… adiar não é solução… a solução é pagar! Quem não consegue pagar e não encontra dinheiro "novo"... e na atualidade será muito difícil (sem entrar em politica, pf, basta ver as negociações na UE).
 
Como vimos, para quem tem jogadores a pagar, empréstimos e EO a pagar… não vai ser fácil arranjar 124M! (e isto é apenas o valor que já existia antes… sem contar com as perdas de receitas em bilheteira e merchandising etc... que não são cobertas por um corte de 40% nos ordenados em 3 meses). O desespero por querer jogar está explicado…
 
Mas vão vender… talvez. Antes de 31/06/2020? Tenho dúvidas? E que valor? Os jogadores de Jorge Mendes perdem todos valor mas há para aí um clube que numa "crise de oferta e de procura" vai fazer os negócios que nunca fez (Link)!
 
 
Os "espertos" acham que é estupido falar em pagar dividas… esquecem-se é que as dividas dão a volta…
E se como espero, em Portugal, não houver ajudas a quem já estava na falência antes do Covid…
 
 
… Os tempos afiguram-se difíceis para os corruptos, apologistas de corruptos e escritores convidados…
 

quarta-feira, 22 de abril de 2020

As dividas do fc porto. Calotes multiplos á vista?!

Já que na CS só se veem noticias de rombos nas contas do Benfica e depois afinal quem não paga são os caloteiros das vmocs… enviei-me á descoberta das contas do porto!
 
Questão de investigação: o que tem a pagar o clube que está a contas com o fair play financeiro e apresentou um prejuízo brutal? Segundo a CS... (Grilos)… nada! Nada se ouve… nada se lê… o medo ainda é muito! 
 
O RC do porto apresentava 51,8M€ de prejuízos no 1º Semestre de 2019/2020, com um acumulado de quase 150M€ de prejuízo nos últimos 5 anos (link).
 

O passivo cresceu 36,421M€ atingindo os 444,526M€. Os corruptos tinham a 31 de dezembro um capital próprio negativo de 86,931M€
Segundo a propaganda made in JN (siga para layoff… ahahaha): "Um aumento justificado com o valor global dos empréstimos e das verbas a pagar a fornecedores." ahahaha como nos vamos rir!!!
Claro que havia a conversa do depois vendem e fica todo bem e "bla bla bla whiskas saquetas"... mas os valores eram estes e o resto são desculpas e futurologia… que já bateu no teto! PONTO.
 
Como vimos há dias, o Benfica vai pagar com capitais próprios o EO que vence em 2020 e isso é um "rombo"! Isto depois do caloteiros CP ter espetado um calote ao adiar o pagamento do seu EO e sofrer a bom sofrer para ter subscritores para um novo EO. E o porto… ninguém escreve nada sobre o porto?
 
O porto tem um EO de 35M€ (que foi culpa do NES lembram-se? link) a vencer em 2020... Ora, como é que um clube neste estado pode pagar o que ai vem? Depende do que ai vem…
Protegido de luvas, mascara, fato protetor… fui ler o RC (não deixo o link para que vocês não corram riscos de infeção com um vírus pior que o Covid 19). A partir daqui, todos os dados e valores são retirados desse documento.
 
Como vimos acima o porto tem um valor de passivo superior ao de ativo, mas é sempre possível ir gerindo, se esse passivo não "apertar" ou seja não for de curto prazo. Acho que todos percebemos que se eu tiver uma divida elevada mas não tiver de a pagar agora poderei tentar arranjar receitas… no entanto se tiver de pagar a curto prazo estou mais "apertado"! E o momento em que está a apertar porque os clubes estão sem receitas é... agora! Então vamos ver o que o porto, que tem prejuízo este ano, prejuízo acumulado e capitais negativos tem a pagar no prazo de 12 meses…

124M€ de "buraco" corrente! (Como evitar estas gargalhadas? É a questão que me coloco!!!)
 
"Ah ó Nuno mas eles renegoceiam isso"...
1) se tiverem a possibilidade de renegociar é apenas mudar o buraco para um buraco maior no ano seguinte… os prejuízos são recorrentes e sem inverter isso… é buraco em cima de buraco! 2) Se algumas dividas poderão renegociar. nem todas poderão ser renegociadas… vamos ver em detalhe.


Comecemos pelos valores a receber pelo porto… Conforme vimos acima, quase 90M€.
Aqui destacam-se, obviamente, os valores a receber pelas vendas de jogadores (Herrera e Brahimi riram-se bastante mas pelo menos o porto não se endividou para vender, certo? As estupidezes que um gajo andou a ouvir estes anos todos!).
 
 (aquele clientes de cobrança duvidosa será o caloteiros CP?)
 
 
25M a receber de outros clubes em 12 meses… trouxe o quadro com os dados de 30/06/2019 para se verificar como estes valores a receber por transferências tiveram uma queda assombrosa!
"Ah e tal mas vendem agora"... Vendem quem? Ainda vão é levar com mais saídas a custo zero em 2021!
 

E a questão não é vender em valores absolutos… mas em mais valias! Sim… o Fábio Silva tem recebido propostas e o porto tem recusado e só aceita a clausula… e o Pai Natal está a fazer as prendas de Natal enquanto eu escrevo!
 
Como não poderia faltar, o nosso Glorioso SL Benfica é referido… num "golpe de génio" á BdC… Consideram como ativo corrente a caução do valor que foram condenados a pagar por serem criminosos condenados!
 
Resumo até agora… 90M a receber.


Vamos agora ver os valores a pagar!!! Conforme vimos acima, quase 214,5M€.... 
Também aqui se destacam os valores a pagar pelas compras de jogadores (só bons negócios, sem comissões… tudo maravilhoso).
 
 
(será que algum destes "fornecedores" já tem o fc corrupção como "cobrança duvidosa "... se não têm podem começar a atualizar) 
 
Veja-se aqui que, por exemplo, o porto deve mais ao São Paulo por Militão do que tem a receber do Real Madrid pelo mesmo jogador!
Vamos começar a ver muitas queixas por não pagamento a bater na FIFA… neste momento todos os clubes estão com a corda no pescoço… ninguém que precisa de dinheiro vai aceitar um empréstimo ou um adiamento quando desse valor depende o pagamento de salários no próprio clube. (vá… ninguém é exagero… com exceção do portomonense)
 
Mas chego finalmente ao destino. Obrigado por me acompanharem nesta viagem.
 

11M€ em empréstimos bancários… Será que vamos ter vmocs?
35M num EO, "sendo o reembolso efetuado ao valor nominal, de uma só vez, em 9 de junho de 2020" PUUUMMM.
Claro que podem sempre tentar, com autorização dos obrigacionistas, tentar adiar o reembolso… com juros e com as repercussões reputacionais que se viram no caso dos outros caloteiros… sempre sem esquecer que no próximo ano vencerá outro EO de igual valor! 70M a reembolsar?
Factoring… na sua maioria do valores a receber pelo contrato de tv e patrocínio com a Altice… que segundo a Altice será pago, mas que trago apenas como indicação do total já "adiantado" de anos futuros… e fica o aviso… esses anos vão chegar!
 
Conclusão: 124M€ de buraco imediato… sem possibilidade de artimanhas financeiras porque o dinheiro rem de aparecer para pagar a quem o vai cobrar… não para evitar um qualquer procedimento administrativo da UEFA mas para evitar pedidos de insolvência. (mas a CS continua a falar em contratações.. quanta falta de noção é preciso ter?) 
 
Termino com uma curiosidade.
Prémios de competições pendentes de processamento 9,5M€... que pelo sucesso desportivo que o clube tem tido só poderão ser do campeonato ganho há 2 anos! Que diferença para o Benfica (que explica todo o apoio oferecido pelo JN á critica barata ao Benfica):
 
(o prémio é a dobrar)
 
(amanhã está o dinheirinho na conta)
 
Já prevendo alguns comentários básicos que confundem causa com efeito (ou consequência)… isto é a consequência do porto lutar com o Benfica! Porque é que eles ainda dão luta? Porque eles jogam com dinheiro que não é deles! Se eu for para uma corrida de automóveis com um carro que não tenho dinheiro para pagar… que culpa tem quem paga o carro com que compete? Simplesmente eles vão rebentar por eles...
 
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 21 de abril de 2020

Resumo do Mundo Benfiquista



No final de Novembro tinha feito um pequeno resumo sobre como andavam as várias modalidades do nosso clube. Hoje consegui ter um pouco mais de tempo para compilar como as coisas estavam na altura da suspensão das diversas competições.

Vamos então aos resultados, sucessos e insucessos até agora nas principais modalidades em Portugal.

- Futebol





O futebol masculino é possivelmente a situação mais conhecida. Vencemos a Supertaça, estamos na final da Taça de Portugal e estamos na luta pelo título. Europa e Taça da Liga ficaram aquém do esperado. 

O futebol feminino foi uma das modalidades que mais sofreu com a pandemia. A caminho de um triplete, já foram anuladas as competições, não havendo vencedores. 


- Futsal

No futsal masculino perdemos a Supertaça e a Taça, vencemos a Taça da Liga e estamos na luta pelo campeonato nacional. Na Europa, ficámos longe do que pretendíamos, embora o modelo de prova esteja longe de ser o perfeito.

Assim como no caso do futebol feminino, o futsal sai a perder e muito com a anulação das competições. Seria mais um triplete quase garantido para as nossas meninas.

- Andebol






O andebol masculino nunca foi uma grande tradição de sucesso no Benfica e continua a não ser. Vencemos um título neste século muito à custa de um treinador excepcional e temos conseguido colocar no Museu algumas Taças e Supertaças nos últimos 10 anos. Na Europa temos praticamente garantidos os quartos de final da EHF, a segunda prova da modalidade e nível europeu.

No sector feminino, a equipa acabou de chegar ao primeiro escalão da modalidade. Conseguiu passar à segunda fase para o apuramento do campeão, mas seria muito complicado tal facto acontecer.

- Basquetebol






No basquetebol masculino a entrada directa para a Liga do Sporting veio trazer mais um candidato ao título, a juntar ao Porto e Oliveirense. No campeonato estamos na luta e na Taça jogamos com o Porto nas meias finais. Perdemos com a Oliveirense na final da Taça da Liga.

No sector feminino continuamos a ter uma prestação errática e sem capacidade de lutar pelo título, embora tenhamos melhorado desde Novembro até aqui.


- Hóquei em Patins







Uma grande época do hóquei em patins masculino. Até ao momento com possibilidade de vencer todas as provas que disputam. Isto tudo, dentro duma modalidade completamente dominada pelo lápis azul. Arbitragens verdadeiramente vergonhosas e favorecimentos inacreditáveis. O Porto perdeu muito com a saída do Hélder Nunes enquanto o Benfica conseguiu dar a volta com a saída do João Rodrigues.

O hóquei feminino está na luta pelo natural triplete que é seu desígnio. Veremos se as provas terminam. Para além disso, conseguiu o apuramento para a Final Four da Liga Europeia Feminina.


- Voleibol






Depois duma vitória inédita na Liga dos Campeões e mesmo sem as competições nacionais se preocuparem minimamente com as equipas que andam pela Europa a tentar levar o nome de Portugal, o sector de voleibol masculino continua a dominar internamente. Temos por vitórias o número de jogos que realizámos. A caminho do triplete.

As meninas lutam pela subida na segunda divisão. Não tendo havido ainda jogos na 2ª fase do campeonato que decide as subidas.


RESUMO







No sector masculino temos possibilidade de vencer 16 das 24 provas que começámos. Se olharmos para as provas nacionais que são 18, temos possibilidade de vencer 13. Temos neste momento 3 títulos já conquistados, 2 Supertaças e 1 Taça da Liga.

No sector feminino com 12 provas na época disputadas (retirando já as 4 provas anuladas) temos possibilidade de vencer 9, tendo já vencido 3 delas, 3 Supertaças.



Futebol de Formação

Só um à parte para o futebol de formação. Foram anuladas as competições e portanto não haverá campeões, no entanto é importante realçar aquilo que os nossos jovens fizeram ao longo da época. 

Nos Iniciados (sub-15, Juniores C), o Benfica estava no grupo de Apuramento para a 3ª fase, com todas as condições para lutar pelo título na 3ª fase da prova.

Nos Juvenis (sub-17, Juniores B), o Benfica estava apurado para a 3ª fase que é a de apuramento do campeão, tendo ficado em primeiro da 2ª fase com 9 pontos de avanço sobre o 2º. Curiosidade neste campeonato o Sporting ter sido eliminado na 1ª fase do campeonato. Algo inédito.

Nos Juniores (sub-19, Juniores A), o Benfica estava em 1º da 2ª fase do campeonato, que é a do apuramento do campeão, com 4 vitórias em 4 jogos. Destaque para a péssima classificação de Porto e Sporting, com os dois a terem apenas 0 e 1 vitórias respectivamente em 4 jogos.
Na UEFA Youth League, a Liga dos Campeões em Juniores, o Benfica mantém-se presente nos quartos de final da prova onde tem o Dinamo de Zagred para visitar. A prova que eu saiba não foi anulada, o que choca com a decisão da Federação, como estarão os miúdos na altura do jogo sem competição?

Na Liga Revelação (sub-23), na fase de apuramento do campeão o Benfica seguia em 2º lugar a 3 pontos do primeiro que era o Rio Ave. 


Nota: Não tenho conhecimento de mais anulações de competições para além daquelas que a Federação Portuguesa de Futebol anunciou. Podem infelizmente ter sido canceladas algumas provas femininas que eu não tenha visto noticia. 


E-goi